Autor Tópico: Recriar pacotes instalados  (Lida 1588 vezes)

Offline scrpinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Recriar pacotes instalados
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 00:03 »
Pessoal,
é possível recriar um pacote partindo de uma app instalada?
Exemplo: Suponha que baixei um pacote de um programa e com um duplo clique instalei em meu disco. Apaguei o pacote instalador. Depois de alguns dias gostaria de enviar o app para um amigo. Dá para recontruir o app como pacote novamente e enviar ?


obrigado o desculpe-me se a dúvida é boba.



entender

  • Visitante
Re: Recriar pacotes instalados
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 03:41 »
Talvez seja possível mas não garantido,tem que saber direitinho todas as dependências ligadas ao pacote e não esquecer nenhuma.
Se já baixo uma vez, não é mais fácil baixar de novo, copiar e colar num CD ou num Pen Drive e levar para seu amigo instalar?
De preferência baixa o pacote deb e instala com o Gdebi, assim se o seu amigo não tem todas as dependências o Gdebi se encarregara de procurar as mesmas.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Recriar pacotes instalados
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:51 »
Pessoal,
é possível recriar um pacote partindo de uma app instalada?
Exemplo: Suponha que baixei um pacote de um programa e com um duplo clique instalei em meu disco. Apaguei o pacote instalador. Depois de alguns dias gostaria de enviar o app para um amigo. Dá para recontruir o app como pacote novamente e enviar ?


obrigado o desculpe-me se a dúvida é boba.




Sim é perfeitamente possível. Exige um trabalho imenso, mas é possivel, pois voce pode ter feito melhorias/mudanças no seu "app" ( como chamou ) e deseja distribuir o mesmo para a comunidade.

Pequeno resumo:

Abra uma pasta para a compilação do pacote.
1) escolha o pacote a ser "recriado"
2) Localize as dependências
3) copie tudo para a pasta de compilação
4) crie um pacote .deb com o conjunto => http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criando-um-pacote-DEB-manualmente/

Todos os pacotes do GNU/Linux começam assim. ( .deb para os Debian, mas voce pode portar para .RPM, ou .Tar.gz)

[],s