Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 415597 vezes)

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #390 Online: 22 de Novembro de 2011, 22:04 »

Offline wallynm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #391 Online: 23 de Novembro de 2011, 03:33 »
Cara, muito obrigado pelo tutorial!!!
Fiquei muito feliz em ter conseguido... Eu só sugiro algumas mudanças no post original, coisas que se você pesquisar pelas paginas dos posts você encontra nos comentários. Mas por exemplo, como acessar o terminal após desativar o modo gráfico... Eu descobri ele que era ctr+alt+f1... Muita gente não sabe... Poderia deixar explicado no post principal para quem tiver dúvidas... Explicacao tambem do erro:
ERROR:You appear to be running an X server; please exit X before installing.

Pois o usuário deve desabilitar o modo gráfico...
Bom, de qualquer modo, fico feliz por ter resolvido!!!

Offline gbrennon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #392 Online: 02 de Dezembro de 2011, 20:21 »
Também tentei e nao deu nada certo....

Nas fases de desligar a interface gráfica eu nao consegui fazer nada....

Consegui fazer sem ter que sair da interface gráfica até a parte de remover o drive e o nouveau.... mas na hora de instalar o drive da nvidia nao rola...

Offline aug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #393 Online: 14 de Dezembro de 2011, 21:38 »
Caros colegas, estou tendo dificuldades em instalar o último drive NVIDIA-Linux-x86-280.13.run, depois de muitas insistências e até procurar na NVIDIA em ==> http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/280.13/README/commonproblems.html      encontrei o seguinte, o qual estou convencido que é o meu problema no tmp da máquina encontro /tmp/.X0-lock,

When I try to install the driver, the installer claims that X is running, even though I have exited X.

The installer detects the presence of an X server by checking for the X server's lock files: /tmp/.Xn-lock, where 'n' is the number of the X Display (the installer checks for X Displays 0-7). If you have exited X, but one of these files has been left behind, then you will need to manually delete the lock file. Do not remove this file if X is still running!

Segue uma tradução automática feita no Google
[ Quando eu tento instalar o driver, o instalador diz que X está em execução, apesar de eu ter saído X.

O instalador detecta a presença de um servidor X verificando arquivos do servidor X lock: / tmp / .Xn lock-, onde 'n' é o número do display X (o instalador verifica se há X Mostra 0-7). Se você tiver saído X, mas um desses arquivos foi deixada para trás, então você precisará excluir manualmente o arquivo de bloqueio. Não remova este arquivo se X ainda está em execução! ]


Ora bem se sair do ambiente gráfico com ctrl+alt+f1 navegar até à pasta tmp aquele ficheiro não aparece, se estiver no ambiente gráfico com o Nautilus ou o Dolphin lá está o ficheiro, mas se entrar por qualquer dos navegadores com gksudo não aparece, desta maneira estou impossibilitado de apagar o ficheiro como poderei contornar este problema
Devo dizer que ás vezes tenho de repetir o procedimento aqui descrito pelo colega e autor deste tópico merorafael, mas depois lá acerto e vou conseguindo
Antecipo um obrigado a um procedimento que ajude a resolver este impasse

João Fernando Machado Mão de Ferro

oi, usei <sudo sh NVIDIA* --no-x-check> para o 290 ;)

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #394 Online: 15 de Janeiro de 2012, 10:02 »
Olá. Estou pensando em fazer os procedimentos descritos nesse forum. Dei uma lida, principalmente nas postagens após 10/2011, pois uso o 11.10 64bits.

Meu PC basicamente é uma Asus M2NX, X2 5600+ e nVidia 7100GS. Quando eu usava RWin, o vídeo era bom, conseguia assistir a filmes bem (inclusive HD) ou jogar bons jogos, embora não os top (por exemplo, Trackmania, DxBall). Ou seja, esta configuração não é ruim.

Quando mudei para o Ubuntu (janeiro do ano passado, 10.10), percebi que vídeo ficou mais lento, mas como o motivo principal não era filmes ou jogos, não me importei muito (cheguei a tentar alguns jogos, desisti deles e de filmes HD, mas ainda assisto bem a filmes SD).

Passei pela 11.04 numa boa, mas, nessa 11.10, ficou muito ruim. Tenho agora um HD mais rápido, mesmo assim, o que tenho é uma interface bem empacada, dá para perceber o desempenho ruim até ao mover o mouse sobre um menu (a setinha chega antes, o item é selecionado um instante depois) ou ao minimizar, maximizar janelas (dá uma paradinha). O sdl-ball é impossível jogar (este jogo roda bem num Dell com vídeo Intel onboard.

