Autor Tópico: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?  (Lida 12905 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2010, 10:49 »
Oi alarcon.

No diretório onde descomprimi eu dei os comandos e que deste e deu:
:~/Stardict3.0.2$
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man --disable-festivalconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..

Isso me aconteceu com o wine 1.3.3 quando eu baixei no formato comprimido, desempacotei numa pasta pŕopria no meu diretório home e sempre diz que "cannot find sources"

Daí instalei esse wine na maneira feita pelo terminal.

Não consigo instalar programas que só baixo o arquivo compactado, leio o que tiver de readme e nunca dá certo.

O que estou fazendo de errado, onde ficam os arquivos fonte de pacotes que se quer instalar, depois de desempacotar o arquivo comprimido?

Mas que criatura burrinha eu sou :'(
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2010, 10:56 »
Oi alarcon.

No diretório onde descomprimi eu dei os comandos e que deste e deu:
:~/Stardict3.0.2$
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man --disable-festivalconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..

Isso me aconteceu com o wine 1.3.3 quando eu baixei no formato comprimido, desempacotei numa pasta pŕopria no meu diretório home e sempre diz que "cannot find sources"

Daí instalei esse wine na maneira feita pelo terminal.

Não consigo instalar programas que só baixo o arquivo compactado, leio o que tiver de readme e nunca dá certo.

O que estou fazendo de errado, onde ficam os arquivos fonte de pacotes que se quer instalar, depois de desempacotar o arquivo comprimido?

Mas que criatura burrinha eu sou :'(

primeira pergunta, vc tem instalado aí o pacote nautilus-open-terminal? Se não tiver abra o terminal e digite:

sudo apt-get update
sudo pat-get install nautilus-open-terminal


feito isso abra o terminal e na sua pasta de usuária onde tem o arquivo do stardict que vc baixou clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção extrair aqui. Será gerada uma pasta entre nela e clique numa área em branco dentro desta pasta com o botão direito do mouse e no menu suspenso que aparecer escolha a opção Abrir num terminal. Será aberto o terminal já na referida pasta, então basta vc dar os comandos sugeridos.

Caso ocorra o mesmo erro, então tente baixar novamente o arquivo do stardict, pois quem sabe este seu está corrompido, por que aqui deu certo com os comandos indicados.

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2010, 18:00 »
E de novo:

 
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/manconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..
 
Fiz isso no terminal no diretório onde descomprimi o arquivo: stardict-3.0.2-RC1.tar.bz2

O script que mencionei acima (Stardict302_script) parece que não funcionou, só que eu não desinstalei a versão estável anterior do stardict por medo de perder o programa que dá um trabalho chato de colocar todos os dicionários convertidos que eu tenho.

Acho melhor esperar a versão estável como o alarcon me disse antes de desarrumar meu Ubuntu 10.04.

Como eternamente newbe que sou é fácil detonar o sistema.

Obrigada assim mesmo.

a versão que tu usou é a RC. tenta essa no lugar da RC:

http://sourceforge.net/projects/stardict/files/stardict/stardict-3.0.2/stardict-3.0.2-current-20.Aug.2010.tar.bz2/download

foi essa que eu baixei, e aqui funcionou. testaí.


Tenho uma dúvida quanto a isso, pois pelo que posso compreender ele pega, ou melhor verifica, a lista de dependências para se compilar o arquivo fonte stardict, mas para aquela versão do arquivo fonte stardic presente no Ubuntu e se a nova versão precisar de dependências numa versão mais nova e não existirem as mesmas no Ubuntu como é que fica?

isso é difícil de acontecer. no Linux, problemas desse gênero só acontecem se você passar muito tempo sem atualizar seu sistema operacional. se você sempre se manter atualizado, com a distribuição Ubuntu do ano por exemplo, esse problema raramente chega a acontecer.

Acho que você não entendeu o que eu disse ou então não soube me expressar melhor, ou mais ainda, não entendi esta sua resposta, hehehe.

