Autor Tópico: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx  (Lida 33054 vezes)

jubuntux

  • Visitante
Re: Configurar Modem Claro 3G Huawei E1553 em qualquer sistema kernel 2.6.26*
« Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2010, 01:10 »
Depois de apanhar um bocado e consultar muita gente, descobri uma forma de instalar o HUAWEI E1553  que deve ser servir para qualquer uma das privadas de comunicação.  Também deve servir para diversos modelos do  HUAWEI
com pequenas alterações. Lendo o README que você vai encontrar no primeiro das tarball que você vê abaixo,
ficará sabendo que também serve para muitos outros dispositivos. É bem pedagógico a leitura deste README.
Prerequesitos, baixar usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2, usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2
você os irá encontrar aqui   http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/
e instalá-los em qualquer diretório (eu uso o meu /home/tarcisio/tmp) com
tar xjf usb-modeswitch-1.1.2.tar.bz2 usb-modeswitch-data-20100418.tar.bz2
que irá criar dois diretórios usb-modeswitch-1.1.2/  e usb-modeswitch-data-20100418
Entre primeiro em usb-modeswitch-data-20100418  e execute "sudo make install"  porque ele vai criar um
arquivo de configuração para o usb_modeswitch. Depois entre em usb-modeswitch-1.1.2 e repita
"sudo make install" .
DEpois baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/Huawei_E1750.sh
que ja modifiquei para usar com HUAWEI E1553 (ignore a sigla E1750) que deixei em respeito ao autor
deste script. Torne-o executável  chmod u+x Huawei_E1750.sh  e o execute com
sudo ./Huawei_E1750.sh  no diretório onde ele se encontrar.
Baixe http://www.multivariado.sobralmatematica.org/programas/ativa_modem.sh
torne o executável  chmod u+x ativa_modem.sh
e o execute. 
Este segundo script pode ser desnecessário, sob ubuntu, por exemplo, ao fazer a instalação dos dois programas
para trocar (switch) a função do modem, o sistema já reconhece o modem e basta rodar gnome-ppp ou possivelmente
você já irá ver a menção da rede-privada de sua preferência entre as redes disponíveis.  Aqui estou mostrando como
fazer num sistema mais espartano como Debian/Gnu/Linux (menos espartano do que Slackware...).
Não duvide em escrever-me se quiser alguma informação, apesar de que estes scripts sejam bem falantes.
Eu estaria pagando a dívida que ao acabei de contrair porque estou escrevendo isto via HUAWEI E1553  depois
de quase 15 dias de luta para descobrir como usá-lo,  tarcisio@member.ams.org

olá!

Bom, este post, diante na minha ignorância no assunto, parece estar bem pormenorizado, mas deixa-me um pouco confuso porque ainda ando no básico do Ubuntu e gostava de resolver o meu problema da não conexão de banda larga móvel no meu notebook através do meu modem usb também da Huawei.
Reparei que mencionou alguns componentes a serem instalados visto que não são nativos do Ubuntu 10.10, mas pelo que percebi vêem compactados e aqui perdi-me na forma de os descompactar para os instalar, é que ainda não tive a oportunidade de o fazer e por isso não sei como fazê-lo!
Por exemplo, como completar a sintaxe do sudo make install para o modelo da Huawei? Onde fazê-lo? No terminal, suponho? Peço desculpa, mas a informação aqui no fórum está tão dispersa que não sei por onde começar!!
Terei que baixar todos componentes da modeswitch mencionados?
Tenho adiado esta aparentemente árdua tarefa de resolver este problema no notebook, mas começo a saturar de tentar encontrar uma solução que me evite de ter que vaguear pelo windows praticamente só para aceder à internet quando estou fora de casa!
Pedia um grande favor se possível, para que eu pudesse entender melhor estes procedimentos, se poderia colocar aqui um "passo a passo" mais simples.

muito obrigado