Autor Tópico: OpenOffice agora é "LibreOffice"!  (Lida 14591 vezes)

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Online: 28 de Setembro de 2010, 10:05 »
Olha essa novidade! Lendo o Blog "Ubuntu Dicas", achei isso. Será que o 10.10, caso a nova marca fique mesmo, já virá atualizado? A Canonical é participante!

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/09/comunidade-openoffice-org-cria-fundacao-independente-para-continuar-o-desenvolvimento-da-suite-de-escritorio-livre/

Um abraço!

Fiquem com Deus!
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:08 »
Ih... Agora eu vi que há uma sessão mais apropriada para esse post: "Notícias"! Moderadores, por favor, desculpem-me e transfiram, por favor, para lá. Grato.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:13 »
pelo que li, é uma boa notícia
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:39 »
Movido conforme solicitação
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:50 »
Movido conforme solicitação
Grato, platao. Desculpe a duplicidade :-[... Não dá pra "excluir" o outro, não?

Fique com Deus.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 10:59 por malvescardoso »
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2010, 12:02 »
Não gostei do novo nome , o open do passado passava uma idéia mais legal.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
LibreOffice o fork do OpenOffice
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2010, 11:07 »
Faz um pouco mais de um ano a Oracle comprou a Sun e com isso a insatisfação de muitos. Até o criador da linguagem Java mantida pela Sun, após a a compra da Sun pela Oracle saiu da empresa após divergências. Em uma conversa com amigo um que trabalhava com a comunidade pela Sun, o Vitório, foi o primeiro a me informar em abril de 2009 a insatisfação de muitos.

Há projetos com o futuro ainda indefinidos, como é o caso do OpenOffice, MySQL e outro.

Vendo OpenOffice estagnar, a comunidade resolveu criar um fork, ou seja, buscar a partir do projeto criar um novo projeto e mantê-lo. O nome do projeto temporariamente é LibreOffice, há uma esperança que a Oracle doe o nome original, OpenOffice, mas nada é confirmado. (No Brasil, já havia um registro do nome OpenOffice e é usado BrOffice, mas é o mesmo OpenOffice).

O novo projeto já tem uma fundação para mantê-lo, é a Document Foundation. E há diversas empresas que estão apoiando essa iniciativa entre elas temos, Free Software Foundation, Open Source Initiative, Canonical, Red Hat, Novell, a fundação GNOME e o Google.

Mark Shuttleworth afirmou que o Ubuntu em seus próximos lançamento sairá com a suíte de escritório provida pela Document Foundation.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-09/openoffice-libreoffice.html
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: LibreOffice o fork do OpenOffice
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2010, 11:43 »
Uni o tópico ao já existente por ter algumas notícias a mais, mas ainda vale a dica de fazer uma pesquisa antes de postar no fórum.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: LibreOffice o fork do OpenOffice
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2010, 11:54 »
Uni o tópico ao já existente por ter algumas notícias a mais, mas ainda vale a dica de fazer uma pesquisa antes de postar no fórum.
Valeu clcampos! Realmente me faltou atenção. Vou ficar mais atento da próxima vez.  ;)
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline hokahey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2010, 12:25 »
Acho que pode haver algum engano.

Openoffice é da Oracle agora que comprou a Sun.
Os mantenedores deixarem o projeto não significa(ainda) que a Oracle abandonou o Openoffice.

Então agora existe o Openoffice e o LibreOffice, ahhhh para nós, Brasileiros, também existe o BROffice também :P

Eu acho que tudo vai mudar para LibreOffice, mas eu também estou com muitas dúvidas e só queria saber como instalar o Libre aqui por um repositorio, mania de atualização :P
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, 12:44 por hokahey »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2010, 18:25 »
Acho que pode haver algum engano.

