Autor Tópico: OpenOffice agora é "LibreOffice"!  (Lida 14593 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2010, 15:04 »
uma das reclamações de muita gente que tenho contato é a interface das últimas versões do ms-office, recheada de fru-fru. foi um verdadeiro tiro no pé que deu a microsoft,

Só um pequeno "off", a interface Ribbon está longe de ser fru-fru e um tiro no pé, ela é altamente funcional e muito mais prática do que a tradicional. Só vejo reclamando quem não gosta de mudança, geralmente os mesmos que torciam o nariz para o Open Office. Se portassem (a.k.a. copiassem na cara dura) essa interface, ou algo parecido, para o o eu iria gostar.
....

Sobre o Libre Office, espero que adotem o GTK ou mesmo o Qt para a interface gráfica, isso ajudaria na velocidade e integração com as distribuições.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:13 »
rjbgbo,

Não está perdoado, pois não me ofendeu.

Vc tem todo o direito de expressar a sua opinião, estamos debatendo ideias e não pessoas. (risos) Estou filosófico hoje.

Até um certo tempo atrás vc tinha razão o Ribbon demorou para cair no gosto dos usuários e foi duramente criticado. Mas hoje as pessoas estão adorando o Ribbon e já não querem mais o velho office, quem usou não quer mais trocar.Na minha opinião a Microsoft fez bem ao mudar e foi corajosa tendo em vista que os usuários são bastante conservadores.

Tenho muitas dificuldades com com a planilha de calculo do Openoffice pois falta muitos recursos.  Uso intensamente as planilhas todos os dias e sinto muita diferença entre os dois Offices.

- Não consigo recortar linhas e colunas e colar inserindo as mesmas.
 
- Tenho muitos problemas com os gráficos, desde faltar recursos já presentes no MS2070 até perder configurações quando abro no Msoffice e depois no Openoffice.

- Outra coisa absurda é que tento copiar e colar os gráficos do Openofiice no Evolution e no Thunderbird mas não consigo, tenho que exportar para o navegador (Firefox) e depois copiar e colar no e-mail. Isto é falta de produtividade. No Msoffice isso não acontece eu consigo colar diretamente no e-mail.

- A última cor de fonte e de fundo não são gravadas isso é muito chato pois estamos acostumados com essa facilidade no Msoffice.

Para usuários eventuais (domésticos) o Libreoffice atende plenamente e acho na realidade que os suários usam bem menos do que ele oferece.

Mas para empresa não falta muito, mas pode melhorar, achar que ele é perfeito é um erro dos desenvolvedores, sempre podemos melhorar.

Na verdade precisamos matar nosso próprio sucesso antes que a concorrência o faça.

Abs
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 19:36 por wildner »

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Instalando o LibreOffice
« Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:18 »
Citar
Desde que criou-se uma nova fundação para cuidar  do que antes era chamado por OpenOffice, da SUN, o mesmo suíte de escritório tem um novo nome (não sei se será em definitivo) chamado de LibreOffice. Aqui no Brasil, continuará sendo chamado por BROffice.

E você já pode instalar uma versão de testes do LibreOffice.

Para isso, desinstale o OpenOffice de sua máquina (mas você quiser ter os dois suítes, não execute a desinstalação).
1   sudo apt-get remove --purge openoffice*.*

Agora vá para http://download.documentfoundation.org/libreoffice/testing/, baixe-o no seu Desktop e descompacte-o. Na pasta do mesmo, execute os comandos:
1   sudo dpkg -i ~/Desktop/en-US/DEBS/*.deb
2   sudo dpkg -i ~/Desktop/en-US/DEBS/desktop-integration/libreoffice3.3-debian-menus_3.3-9526_all.deb

Espero que curta esse novo momento do OpenOffice… ops, BROffice… ops, LibreOffice!
Fontes: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/09/instalando-o-libreoffice/
           UbuntuGeek


