Autor Tópico: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx  (Lida 33058 vezes)

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Olá, pessoal, estou num dilema!

Um casal de amigos meus tem um computador já com uns 4 ou 5 anos de uso, eles rodam Windows XP, ele é pastor da minha igreja e assistente na faculdade teológica e ela é professora do ensino fundamental, por isso ambos precisam compartilhar muitos documentos, preparar estudos, palestras, aulas, pegar pen-drives de alunos e membros pra avaliar trabalhos, etc... Daí já viu, o computador deles está inoperante principalmente por conta de vírus, além do fato de que não é aquela máquina, não tem nem 512 MB de RAM direito.

Bem, como todos os meus amigos sempre fazem, eles me pediram pra dar um jeito, formatar... Eu consegui convencê-los a usar Ubuntu (mesmo porque não uso mais Windows, meu DVD da versão original do Vista que veio com o notebook nem sei onde está, tampouco instalaria uma versão alternativa porque é crime e pecado, além do que não vai resolver o problema deles, logo logo estarão com a máquina inviável novamente) então pra eles, no caso to pensando em colocar uma versão mais leve da família, o Lubuntu.

Até aí tudo bem, a questão é que eles têm um Modem Claro 3G Huawei E1553, e eu não consegui fazê-lo funcionar. Peguei vários tutoriais, scripts, e trouxe ela aqui pra casa pra testar no meu Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, mas todas as tentativas não foram bem sucedidas e o computador ainda continua achando que o modem é um pen-drive.

Alguém teria uma solução?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 12:55 »
Vc já tentou mandar ejetar o pendrive, pra ver se ele passa pro modo "modem"? O comando pra isso é "eject sr1".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 15:51 »
Sim, já!

Eu já tinha visto essa dica, mas não funcionou!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 19:17 »
Mostre as 10 últimas linhas do comando "dmesg" após conectar o modem, e após executar o comando "eject sr1".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aliadam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2010, 02:43 »
Olá.

Vai a dica para quem tem esse modem e o serviço Claro 3G.

O Lucid Lynx - 10.04 não reconhece esse modem ao ser plugado na entrada usb. Também não adianta desmontá-lo. A situação é outra e simples.

Vários sites e foruns indicam a instalação dos pacotes "usb-modeswitch", "usb-modeswitch-data" e "modemmanager".

Pois bem. O "modemmanager" já vem instalado no Ubuntu. Os outros dois não, e isso é o cerne da questão. São eles que reconhecem os modems 3G. Infelizmente, não estão presentes no LiveCD, mas eu e vários outros já nos posicionamos no Lauchpad pedindo a inclusão nativa, pois essencial nos dias de hoje.

Então, a simples solução é instalar os dois pacotes e, a partir daí, esse modem 3G é reconhecido ao ser plugado no usb, não precisando ser desmontado para funcionar, e o instalador do network-manager faz a instalação correta do serviço Claro 3G.

Agora a parte sobrenatural da coisa: se plugar o pendrive-3G-E1553 diretamente no notebook, ele fica desconectando a cada 1 ou 2 minutos e não reconecta automaticamente, mesmo configurado no network-manager para tal. Existem dicas para outros modems 3G na net, mas não resolveram. Vi dicas para esse problema de conexão/desconexão como esta para o E160 (número mais aproximado do meu modem):

Editar o arquivo /etc/ppp/options e acrescentar ao final do arquivo depois de
# ---<End of File>---
"asyncmap 0xa0000
mru 1500
refuse-chap
ipcp-max-failure 30"

Não funcionou.

Aí observei que o lsusb indicava que ele era um "E620" ao invés de "E1553", tentei inúmeras dicas para o referido modelo e também não deu certo.

Por fim, já meio que aceitando que teria que ficar reconectando manualmente a cada 1 ou 2 minutos a minha conexão Claro 3G (também vi escrito em algum lugar que isto era problema de sinal) até que surgisse uma solução para tal problema, eis que ela pintou de maneira inesperada...

Ao usar o cabo extensor usb que veio com o modem o sinal ficou estável.  ??? ??? ??? Sinistro... Deve ter alguma explicação física, química, matemática... mas eu é que não vou ficar lucubrando aqui.

Enfim, para que ninguém ache que é mera coincidência, não tive mais nenhuma desconexão em horários diferentes e em locais diferentes e distantes em Curitiba.  ??? :D

É isto, solução muito simples para um problema que parecia gigantesco.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2010, 03:08 »
Aliadam, esse problema do modem ficar conectando/desconectando a intervalos regulares pode ser resolvido com a opção "usar ppp-echo" (não sei se é exatamente assim). Se ele estiver desconectando por inatividade, pode resolver.

Mas continuo esperando a resposta do Pedro Araújo, pra tentar entender o que acontece com o modem dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline barbas99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2010, 11:34 »
Meu caro

Experimente este link.

http://almalivre.wordpress.com/sobre_mim/

Funciona no 10.04.


Boa sorte

Offline silva.luis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2010, 19:45 »
Aliadam, será que esses programas funcionam usando o celular como modem usb?

