Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 415635 vezes)

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #60 Online: 03 de Agosto de 2010, 08:20 »
Caro mpoloureiro,
eu tambem já passei por isso que estás passadndo e resolvi entrando pelo modo de recuperação e selecionando resolver problema de intgerface gráfica...
Algumas vezes não deu certo e eu tentei várias vezes até que entrou em modo gráfico com baixa resolução daí reinstalei o driver e tudo funcionou perfeitamente...
Por favor, durante o boot selecione no menu do grub o modo de recuperação e faça como fiz... Eu não garanto que vá funcionar mas, aqui funcionou após várias tentativas...
Espero ter ajudado...

[]'s,

Silva.

Sistema > Administração > Drivers de Hardware
Se não aparecer nenhum driver da NVIDIA com certeza sua placa de vídeo não é da NVIDIA(aparece mesmo usando o LiveCD).
Caso apareça, instale e faça um backup em seguida do xorg.conf, depois desinstale
e instale a versão mais recente, em seguida restaurando o backup do xorg.conf.
Verifique também as configurações do seu plymouth, como ele é responsável pelo arranque do ubuntu,
caso ele apresente algum problema pode acabar afetando o sistema.
Em recomendações está o link do guia que explica como corrigir o plymouth.

EDIT: Caso prefira poderá me adicionar no MSN também.

Mausai, nada que tentei funcionou. Resolvi entao formatar novamente a maquina. Depois que reinstalei o sistema o Ubuntu acusou a existencia de um driver da Nvidia. Fiz todas as atualizaçoes e ativei o driver (3D aceleretor). Reiniciei a maquina e tive problemas com o driver (Ubuntu is running in low-graphics mode). Só consegui iniciar o sistema em baixa resoluçao. Fui até Sistema > Administração > Nvidia settings mas deu erro. Fui entao para o Synaptic e desistalei o driver do noveau (xserver-xorg-video-nouveau) e reiniciei. O problema continuou. Depois de testar todas as opções de driver da Nvidia existentes no Synaptic e nada funcionar, fui até o site da Nvidia e descobri que eles acabaram de postar uma nova atualização (NVIDIA-Linux-x86_64-256.44.run). Removi entao tudo da Nvidia (sudo apt-get --purge remove nvidia-\*) e comecei a instalar o novo driver. Aparentemente funcionou. Reiniciei a maquina e notei que durante a inicializaçao a tela fica preta quase todo o tempo. Ja no fim aparece o logo do ubuntu carregando e "pisca" rapidamente uma imagem da Nvidia. Segui os passos para a inicializaçao do plymouth mas nao funcionou. Vou continuar fazendo testes e quando tiver outros resultados eu posto aqui.

Abraço!
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline mpoloureiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #61 Online: 03 de Agosto de 2010, 11:55 »
Caro mpoloureiro,
eu tambem já passei por isso que estás passadndo e resolvi entrando pelo modo de recuperação e selecionando resolver problema de intgerface gráfica...
Algumas vezes não deu certo e eu tentei várias vezes até que entrou em modo gráfico com baixa resolução daí reinstalei o driver e tudo funcionou perfeitamente...
Por favor, durante o boot selecione no menu do grub o modo de recuperação e faça como fiz... Eu não garanto que vá funcionar mas, aqui funcionou após várias tentativas...
Espero ter ajudado...

[]'s,

Silva.

Caro Silva, obrigado pela dica. Mas como eu posso acessar o modo de segurança pelo grub? Eu não tenho dual boot com Windows e com isso a opção do grub nao aparece para mim.

Valeu!

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #62 Online: 03 de Agosto de 2010, 12:21 »
Instale o Ubuntu e não instale ainda o driver de vídeo. Enquanto ao grub, ele aparecerá se você
possuir mais de um Kernel instalado(normal depois que você faz atualização do Ubuntu). Se não me engano,
você poderá acessar apertando ', tecla que fica acima do Tab e ao lado do número 1.
Me adicione no MSN para resolvermos juntos esse seu problema.
Se preferir também tenho Skype: merorafael
Abraço.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 12:24 por Mausai »
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline mpoloureiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #63 Online: 03 de Agosto de 2010, 12:54 »
Instale o Ubuntu e não instale ainda o driver de vídeo. Enquanto ao grub, ele aparecerá se você
possuir mais de um Kernel instalado(normal depois que você faz atualização do Ubuntu). Se não me engano,
você poderá acessar apertando ', tecla que fica acima do Tab e ao lado do número 1.
Me adicione no MSN para resolvermos juntos esse seu problema.
Se preferir também tenho Skype: merorafael
Abraço.

Mausai, te inseri no skype. Valeu!

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #64 Online: 03 de Agosto de 2010, 18:54 »
Caro Mausai,
eu ainda estou às voltas com a resolução temperamental... hehehe...
Mas, já descobri que não sou o único...
Chegaremos lá!!!


[]'s,
Silva.