Quero dizer o seguinte o stardict presente no Ubuntu pede uma dependência de versão 2.0 (isso é só um exemplo) aí vc pega no site do desenvolvedor o arquivo fonte do stardict que passa a pedir tal dependência da versão 2.4, mas pelo comando que você indicou me pareceu que ele verifica as dependências de compilação do stardict da versão presente dos repositórios do Ubuntu que é de uma versão anterior e por consequência requer tal dependências de versão 2.0, mas agora é necessário a versão 2.4 (isso é só um exemplo) que não tem nos repositórios desta versão do Ubuntu que está atualizado.

Essa é minha pergunta, como fica essa situação, ou melhor, mesmo assim esse comando vai funcionar?

bom, se isso chegar a acontecer, será detectado durante a compilação do código-fonte e a mesma será cancelada. aparecerá um aviso na tela de que a dependência requerida é mais atual que a disponível no sistema, e você só conseguirá compilar depois de ter atualizado essa dependência.

aqui na minha máquina, que uso o Ubuntu 10.04 Lucid, ainda bem que não precisei ter esse tipo de dor-de-cabeça. teve somente bibliotecas ausentes para instalar. mas é bem capaz desse problema aparecer se você, digamos, for tentar compilar esse código-fonte numa máquina com o Ubuntu 8.04 Hardy, ou alguma versão mais velha, instalado.

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:28 »
Agora pelas dicas do alarcon já instalei a versão stardict-3.0.2-RC1.

Deu certo.

Será que vou ter de fazer tudo de novo?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2010, 20:34 »
Agora pelas dicas do alarcon já instalei a versão stardict-3.0.2-RC1.

Deu certo.

Será que vou ter de fazer tudo de novo?

Teria sim que usar os mesmos comandos, mas o do configure não precisou do --disable-festival desta vez, ficando os passos assim:


./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man

make

sudo checkinstall -D


Isso dentro da pasta descompactada do stardict, mas o RC (Release Candidate) é quase que a mesma coisa que a versão final, portanto se não quiser fazer...

Não notei nenhuma diferença aparente do RC para a versão final, mas fiz aqui os comandos outra vez com a versão final.

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2010, 10:50 »
Estava com muitos problemas e usei um aplicativo que detonou o Windows Vista.
Instalei de novo o vista e  o ubuntu 10.04 e agora não sei como adicionar meus dicionários convertidos depois de instalar o stardict 3.0.2.

Como eu faço?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2010, 12:09 »
Estava com muitos problemas e usei um aplicativo que detonou o Windows Vista.
Instalei de novo o vista e  o ubuntu 10.04 e agora não sei como adicionar meus dicionários convertidos depois de instalar o stardict 3.0.2.

Como eu faço?

Tecle Alt+F2 e na janela de execução que abrir digite: gksu nautilus /usr/share/stardict/

Quando o nautilus abrir como root veja se dentro desta pasta tem a pasta chamada dic e se não tiver crie ela e mova seus dicionários para esta pasta. Atenção que essa remoção (melhor cópia) para esta pasta tem de ser feito como root e não como um usuário comum ok. Depois de ter feito isso, abra o aplicativo e veja se é mostrado os dicionários.

Caso isso não tenha dado certo, então instale o stardict dos repositórios do Ubuntu e depois instale por cima o pacote .deb que vc tem aí do stardict 3.0.2 ok.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 12:11 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2010, 21:26 »
Atualizei para o Maverick Meerkat e agora ao tentar instalar o stardict 3.0.2 depois do comando
Código: [Selecionar]
sudo checkinstall -D
aconteceu o seguinte:
Libraries have been installed in:
   /usr/lib/stardict/plugins

If you ever happen to want to link against installed libraries
in a given directory, LIBDIR, you must either use libtool, and
specify the full pathname of the library, or use the `-LLIBDIR'
flag during linking and do at least one of the following:
   - add LIBDIR to the `LD_LIBRARY_PATH' environment variable
     during execution
   - add LIBDIR to the `LD_RUN_PATH' environment variable
     during linking
   - use the `-Wl,-rpath -Wl,LIBDIR' linker flag
   - have your system administrator add LIBDIR to `/etc/ld.so.conf'

