Autor Tópico: [Resolvido] Firefox não abre  (Lida 8050 vezes)

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
[Resolvido] Firefox não abre
« Online: 03 de Outubro de 2010, 00:40 »
Depois de tentar remover o firefox pelo Synaptic para instalar de novo, depois de tudo instalado, o progama não abre.

Se tento chamá-lo pelo terminal, nada acontece, nem uma linha de erro. Ele vai para a linha de baixo sem iniciar o programa. Às vezes ele abre, mas se eu quiser abri-lo uma segunda vez, nada feito, só reiniciando a máquina. Instalei o Switfox também. Está com o mesmo comportamento do Firefox. Solicito ajuda aos membros do forum. Grato.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 19:14 por vfontanela »

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2010, 10:03 »
Renomeia o diretório .mozilla no seu home para qualquer outro nome e tenta abrir.
No nautilus para exibir arquivos e diretórios ocultos, ctrl + H
ou no terminal:
Código: [Selecionar]
mv ~/.mozilla ~/.mozilla_old

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2010, 11:23 »
Depois de tentar remover o firefox pelo Synaptic para instalar de novo, depois de tudo instalado, o progama não abre.

Se tento chamá-lo pelo terminal, nada acontece, nem uma linha de erro. Ele vai para a linha de baixo sem iniciar o programa. Às vezes ele abre, mas se eu quiser abri-lo uma segunda vez, nada feito, só reiniciando a máquina. Instalei o Switfox também. Está com o mesmo comportamento do Firefox. Solicito ajuda aos membros do forum. Grato.
Já experimentou desinstalar os dois e somente instalar um deles. Pelo que li, o Switfox é uma versão otimizada do Firefox. Acredito que o erro seja por esse motivo. Experimenta ai e posta o resultado.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2010, 16:43 »
Bem, eu apaguei a pasta .mozilla, removi com o -purge o swiftfox e o firefox, também o ubuntuzilla. Dei apt-get clean, update e instalei o firefox do zero com apt-get. Ficou igual, ele iniciou da primeira vez, fechei, tentei iniciar uma segunda vez, ele não iniciou.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2010, 19:17 »
Acabei de atualizar meu sistema para o 10.10 RC e o problema persiste.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2010, 20:06 »
Você está instalando o firefox dos repositórios oficiais ou usa o ubuntuzilla? Como não sabemos o que pode ser, seria interessante tentar baixar dos repositórios oficiais para ver se não vai dar erro. O que é estranho é que eu instalei o Firefox do ubuntuzilla no Ubuntu 10.04 e no Linux Mint LXDE 9 e não tenho esse problema. Você sabe a partir de quando você teve esse problema? Após instalação de algum plugin?
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2010, 22:23 »
Estou instalando dos repositórios oficiais. Tive o ubuntuzilla, mas desinstalei.
O problema começou depois que eu achei que o Firefox estava mal e resolvi desinstalá-lo completamente e me empolguei bastante. Removi o diretório .mozilla. Removi o firefox com o apt-get, removi o atalho no /usr/lib e tudo que tinha "firefox" na máquina, usei o localizar e apaguei TUDO que tinha firefox. Depois instalei de novo e fiquei com esse problema.

Tenho a impressão de que cada vez que apago o .mozilla ele inicia, mas só uma vez, depois da primeira (quando ele cria outra .mozilla) não inicia mais. Lembrando que não dá nenhuma mensagem de erro, nem no terminal.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2010, 14:16 »
Tente baixar daqui:
http://mozilla.c3sl.ufpr.br/releases//firefox/releases/3.6.10/linux-i686/pt-BR/firefox-3.6.10.tar.bz2

Extraia para uma pasta qualquer, entre na pasta firefox criada e tente executar direto da pasta através do "firefox-bin".