Instale o Ubuntu e não instale ainda o driver de vídeo. Enquanto ao grub, ele aparecerá se você
possuir mais de um Kernel instalado(normal depois que você faz atualização do Ubuntu). Se não me engano,
você poderá acessar apertando ', tecla que fica acima do Tab e ao lado do número 1.
Me adicione no MSN para resolvermos juntos esse seu problema.
Se preferir também tenho Skype: merorafael
Abraço.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 18:56 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #65 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:39 »
Adicionado Capitulo 05 - Utilizando tecnologia SLI no Ubuntu.
Atenção! Dia 02 de agosto saiu uma nova versão do driver, 256.44.
Para quem instalou a versão anterior poderá instalar a nova seguindo o guia de instalação.

Os links de download para a nova versão foram atualizados dia 03 de agosto.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 16:43 por Mausai »
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Instalando driver recente nVidia no Ubuntu 10.04
« Resposta #66 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:53 »
Fiz o procedimento na risca mas não deu certo, removi os drivers, o nouveau, mas na hora de instalar o driver fica pedindo para eu parar o x mas ja havia dado um /etc/init.d/gdm stop, depois dei um #service gdm stop e nada também, porque será ? acho que tenho que seguir o esquema do Hqxriven !!!  :P

pra matar o "X" leia isso - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55084.msg313722.html#msg313722
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #67 Online: 04 de Agosto de 2010, 17:18 »
No meio da instalação apareceu uma mensagem dizendo:
ERROR: File '/usr/lib/xorg/modules/extensions/libglx.so' is not a symbolic link.

Acho q já tinha ocorrido isso outra vez, cliquei em ok e não notei nenhum problema, vou continuar a instalação agora...

Editando - em seguida aparece:
WARNING: Your driver intallation has been altered since it was initially installed; this may happen, for example, if you have since installed the NVIDIA driver through a mecanism other than nvidia-installer (such as your distribution's native package management system). Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details.

Também já tinha acontecido se não me falha a memória... seguindo a instalação...
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 17:22 por polidori »
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #68 Online: 04 de Agosto de 2010, 22:13 »
Desinstalou todos os drivers instalados por outras maneiras ou de outros fabricantes? Desinstalou o nouveu?
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline betodisouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #69 Online: 06 de Agosto de 2010, 12:05 »
O processo é mais simples que eu pensava.
Ele só apresenta esse erros devido estar usando o X Server (vídeo) Genérico, existe um conflito porquê há a necessidade de alteração no kernel.

Então a instalação deve ser feita toda em modo texto (modo de segurança)
Log como root e execute o driver normalmente "sh ./NVIDIA...blábláblá.run, ele vai apresentar um erro mas perguntará se vc deseja continuar assim mesmo, então continue. Após a instalação de um "shutdown -r now" e entre novamente no modo texto.

Confira se o NVidia X Server já aparece no:
 System
  Preferences

Se sim (parabéns), Se não (repita a instalação)

Abs.

 

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #70 Online: 06 de Agosto de 2010, 13:33 »
exato, o mais complicado é entrar neste modo texto, já que um sudo gdm stop não desativa tudo. Faz entrar no modo texto mas continua esse x server aí...
Eu consegui fazer isso, mas da primeira vez usei o killall xorg, nessa última aí cliquei em algo que apareceu e ele iniciou o sistema sem entrar no modo gráfico, então sem carregar o tal x server.
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #71 Online: 06 de Agosto de 2010, 14:00 »
É bem simples derrubar o GDM.
Acesse o terminal pela interface gráfica(Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:
Código: [Selecionar]
$ sudo service gdm stopIsso mata toda a atividade gráfica. Ai depois sim você da um Ctrl+Alt+F1 para prosseguir a instalação.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline andrelccosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #72 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:59 »
Olá,
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida.
Como faço pra entrar em modo texto já na inicialização do sistema?sem iniciar o gdm, já encontri como fazer mas só em definitivo gostaria de saber como fazer isso apenas uma vez.

agora  outro ( não está no assunto do tópico, mas só pra aproveitar), Mausai , vi que você usa o x64, ta tudo normal ai, instalas todos programas e plugins (flash, java)?

obrigado desde já...

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #73 Online: 07 de Agosto de 2010, 15:57 »
@andrelccosta
Acredito que se você iniciar em modo de segurança, a interface não será carregada. Nunca tentei.
Enquanto ao sistema 64-bit, tudo funciona perfeitamente e o que você não encontrá, você pode instalar
pacotes de sistema 32-bit no sistema 64-bit.
Se seu processador for compatível com o sistema e possuir pelo menos 2Gb de RAM eu recomendo o uso ;)
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04
« Resposta #74 Online: 08 de Agosto de 2010, 21:02 »
Dica executada  e funcionou sem problemas. Vlw! :)

Quando estes drivers devem chegar nos repositorios do Ubuntu? Ou melhor dizendo em que versão do Ubuntu?