Já testei várias versões de driver:

  • A 173 foi instalada por padrão, dá 533FPS no glxgears, fica impossível para jogar sdl-ball e tem poucos bugs.
  • A 96 dá 1050FPS no glxgears, praticamente não tem as experiências ruins da interface, fica ruim para jogar sdl-ball (essa é a melhor opção) e tem uns bugs (o desktop reinicia sozinho, às vezes loga sem o laucher do Unity etc); se não fosse pelos bugs, ficava com esta.
  • A 280, a mais nova oferecida pelo Ubuntu, fica praticamente igual à 173 em todos os aspectos, talvez levemente melhor e com menos bugs não muito importantes.
  • A 290, que instalei via um PPA, fica praticamente igual à 173 em todos os aspectos, não senti qualquer melhora, ainda que praticamente imperceptível.

Também já desinstalei, via Synaptic, o xserver-xorg-video-nouveau, que obrigou a desinstalar também o xserver-xorg-video-all, mas nada mudou (isso com a versão 280).

Estou pensando seriamente em fazer o procedimento aqui descrito, mas gostaria de tirar umas dúvidas antes, para saber se realmente se aplica ao meu caso:

  • O procedimento diz que eu não conseguiria instalar um driver, mas eu consegui instalar e desinstalar vários, via repositórios Ubuntu ou PPA; a afirmação vale só para o script baixado da nVidia? Porque se for aplicável também aos pacotes instalados via repositório, dá a impressão que eu não teria vantagem com este procedimento.
  • Desinstalar o nouveau pelo Synaptic, como eu fiz, teria o mesmo efeito?
  • Em uma análise básica e rápida, é recomendável que eu tente fazer este procedimento?

Agradeço a todos!

Offline eitapipoko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #395 Online: 18 de Janeiro de 2012, 13:04 »
Boa tarde, por favor me ajude, tô quebrando a cabeça. Já li todas as postagem, mas não consigo resolver o problema.

Já instalei o Ubuntu 11.10 no meu PC (Asus M2V Nvida 7100 (series 7) Proc. AMD 2.8ghz Mem. 2gb 667). Tá muito lento. Não consegui instalar o drive de vídeo.

Eu simplesmente travo na passo a passo quando digito o comando sudo service lightdm stop. Dá tela branca e não consigo finalizar.

O que estou fazendo de errado?

Offline alancads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #396 Online: 25 de Janeiro de 2012, 00:24 »
Alguem sabe uma magia para instalar a Nvidia Optimus ION2 do Netbook 1215N no Ubuntu 10.04 LTS Kernel 2.6.32-38 ???

Segue o Paste: http://fpaste.org/0Q7q/

Ganha Recompesa via Paypal =}

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #397 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 17:00 »
Como a maioria deve saber, a nVidia ainda não lançou nenhuma nova versão do driver de vídeo. Enquanto ao Vídeo Manager, gostaria de informar que em breve retomarei o desenvolvimento do mesmo, concluindo a próxima versão que possuirá interface gráfica e provavelmente será a ultima atualização do mesmo utilizando "linguagem de programação" Bash/Shell.

Quanto em reproduzir o software em outra linguagem mais robusta, vai depender se o mesmo ainda for um projeto importante para os iniciantes no mundo do software livre.

@alancads
Dê uma olhada nas recomendações logo ao final do tópico, tem um guia relacionado a configuração de placas de vídeo que utilizam a tecnologia Optimus.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 18:59 por merorafael »
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #398 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 18:38 »
Caros colegas

Já temos o último Driver da Nvidia o 295.20

Em : http://www.nvidia.com/object/linux-display-ia32-295.20-driver.html

JFMMF

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #399 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 23:35 »
Valeu @JFMMão de Ferro! Já atualizei no tópico guia.

