Autor Tópico: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?  (Lida 12903 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Online: 19 de Setembro de 2010, 10:30 »
Eu baixei o pacote stardict-3.0.2-RC1.tar.bz2 do site http://sourceforge.net/projects/stardict/files/  ou
http://www.stardict.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=1036479

Mesmo lendo o que veio de instruções para instalar, não consigo fazê-lo:

"To Install StarDict:
type:
=============
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man
Código: [Selecionar]
make
Código: [Selecionar]
make install=============
If compile festival plugin failed, you can add "--disable-festival" option to configure command.

You can use:
=============
./configure --disable-gnome-support --prefix=/usr
=============
to build the "gtk library only" version of StarDict.

You can use "./configure --enable-gpe-support --prefix=/usr" to build the GPE version of StarDict. For GPE, see http://gpe.handhelds.org
You can use "./configure --enable-maemo-support --prefix=/usr" to build the Maemo version of StarDict. For Maemo, see http://www.maemo.org"

Alguém me ajuda?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2010, 10:42 »
O que você tentou fazer que não deu certo?

A princípio parece ser somente assim, pelo terminal e dentro da pasta vc digita os comandos:

./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man
make
sudo make install


se falhar a compilação, deve ser por que falta algum pacote de compilação no seu sistema.


Outra maneira simples, parece ser executar o script install-sh assim:

./install-sh

ou

sudo ./install-sh

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2010, 11:00 »
Fiz um teste aqui, ele necessita instalar alguns pacotes, depois no comando configure sempre vai mandar desabilitar certas coisas (--disable-festival e muitos outros) e depois de fazer isso o make falha. Opinião, esqueça isso, instale a versão dos repositórios do Ubuntu ou espere a nova versão do Ubuntu que já está saindo e quem sabe nesta o stardict esteja na versão que você quer usar.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 11:02 por alarcon »

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2010, 17:53 »
Vou esperar então, obrigada Alarcon.

O que me irrita é que para Windows já tem a versão 3.0.2 estável.

Outra coisa que me chateou foi o K3b que não converteu todos os arquivos Mp3 que eu queria para um Cd de áudio comum (cda? wave?), gravaram só 15 músicas das 21.

Será que o Braseiro faz isso melhor?

Instalei todas as dependências e bibliotecas para o K3b funcionar legal e me aconteceu esse problema. Antes eu só usava o Nero no windows. Estou tentando deixar o windows pouco a pouco, espero que algum dia eu só precise usar GNU/Linux, mas ainda tem coisas por exemplo, a como a suite office que é melhor (o BrOffice trava muito). Como não jogo esse tipo de aplicativo não me faz falta.
Desculpe sair do assunto.

Obrigada (não achei mais nada em outros locais sobre o stardict 3.0.2 para Ubuntu, nem no fórum em inglês ou mesmo no fórum do stardict)! :-[
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2010, 18:08 »

Outra coisa que me chateou foi o K3b que não converteu todos os arquivos Mp3 que eu queria para um Cd de áudio comum (cda? wave?), gravaram só 15 músicas das 21.



Não seria por que ao transformar no formato de áudio comum (normalmente wave), ele ultrapassou a capacidade do CD? Veja que 21 músicas é muito para um CD (gravado em áudio comum e não em mp3) que normalmente fica em no máximo 16 músicas ou menos que isso.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 18:10 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2010, 18:13 »

Estou tentando deixar o windows pouco a pouco, espero que algum dia eu só precise usar GNU/Linux, mas ainda tem coisas por exemplo, a como a suite office que é melhor (o BrOffice trava muito). Como não jogo esse tipo de aplicativo não me faz falta.
Desculpe sair do assunto.

Obrigada (não achei mais nada em outros locais sobre o stardict 3.0.2 para Ubuntu, nem no fórum em inglês ou mesmo no fórum do stardict)! :-[

Como você instala o broffice, pelo Synaptic ou baixando do site dele?

Você já tentou usar este stardict 3.0.2 do windows via wine? Se você faz tanta questão assim desta versão, poderia até tentar o wine para ver se funciona.

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2010, 19:48 »
O BrOffice que veio com o Ubuntu 10.04 e adicionei alguns dicionários e outras coisinhas que tinha no site para melhorar o aplicativo.

Não sei do Office 2007 ou 2010 mas o 2003 é mais leve que o BrOffice que trava e demora a carregar. Mas é de graça!!!! Nem dá para esperar tanto assim dele.

Não faço questão do stardict 3.0.2 para instalar pelo wine.

Eu gosto do Lingoes que só usa no Windows, que pena não ter um tão bom para Ubuntu ainda, duvido que funcione pelo wine.

O K3b como o Nero dão a quantidade de dados que vão enchendo o Cd  (isso é uma grande vantagem) e eu já gravei muito Cd com 21 , 22 músicas, o último que gravei pelo nero tem 24 músicas. Depende do tamanho do arquivo mp3, qualidade, etc.

O nero também dá a opção de colocar o folheto com o nome das músicas, artista, nº, tempo de execução.