Fiquem com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2010, 17:43 »
Quanto aos problemas de compatibilidade entre documentos criados no OpenOffice e abertos no MSOffice ou vice-versa a que o colega Wildner se refere, não se pode absolutamente culpar o OpenOffice. Na verdade, toda a culpa é da Microsoft por não implementar adequadamente a extensão odf e não abrir totalmente o formato "aberto" OpenXML. Quem já leu sobre o assunto sabe dos boicotes que a MS vem fazendo.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #19 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:44 »
Instalei o Libreoffice beta 3.3 e não tem nada de novidade se comparado ao 3.2.1 do Openoffice.  Sei que eles estão começando agora e ha muito a ser percorrido.

Fica a minha torcida para que este projeto de certo.  A comunidade merece, o Linux merece.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2010, 21:50 »
Para mim desde que desenvolvam o programa é que interessa, o nome é o menos importante... Eles deviam era de se preocupar com o Design e organização do OpenOffice.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2010, 12:28 »
BrunoPT,

Você tem toda razão. Acho o visual dele muito antigo estilo office 2003. Não precisa copiar o modelo Ribbon, mas pelo menos fazer um Libreoffice com um modelo mais moderno seria de bom agrado.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2010, 15:08 »
Pra mim, independente de visual, uma mudança muito significativa seria a possibilidade de eu conseguir deixar um formato padrão para ser salvo.
Por exemplo:
Eu quero sempre poder salvar em .doc ao invés de salvar em .odt. Eu sei que é só trocar na hora de salvar, mas gostaria de deixar já como padrão isso.
Falo isso pois ensinar usuários que pode mudar o padrão é uma dor de cabeça. Até hoje eu me arrependo de ter posto o office 2007 onde trabalho, que usuário leva pra casa o documento pra trabalhar e me acordam sábado de manhã pra perguntar porque não está funcionando.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2010, 15:10 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline DaxK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • Ser livre é melhor que ser vivo!
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2010, 16:15 »
Pra mim, independente de visual, uma mudança muito significativa seria a possibilidade de eu conseguir deixar um formato padrão para ser salvo.
Por exemplo:
Eu quero sempre poder salvar em .doc ao invés de salvar em .odt. Eu sei que é só trocar na hora de salvar, mas gostaria de deixar já como padrão isso.
Falo isso pois ensinar usuários que pode mudar o padrão é uma dor de cabeça. Até hoje eu me arrependo de ter posto o office 2007 onde trabalho, que usuário leva pra casa o documento pra trabalhar e me acordam sábado de manhã pra perguntar porque não está funcionando.

No Open/Br/LibreOffice: Ferramentas/Opções/Carregar-salvar/Geral: escolha o formato em Sempre salvar como.

Offline macabu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux User #518759
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #24 Online: 03 de Outubro de 2010, 00:39 »
Não li os posts acimas, mas uma coisa meio idiota me veio a cabeça.
Seria possível a chance da Canonical contactar aos devs para inserirem o LibreOffice no repositório ou até mesmo como pacote já instalado no sistema?

Abraços e desculpem pela possível pergunta sem nexo.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2010, 00:45 »
Não li os posts acimas, mas uma coisa meio idiota me veio a cabeça.
Seria possível a chance da Canonical contactar aos devs para inserirem o LibreOffice no repositório ou até mesmo como pacote já instalado no sistema?

Abraços e desculpem pela possível pergunta sem nexo.
O Mark Shuttleworth da Canonical, já declarou que o libreoffice já estará nas próximas versões do Ubuntu.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:39 »
Pra mim, independente de visual, uma mudança muito significativa seria a possibilidade de eu conseguir deixar um formato padrão para ser salvo.
Por exemplo:
Eu quero sempre poder salvar em .doc ao invés de salvar em .odt. Eu sei que é só trocar na hora de salvar, mas gostaria de deixar já como padrão isso.
Falo isso pois ensinar usuários que pode mudar o padrão é uma dor de cabeça. Até hoje eu me arrependo de ter posto o office 2007 onde trabalho, que usuário leva pra casa o documento pra trabalhar e me acordam sábado de manhã pra perguntar porque não está funcionando.

