Instalei o ubuntu 10.04 e tenho a internet 3G da claro e o meu mini modem é o Huawei E226, eu ligo ele o ubuntu reconhece, coloca o icone na area de trabalho, mais quando vou em conexões de rede e vou criar uma conexão de banda larga sem fio ele não encontra o modem, alguém sabe como resolvo isso?
conexão de banda larga sem fio -> isto esta errado, a não o que você tenha o adaptador WI-FI da Huawei.
Quando acessar a Conexão de redes (Sistema>Preferências>Conexões de rede ou clicar com o botão direito no ícone do Miniaplicativo Gerenciador de Redes 0.8 e ir editar conexões...) no Ubuntu 10.04 vai aparecer 5 abas, você deve selecionar a que esta escrito Banda larga móvel, que deve ser a aba central se estiver em inglês. Aí você clica em "Adicionar" e na escolha do provedor, escolha a "Claro" e preencha as outras eventuais perguntas, colocando inclusive a senha.
Feito isso, você pode tentar fazer a conexão com a internet e ver se esta conseguindo navegar. Caso não consiga, tente isso:
Primeiro, abra o Terminal (Aplicativos>Acessórios>Terminal). Digite o seguinte código:
sudo gedit /etc/ppp/options
Após colocar a senha de root (Administrador) será aberto o arquivo "options" no programa gedit (similar ao notepad do Windows).
Agora tome cuidado para não apagar nada deste arquivo, apenas adicione os códigos que colocarei abaixo em negrito; antes da última linha deste arquivo, na qual deve estar escrito algo do tipo "# ---<End of File>---" (este símbolo "#" quer dizer comentar, e é importante não apagar nenhum destes símbolos para evitar de dar problema, este arquivo esta cheio deste símbolo, mas tem partes que ele não possui este símbolo e é para deixar do jeito que esta, para evitar incompatibilidades).
connect-delay 1000
ipcp-max-configure 40
ipcp-max-failure 40
Salve o arquivo e faça a conexão com a internet.
Se não conectar de primeiro, reinicialize o computador retirando o modem, após o sistema totalmente aberto e funcional, plugue o modem e espere alguns segundos, ele deve ser reconhecido, clique no ícone de rede no canto direito do painel superior e lá deve estar a conexão disponível a Claro.