Deve ter um programa que faça isso para Ubuntu mas ainda não sei qual é e nem vi se o K3b o faz também.

O GoldenDict  lê bgl sem converter mas  é meio chatinho de usar,  tem umas coisinhas irritantes nele.

Bem, obrigada por tudo Alarcon. :)
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2010, 22:08 »
parece que tem o 3.0.2 estável em código-fonte. e pelo que vi, dá pra compilar ele no Ubuntu sem muita dificuldade.

baixei ele agora há pouco para dar uma analisada. aproveitei e decidi instalar essa versão, apagando a anterior, pra ver se aparecerão mudanças consideráveis no programa.

bom, pra obter todos os pacotes necessários pra compilar do código-fonte, basta esse comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get build-dep stardict
ele deve baixar mais ou menos 20mb de dependências. depois disso, basta digitar os três principais comandos listados no arquivo INSTALL (os mesmos citados na primeira postagem desse tópico) que o programa deve compilar numa boa sem pedir nenhuma dependência a mais.

eu fiz mais ou menos isso, e a compilação/instalação foi até o final sem problemas.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2010, 22:10 »
parece que tem o 3.0.2 estável em código-fonte. e pelo que vi, dá pra compilar ele no Ubuntu sem muita dificuldade.

baixei ele agora há pouco para dar uma analisada. aproveitei e decidi instalar essa versão, apagando a anterior, pra ver se aparecerão mudanças consideráveis no programa.

bom, pra obter todos os pacotes necessários pra compilar do código-fonte, basta esse comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get build-dep stardict
ele deve baixar mais ou menos 20mb de dependências. depois disso, basta digitar os três principais comandos listados no arquivo INSTALL (os mesmos citados na primeira postagem desse tópico) que o programa deve compilar numa boa sem pedir nenhuma dependência a mais.

eu fiz mais ou menos isso, e a compilação/instalação foi até o final sem problemas.
Os comandos mencionados são:
./configure
make
sudo make install

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2010, 10:40 »
Não funcionou:

Código: [Selecionar]
./configureconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..

Eu baixei um arquivo do fórum do stardict http://www.stardict.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=350: Stardict302_script e executei, parece que funcionou, mas não tenho certeza e não notei nenhuma mudança ainda no Stardict.

Tem de estar registrado e logado para ver e baixar o script.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2010, 10:47 »
parece que tem o 3.0.2 estável em código-fonte. e pelo que vi, dá pra compilar ele no Ubuntu sem muita dificuldade.

baixei ele agora há pouco para dar uma analisada. aproveitei e decidi instalar essa versão, apagando a anterior, pra ver se aparecerão mudanças consideráveis no programa.

bom, pra obter todos os pacotes necessários pra compilar do código-fonte, basta esse comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get build-dep stardict
ele deve baixar mais ou menos 20mb de dependências. depois disso, basta digitar os três principais comandos listados no arquivo INSTALL (os mesmos citados na primeira postagem desse tópico) que o programa deve compilar numa boa sem pedir nenhuma dependência a mais.

eu fiz mais ou menos isso, e a compilação/instalação foi até o final sem problemas.

Tenho uma dúvida quanto a isso, pois pelo que posso compreender ele pega, ou melhor verifica, a lista de dependências para se compilar o arquivo fonte stardict, mas para aquela versão do arquivo fonte stardic presente no Ubuntu e se a nova versão precisar de dependências numa versão mais nova e não existirem as mesmas no Ubuntu como é que fica?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:50 »
Não funcionou:

Código: [Selecionar]
./configureconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..

Eu baixei um arquivo do fórum do stardict http://www.stardict.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=350: Stardict302_script e executei, parece que funcionou, mas não tenho certeza e não notei nenhuma mudança ainda no Stardict.

Tem de estar registrado e logado para ver e baixar o script.

isso porque, de acordo com a parte de instalação do README do código-fonte e da primeira postagem do tópico, o comando não é
Código: [Selecionar]
./configuree sim:
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man
aqui compilou, com esse comando.

parece que tem o 3.0.2 estável em código-fonte. e pelo que vi, dá pra compilar ele no Ubuntu sem muita dificuldade.

baixei ele agora há pouco para dar uma analisada. aproveitei e decidi instalar essa versão, apagando a anterior, pra ver se aparecerão mudanças consideráveis no programa.

bom, pra obter todos os pacotes necessários pra compilar do código-fonte, basta esse comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get build-dep stardict
ele deve baixar mais ou menos 20mb de dependências. depois disso, basta digitar os três principais comandos listados no arquivo INSTALL (os mesmos citados na primeira postagem desse tópico) que o programa deve compilar numa boa sem pedir nenhuma dependência a mais.

eu fiz mais ou menos isso, e a compilação/instalação foi até o final sem problemas.