See any operating system documentation about shared libraries for
more information, such as the ld(1) and ld.so(8) manual pages.
----------------------------------------------------------------------
make[3]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-dictdotcn-plugin'
make[2]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-dictdotcn-plugin'
Making install in stardict-advertisement-plugin
make[2]: Entrando no diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin'
Making install in data
make[3]: Entrando no diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin/data'
make[4]: Entrando no diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin/data'
make[4]: Nada a ser feito para `install-exec-am'.
test -z "/usr/share/stardict/data/advertisement" || /bin/mkdir -p "/usr/share/stardict/data/advertisement"
/bin/mkdir: é impossível criar o diretório `/usr/share/stardict/data': Arquivo ou diretório não encontrado
make[4]: ** [install-advertisementDATA] Erro 1
make[4]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin/data'
make[3]: ** [install-am] Erro 2
make[3]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin/data'
make[2]: ** [install-recursive] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins/stardict-advertisement-plugin'
make[1]: ** [install-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/isabel/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict-plugins'
make: ** [install-recursive] Erro 1

****  Instalação falhou. Abortando a criação do pacote.

Limpando...OK

Tchau.

Que será que aconteceu?



abre o terminal e digita os seguintes comandos:

sudo mkdir /usr/share/stardict

sudo mkdir /usr/share/stardict/data

sudo mkdir /usr/share/stardict/dic

sudo mkdir /usr/lib/stardict/

sudo mkdir /usr/lib/stardict/plugins


Por algum motivo ele tenta instalar algo nestas pastas ( olha o erro: /bin/mkdir: é impossível criar o diretório `/usr/share/stardict/data': Arquivo ou diretório não encontrado) e não consegue, então criei manualmente as mesmas e o comando passou a funcionar sem erro.

Depois é só seguir o procedimento que você vinha fazendo, ou seja, se já usou os anteriores com sucesso, basta apenas o comando sudo checkinstall -D dentro da pasta descompactada do stardict e siga os procedimentos que vc já sabe. Ao final ele já deverá ter sido instalado, mas na pasta do stardic terá um pacote .deb para futuras instalações.

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2010, 11:03 »
Na verdade a única pasta que faltava era /usr/share/stardict/data, que eu criei após ler a mensagem:
test -z "/usr/share/stardict/data/advertisement" || /bin/mkdir -p "/usr/share/stardict/data/advertisement"
/bin/mkdir: é impossível criar o diretório `/usr/share/stardict/data': Arquivo ou diretório não encontrado
make[4]: ** [install-advertisementDATA] Erro 1


Eu tinha instalado o  stardict 3.1 e  todos aqueles pacotes para converter um dicionário de .bgl para o formato  usado no stardict daquele tutorial que fizeste anteriormente e é muito bom.

Tentei de novo depois de criar a pasta e não instalou.

Será que é porque fiz upgrade para o Maverick Meerkat  e tem algo errado ou incompatível com essa versão do Ubuntu?

Abre o Synaptic e por lá procure por stardict e remova tudo que tem a palavra stardict no nome (ou referente a ele) com um quadrado verde na frente. É só clicar em cada pacote com o botão direito do mouse e escolher a opção marcar para remoção completa e depois clicar no botão Aplicar. Quando terminar feche o Synaptic.

Depois abra o terminal e use os comandos:

sudo mkdir -p /usr/share/stardict

sudo mkdir -p /usr/share/stardict/data

sudo mkdir -p /usr/share/stardict/dic

sudo mkdir -p /usr/lib/stardict/

sudo mkdir -p /usr/lib/stardict/plugins


Use todos eles ok. Não se preocupe se já tiver alguma destas pastas, pois  a parte mkdir -p é exatamente para verificar se já existe e caso não ele cria. As outras pastas é por que mais na frente ele vai dar erro reclamando por tais pastas e já me adiantei e forneci o que vc tem fazer, portanto siga os comandos anteriores.

Só então use os comandos para compilação e instalação do stardict que você já sabe como usar (dentro da pasta decompactada do stardict):

./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man

make

sudo checkinstall -D



Fazendo assim não dará erro, pois foi desta forma que fiz nos testes aqui.

