Autor Tópico: Modem Huawei E1756 Vivo Zap (Tutorial) / Roda perfeitamente no Ubuntu Lucid  (Lida 23766 vezes)

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Edit: Passo mais simples e mais recomendado
Apartir do (K)Ubuntu 10.04 é só instalar os pacotes usb-modeswitch e o usb-modeswitch-data e o modem vai ser reconhecido pelo (k)Ubuntu bastando somente configura-lo pelo ícone do gerenciador de rede.

Primeira parte
Bom galera este tutorial é para a instalação do modem da vivo funciona no Ubuntu e em algumas outras distros.
Vamos lá
Obs: Todos os comandos a seguir é só copiar e colar sem o "$".

Primeiro plugue.

Espere ele carregar, vai iniciar como um cd.
Agora vá ao terminal (Aplicativos -> acessórios -> Terminal)

Vá para a pasta central do sistema:
$cd /

agora vá para o diretório:
$ cd /media/VIVO\ INTERNET/Linux/

Aqui você deve executar o comando para a instalação do dispositivo

$sudo bash install

vai aparecer a mensagem
"Please input the install path[/usr/local/VIVO_INTERNET]:"

Tecle Enter.

Aguarde concluir a instalação e dê enter novamente.
Pronto o seu modem já esta instalado e provavelmente em poucos segundos estará inicializando.

Aqui seu modem e o programa da vivo já estará instalado e funcionando no seu sistema.
Porém eu tive problemas com o discador da vivo e só funcionava a internet nos programas que eu abria como root (tipo $sudo google-chrome).
Então eu usei a segunda parte abaixo.

@História on
Estava eu com o Ubuntu 10.04 Beta 2 instalado e instalei o modem tudo bem tranquilo, e eu o atualizava tranquilamente sem problema algum.
Tudo funcionava amsn, os navegadores em fim navegava tranquilo.
Ai saiu a versão final do Ubuntu 10.04, baixei e tinha o desejo de instalar do zero para que não sobrasse algum bug dos betas e RC, até ai tudo bem.
Comecei e instalei normalmente o Ubuntu e estava indo tudo bem, a instalação foi rapida, mais ou menos 20 minutos,
ai instalei a internet como descrito acima e foi tudo bem.
Vamos agora aos poréns.
O synaptic funciona normalmente mas não consigo navegar com os navegadores (chromium e firefox).
porem quando clico no icone da internet do programa da vivo que foi instalado e gerencia a conexão abre o Firefox e navaga e é por ele que estou escrevendo agora.

O que será que está acontecendo??
quando estava instalado na versão beta 2, funcionava tudo direitinho, e na versão final não.
é aquele velho ditado

[Edit]
Segunda Parte

Bom galera, depois de muito suar tive uma velha lembrança do que fazia em um outro modem no KDE e deu certo, vamos lá

Depois dos passos acima, abra o terminal e instale o gnome ppp

$sudo apt-get install gnome-ppp

ou vá no synaptic e procure o gnome-ppp e selecione para instalar.

Depois de instalado vá em
Aplicativo -> Internet -> Gnome PPP

Vai aparecer esta tela

clique em configuração

vai aparecer esta tela

Na parte de dispositivo clique em detectar

Na parte de Velocidade coloque o máximo, feche e volte para a primeira tela.

la você coloca

nome:vivo
senha:vivo
Numero de telefone:*99#

clique em conecta, pronto estará funcionando todos os aplicativos normalmente agora com a internet (firefox, amsn, evolution...).

Espero que gostem.

« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 01:28 por Andry »

Offline jannke

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Instalar o Modem Huawei E1756 Vivo Zap (Tutorial)
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2010, 20:41 »
cara...

é mais facil do que eu pensava....

me quebrei varios meses.... e nao podia usar linux pois meu modem nao reconhecia...

faz o seguinte...

instala novamente o ubuntu 10.04 com o modem conectado... (acredito que o sistema reconhece ele como modem e cacildisss...)

ai é so editar as conexoes e criar um conexao vivo... nao precisa instalar nada...