Veja se funciona. Lembrando que nesse caso os plugins tem que estar dentro da pasta firefox/plugins para funcionar (se não me engano). Flash, java e outros terão que ser copiados pra lá.
Testa e posta novamente.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2010, 16:51 »
Fiz o que você pediu e olha o que apareceu:
Código: [Selecionar]
vfontanela@vfontanela-laptop:/area/firefox$ ./firefox-bin
./firefox-bin: error while loading shared libraries: libxul.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2010, 17:20 »
Fiz o que você pediu e olha o que apareceu:
Código: [Selecionar]
vfontanela@vfontanela-laptop:/area/firefox$ ./firefox-bin
./firefox-bin: error while loading shared libraries: libxul.so: cannot open shared object file: No such file or directory


Tenta digitar só firefox então. Dentro da pasta "firefox" criada pela extração.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2010, 21:01 »
Olha, funcionou da primeira vez, mas logo que eu fechei e tentei pela segunda vez, nada de novo.

E acho que se eu digitat firefox dentro da pasta ele vai tentar abrir o instalado pelo sistema, né? Digo, em vez de o da pasta.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2010, 22:06 »
Olha, funcionou da primeira vez, mas logo que eu fechei e tentei pela segunda vez, nada de novo.

E acho que se eu digitat firefox dentro da pasta ele vai tentar abrir o instalado pelo sistema, né? Digo, em vez de o da pasta.
Sim. Vai abrir o que está instalado. Remova o Firefox:

sudo apt-get --purge remove firefox

E tenta de novo na pasta.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2010, 12:47 »
Removi com apt-get usando a opção purge e tentei executar na pasta, nada feito. Ele abre uma vez, depois que eu fecho não abre mais.

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2010, 14:35 »
É... realmente há algum problema maior ai...

Tente executar em modo de segurança:
firefox --safe-mode
Vá em complementos e veja se existe alguma extensão. Se tiver desinstale todas.
#################################################################
Poste o resultado dos comandos:
whereis firefox
ls -la /usr/bin/firefox*
ls -la /opt/
#################################################################
Aproveite e remova o firefox-mozilla-build (ele pode já estar removido):
sudo apt-get --purge remove firefox-mozilla-build
#################################################################
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Firefox não abre
« Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2010, 19:12 »
Olá, cesargcomp

Eu executei o firefox em safe mode e ele rodou!! E quando eu fechei e executei o mesmo comando de novo, ele rodou de novo!!! E parece estar tudo funcionando agora! Claro, eu desativei tudo e usei as configurações padrão. E agora está rodando mesmo sem o safe-mode normal. Obrigado! ;D

Mas enquanto ele executava, a princípio, o terminal berrava - mas depois, parou simplesmente:
Código: [Selecionar]
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Could not create per-user Gnome application-registry directory: /home/vfontanela/.gnome/application-info
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.
(firefox-bin:3227): libgnomevfs-WARNING **: Cannot open '/home/vfontanela/.gnome/application-info/user.applications' for writing

Bem, devo dizer que eu estava executando, dentro da pasta do firefox que eu havia baixado. Porque eu havia com o purge o firefox. Mas estava pensando que talvez, mesmo dentro da pasta, pudesse ser que ele não estivesse executando a versão que estava instalada naquela pasta, mas alguma outra. O que pude descobrir com os comandos que você deu.

Código: [Selecionar]
vfontanela@vfontanela-laptop:/area/firefox$ whereis firefox
firefox: /usr/bin/firefox /etc/firefox /usr/lib/firefox
vfontanela@vfontanela-laptop:/area/firefox$ ls -la /usr/bin/firefox*
lrwxrwxrwx 1 root root 20 2010-09-27 16:04 /usr/bin/firefox -> /opt/firefox/firefox]

Realmente havia outra versão instalada na pasta /opt/

Nossa, não sei como não pensei no safe-mode. Também não entendo porque precisei dela depois de ter removido tudo o que havia aqui. E quem instala essa versão na pasta /opt ? O Ubuntuzilla que eu tinha?

Obrigado!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 19:15 por vfontanela »