Atenção, antes de remover tudo, por segurança, mova (ou copie) seus dicionários já convertidos para outra pasta, por exemplo, sua pasta de usuária na home, ok.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 15:46 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2010, 12:44 »
Mas se eu desinstalar tudo como vou conseguir converter algum dicionário de .bgl para o formato do stardict no futuro?

Eu precisei converter o .bgl do dicionário "ivo_korytowskis_english_portuguese" que é ótimo e eu não tinha na minha lista, e posso encontrar algum outro futuramente.

Deus que te de muita paciência comigo alarcon ;D.

Olha só, por este link:

http://www.guiadohardware.net/dicas/convertendo-bgl-stardict.html

O que é necessário para a conversão dos dicionários seria o pacote dictconv (acho que já está nos repositórios do Ubuntu, o link fala em baixar e compilar, mas não é mais necessário) e alguns outros como o libxml2-dev e etc, então como eu falei em remover apenas os pacotes com stardict no nome, creio que instalado esse da compilação e mais os pacotes dictconv e libxml2-dev você conseguirá converter os dicionários que deseja futuramente, mas não testei aqui.

PS: Só não remova o pacote stardict-tool que é necessário para a conversão dos dicionários ok.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2010, 13:03 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #25 Online: 01 de Novembro de 2010, 10:32 »
Meu stardict 3.1.0 não está funcionando  (nem tentei instalar a versão mais recente 3.2.0 novamente), quando ele inicia a janela fecha e aplicativo também.

Tentei instalar a mais recente e ver se funciona como me recomendasses e não funcionou:
(Lendo banco de dados ... 180171 arquivos e diretórios atualmente instalados).

Copiando o os arquivos para o diretório temporário...OK

Stripping ELF binaries and libraries...OK

Comprimindo as páginas de manual...OK

Construindo a lista de arquivos...OK

Construindo o pacote Debian...OK

Instalando o pacote Debian... FAILED!

*** A instalação do pacote falhou

Você deseja ver o arquivo de log?  [y]: y

Apagando arquivos temporários...OK

Escrevendo o pacote com as cópias de segurança de arquivos sobreescritos...OK
OK

Apagando o diretório temporário...OK

Desempacotando stardict (de .../stardict_3.0.2-1_i386.deb) ...
dpkg: aviso: stardict: conffile 'etc/gconf' não é um arquivo texto ou um link simbólico (= '/etc/gconf')
dpkg: aviso: stardict: conffile 'etc/gconf/gconf.xml.defaults' não é um arquivo texto ou um link simbólico (= '/etc/gconf/gconf.xml.defaults')
dpkg: erro processando /home/blablabla/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict_3.0.2-1_i386.deb (--install):
 impossível criar '/etc/gconf/schemas/stardict.schemas.dpkg-new' (enquanto processava './etc/gconf/schemas/stardict.schemas'): Arquivo ou diretório não encontrado
dpkg-deb: sub-processo colar foi morto por sinal (Canal quebrado)
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 /home/blablabla/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2/stardict_3.0.2-1_i386.deb


Obrigada.

Sempre que se faz upgrade começam novos problemas. ::)

Vou falar outra vez como vc deve proceder, pois acho que vc fez algo errado aí, abra o synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic), procure pelos seguintes pacotes:

stardict

stardict-tools

stardict-gnome

stardict-gtk

stardict-plugin-festival

stardict-plugin-espeak

stardict-common

stardict-plugin-gucharmap

stardict-plugin-spell

stardict-plugin

stardict-english-czech

stardict-xmlittre



ou seja, procure tudo que tem stardict no nome do pacote, encontrado cada um deles, se tiver um quadrado verde na frente então ele está instalado e você deve clicar nele com o botão direito do mouse e escolha a opção marcar para remoção completa. Depois de feito isso com todos os pacotes stardict instalados, clique no botão Aplicar do Synaptic para removê-los.