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2010, 22:16 »
cara...

é mais facil do que eu pensava....

me quebrei varios meses.... e nao podia usar linux pois meu modem nao reconhecia...

faz o seguinte...

instala novamente o ubuntu 10.04 com o modem conectado... (acredito que o sistema reconhece ele como modem e cacildisss...)

ai é so editar as conexoes e criar um conexao vivo... nao precisa instalar nada...

Depois que eu instalei foi a primeira coisa que verifiquei e não estava lá.
Ao menos descobri que abrino o navegador como root consigo navegar normalmente.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2010, 23:22 »
Bom, para a galera que está tendo dificuldades com o modem e1756, consegui faze-lo funcionar perfeitamente, esta redondinho agora,
para quem precisar atualizei o tutorial lá em cima, agora tem o segundo round, espero ter ajudado.

Offline Cálcio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2010, 12:38 »
Andreson, Será que com esse lance do PPP consigo resolver meu problema?

Eu consegui me conectar por um outro tuto que habilitava o Chip, porem minha net vive caindo, e a maioria das vezes a conexão está um lixo. Tipo a 1ª vez que usei fazia Download a + de 120Kbps hj em dia é menos que minha conexão ADSL de 300Kbps que chega a 33Kbps em downloads. Ainda estou no 9.10 pois vou esperar completar 6 Meses de uso para eu fazer um comparatipo. rs (postarei ele aqui no fórum).

[]'s

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei E1756 Vivo Zap (Tutorial) / Roda perfeitamente no Kubuntu Lucid
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2010, 15:14 »
Cara funciona sim e cai bem menos.
Testei ontem o Kubuntu e para minha surpresa funcionou muito bem, de primeira e não deu trabalho para instalar (primeira parte do tutorial), atualizei hoje, testa ai por live..., e confire se ai vai funcionar também (creio que sim, pois não fiz nada de mais).

Offline lipeodonto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei E1756 Vivo Zap (Tutorial) / Roda perfeitamente no Kubuntu Lucid
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2010, 20:14 »
Boas brother.

Muito bom o post. Mas me surgiu uma dúvida:
Primeiramente, após instalar o programa da vivo, não consegui acessar o firefox pelo ubuntu, o amsn e outros, como o colega acima. Então passei para o passo 2, mas aí me surge que para que eu possa conectar pelo gnome-ppp o programa da vivo deve desconectar-se, assim, não tenho disponível os monitores do mesmo (estou certo?); bem, isso ocorreu aqui.
Terceiro e último, eu preciso lançar o gnome-ppp como root para que ele possa conectar-se, pois o mesmo apresenta erros de permissão quando tento conectá-lo pelo menu aplicativos, como manda do tuto.

Por acaso com você aconteceu a mesma coisa? Se não, o que será que fiz de errado?

Grande abraço.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2010, 20:39 »
Boas brother.

Muito bom o post. Mas me surgiu uma dúvida:
Primeiramente, após instalar o programa da vivo, não consegui acessar o firefox pelo ubuntu, o amsn e outros, como o colega acima. Então passei para o passo 2, mas aí me surge que para que eu possa conectar pelo gnome-ppp o programa da vivo deve desconectar-se, assim, não tenho disponível os monitores do mesmo (estou certo?); bem, isso ocorreu aqui.
Terceiro e último, eu preciso lançar o gnome-ppp como root para que ele possa conectar-se, pois o mesmo apresenta erros de permissão quando tento conectá-lo pelo menu aplicativos, como manda do tuto.

Por acaso com você aconteceu a mesma coisa? Se não, o que será que fiz de errado?

Grande abraço.
Não comigi não aconteceu,

Não precisa iniciar o gnome-ppp como root não, vai em internet -> gnome-ppp e abre por ali, depois é só configurar como esta ai em cima e usar normalmente.