Openoffice é da Oracle agora que comprou a Sun.
Os mantenedores deixarem o projeto não significa(ainda) que a Oracle abandonou o Openoffice.
Concordo mas a Oracle vem desenvolvendo o OpenOffice muito lentamente. Este foi um dos motivos do fork.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2010, 04:16 »
Uma das melhores noticias é que
Citar
O objetivo é ter maior independência na decisão sobre os rumos do projeto internacional, alinhando-o às necessidades de instituições e pessoas que já usam o aplicativo. Já os usuários brasileiros continuarão utilizando o BrOffice.org, cuja marca permanecerá a mesma. Ao integrar-se no esforço de desenvolvimento da The Document Foundation, o projeto brasileiro continua com o mesmo foco: desenvolver o melhor pacote de aplicativos livre para o Brasil

Isso é ótimo para nós brasileiros, pois quem costuma baixar o Broffice, vai continuar a faze-lo, e não terá outro nome.

Tendo apoio de grandes empresas, como está tendo este projeto tem tudo para superar e ser bem melhor que o openoffice(talvez a Oracle até desista do openoffice e doe o nome).
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 04:20 por Andreson »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2010, 09:31 »
Tendo apoio de grandes empresas, como está tendo este projeto tem tudo para superar e ser bem melhor que o openoffice(talvez a Oracle até desista do openoffice e doe o nome).

A Oracle foi convidada a doar o nome, mas até agora não se pronunciou.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:06 »
Desde que conheço o Openoffice tive a impressão que a Sun levava o projeto em banha Maria, desenvolvia um pouco, mas o suficiente para deixar os usuários mais ou menos satisfeitos, com a compra da mesma pela Oracle o projeto estagnou de uma vez.

A meu ver precisamos de muito pouco para que este software emplaque de uma vez nos gostos dos usuário empresariais e finais.

Precisamos copiar( por que não) e melhorar os recursos novos do Msoffice 2010 e a interface que agrada aos usuários e melhorar uns 100% a abertura do aplicativo e de documentos, pois apesar da melhora das últimas versões o Openoffice me parece ser meio lento.

Seus piores defeitos agora é ser Lento, Feio e ainda falta alguns recursos, principalmente na planilha (gráficos e ferramentas no geral) e nas apresentações.

Se a comunidade e as distribuições investirem pesado em pouco tempo teríamos um Office igual ou melhor ao da MS e ainda sem custo.  Será que alguém usaria o MSoffice se isso acontecesse?

Espero que com esta mudança o projeto Office não proprietário se fortaleça e deslanche de uma vez, mas os softwares opensource não tendem a isso, tudo é muito lento, burocrático e conservador. 

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: OpenOffice agora é "LibreOffice"!
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:37 »
me desculpa o colega wildner, mas o ms-office vem piorando desde a versão 2003.
hj já começei a recomendar o uso do libreoffice / broffice p/ usuários windows, na minha opinião um produto tecnica/ superior sim ao ms-office.
haja visto que o ms-office só nessa versão 2010 é que vai adotar o novo acordo dos países de íngua portuguesa, coisa que o libreoffice já faz a tempos, e agora c/ sua característica de extensões cada vez mais vai se tornar mais poderoso.
acho que nem preciso falar da exportação em pdf do libreoffice, e a ridícula exportação pdf que faz o ms-office 2007
inclusive, uma das reclamações de muita gente que tenho contato é a interface das últimas versões do ms-office, recheada de fru-fru. foi um verdadeiro tiro no pé que deu a microsoft, agora temos que ficar procurando onde está o icone tal e qual até achá-lo, no libreoffice é tudo direto, tá o visual do usuário - super fácil de achar.
inclusive em termos de visual confuso também o windows foi por esse caminho, por isso a legião de fãs ao mac e agora também ao ubuntu/gnome.
qto a também ser programa lento, ñ concordo, hj temos pcs mais poderosos; e vai instalar um ms-office 2007 num pc de poucos recursos.
na minha opinião a única coisa que o libreoffice perde, é na parte de banco de dados e cálculos muito exagerados (coisa mais do mundo acadêmico, de algo mais especial no mundo financeiro, e afins), no resto a superioridade do libreoffice é absoluta/ esmagadora.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 14:42 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469