Autor Tópico: Instalar o Linux - dúvidas!  (Lida 8153 vezes)

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Instalar o Linux - dúvidas!
« Online: 14 de Setembro de 2010, 04:06 »
Olá!

Meu HD está particionado e está instalado o Windows XP e o Linux. Pretendo instalar o Linux do zero pra ocupar TODO o HD, para isso pretendo utilizar o instalador gráfico do Live CD, porém, como não sou uma usuária avançada, yo tengo algunas dudas.

O Grub, aquele programinha que lista os sistemas operacionais no ínicio, preciso fazer alguma modificação nele?

E em relação a memória virtual, preciso fazer alguma coisa na hora da instalação, separar algum espaço no HD?

Vocês tem alguma recomendação pra me dar antes de eu iniciar o processo de instalação?

PS.: Já fiz o backup de todos os documentos.

Obrigada.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2010, 07:03 »
Olá!

Meu HD está particionado e está instalado o Windows XP e o Linux. Pretendo instalar o Linux do zero pra ocupar TODO o HD, para isso pretendo utilizar o instalador gráfico do Live CD, porém, como não sou uma usuária avançada, yo tengo algunas dudas.

O Grub, aquele programinha que lista os sistemas operacionais no ínicio, preciso fazer alguma modificação nele?

E em relação a memória virtual, preciso fazer alguma coisa na hora da instalação, separar algum espaço no HD?

Vocês tem alguma recomendação pra me dar antes de eu iniciar o processo de instalação?

PS.: Já fiz o backup de todos os documentos.

Obrigada.

1) Não precisa mexer em nada do Grub já que você vai deixar  apenas o Ubuntu no seu HD. A única coisa que pode acontecer é a dele não mostrar as opções para você na inicialização, já que não há outro sistema operacional que você pode iniciar!  Mesmo assim, se você quiser ver as opções do Grub, terá que segurar a tecla SHIFT na hora do Boot!

2) Se a memória virtual for a Swap que você se refere, depende! Se usar a opção de particionamento automático  do particionador do Ubuntu não há com que se preocupar, ele vai criar ela pra você. Agora, você não disse quanta RAM você tem, nem o uso que vai fazer do seu sistema!  Se for usuária que usa poucas aplicações ao mesmo tempo e desliga a máquina todos os dias e tiver muita RAM de sobra, como mais de 3GB, não precisa de uma partição Swap grande. Pode ser de 1GB mesmo, vai dar de sobra! Apesar de muitos já defenderem sua abolição, eu gosto de deixar ela lá! Tem  programas que fazem uso dela mesmo com RAM sobrando! Só tenha cuidado na hora de usar a hibernação, se tiver muita coisa na RAM que passe do 1GB da Swap, pode dar erro no 10.04! É um BUG relatado pela canonical! Agora, se você for do tipo "Heavy user", que não parece o caso, deixa a swap com a mesma quantidade da RAM!

3) Mantenha a mente aberta para um novo mundo! Linux não é Windows!!! É uma coisa óbvia, eu sei,mas muita gente quer que o Linux seja o windows! Aprenda a ler bastante e procurar soluções dos seus problemas antes de abrir novos tópicos! Boa sorte!

Pra ajudar:

Manual de 165 páginas: http://ubuntu-manual.org/

Documentação oficial: https://help.ubuntu.com/10.04/index.html

Documentação comunitária: https://help.ubuntu.com/community/LucidUpgrades
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 07:10 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:32 »
Sei que o Linux NÃO é Windows. Eu comprei um notebook com Windows 7 e o pc de casa está sem uso; estou querendo fazer uma instalação limpa do Linux porque tanto o Windows como o Linux já instalados naquele pc estão bugados.

Meu pc é modesto, tem HD de 80GB e memória de 512MB.

Agora se você acha que eu foi errado eu criar tópico aqui com dúvidas tão simples (pra você, claro) me desculpe, mas não posso fazer nada.

Mesmo assim, obrigada pelas informações.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 17:34 por Lígia Abreu Furtado »

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 00:01 »
Na verdade, em relação ao GRUB, eu 'ouvi falar' que se não configurasse ele, ou 'desinstala-se ele', enfim, ele deixaria o pc inoperante, por que não teria sistemas pra entrar, ou algo do tipo. Minha dúvida é: preciso mexer no GRUB ou posso instalar o Ubuntu 9.04 tranquila?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2010, 00:02 »
Na verdade, em relação ao GRUB, eu 'ouvi falar' que se não configurasse ele, ou 'desinstala-se ele', enfim, ele deixaria o pc inoperante, por que não teria sistemas pra entrar, ou algo do tipo. Minha dúvida é: preciso mexer no GRUB ou posso instalar o Ubuntu 9.04 tranquila?
Se vc for instalar somente um sistema operacional no HD inteiro não há necessidade de instalar o grub.

Ate mais.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2010, 00:19 »
Uma correção, o grub vai ser instalado sim, mas você não o verá como dito lá em cima, você pode instalar pelo instalado gráfico sem problemas, não vai precisar mexer em nada, depois de instalado vai entrar direto no Ubuntu, eu aconcelharia a você a instalar a versão mais nova do Ubuntu 10.04, mas qualquer que você for instalar será da mesma forma.

Obs.: o grub é o gerenciador de boot, todo sistema operacional tem o seu, o mac uma um o windows outro e o gnu/linux outro, mas todos precisam de um para iniciar o sistema.
Obs2:Você não terá que mexer nele.