Você só precisa de permição root (sudo), quando vai instalar.
há, sim para conectar o gnome-ppp o da vivo precisa estar desconectado (o que realmente é uma pena)

não tenho disponível os monitores do mesmo (estou certo?)
Sim

O que é muito estranho é o problema de permissão para acessar o gnome-ppp.

Mas como uma pequena alternativa, você pode usar o firefox como root
$sudo firefox

que a internet (conectada pelo programa da vivo) vai funcionar (isso vale para todos os aplicativos que usa a internet)
exemplo disso é que o synaptic funciona (pois precisa da senha de root).

tentou reinstalar o gnome-ppp??
Tenta instala-lo pelo synaptic.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Modem Huawei E1756 Vivo Zap (Tutorial) / Roda perfeitamente no Ubuntu Lucid
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2010, 23:18 »
Bom galera depois de muito trabalho e usando a solução acima, fiquei com saudades do Ubuntu e resolvi usar o Modem Huawei E1756 Vivo Zap pelo GnomePPP mesmo, ai como sou muito curioso entrei neste tópico (Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!) que antes eu só acompanhava de longe e tive uma grande e maravilhosa surpresa.
Instalei o Kernel do Hqxriven o Omnislash e estava usando normalmente (só que bem mais rapido) o meu Ubuntu, mas ai bateu a curiosidade (será que está funcionando? Me perguntei), ai fui testar pelo próprio programa da vivo (O programa conecta, mas não dá para navegar se não abrir os programas como root) e Vualá, estava funcionando (a vantagem de usar com o software da vivo é que da para controlar o volume de trafego por dia, mês e ano, no ilimitado são 2Gigas de trafego com velocidade normal (1 mega) e depois eles diminuem para 150 kbps).

Fica ai a dica então para quem quiser instalar o kernel Omnislash (eu recomendo) e usar normalmente o programa da vivo e a internet.
Acho que quando instalamos o Omnislash ele compila novamente os modulos do modem ou sei lá, mas que funciona, funciona.

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2010, 00:02 »
Uma maneira bem simples que encontrei aqui foi instalar o usb-modeswitch pelo synapitc e pronto já foi reconhecido automaticamente pelo sistema, depois foi só configurar a rede pelo assistente do network-manager.(fica a dica para quem esta tendo dificuldades).
OBS: Não precisa instalar nada do programa da vivo. 

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2010, 00:20 »
Ola, otimo tutorial ja foi para os favoritos.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vampire_thunder

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2010, 13:10 »
Como faço para desinstalar o programa da Vivo?

Depois que instalei, o modem parou de ser reconhecido pelo Network Manager.

Offline Roberto Lima

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2011, 22:18 »
Eu vinha tentando alternativas de configurar este modem, mas sem sucesso, neste tutorial consegui instalar e navegar com tranquilidade.

Valeu! ;D

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2011, 22:38 »
Como faço para desinstalar o programa da Vivo?

Depois que instalei, o modem parou de ser reconhecido pelo Network Manager.
Dentro da pasta /usr/local/VIVO_INTERNET tem um arquivo uninstall  é só executa-lo.

Offline paulossantos1971

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2011, 20:08 »
Companheiro tenho um minimodem e1756 da vivo desbloqueado e estou tentando usar o chip tim infinit pré, (conexão por R$0,50 sem limite de tempo é bom) porem o meu minimodem não está sendo reconhecido pelo linux 10.10, além disso estou pensando em atualizar p 11.04 mas minha placa de vídeo é on board e tenho medo de perder na qualidade e no cubo que uso bastante em minhas aulas devo primeiro atuliazar e depois configurar o modem, ou continuo com a versão 10.10 e uso ad dicas acima porem com o nuermo de conexão da tim.
Por favor apesar de pensarem eu sou novo no linux epreciso muito desta ajuda.
Obrigado.