Changelog da versão:
Código: [Selecionar]
Added support for the following GPU:
Tesla X2090
Fixed a bug that caused black areas to appear on the back faces of some models in Maya.
Fixed a bug that resulted in the printing of spurious loader error messages.
Fixed a bug that could cause X to crash after hotplugging displays.
Fixed a bug which caused face selections to be misrendered in Maya when using the paint selection tool.
Improved performance for interactive tools in Mudbox.
Added a "--no-opengl-files" option to nvidia-installer to allow installation of the driver without OpenGL files that might conflict with already installed OpenGL implementations.
Split the DFP configuration page in nvidia-settings into multiple tabs, allowing the controls to be displayed on smaller screens.
Fixed a bug that could cause some OpenGL applications (including desktop environments like KDE and GNOME Shell) to hang.
Fixed a bug that prevented the internal panel from working on some laptops with GeForce 7 series GPUs.
Fixed an OpenGL bug where using display lists on Fermi-based GPUs could result in missing rendering in some cases.
Fixed an OpenGL bug that caused incorrect rendering when using framebuffer objects to render to 16-bit color textures with alpha.
Fixed two bugs that caused sporadic application crashes in some multi-threaded OpenGL applications.
Fixed a bug that caused creating OpenGL 4.2 contexts with glXCreateContextAttribsARB to fail.
Fixed a bug that caused OpenGL to print
Xlib: extension "NV-GLX" missing on display ":0". when used with a non-NVIDIA implementation of the GLX X extension.
Implemented color depth 30 (10 bits per component) support for GeForce 8 series and higher GPUs.
Implemented support for constraining cursors to the visible regions of connected displays; see the "ConstrainCursor" X Option in the README for details.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline Marlong3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #400 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 18:19 »
depois dessa parte:

"
ATENÇÃO! Se você estiver utilizando Ubuntu 11.10 o comando acima será inválido,
devido a isso, ao invés de utilizar o comando acima, utilize o comando abaixo.
Código:
$ sudo service lightdm stop
Os comandos referentes a versões diferentes do Ubuntu possuirão marcado "#Ubuntu 10.04~11.04"
para Ubuntu 10.04 a 11.04 e "#Ubuntu 11.10" para Ubuntu 11.10.

Remova todas as instalações da nvidia:
Código:
$ sudo apt-get --purge remove nvidia-*

Agora vamos remover o Nouveau:
Código:
$ sudo service gdm stop #Ubuntu 10.04~11.04
$ sudo service lightdm stop #Ubuntu 11.10
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot
"


segue a imagem como fica meu terminal (ctrl+alt+F1) (a tela q era pra ser preta com as letrinhas em branco..):


da pra mexer mesmo assim, ms fica estranho desse jeito e depois q tento instalar o arquivo .run (mesmo com o terminal bugado assim) da aquela mensagem dizendo q tem o xserver rodando (sei pq essa tela tem q apertar 2vzs o enter pra tela voltar ao terminal - a mesma tela bugada) daí eu tento de volta finalizar o xserver e mesmo assim depois q tento executar o .run da a mesma mensagem dizendo q tem o xserver rodando...


alguem me ajude por favor


Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #401 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 12:02 »
Galera me tira uma duvida esse comando cd <pasta_onde_está_o_arquivo> como seria si tevesse no desktop?
 Seria cd /desktop ?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 12:04 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #402 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 13:56 »
@Francis Ricardo
Código: [Selecionar]
$ cd /home/<nome do usuário>/Área\ de\ Trabalhoou caso esteja na sua própria desktop,
Código: [Selecionar]
$ cd ~/Área\ de\ Trabalho
@Marlong3
Informe o hardware e qual versão do sistema que está sendo utilizado para que eu possa te ajudar.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #403 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 15:24 »
@Francis Ricardo
Código: [Selecionar]
$ cd /home/<nome do usuário>/Área\ de\ Trabalhoou caso esteja na sua própria desktop,
Código: [Selecionar]
$ cd ~/Área\ de\ Trabalho
@Marlong3
Informe o hardware e qual versão do sistema que está sendo utilizado para que eu possa te ajudar.

minha maquina tem ubuntu 11.10 64 bits
placa de vidio Nvidia de 512 bits
4 giga de ram

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu ja tenho a ultima atualização da Nvidia 295.20 e foi instalado via PPA, so que ta muito ruin tipo fora de foco e não si da pra ler direito, as cores não estão la essas coisas, tipo meia sinzentas.
Seja livre use Linux

Offline Marlong3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #404 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 13:06 »


@Marlong3
Informe o hardware e qual versão do sistema que está sendo utilizado para que eu possa te ajudar.


Process dualcore 1.60 ghz / 2gb mem ram
vídeo nvidia geforce 7200gs
SO linuxmint 12 (64 bit)