Autor Tópico: Parece impossível gravar DVD multisessão no Linux (Ubuntu) .  (Lida 5028 vezes)

Offline RAA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Parece impossível gravar DVD multisessão no Linux (Ubuntu) .
« Online: 14 de Maio de 2010, 16:46 »
    Já pesquisei em vários foruns , inclusive aqui . Fiz as seguintes tentativas : Todo o processo no Brasero , Iniciado no Brasero e continuado no K3b , tudo no K3b em modo todo automático , K3b marcando "Start Multsession" e "continuar multisession" , tentativas com o "gnomebaker" e todas as tentativas anteriores com dvd gravado inicialmente em multisessão no Windows . Tentei várias configurações nos programas , marcando e desmarcando caixas de configuração e nada . As tentativas foram feitas com dvdr e dvdrw .
    Conclusão : dvd não abre , gravações fracassadas e ou perda de dados , em um único caso quando fiz a primeira gravação no "Brasero" e continuei a gravar arquivos no "K3b" em modo "automático" deu certo , mas ao repetir o processo não deu certo , mesmo após várias tentativas .
    Como percebo que este é um problema crônico no Linux , pois existem vários tópicos sem solução para o problema , sugiro que os desenvolvedores destes programas consigam solucionar esta falha , pois não confio em gravar multisessão no Linux . Destaco que esta é uma das poucas coisas que o Linux não faz , ou se faz é com falhas e pouco confiável ( nada é perfeito ) . O mesmo acontece com outros Linux , não é problema exclusivo do Ubuntu .
    Atualmente estou usando Ubuntu 10.04 , Biglinux 4.2 e Resulinux .

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Parece impossível gravar DVD multisessão no Linux (Ubuntu) .
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2010, 17:50 »
Por isso que eu uso o NeroLinux no meu Debian, as gravações funcionam em qq máquina, seja nova, continuada ou fechada. Se eu pegar um dvd ou cd com multisessão já reconhece tudo na boa, mesmo se feito em outros programas; nesse caso (feito em outros programas) nem sempre funciona, mas pra isso há "os outros" programas presentes no sistema.

Multisessão dá, portanto...  ;D

Já pesquisei em vários foruns , inclusive aqui . Fiz as seguintes tentativas : Todo o processo no Brasero , Iniciado no Brasero e continuado no K3b , tudo no K3b em modo todo automático , K3b marcando "Start Multsession" e "continuar multisession" , tentativas com o "gnomebaker" e todas as tentativas anteriores com dvd gravado inicialmente em multisessão no Windows . Tentei várias configurações nos programas , marcando e desmarcando caixas de configuração e nada . As tentativas foram feitas com dvdr e dvdrw .
    Conclusão : dvd não abre , gravações fracassadas e ou perda de dados , em um único caso quando fiz a primeira gravação no "Brasero" e continuei a gravar arquivos no "K3b" em modo "automático" deu certo , mas ao repetir o processo não deu certo , mesmo após várias tentativas .
    Como percebo que este é um problema crônico no Linux , pois existem vários tópicos sem solução para o problema , sugiro que os desenvolvedores destes programas consigam solucionar esta falha , pois não confio em gravar multisessão no Linux . Destaco que esta é uma das poucas coisas que o Linux não faz , ou se faz é com falhas e pouco confiável ( nada é perfeito ) . O mesmo acontece com outros Linux , não é problema exclusivo do Ubuntu .
    Atualmente estou usando Ubuntu 10.04 , Biglinux 4.2 e Resulinux .
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline RAA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2010, 05:08 »
Mas o Nero é pago . Precisamos de alternativas gratuitas .

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2010, 07:06 »
Mas aí é que está, se tem programas de qualidade no Linux que sejam pagos, qual o problema em pagar para usar? É um incentivo para que desenvolvam outros produtos, quer um exemplo? Minha impressora safada Canon IP1200 não funciona em nenhuma versão de Linux, tudo que testei faz com que a impressora acenda a luz de impressão e depois para. Aí achei um driver chamado TurboPrint (na versão 1.96) e estava funcionando sem problemas até a versão 9.04 do Ubuntu (no Debian Lenny ainda funciona), se eu tiver que atualizar o Debian para o Squeeze ou para o Ubuntu 9.10 ou 10.04, tenho que usar a versão 2.x do TurboPrint, então o que fazer? Comprar uma impressora nova, ficar na versão do Linux em que ela funciona ou comprar o driver que funciona?

