Autor Tópico: [Problema] Teclado Numérico não funciona  (Lida 11647 vezes)

Offline Bertozzi72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
[Problema] Teclado Numérico não funciona
« Online: 11 de Junho de 2010, 07:52 »
Estou utilizando o Ubuntu 10.04, em Sistema/Preferências/Teclado/Disposições está Brasil, em Modelo de Teclado está PC Genérico de 101 teclas, o meu teclado é da marca Satellite int, mas não está funcionando o Teclado Numérico (aquele do lado direito). Alguém poderia me socorrer?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2010, 08:03 »
Nessa mesma aba, tem um botão a dizer opções. Experimente alterar as opções da linha "Numeric Keypad delete behavior".

Atenção o problema pode também estar apenas relacionado com a activação da opção própria dos teclados chamada "Num Lk" que bloqueia os números. Essa opção é própria do teclado (e nada tem a ver com Linux ou Windows), procure o botão e clique nele!

Offline Bertozzi72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2010, 18:35 »
Nessa mesma aba, tem um botão a dizer opções. Experimente alterar as opções da linha "Numeric Keypad delete behavior".

Atenção o problema pode também estar apenas relacionado com a activação da opção própria dos teclados chamada "Num Lk" que bloqueia os números. Essa opção é própria do teclado (e nada tem a ver com Linux ou Windows), procure o botão e clique nele!

A tecla Num Lock está ativada. Tentei todas as opções da opção "Numeric Keypad Delete Key Behavior", mas nenhuma delas funcionou.
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2010, 21:22 »
Penso que a aplicação inteligente de descoberta do teclado não existe no Ubuntu depois de instalado. No entanto ela existe aquando da instalação do Ubuntu. Por isso, como último recurso, recomendo que volte a inserir o liveCD do Ubuntu, e faça o início da instalação do Ubuntu apenas para fazer uso da referida aplicação inteligente.

Essa aplicação inteligente irá fazer-lhe algumas perguntas e você deverá responder. No final ela irá descobrir qual é o seu teclado. Depois basta cancelar a instalação, voltar a arrancar com o seu Ubuntu normal e escolher o teclado que a referida aplicação sugeriu!

Atenção, se calhar essa aplicação existe no Ubuntu, no entanto não tenho conhecimento da sua existência a não ser através da instalação do ubuntu.

Offline Bertozzi72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2010, 21:16 »
Caro Claudio,
Tentei fazer como me disse. Coloquei o liveCD para que ele pudesse reconhecer o teclado, mas mesmo assim, não está funcionando. No Windows funciona normalmente. Você teria alguma outra idéia?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2010, 19:33 »
sinceramente não sei qual será o problema :\

Offline agrp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2010, 09:04 »
Cláudio, ve se não é isso:

Em Sistema - Preferências - Teclado - Teclas de Mouse: Desabilitar a caixa 'Permitir controlar o ponteiro usando o teclado'

Offline aldumon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2010, 00:49 »
Me permitam entrar neste espaço. Afim de expor o que tenho percebido:
Em função do que vejo, nesta última versão - 10.04 LTS - , os problemas deixaram de ser a desconfiança em relação ao Sistema Operacional e até mesmo quanto a aprender a lidar com esta poderosa e flexível ferramenta e, passaram a ser, principalmente, "o não reconhecimento por determinados softwares do Ubuntu 10.04 para alguns hardwares. Dificultando a "vida" destes e até fazendo com que alguns retornem a versão 9.10. Não por este - 10.04 - ser menos eficiente, muito ao contrário, exceto por este problema, quero parabenizar aos desenvolvedores e colaboradores, é de impressionar. A evolução foi "10" , ou melhor, "10.04". Mas precisamos ter máquinas funcionando adequadamente. Até porque temos tido bons suportes e tutoriais simples de compreender além, é claro, de outras ferramentas eletrônicas de esclarecimentos disponíveis, tanto aos novos quanto aos mais "antigos" usuários, por parte de profissionais como; Cláudio, Alarcon e todos os outros. Esperamos que esta evolução, tanto no suporte como na linguagem mais simples que vem sendo utilizada seja observada pela Canonical, não só antes, mas e principalmente depois da distribuição.
Um abraço e vamos batalhar!

 

Offline blackbird

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2010, 13:22 »
oi pessoal instalei esse novo ubuntu na minha maquina virtual, mas o teclado não funciona, versões anteriores funcionava de boa, eu so novato no assunto linux nunca tive problema na instalação
mas dessa vez ta ruin a coisa, tem alguma messagem que passa muito rápido idioma só tem em inglês.
não e preguiça de pesquisar mas no minimo teclado era pra pegar. :'(

libonati

  • Visitante
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2010, 19:31 »
oi pessoal instalei esse novo ubuntu na minha maquina virtual, mas o teclado não funciona,
Aperta a tecla control do lado direito do teclado para entrar com o mouse na máquina virtual o.


Citar
Bertozzi72

O teclado é usb ou ps2?
O linux dificilmente deixa de reconhecer os periféricos básicos. Seu teclado deve estar indo pro béléléu. Confirma a conexão no computador.
Vê se acha algo como o exemplo abaixo com o comando lspci ou lsusb. Posta só a parte do mouse
 
Citar
2.010163] generic-usb 0003:045E:00CB.0001: input,hidraw0: USB HID v1.11 Mouse [Microsoft  Microsoft Basic Optical Mouse v2.0 ] on usb-0000:00:02.0-1/input0
[    2.010186] usbcore: registered new interface driver usbhid....

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: [Problema] Teclado Numérico não funciona
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2010, 13:12 »
Tive hoje o mesmo problema, que foi resolvido da seguinte maneira:

- preferências;
- teclado;
- teclas do mouse;

desabilitei a opção "permitir controlar o ponteiro usando o teclado"

Peguei esta dica em um outro tópico, neste mesmo fórum, e agora verifique que, neste mesmo tópico, o forista agrp também havia mencionado.
Na verdade, eu não queira controlar o ponteiro, apenas usar o teclado numérico - de qualquer forma, tudo voltou ao normal.
Gostaria também de saber qual a causa da desabilitação espontânea, já que até ontem tudo funcionava normalmente. Hoje é que o problema "apareceu".
Ainda bem que tinham postado a solução!

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 14:48 por alevian »
Linux User 586375