3) ...! Aprenda a ler bastante e procurar soluções dos seus problemas antes de abrir novos tópicos! Boa sorte!

Aqui creio que foi um erro de interpretação, pois pelo que conheço do Galactus (virtualmente falando), ele estava apenas te dando um conselho e não te criticando, pois percebe-se que é nova no fórum, ok.
Seja bem vinda ao fórum Ubuntu e boa sorte!!!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 00:24 por Andreson »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2010, 00:40 »
Sei que o Linux NÃO é Windows. Eu comprei um notebook com Windows 7 e o pc de casa está sem uso; estou querendo fazer uma instalação limpa do Linux porque tanto o Windows como o Linux já instalados naquele pc estão bugados.

Meu pc é modesto, tem HD de 80GB e memória de 512MB.

Agora se você acha que eu foi errado eu criar tópico aqui com dúvidas tão simples (pra você, claro) me desculpe, mas não posso fazer nada.

Mesmo assim, obrigada pelas informações.

Baum, o Andreson tirou as palavras da minha boca em relação ao seu erro de interpretação!

Voltando ao assunto, você tem um PC com pouca RAM para os padrões modernos de um sistema operacional voltado para desktop! Neste caso tenha o dobro de Swap do que você tem de RAM! Faz uma partição Swap de pelo menos 1GB!

Procure não usar Gnome ou KDE! Vão ficar pesados em suas instalações padrões nesta sua máquina! Nada te impede de aprender como deixá-los mais leves também!  Eu sugeriria o XFCE (Xubuntu) ou o LXDE (Lubuntu), que me parece mais adequado para essa sua máquina! 

Té+

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2010, 00:41 »
Ola, concordo Andreson, veja algumas apostilas ilustradas e faceis;

Orgulho Geek---> http://oliviofarias.com/downloads/ubuntu_guia_do_iniciante.pdf

Igor Abreu---> http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/

Apostilas basico/intermediario/avançado:

Guia Foca Linux ---> http://www.guiafoca.org/download.html  
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2010, 01:43 »

Voltando ao assunto, você tem um PC com pouca RAM para os padrões modernos de um sistema operacional voltado para desktop! Neste caso tenha o dobro de Swap do que você tem de RAM! Faz uma partição Swap de pelo menos 1GB!
O Ubuntu em sua instalação habitual (next, next, finish), já faz isso também, ele detecta e cria uma partição swap com o dobro da sua memória ram, descobri isso quando fui instalar o Ubuntu 10.04 64bits no Notebook do meu pai, ele tem 4 giga de memória ram, fiz uma istalação normal, sem editar partições pois só tem o Ubuntu no note dele, e quando iniciei o sistema e fui conferir se estava tudo certinho estava com 8 gigas de swap, é mole, hehe.

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2010, 03:53 »
Antes de tudo, quero me desculpar pela falta de interpretação, ok?

Voltando: esses Xubuntu e Lubuntu, será que algum desses enviam LiveCD pelos correios gratuitamente? Ou o download é muito grande? E o mais importante, são faceis de instalar? (tensa) E ainda, estão disponiveis em língua portuguesa? (ufa!)

O meu LiveCD é o Ubuntu 9.04. Será que ele cria essa partição swap sozinha?

Obrigada pela atenção de todos.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 04:04 por Lígia Abreu Furtado »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2010, 04:51 »
Citar
... esses Xubuntu e Lubuntu, será que algum desses enviam LiveCD pelos correios gratuitamente?
Não

Citar
Ou o download é muito grande?
Xubuntu tem 681Mb
Lubuntu tem 521Mb
Citar
E o mais importante, são faceis de instalar? (tensa)
De instalar sim, para usar terá que se adaptar, como em qualquer outro gerenciador de janelas, (Ex: se fosse mudar para o KDE teria que se adaptar também, pois cada gerenciador tem suas particularidades).
Citar
E ainda, estão disponiveis em língua portuguesa? (ufa!)
Sim! (ufa)hehe
Citar
O meu LiveCD é o Ubuntu 9.04. Será que ele cria essa partição swap sozinha?
Sim! (ufa2)rsrs.


Offline paulocwb2003

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2010, 15:19 »
...
O meu LiveCD é o Ubuntu 9.04. Será que ele cria essa partição swap sozinha?
...

Olá Lígia,

Aqui tem um passo a passo ilustrado com cada uma das telas da instalação, que contempla todas as suas dúvidas: http://almalivre.wordpress.com/2010/05/25/ubuntu-10-04-instalacao-passo-a-passo-via-pendrive/

Abraço.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2010, 15:20 »
Qualquer dúvida a mais Lígia não exite em perguntar estamos aqui para tentar saná-las.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2010, 15:28 »
Oi gente, obrigada novamente pela atenção.

Eu decidi baixar esse Lubuntu ou Xubuntu... mas é um .iso então, como faço pra instalar? pesquisei um pouco na net e vi que tinha que 'queimar' (rs) não entendi essa... posso instalar pelo pendrive? enfim como proceder depois de baixar?

E qual vcs sugerem, Xubuntu ou Lubuntu?

Muito obrigada.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 15:30 por Lígia Abreu Furtado »

Offline Lígia Abreu Furtado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalar o Linux - dúvidas!
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2010, 16:01 »
Andei dando uma pesquisada light e vi que o Lubuntu parece ainda ser mais leve que o Xubuntu, mas vi nesse link (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Lubuntu-um-Ubuntu-mais-Leve/) em que o cara disse que o Lubuntu, em via de regra, não funciona com impressoras.