Aproveitando o tópico, revberaldo, pode me explicar pra que serve cada uma das três partições que você recomendou?
Ok, vou tentar explicar. Se você não me entender, diga que tento explicar de outra maneira. Não sou muito didático.
Seu HD pode ser dividido em várias fatias. Se seu HD é identificado como /dev/sda pelo Linux, a primeira fatia será /dev/sda1, a segunda /dev/sda2 e fatia n será /dev/sdan.
O Linux tem a capacidade de montar cada uma dessas fatias --- formalmente chamadas de
partições --- no lugar que você quiser. Sabemos que o diretório raíz é chamado de /. O diretório onde estão todas as pastas de todos os usuários é /home. Podemos criar uma partição específica para o diretório /home. Isso é muito bom, porque podemos separar o sistema operacional dos arquivos dos usuários, e mesmo usar uma mesma partição para todas as /home de todos os Linux que você por ventura instalar no seu computador.
Digamos que você crie três partições no seu computador --- sda1, sda2 e sda3. A primeira será dedicada para o diretório /. A segunda para a swap --- também chamada de “área de troca” ou “memória virtual”. A terceira servirá para o diretório /home. Pois bem: o Linux estará instalado na partição um, seus arquivos ficarão na partição três. Ainda falta explicar a swap.
Essa partição, que não é realmente usada em computadores com muita memória RAM (uns 2 ou 3GB para cima, no caso de computadores para aplicações caseiras), presta a ser um “plano b” no caso da memória RAM ficar cheia.
Bom, é isso.