Agora abra o terminal e digite:

sudo rm -rf /usr/share/stardict

sudo rm -rf /usr/lib/stardict

sudo mkdir -p /usr/share/stardict

sudo mkdir -p /usr/share/stardict/data

sudo mkdir -p /usr/share/stardict/dic

sudo mkdir -p /usr/lib/stardict

sudo mkdir -p /usr/lib/stardict/plugins



Delete a pasta descompactada do stardict que vc quer instalar e descompacte a pasta do stardict que você quer instalar outra vez, entre na pasta descompactada e pelo terminal nesta pasta digite os comandos:


./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man

make

sudo checkinstall -D



Terminado o processo e se ele não instalou o pacote .deb gerado dando erro, mas existir o pacote .deb na pasta descompactada do stardict para compilação, então force a instalação dele com o comandos:

sudo dpkg -i --force-all nome_do_pacote_gerado.deb

isso no terminal e dentro da pasta que contém o .deb lembrando de mudar nome_do_pacote_gerado.deb para o verdadeiro nome que ele criou para o pacote ok.

Depois de tudo instalado, vc pode voltar ao Synaptic e instalar os pacotes:

stardict-tool

dictconv

libxml2-dev


que são os pacotes necessários para conversão dos dicionários.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, 17:29 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2010, 17:31 »
Nada feito:

sudo dpkg -i --forece-all stardict_3.0.2-1_i386.deb
dpkg: opção desconhecida --forece-all

Type dpkg --help for help about installing and deinstalling packages
  • ;

Use `dselect' or `aptitude' for user-friendly package management;
Type dpkg -Dhelp for a list of dpkg debug flag values;
Type dpkg --force-help for a list of forcing options;
Type dpkg-deb --help for help about manipulating *.deb files;

Options marked
  • produce a lot of output - pipe it through `less' or `more' !

isabel@isabel:~/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2$ sudo dpkg -i --forece-all stardict_3.0.2-1_i386.deb
dpkg: opção desconhecida --forece-all

Type dpkg --help for help about installing and deinstalling packages
  • ;

Use `dselect' or `aptitude' for user-friendly package management;
Type dpkg -Dhelp for a list of dpkg debug flag values;
Type dpkg --force-help for a list of forcing options;
Type dpkg-deb --help for help about manipulating *.deb files;

Options marked
  • produce a lot of output - pipe it through `less' or `more' !

isabel@isabel:~/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2$  :'(


tentando instalar o pacote stardict_3.0.2-1_i386.deb criado cricando sobre o mesmo e na central de programas do Ubuntu 10.10 deu o seguente erro:

Parece haver aqui um erro de programação no aptdaemon, o programa que permite a você instalar/remover programas e realizar outras tarefas relacionadas ao gerenciamento de pacotes. Por favor, reporte esse erro em http://launchpad.net/aptdaemon/+filebug e tente novamente.



Isabelgobbo houve um erro meu na digitação do comando para instalar manualmente, pois estava assim:

sudo dpkg -i --forece-all stardict_3.0.2-1_i386.deb

e o correto seria assim:

sudo dpkg -i --force-all stardict_3.0.2-1_i386.deb

dentro da pasta que contém o arquivo stardict_3.0.2-1_i386.deb e pelo terminal, ou seja, tem uma letra "e" indevida no comando. Veja se funciona corrigindo o comando que serve para forçar a instalação de um pacote .deb ok.

PS: Como disse tenho o Ubuntu 10.10 instalado aqui numa máquina virtual e fiz conforme te indiquei e funcionou perfeitamente, inclusive foi melhor a compilação do que no Ubuntu 10.04 que tinha que instalar manualmente com o comando sudo dpkg -i --force-all stardict_3.0.2-1_i386.deb. Já no Ubuntu 10.10 ele instala automaticamente após usar o comando sudo checkinstall -D, além de gerar o .deb para outras futuras instalações que é o que o checkinstall se propõe a fazer, ou seja, instalar e criar um pacote .deb do aplicativo já compilado.

Faz uma coisa também, no terminal digita:

sudo apt-get update

e depois atualiza seu sistema assim:

sudo apt-get upgrade

pode ser que algo esteja desatualizado ou com bug que uma atualização irá resolver, pois quando fiz os testes aqui estava tudo atualizado, mas eu ainda continuo usando o Ubuntu 10.04, só por curiosidade eu coloquei o Ubuntu 10.10 numa máquina virtual.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, 17:41 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #27 Online: 02 de Novembro de 2010, 11:13 »
Nada feito:
Instalando o pacote Debian... FAILED!

