Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 418361 vezes)

Offline ricky-sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #375 Online: 09 de Outubro de 2011, 09:54 »
Muito bom tópico,porém no meu caso não teve solução...
as antigas placas "legacy" usam os drivers 96-XX da nvidia, que não são contemplados nessa versão do Ubuntu (11.04).

Tentei de tudo mesmo, e elas funcionaram bem até a 10.04, não testei na 10.10 , porem quando fiz uglygrade para a 11.04 parou tudo, sem compiz, sem aceleração, sem nada.

Solução: downgrade para versão do xorg que suporta o driver .... 9.10 (chato né)

PS: tive que fazer a mesma coisa em outra máquina que possui uma placa de video intel 855gm (voltei para a versão 9.10 também ... (não sei o que aconteceu na canonical, mas acho que desistiram do hardware mais antigo...), é só pesquisar na net e vcs vão verificar o mundo de procura por placas que eram suportadas com compiz e tudo, e a partir da 11.04 o negócio complicou...)

Valeu e abraços a todos.

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #376 Online: 10 de Outubro de 2011, 22:00 »
Nova versão do driver disponível(285.05.09) lançado em 05/10/2011.
Recomendo a atualização... link para download disponível no guia.

Galerinha, em relação ao Video Manager, só não terminei de desenvolver
ainda a nova versão porque estou aguardando o lançamento da release final
do Ubuntu 11.10 e Fedora 15. Quero que ele seja compatível a essas releases
que já estão praticamente ai, sendo lançadas...
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #377 Online: 10 de Outubro de 2011, 22:02 »
Muito bom tópico,porém no meu caso não teve solução...
as antigas placas "legacy" usam os drivers 96-XX da nvidia, que não são contemplados nessa versão do Ubuntu (11.04).

Tentei de tudo mesmo, e elas funcionaram bem até a 10.04, não testei na 10.10 , porem quando fiz uglygrade para a 11.04 parou tudo, sem compiz, sem aceleração, sem nada.

Solução: downgrade para versão do xorg que suporta o driver .... 9.10 (chato né)

PS: tive que fazer a mesma coisa em outra máquina que possui uma placa de video intel 855gm (voltei para a versão 9.10 também ... (não sei o que aconteceu na canonical, mas acho que desistiram do hardware mais antigo...), é só pesquisar na net e vcs vão verificar o mundo de procura por placas que eram suportadas com compiz e tudo, e a partir da 11.04 o negócio complicou...)

Valeu e abraços a todos.

Teve boatos de que a nVidia iria atualizar os drivers antigos para serem suportados nas versões atuais do X.Org. Mas considerando que para necessitar da utilização de um driver tão ultrapassado, seria mais interessante se você pudesse trocar para uma placa de vídeo nova. Inclusive tem placas de baixo custo ideais para quem utiliza o computador apenas para tarefas cotidianas e não como um vídeo-game ambulante.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline FuhFuh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #378 Online: 12 de Outubro de 2011, 14:05 »
Quem fez o topico devia ter atenção que amanha vem a versão 11.10 e o processo altera-se de

sudo service gdm stop

para

sudo service lightdm stop
Ubuntu 10.04 32 Bits - Kernel Omnislash

Offline alexandredias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #379 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:44 »
Vou tentar aqui com a dica do usuário a cima.

Enfim, nunca dá certo quando eu tento... Qualquer coisa eu posto o erro.

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #380 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:21 »
@FuhFuh
Vou fazer essa alteração depois. Eu ainda não tô entendendo o fato da Canonical utilizar o Gnome 3 como base desse novo Unity, acho que perdeu por enquanto pelo menos, totalmente o sentido da interface gráfica. :(
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #381 Online: 16 de Outubro de 2011, 09:58 »
Depois que instalei o natty só tive problemas.

Não consegui mais instalar o driver proprietário, no reboot só fica interface texto, desde o maverick markeet que eu só consiguia atualizar até a versão do driver NVIDIA-Linux-x86-260.19.44.run. Embora no site da Nvidia minha placa teoricamente suportaria os drivers proprietários.

Ok minha VGA é ruim, mas no natty nem isso consegui fazer.

Não consegui instalar as novas versões de java jre e jdk. O Firefox 7 dá mensagem de java não instalado.

Interface gráfica travando, pacotes antigos como o stardict 3.0.1 travando e não funcionando.

A firestarter não funciona mais nessa versão e eu não consegui configurar a UFW, achei difícil, além do que não sei como habilitar as portas necessárias. Deixei desabilitada. Dizem que é muito fácil de configurar mas tem de ter alguma experiencia em rede e segurança e eu não tenho o conhecimento necessário.

Instala um programa, dá problema, instala um tema que não está no synaptic (antes funcionava legal) e não funciona. Se quiser mudar algum som como desktop.login.ogg, tem de dar permissão (comandos como o chmod e chown  podem arruinar  o sistema), antes era só seguir o tutorial de um tema de som e dava certo, agora tudo que instala nas pastas do diretório root tem de dar permissão, algo perigoso para gente como eu, por mais que eu leia sobre o assunto na prática é bem diferente o uso de tais comandos.