Entendeu o esquema? Se a solução paga funciona, não vejo problema nisso, não é pq é Linux que tem que ser de graça... Ah, sim, há a opção de crackear o programa também, hehehehehe...  ;D

Mas o Nero é pago . Precisamos de alternativas gratuitas .
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 07:08 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline RAA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2010, 08:12 »
    Quem usa Linux prima pela liberdade e segurança sem estar preso a licenças e tudo o mais . Lembro que para Windows existem alternativas de programas gratuitos que funcionam muito bem .
    Que mal existe em se melhorar programas que são muito bons como o Brasero e K3b resolvendo suas falhas ?
    É dessa forma que o linux se desenvolveu e chegou onde chegou . Uso Linux a aproximadamente 2 anos desde o Kurumin 7 e todos nós que usamos Linux sabemos como este sistema operacional tem se desenvolvido . Como disse no início do tópico , hoje quase tudo funciona no Linux e em muitos casos até melhor que no Windows , mantendo uma das suas características mais importantes , "livre" e na maioria dos casos gratuito . Esta é a marca registrada do nosso Linux e espero que continue assim , pois se não for assim , infelizmente ele acabará .
    Não é tão bom quando precisamos de um sistema operacional , acessamos um site e baixamos aquele de nossa preferência sem precisar assinar contratos e mais contratos e de pagar uma bagatela por um sistema ?
    Meu objetivo em abrir este tópico é o de ajudar com a comunicação de uma falha que existe no sistema para que o Linux melhore cada vez mais . Basta uma pequena pesquisa na Web para vermos que este é um problema que aflige vários usuários , talvez a todos . Não condeno aqueles que procuram programas pagos para resolver as limitações de um sistema qualquer , por isso o Linux é "livre" e não apenas gratuito , este é o seu princípio , é a opção de cada um . "Liberdade e segurança ... sempre" - esse é o lema . ;) 

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2010, 08:21 »
Falou e disse, é bem por aí mesmo... Mas entre ficar sem determinado recurso ou pagar para tê-lo, acho que o usuário não vai querer abrir mão da produtividade e ficar sem o recurso que precisa. Olha que exemplo maneiro, outro dia eu instalei o Mandriva com Gnome e estavam faltando codecs de áudio e vídeo, apareceu uma janela perguntando se eu queria instalar os codecs e fui presenteado com um programa onde pedia para eu pagar pra instalar os codecs. Nesse caso, como sei que dá pra instalar codecs na mão, vou pagar pra quê? O engraçado é que o Mandriva com KDE não me foi apresentado nenhuma janela pedindo para pagar alguma coisa, inclusive já vinha com todos os codecs necessários para ver/ouvir vídeo e áudio.

Quem usa Linux prima pela liberdade e segurança sem estar preso a licenças e tudo o mais . Lembro que para Windows existem alternativas de programas gratuitos que funcionam muito bem .
    Que mal existe em se melhorar programas que são muito bons como o Brasero e K3b resolvendo suas falhas ?
    É dessa forma que o linux se desenvolveu e chegou onde chegou . Uso Linux a aproximadamente 2 anos desde o Kurumin 7 e todos nós que usamos Linux sabemos como este sistema operacional tem se desenvolvido . Como disse no início do tópico , hoje quase tudo funciona no Linux e em muitos casos até melhor que no Windows , mantendo uma das suas características mais importantes , "livre" e na maioria dos casos gratuito . Esta é a marca registrada do nosso Linux e espero que continue assim , pois se não for assim , infelizmente ele acabará .
    Não é tão bom quando precisamos de um sistema operacional , acessamos um site e baixamos aquele de nossa preferência sem precisar assinar contratos e mais contratos e de pagar uma bagatela por um sistema ?
    Meu objetivo em abrir este tópico é o de ajudar com a comunicação de uma falha que existe no sistema para que o Linux melhore cada vez mais . Basta uma pequena pesquisa na Web para vermos que este é um problema que aflige vários usuários , talvez a todos . Não condeno aqueles que procuram programas pagos para resolver as limitações de um sistema qualquer , por isso o Linux é "livre" e não apenas gratuito , este é o seu princípio , é a opção de cada um . "Liberdade e segurança ... sempre" - esse é o lema . ;) 