*** A instalação do pacote falhou

Você deseja ver o arquivo de log?  [y]: q

Apagando arquivos temporários...OK

Escrevendo o pacote com as cópias de segurança de arquivos sobreescritos...OK
OK

Apagando o diretório temporário...OK

isabel@isabel:~/stardict_3.0.2/stardict-3.0.2$ sudo dpkg -i --force-all stardict_3.0.2-1_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 186739 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando stardict (de stardict_3.0.2-1_i386.deb) ...
dpkg: aviso: stardict: conffile 'etc/gconf' não é um arquivo texto ou um link simbólico (= '/etc/gconf')
dpkg: aviso: stardict: conffile 'etc/gconf/gconf.xml.defaults' não é um arquivo texto ou um link simbólico (= '/etc/gconf/gconf.xml.defaults')
dpkg: erro processando stardict_3.0.2-1_i386.deb (--install):
 impossível criar '/etc/gconf/schemas/stardict.schemas.dpkg-new' (enquanto processava './etc/gconf/schemas/stardict.schemas'): Arquivo ou diretório não encontrado
dpkg-deb: sub-processo colar foi morto por sinal (Canal quebrado)

Erros foram encontrados durante o processamento de:
 stardict_3.0.2-1_i386.deb

 :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(


Realmente você deve estar com algum problema com sua instalação do Ubuntu 10.10 aí, pois como disse a compilação desta versão do stardict foi mais tranquila no Ubuntu 10.10 que tenho virtualizado aqui no meu Ubuntu 10.04 do que quando compilei no próprio Ubuntu 10.04, agora veja uma coisa para mim, vá a pasta /etc/gconf do seu sistema e me diga o que tem nela. Aqui tem as seguintes pastas:

2  
gconf.xml.defaults  
gconf.xml.mandatory  
gconf.xml.system  
schemas


Opinião pessoal, nunca gostei de atualizar o Ubuntu de uma versão para outra, sempre faço instalação limpa e nunca tive problemas com o Ubuntu procedendo assim, agora vejo muitos que atualizam de uma versão para outra com sérios problemas, mas também vejo alguns outros que atualizam e só tem elogios.

Outra opinião é que se você usa muitos repositórios de terceiros para instalar aplicativos de seu interesse que não existem nos repositórios oficiais do Ubuntu, é recomendável não mudar logo de versão por que nem sempre quem disponibiliza o aplicativo que você usa, cria um novo pacote para a versão mais recente do Ubuntu, então no seu caso seria extremamente recomendável passar mais tempo em versões LTS que tem um tempo maior de suporte (acho que são 3 anos) do que as outras ou só mudar para as versões mais recente após uns 2 meses de lançamento, entretanto prefiro a primeira solução (de ficar nas LTS por maior tempo).


PS: veja se você não está com pacotes quebrados aí assim:

sudo apt-get -f install

depois execute:

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade
« Última modificação: 02 de Novembro de 2010, 11:15 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #28 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:46 »
Depois de rebootar funcionou e habilitou os dicionários que não apareciam, ficaram alguns bugs ainda, mas está melhor de usar.

Dessa vez eu executei os passos sem desinstalar nada da versão anterior, vá entender. ???

Não tem no synaptic a  libc6-extracodecs para o k3b e tive de instalar um pacote deb para a conversão direta de mp3 para wav. Realmente deveria ter esperado mais tempo para instalar o Maverick Meerkat. :-[

Obrigada pelas dicas. 8)

É o seguinte às vezes pode ocorrer uma mudança de nome de um pacote de uma versão da distro para outra e então procurando aqui no meu Ubuntu 10.10 virtualizado, encontrei este pacote aqui libk3b6-extracodecs que certamente seria o antigo libc6-extracodecs que você fala aí, portanto tente instalar este pacote e veja se dá certo.

PS: Fui verificar aqui no meu Ubuntu 10.04 e o nome do pacote é mesmo libk3b6-extracodecs e não libc6-extracodecs, portanto acho que vc se confundiu com o nome do pacote.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2010, 21:54 por alarcon »