Offline joelgsf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2010, 19:22 »
Bom eu uso o modem 3G da Huawei já há algum tempo com o Ubuntu 9.04. Para conseguir que funcionasse sem problemas tive que utilizar o wvdial (usando no NetworkManager a conexão caía frequentemente e não reconectava automaticamente). Mudei recentemente para o Ubuntu 10.04 e, para minha surpresa, o NetworkManager está funcionando perfeitamente com ele. Não acredito que haja alguma diferença significativa, mas minha conexão é Vivo, não Claro. A propósito, se eu ejetar o "pendrive" eu perco a conexão.
Saudações,

   Joel Guilherme
Joel Guilherme

Offline tarcisiopraciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 em qualquer sistema kernel 2.6.26*
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2010, 22:08 »
Depois de apanhar um bocado e consultar muita gente, descobri uma forma de instalar o HUAWEI E1553  que deve ser servir para qualquer uma das privadas de comunicação.  Também deve servir para diversos modelos do  HUAWEI
com pequenas alterações. Lendo o README que você vai encontrar no primeiro das tarball que você vê abaixo,
ficará sabendo que também serve para muitos outros dispositivos. É bem pedagógico a leitura deste README.
Prerequesitos, baixar usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2, usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2
você os irá encontrar aqui   http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/
e instalá-los em qualquer diretório (eu uso o meu /home/tarcisio/tmp) com
tar xjf usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2 usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2
que irá criar dois diretórios usb-modeswitch-1.1.2/  e usb-modeswitch-data-20100418
Entre primeiro em usb-modeswitch-data-20100418  e execute "sudo make install"  porque ele vai criar um
arquivo de configuração para o usb_modeswitch. Depois entre em usb-modeswitch-1.1.2 e repita
"sudo make install" .
DEpois baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/Huawei_E1750.sh
que ja modifiquei para usar com HUAWEI E1553 (ignore a sigla E1750) que deixei em respeito ao autor
deste script. Torne-o executável  chmod u+x Huawei_E1750.sh  e o execute com
sudo ./Huawei_E1750.sh  no diretório onde ele se encontrar.
Baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/ativa_modem.sh
torne o executável  chmod u+x ativa_modem.sh
e o execute. 
Este segundo script pode ser desnecessário, sob ubuntu, por exemplo, ao fazer a instalação dos dois programas
para trocar (switch) a função do modem, o sistema já reconhece o modem e basta rodar gnome-ppp ou possivelmente
você já irá ver a menção da rede-privada de sua preferência entre as redes disponíveis.  Aqui estou mostrando como
fazer num sistema mais espartano como Debian/Gnu/Linux (menos espartano do que Slackware...).
Não duvide em escrever-me se quiser alguma informação, apesar de que estes scripts sejam bem falantes.
Eu estaria pagando a dívida que ao acabei de contrair porque estou escrevendo isto via HUAWEI E1553  depois
de quase 15 dias de luta para descobrir como usá-lo,  tarcisio@member.ams.org

Offline andre.lima

  • Linuxes Games
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Linux Gamer
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2010, 09:01 »
silva.luis: acho que é só plugar o celular com o chip 3G e configurar a net pelo network manager.
não esqueça de antes instalar o libusb-dev e o usb-modeswitch pelo site packages.ubuntu.com
 
Vou tentar isso também. É muito interessante pois com o celular economiza-se no preço do modem... :D
Ubuntero, UAI!

Offline BarroncasXD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2010, 01:32 »
Boa Noite Li todos os tópicos a respeito do assunto, porém quando me preparava para fazer todos os procedimentos citados acima, o modem funcionou simplesmente, vou explicar como ocorreu : uso dual boot ;Windows 7 e Ubuntu 10.10, loguei no Ubuntu,conectei o modem, ele reconheceu a conexão (Claro) e o país Brasil, contudo nao conectou a internet.Então resolvi logar no 7  e instalei os drivers na partiçao E(dados).Pronto, reiniciei, loguei no Ubuntu, conectei o modem e ele simplesmente funcionou.Isso porque o meu note tem 3 partições : C(NTFS) 50Gigas,D(EXT4)50Gigas e E(NTFS)200Gigas, a ultima partiçao fica visivel aos 2 sistemas logo o ubuntu reconheceu o modem a partir dos drivers do windows 7(Pelo menos eu creio que seja algo do tipo).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2010, 11:07 »
Não é assim não, Barroncas. O sistema de modem 3G não é capaz de usar os drivers windows. O que deve ter acontecido é que seu modem já tem o suporte instalado por padrão no Ubuntu 10.10.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BarroncasXD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2010, 10:00 »
Ok  Muito Obrigado ,esculpe a ignorância, contudo acho que vc nao entendeu o que eu quis dizer. Mas Muito Obrigado,gostaria de uma explicação mais plausivel, por gentileza, simplesmente dizer que não é isso é fácil'-.-'.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2010, 14:50 »
Ué, o que não ficou claro? O serviço 3G não usa os drivers do windows.

Windows, windows; linux, linux. O que não está claro???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D