Tenho uma dúvida quanto a isso, pois pelo que posso compreender ele pega, ou melhor verifica, a lista de dependências para se compilar o arquivo fonte stardict, mas para aquela versão do arquivo fonte stardic presente no Ubuntu e se a nova versão precisar de dependências numa versão mais nova e não existirem as mesmas no Ubuntu como é que fica?

isso é difícil de acontecer. no Linux, problemas desse gênero só acontecem se você passar muito tempo sem atualizar seu sistema operacional. se você sempre se manter atualizado, com a distribuição Ubuntu do ano por exemplo, esse problema raramente chega a acontecer.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 18:01 por Solid One »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2010, 20:35 »

Tenho uma dúvida quanto a isso, pois pelo que posso compreender ele pega, ou melhor verifica, a lista de dependências para se compilar o arquivo fonte stardict, mas para aquela versão do arquivo fonte stardic presente no Ubuntu e se a nova versão precisar de dependências numa versão mais nova e não existirem as mesmas no Ubuntu como é que fica?

isso é difícil de acontecer. no Linux, problemas desse gênero só acontecem se você passar muito tempo sem atualizar seu sistema operacional. se você sempre se manter atualizado, com a distribuição Ubuntu do ano por exemplo, esse problema raramente chega a acontecer.

Acho que você não entendeu o que eu disse ou então não soube me expressar melhor, ou mais ainda, não entendi esta sua resposta, hehehe.

Quero dizer o seguinte o stardict presente no Ubuntu pede uma dependência de versão 2.0 (isso é só um exemplo) aí vc pega no site do desenvolvedor o arquivo fonte do stardict que passa a pedir tal dependência da versão 2.4, mas pelo comando que você indicou me pareceu que ele verifica as dependências de compilação do stardict da versão presente dos repositórios do Ubuntu que é de uma versão anterior e por consequência requer tal dependências de versão 2.0, mas agora é necessário a versão 2.4 (isso é só um exemplo) que não tem nos repositórios desta versão do Ubuntu que está atualizado.

Essa é minha pergunta, como fica essa situação, ou melhor, mesmo assim esse comando vai funcionar?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2010, 12:40 »
E de novo:

 
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/manconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..
 
Fiz isso no terminal no diretório onde descomprimi o arquivo: stardict-3.0.2-RC1.tar.bz2

O script que mencionei acima (Stardict302_script) parece que não funcionou, só que eu não desinstalei a versão estável anterior do stardict por medo de perder o programa que dá um trabalho chato de colocar todos os dicionários convertidos que eu tenho.

Acho melhor esperar a versão estável como o alarcon me disse antes de desarrumar meu Ubuntu 10.04.

Como eternamente newbe que sou é fácil detonar o sistema.

Obrigada assim mesmo.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalar stardict 3.0.2 -RC1 no ubuntu 10.04?
« Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2010, 13:08 »
E de novo:

 
Código: [Selecionar]
./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/manconfigure: error: cannot find sources (src/stardict.cpp) in . or ..
 
Fiz isso no terminal no diretório onde descomprimi o arquivo: stardict-3.0.2-RC1.tar.bz2

O script que mencionei acima (Stardict302_script) parece que não funcionou, só que eu não desinstalei a versão estável anterior do stardict por medo de perder o programa que dá um trabalho chato de colocar todos os dicionários convertidos que eu tenho.

Acho melhor esperar a versão estável como o alarcon me disse antes de desarrumar meu Ubuntu 10.04.

Como eternamente newbe que sou é fácil detonar o sistema.

Obrigada assim mesmo.

Acho que sei o que pode estar dando errado aí com vc. É o seguinte para compilar algo no seu sistema você tem que antes instalar os compiladores, então antes de tentar compilar use os seguintes comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install build-essential fakeroot gcc alien make linux-headers-`uname -r` checkinstall


provavelmente vc já deve ter alguns pacotes instalados deste segundo comando. É recomendável que vc copie e cole o segundo comando para não errar na digitação ok.

Feito isso e na pasta do arquivo fonte do stardict que vc quer compilar digite os seguintes comandos na sequencia:

sudo apt-get build-dep stardict

./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --mandir=/usr/share/man --disable-festival

make

sudo checkinstall -D


O último comando vai criar e instalar um pacote .deb do stardict gerado pelo processo de compilação, apenas vá dando Enter para o que for perguntado. Fiz um teste aqui e ele criou o pacote .deb, mas na hora de instalar acusou erro, entretanto fui abrir o stardict aqui e ele mostrou que é a versão 3.0.2 e os dicionários que usava na versão anterior ficaram todos mantidos aqui, mas procurando pelo stardict no Synaptic ele informa a versão anterior 3.0.1-6 e eu fiquei sem entender, mas parece que ele está um pouco diferente e como disse no splash de inicialização do mesmo mostra como sendo o 3.0.2 e não a anterior. Veja:



Atenção: O melhor mesmo é esperar pela próxima versão do Ubuntu e verificar se ela traz esta nova versão do stardict. Se vc não sentir segurança de realizar os passos indicados acima eu posso te enviar o pacote .deb que foi gerado por aqui, mas não garanto que ele irá funcionar. Só sei que compilar ele compilou, o único problema foi após gerar o pacote .deb e tentar instalar ele acusou erro, não sei se seria necessário remover o antigo, mas pelo que constato aqui o stardict está diferente e aparentemente está funcionando normal.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2010, 14:04 por alarcon »