Parece que os tutoriais da internet estão desatualizados para o Natty.

Não consigo instalar nada pelo wine e o que diz nos tutoriais não funciona.

Não consegui usar compiz, emerald, mas sou obrigada a colocar na inicialização o fusion icon ou reinicia sem efeito visual,  com janelas sem bordas e tamanho reduzido.

Se trava e dá Alt+Print+k, perde até os downloads do Uget. E como trava.

Será que meu hardware está muito velho ou deficiente que não dá para o natty?

Tive que reinstalar umas 7 vezes por burrices que fiz e tive de limpar quase tudo da pasta home (partição separada) ou depois da instalação ficava só a tela com wallpaper  travado.

Sou muito ansiosa, gosto de mexer nas coisas (é o que mais gosto de fazer no meu PC), mas tiradas as minhas burradas, mesmo depois de uma instalação limpa, inicia com problemas que ao tentar corrigir gera outro e assim por diante.

Tem de ter cuidado com o que se instala mesmo dos repositórios oficiais, pois se um aplicativo conflitar com algo do sistema, algo deixa de funcionar como a impressora.

Nem vou mais tentar instalar software Nvidia proprietário até ver como vai ficar o oneiric oncelot para outros usuários e talvez fazer o upgrade caso a versão 11.10 se mostre menos problemática.

E também, pode ser que o problema esteja comigo ao invés da versão. Mas no Maverick Meerkat  eu conseguia resolver problemas.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline jleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #382 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:25 »
Não estou conseguindo fazer a instalação, aparece o seguinte erro:

ERROR: The Nouveau kernel driver is currently in use by your system.  This
       driver is incompatible with the NVIDIA driver, and must be disabled
       before proceeding.  Please consult the NVIDIA driver README and your
       Linux distribution's documentation for details on how to correctly
       disable the Nouveau kernel driver.
WARNING: The modprobe configuration file to disable Nouveau,
         /etc/modprobe.d/nvidia-installer-disable-nouveau.conf, is already
         present.  Please be sure you have rebooted your system since that file
         was written.  If you have rebooted, then Nouveau may be enabled for
         other reasons, such as being included in the system initial ramdisk or
         in your X configuration file.  Please consult the NVIDIA driver README
         and your Linux distribution's documentation for details on how to
         correctly disable the Nouveau kernel driver.
ERROR: Installation has failed.  Please see the file
       '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find suggestions
       on fixing installation problems in the README available on the Linux
       driver download page at www.nvidia.com.

E ja fiz o passos

$ sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
blacklist vga16fb
blacklist nouveau
$ sudo service gdm stop
$ sudo apt-get --purge remove nvidia-*
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ sudo reboot

Editado:
Consegui resolver esse problema no site https://wiki.ubuntu.com/X/Troubleshooting/Nouveau

"During boot hold down the shift key to get to the grub menu. Press the 'e' key to edit the boot command, and go down to the "kernel" line. Add "nouveau.modeset=0" to the end of the line containing "quiet splash", then press Ctrl+x to boot. Nouveau will be disabled for this boot"

A noticia ruim é que depois da intalação o sistema não entrava nem em modo texo. Solução: voltei pro ubuntu 10.04
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 22:33 por jleo »

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #383 Online: 20 de Outubro de 2011, 14:32 »
Olá jleo
Estou achando que vc está colocando o drive errado...
Dá uma olhada , o primeiro link é p/ um tipo de placa , o segundo link já é o drive de outras....
Fiz o meu aqui porém estou de Debian 6 agora , não tentei de ubuntu mais é só fazer como root que dá na mesma...

Dá uma olhada , usei uns comando desse post......
Fiz no Debian enh!talvez dê certo no ubuntu pq já coloquei com o comando sh

Baixei o drive da NVIDIA-Linux-x86_64-285.05.09.run 
Instalei as dependências:
Dependêncas binutils
Gcc
cc
 

gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
Adicione no final da linha :

blacklist vga16fb
blacklist nouveau

Dê o comando ;
apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
reboot


De principio não achei o xorg.conf , então dei um ctrl+alt+F1 (modo texto)
Em seguida entrei como root e finalizei o modo gráfico com o comando
#/etc/init.d/gdm3 stop   (eu uso gnome ,caso use kde use kdm3 no lugar de gdm3 )

E então dei o comando #x -configure
Logo acima após dar o comando aparecerá o caminho que foi feito o xorg , dê um cp xorg.conf.new /etc/x11/xorg.conf

Pois meu xorg aparecia somente como root,não conseguia saber se a placa aparecia no xorg sem ve-lo ,no usuário não tinha,então resolvi assim e olhei lá e vi , pois já constava o nome da placa como abaixo ,então mandei vê.
Driver      "nv"
   VendorName  "nVidia Corporation"
   BoardName   "G92 [GeForce 8800 GT]"
   BusID       "PCI:1:0:0"
Baixei o drive NVIDIA-Linux-x86_64-285.05.09.run e dei um

#chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-285.05.09.run
#sh NVIDIA-Linux-x86_64-285.05.09.run
Pronto , fez algumas perguntas se deseja usar as novas versões de compilação do debian 6 ,eu coloquei que sim e foi que foi!Instalou perfeitamente!

