Autor Tópico: Como desinstalar o windows?  (Lida 3947 vezes)

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como desinstalar o windows?
« Online: 02 de Maio de 2010, 13:53 »
Bom, desinstalarei o windows em breve e estava tentando ver como fazer isso. Fui no gparted para ver se dava para deletar a partição do windows, mas nele não dava pra ver as duas partições, somente uma com meu HD inteiro (ainda acho que a falha é entre a cadeira e o teclado...)

Bom, eu quero deletar o windows e usar meu HD inteiro pro ubuntu, alguém sabe como fazer isso? (Sei que alguém já fez essa pergunta, mas a resposta que deram não me ajudou).

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
Re: Como desinstalar o windows?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2010, 14:59 »
Não conheço nenhum jeito simples de juntar as duas partições (a do Ubuntu com a do Windows). A melhor opção que você tem, na minha opinião, é

• Fazer backup de todos os seus arquivos;
  • Formatar todo o disco e, no ato da instalação, criar três partições: uma para seus arquivos, uma para o sistema operacional (20GB é o suficiente para nunca se preocupar com espaço, 10GB já é pouco) e uma pra swap.

Se você achar interessante, pode criar duas partições para sistemas operacionais. Eu, por exemplo, gosto de ter uma partição sempre à disposição para meus testes. Atualmente uso Arch Linux quase em tempo integral e Ubuntu para testar as novidades e mostrar para meus amigos.
Cabaladadá: um blog sobre a Linux, LaTeX, a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Offline evertonwallas

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 10.04 LL - REDES/INTERNET ADSL & 3G
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2010, 15:48 »
Boa tarde!
Em Locais/ Computador, será exibido o ícone de um HD com o sistema de arquivos utilizados pelo Windows. O Ubuntu consegue formatar esta partição, mas agora untar as duas numa só é complicado.
Você pode fazer como o colega acima citou: instalar uma versão limpa do Ubuntu apagando o disco inteiro.
Eu recomendo você ter o Windows em Stand by para caso de emergência! Eu faça isso e quando dá problema no meu Ubuntu, eu recupero meus dados pelo Windows.
Espero ter ajudado.
Abs
Éverton Wallas

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2010, 18:48 »
Eu recomendo você ter o Windows em Stand by para caso de emergência! Eu faça isso e quando dá problema no meu Ubuntu, eu recupero meus dados pelo Windows.

Eu discordo do colega acima. O Windows toma muito espaço em disco. Pode-se manter um outro Linux bem leve para se recuperar arquivos, mas quando se usa uma partição para o sistema de arquivo de usuário (/home) não há necessidade nem disso.

Offline evertonwallas

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 10.04 LL - REDES/INTERNET ADSL & 3G
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2010, 10:08 »
Tudo bem, o Windows não é lá um bom poupador de memória em disco. Mas, convenhamos que os PCs modernos tem, geralmente, mais de 250 GB de espaço em disco. Deixar uns míseros 50 GB pro Windows para recuperar dados não é insano não. Até porque, do ponto de vista de compatibilidade de recursos, o Windows ganha - nós usuários Linux temos que admitir isto, mesmo que seja estranho. Instalar dois SO's diferentes, a meu ponto de vista, garante mais segurança.

Abs
Éverton Wallas

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2010, 10:25 »
Tudo bem, o Windows não é lá um bom poupador de memória em disco. Mas, convenhamos que os PCs modernos tem, geralmente, mais de 250 GB de espaço em disco. Deixar uns míseros 50 GB pro Windows para recuperar dados não é insano não. Até porque, do ponto de vista de compatibilidade de recursos, o Windows ganha - nós usuários Linux temos que admitir isto, mesmo que seja estranho. Instalar dois SO's diferentes, a meu ponto de vista, garante mais segurança.

