Edit: Passo mais simples e mais recomendadoApartir do (K)Ubuntu 10.04 é só instalar os pacotes
usb-modeswitch e o
usb-modeswitch-data e o modem vai ser reconhecido pelo (k)Ubuntu bastando somente configura-lo pelo ícone do gerenciador de rede.
Primeira parteBom galera este tutorial é para a instalação do modem da vivo funciona no Ubuntu e em algumas outras distros.
Vamos lá
Obs: Todos os comandos a seguir é só copiar e colar sem o "$".
Primeiro plugue.
Espere ele carregar, vai iniciar como um cd.
Agora vá ao terminal
(Aplicativos -> acessórios -> Terminal)Vá para a pasta central do sistema:
$cd /agora vá para o diretório:
$ cd /media/VIVO\ INTERNET/Linux/Aqui você deve executar o comando para a instalação do dispositivo
$sudo bash installvai aparecer a mensagem
"Please input the install path[/usr/local/VIVO_INTERNET]:"Tecle Enter.
Aguarde concluir a instalação e dê enter novamente.
Pronto o seu modem já esta instalado e provavelmente em poucos segundos estará inicializando.
Aqui seu modem e o programa da vivo já estará instalado e funcionando no seu sistema.
Porém eu tive problemas com o discador da vivo e só funcionava a internet nos programas que eu abria como root (tipo $sudo google-chrome).
Então eu usei a segunda parte abaixo.
@História on
Estava eu com o Ubuntu 10.04 Beta 2 instalado e instalei o modem tudo bem tranquilo, e eu o atualizava tranquilamente sem problema algum.
Tudo funcionava amsn, os navegadores em fim navegava tranquilo.
Ai saiu a versão final do Ubuntu 10.04, baixei e tinha o desejo de instalar do zero para que não sobrasse algum bug dos betas e RC, até ai tudo bem.
Comecei e instalei normalmente o Ubuntu e estava indo tudo bem, a instalação foi rapida, mais ou menos 20 minutos,
ai instalei a internet como descrito acima e foi tudo bem.
Vamos agora aos poréns.
O synaptic funciona normalmente mas não consigo navegar com os navegadores (chromium e firefox).
porem quando clico no icone da internet do programa da vivo que foi instalado e gerencia a conexão abre o Firefox e navaga e é por ele que estou escrevendo agora.
O que será que está acontecendo??
quando estava instalado na versão beta 2, funcionava tudo direitinho, e na versão final não.
é aquele velho ditado
[Edit]
Segunda ParteBom galera, depois de muito suar tive uma velha lembrança do que fazia em um outro modem no KDE e deu certo, vamos lá
Depois dos passos acima, abra o terminal e instale o gnome ppp
$sudo apt-get install gnome-ppp
ou vá no synaptic e procure o gnome-ppp e selecione para instalar.
Depois de instalado vá em
Aplicativo -> Internet -> Gnome PPP
Vai aparecer esta tela
clique em configuração
vai aparecer esta tela
Na parte de dispositivo clique em
detectarNa parte de Velocidade coloque o máximo, feche e volte para a primeira tela.
la você coloca
nome:vivo
senha:vivo
Numero de telefone:*99#
clique em conecta, pronto estará funcionando todos os aplicativos normalmente agora com a internet (firefox, amsn, evolution...).
Espero que gostem.