Adicionando controlador de clock:
#gedit /etc/X11/xorg.conf
Na secção
Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
    Option "Coolbits" "1"
EndSection
Foi adicionado o Option "Coolbits" "1"

Na Central de aplicativos foi adicionado o
nvclock
e Após instalar execute;
$ nvclock_gtk


Quebrei a cuca aqui para instalar o drive do site oficial da NVIDIA atualizado na versão 2.85 (atual) ,olhando outros tipos de tutorias muito complicado , caso houver algum errinho que me corrigam para melhor o tutorial.
Boa sorte pra todos!





Offline ademirborgesjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #384 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:10 »
Quem fez o topico devia ter atenção que amanha vem a versão 11.10 e o processo altera-se de

sudo service gdm stop

para

sudo service lightdm stop


Verdade acabo de instalar o driver no ubuntu 11.10 e a unica coisa q mudei foi o comando e deu tudo certinho.
Obrigado a todos.

Offline hiure

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #385 Online: 12 de Novembro de 2011, 01:03 »
Olá galera eu estou a dias tentando instalar a minha placa de vídeo nvidia ( a minha é uma GT 540m) e eu segui os passos descritos de maneira muito brilhante aqui pelo @merorafael mas não tem dado certo.. normalmente eu resolvo os meus problemas lendo as dúvidas de outros membros e de outras fontes da net e raramente eu posto alguma coisa pois isso sempre resolver... Mas dessa vez realmente a coisa não ta dando certo e tive que vim aqui pra escrever...
Uma das coisas q eu tentei foi instalar dois sistemas o ubuntu 10.04 e o 11.04, achando que por não ter funcionado em um funcionaria em outro, pois pra mim o mais importante seria a nvidia estar rodando... mas não deu certo!  >:(
No 10,04 quando eu reinicio o sistema aparece uma mensagem dizendo se eu realmente quero iniciar o ubuntu quando eu coloco q sim ele da algumas opções mas a única q aceita é a de iniciar em uma baixa resolução, e quando eu vou no nvidia-setings ele avisa q tem algum problema no server X
No 11.04 acontece algo similar, ao reiniciar ele da uma mensagem de que o driver da placa não é compativel com o Unity , e quando eu entro no nvidia-setings ele da a mensagem "You do not appear to be using the NVIDIA X driver.  Please edit your X configuration file (just run `nvidia-xconfig` as root), and restart the X server."

Bom eu realmente não sei o que acontece pois pelo q eu li ninguém teve esse problema aqui... o que eu imagino é que como o meu notebook é um Samsung RF411 e ele vem com duas placas a GT 540m e uma placa dessas da familia intel e isso pode ta influenciando de alguma maneira, mas eu já não consigo achar nada no google e nem ter mais ideias pra resolver esse problema... ???

Peço a ajuda dos amigos aqui pois eu já estou num ponto desesperador pra resolver isso... acho que vcs sabem do que eu to falando...rsrs

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.04
« Resposta #386 Online: 13 de Novembro de 2011, 09:33 »
hiude
Citar
(just run `nvidia-xconfig` as root)
Ele está pedindo para vc editar como root , loga como root , altere e salve e reboot , ou abra o painel pelo comando como root que dá também , pq fiz aqui , os efeitos só surgirão após dar o aplicar dentro do painel da nvidia e rebootar.
No caso mesmo depois de instalado o soft da nvidia parece que não salva no xorg como deveria , pelo menos aqui , tive que entrar e ajustar e salvar para reiniciar e funcionar...(dessa vez fiz de ubuntu 11.10),não esquecendo do inicio do tópico sobre os drivers que são 32 e 64 bits , se colocar o errado aí pum!rs
Boa sorte

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10
« Resposta #387 Online: 22 de Novembro de 2011, 21:43 »
Guia atualizado de acordo com as necessidades para instalação do driver no Ubuntu 11.10.
Nova versão do NVIDIA Driver disponível(lançado em 22/11/2011), recomendo atualização.
Em breve, versão 2.0 do "Guia geral NVIDIA" no Fórum Meroproj(comunidade do autor, http://forum.meroproj.com).
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #388 Online: 22 de Novembro de 2011, 21:53 »
Atualizei hoje cedo , ia te avisar e acabei esquecendo , maus aí..
Versão 290 nee...(meu ubuntu tah zuado tentando instalar o kernel versão 3.0.0.13 pelo apt-get upgrade,acabei esquecendo de avisar)

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~11.10 - 1.0
« Resposta #389 Online: 22 de Novembro de 2011, 21:58 »
Bastante upgrades interessantes nessa versão, mesmo com a AMD começando a correr atrás nos drivers para Linux, a nVidia continua a melhor da minha opinião  ;D
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/