Offline RonaldoRG

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2010, 08:59 »
Já perdi muitos dados gravando em multisessão no Nero no windows, as vezes gravo em outro gravador e quando vou gravar novos dados pelo nero, ele não reconhece os anteriores e ai já foi. Isso não é um problema só do linux ou do braseiro ou do k3b. Já gravei em multisessão algumas vezes no braseiro e funcionou. Esse negócio de gravar em multisessão é um remendo danado que as vezes pode acontecer isso, mas claro que deveria ser melhorado.
Ubuntu 12.04

Offline irtigor

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2010, 09:17 »
multisessão é um remendo danado que as vezes pode acontecer isso

Concordo, não uso multi-sessão. Se os arquivos não valem 1 real para eu "gastar" um DVD eu simplesmente não gravo, ou espero juntar o suficiente para compensar. Se você precisa de algum arquivo "na mão" para trabalhar em vários lugares também existem saídas melhores que usar um DVD multi-sessão. Se mesmo assim você prefere usar um DVD, pode dar uma olhada em "gnomebaker" que talvez funcione, já que eu nunca precisei usar, o brasero atende a todas as minhas necessidades.

Offline RAA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2010, 18:47 »
    Já perdi dados no Nero também , porém foi acontecimento raro , atualmente tenho usado o "Free Easy CD DVd Burner", programa gratuito com o qual eu nunca perdi dados em multisessão ,o que acontece , às vezes , é após terminar uma gravação tem que reiniciar para reconhecer os arquivos .
    Começar gravar um multisessão em um programa e continuar em outro é bastante arriscado devido a conflito entre programas .
    Se um programa oferece o recurso de multisessão este recurso deve funcionar , pelo menos na grande maioria das vezes .
    Brasero , K3b , Gnomebaker são programas muito bons , porém DVD multisessão deveria funcionar em todos , já que oferecem este recurso .
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 22:09 por RAA »

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2010, 00:05 »
RAA, este foi o meu 1º tópico no fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56893.msg323527.html#msg323527

Eu gravei uma sessão no nero, outra sessão no brasero. Eu conseguia ler e acessar perfeitamente os arquivos.
Na terceira sessão simplesmente num consegui mais acessar as duas primeiras! Como se tivessem sido apagadas.

Não dá pra saber ao certo o que houve, e o tópico nunca foi resolvido.
Pra mim o jeito foi usar pendrive, só usar CD quando for preencher quase totalmente os 700MB.

Eu na época nem conhecia o cdrecord, mas talvez com ele funcione, primeiro é só instalar:
 $ sudo apt-get install cdrecord
Depois siga este tutorial:
"Para gravar CDs em modo multisessão, com o comando cdrecord, é importante que alguns passos sejam observados.

1. Todas as sessões de gravação devem usar a flat -multi, do comando cdrecord, a não ser a última vez, quando então o CD será finalizado.

2. Para a criação da primeira imagem, use o comando mkisofs, como no exemplo a seguir:

mkisofs -J -L -R -o backup.iso backup

backup é o nome do diretório onde se encontram os arquivos a serem gravados no CD. O nome backup não aparecerá no conteúdo do CDROM, somente o seu conteúdo.

3. Grave agora a imagem do CDROM:

cdrecord dev=/dev/sr0 -v -multi -data speed=52 driveropts=burnfree -eject backup.iso

4. Para a criação da segunda imagem, precisamos determinar onde começa o espaço livre no CD:

cdrecord dev=/dev/sr0 -msinfo
        0,12639

5. De posse desta informação, criamos então a segunda imagem a ser gravada no CDROM:

mkisofs dev=/dev/sr0 -J -L -R -o backup.iso -C 0,12639 backup

6. Gravamos então esta segunda imagem:

cdrecord dev=/dev/sr0 -v -multi -data speed=52 driveropts=burnfree -eject backup.iso

Observações

1. Nos exemplos acima foi usado para a gravação o dispositivo /dev/sr0. Este valor é variável de acordo com o sistema. Em sistemas GNU/Linux este valor é determinado automaticamente durante a instalação pela maior parte das distribuições e pode ser obtido consultando-se o arquivo /etc/fstab de seu computador.

2. Para a gravação de novas imagens o procedimento é semelhante. Apenas na última gravação deve-se omitir a flag -multi, para fechar o CDROM. "
fonte:http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20051011.php

Outra coisa, se tiver dúvidas quanto ao uso do cdrecord dá uma olhada no vivaolinux, tem muita coisa lá sobre o programa.
Espero que funcione!
 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.