No Open/Br/LibreOffice: Ferramentas/Opções/Carregar-salvar/Geral: escolha o formato em Sempre salvar como.
Vejam só!
Então pra mim, não precisa mudar mais nada, só corrigir bugs!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Já está nos repositórios!
« Resposta #27 Online: 04 de Outubro de 2010, 10:06 »
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
OpenOffice continua vivo!
« Resposta #28 Online: 15 de Outubro de 2010, 12:47 »
Tenho minhas dúvidas quanto a Oracle "ceder" o nome OpenOffice para esse projeto fork.

Citar
Oracle avisa que o seu OpenOffice continua vivo

Talvez a parte mais interessante dessa história seja perceber que o OpenOffice está fazendo 10 anos. Quem lembra da época em que o StarOffice virou OpenOffice? E isso foi após 14 anos de StarOffice… Será que tem código legado do StarWriter original ainda rodando por aqui?

Mas, voltando ao assunto, a segunda parte mais interessante é que, para usar uma metáfora pouco agradável mas bem fácil de entender, o defunto do OpenOffice se mexeu em pleno velório promovido por quem já acreditava que o LibreOffice havia imediatamente asfixiado o projeto anterior.

E esse movimento ocorreu na forma da participação da Oracle, mantenedora e herdeira do OpenOffice, num evento sobre o padrão ODF e comemorativo da data natalícia do aplicativo.
Frequentemente a Oracle prefere ficar quietinha quanto aos projetos Open Source recebidos no espólio da Sun, mas dessa vez, semanas após o anúncio do celebrado fork comunitário, ela preferiu ser bem explícita – ou, como comentou o Linux Journal, “ela está claramente tentando passar a impressão de que o projeto ainda está bem vivo” e conduzindo suas atividades como sempre, apesar do êxodo dos desenvolvedores comunitários. (via linuxjournal.com)

Fonte: http://br-linux.org/2010/oracle-avisa-que-o-seu-openoffice-continua-vivo/


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Integrantes do LibreOffice convidados a sair da direção do OpenOffice
« Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2010, 10:22 »
Citar
Integrantes do LibreOffice convidados a sair da direção do OpenOffice

Os registros da reunião de 14/10 do Conselho Comunitário do OpenOffice são uma leitura interessante para quem está interessado na dinâmica do projeto após o recente anúncio do surgimento da Document Foundation e do fork LibreOffice.

Realizada cerca de 1 semana após a Oracle anunciar que deseja o melhor para o LibreOffice, a reunião se concentrou em um único ponto de pauta: o pedido, comunicado por integrantes do Conselho do OpenOffice que também são funcionários da Oracle, para que os integrantes do mesmo Conselho que fundaram e integram o fork LibreOffice saiam do conselho do OpenOffice, devido ao que caracterizaram como conflito de interesses.

Os registros da reunião mencionam longa discussão sobre se há ou não algum conflito de interesse em participar simultaneamente da direção do OpenOffice e do LibreOffice, bem como a conclusão estipulando um prazo para o que os membros filiados à Oracle descrevem como uma saída cavalheiresca dos envolvidos no fork – o que para mim indica que, se eles não saírem “por bem”, haverá outras medidas.

A mim parece que haver um entendimento e distinção claros sobre onde começa e termina cada um dos projetos é positivo para todos os envolvidos. A discussão sobre se há ou não conflito de interesses me interessa, pois é possível que da conclusão dela fique mais claro se o LibreOffice compete ou complementa o OpenOffice. Vou acompanhar com atenção os próximos passos. (via wiki.services.openoffice.org)

Fonte: http://br-linux.org/2010/integrantes-do-libreoffice-convidados-a-sair-da-direcao-do-openoffice