Abs

Eu gosto de usar meu HD o máximo que puder. Estou quase sempre no limite. (Infelizmente só tenho 110GB.) Agora, não tenho Windows nesse computador há ao menos dois anos. Nem BSD, nem nenhum outro sistema operacional que não seja o GNU/Linux. De fato a compatibilidade é maior para Windows, mas isso é culpa da mesquinhez das empresas.

Enfim; eu consigo me virar só com Linux, há quem consiga se virar só com Windows, há gente que precisa dos dois. Meu ponto é que Windows não é absolutamente necessário ou insubstituível, embora possa ser necessário para alguém.

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2010, 14:35 »
Já que não tem um método fácil, será que alguém pode me explicar o difícil pra eu tentar?

Boa tarde!
Em Locais/ Computador, será exibido o ícone de um HD com o sistema de arquivos utilizados pelo Windows. O Ubuntu consegue formatar esta partição, mas agora untar as duas numa só é complicado.
Não, só aparece um ícone de HD com o sistema de arquivos do ubuntu...

Não tem um jeito sem reinstalar o ubuntu, que eu saiban ão tem jeito de fazer backup de configurações, instalações de programas e etc.

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2010, 15:11 »
Posta uma foto da sua tela com o GParted aberto pra gente dar uma olhada...

Já que não tem um método fácil, será que alguém pode me explicar o difícil pra eu tentar?

Boa tarde!
Não, só aparece um ícone de HD com o sistema de arquivos do ubuntu...

Não tem um jeito sem reinstalar o ubuntu, que eu saiban ão tem jeito de fazer backup de configurações, instalações de programas e etc.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 16:00 »

Aproveitando o tópico, revberaldo, pode me explicar pra que serve cada uma das três partições que você recomendou?
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 17:51 por Azuos »

Offline revberaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2010, 19:10 »

Aproveitando o tópico, revberaldo, pode me explicar pra que serve cada uma das três partições que você recomendou?

Ok, vou tentar explicar. Se você não me entender, diga que tento explicar de outra maneira. Não sou muito didático.

Seu HD pode ser dividido em várias fatias. Se seu HD é identificado como /dev/sda pelo Linux, a primeira fatia será /dev/sda1, a segunda /dev/sda2 e fatia n será /dev/sdan.

O Linux tem a capacidade de montar cada uma dessas fatias --- formalmente chamadas de partições --- no lugar que você quiser. Sabemos que o diretório raíz é chamado de /. O diretório onde estão todas as pastas de todos os usuários é /home. Podemos criar uma partição específica para o diretório /home. Isso é muito bom, porque podemos separar o sistema operacional dos arquivos dos usuários, e mesmo usar uma mesma partição para todas as /home de todos os Linux que você por ventura instalar no seu computador.

Digamos que você crie três partições no seu computador --- sda1, sda2 e sda3. A primeira será dedicada para o diretório /. A segunda para a swap --- também chamada de “área de troca” ou “memória virtual”. A terceira servirá para o diretório /home. Pois bem: o Linux estará instalado na partição um, seus arquivos ficarão na partição três. Ainda falta explicar a swap.

Essa partição, que não é realmente usada em computadores com muita memória RAM (uns 2 ou 3GB para cima, no caso de computadores para aplicações caseiras), presta a ser um “plano b” no caso da memória RAM ficar cheia.

Bom, é isso.

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2010, 19:34 »
Pô, o próprio de de instalação do Ubuntu permite que vc use o disco todo pra instalar o Ubuntu, ele retira a partição do Windows e se aloca nas partições que vão ser criadas pelo instalador do Ubuntu.

Bom, desinstalarei o windows em breve e estava tentando ver como fazer isso. Fui no gparted para ver se dava para deletar a partição do windows, mas nele não dava pra ver as duas partições, somente uma com meu HD inteiro (ainda acho que a falha é entre a cadeira e o teclado...)

Bom, eu quero deletar o windows e usar meu HD inteiro pro ubuntu, alguém sabe como fazer isso? (Sei que alguém já fez essa pergunta, mas a resposta que deram não me ajudou).
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2010, 16:54 »
Bom, formatei aqui. Valeu galera!