Autor Tópico: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  (Lida 26169 vezes)

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Online: 24 de Janeiro de 2010, 00:58 »
Em primeiro lugar, gostaria de mandar um abraço para os camaradas e vários beijos para a mulherada presente no fórum. Sou um futuro usuário do Ubuntu, digo isso, pois apesar de ter o sistema instalado na minha máquina em dual-boot com o vista, até o momento, somente dei uma olhada superficial na interface gráfica.
Tenho vontade de me familiarizar com o ambiente Linux, porém sou totalmente leigo, nunca havia sequer visto uma tela do mesmo pessoalmente, razão do meu antigo desinteresse, se devia ao fato do receio de utilizar um sistema que possui recurso de comando via terminal.
Tentei iniciar uma aproximação com o Ubuntu, porém sem conexão à internet, simplesmente me desanimei. Razão essa, porque só tenho acesso à conexão discada e pelo que vi, o sistema não foi projetado para esse tipo de conexão(me corrijam, se eu estiver errado).
Comecei uma pesquisa na rede atrás de uma luz, porém continuo estagnado, uma vez que não achei informação apropriada para um leigo completo. Não sei sequer como instalar um arquivo(gnome system tools) que baixei através do windows e que está armazenado no pen drive. Arquivo este, que conforme li, se faz necessário para a resolução da questão.
Então solicito a alguma mente superior, que auxilie este futuro discípulo, na realização de todo o processo necessário para a efetivação da conexão discada.
Em tempo, informo que meu modem é o Motorola SM56, conforme consultado via terminal:
"Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)"

Obs.: Meus camaradas e minhas meninas, não esqueçam no momento da elucidação do fato em questão, que estão lidando com um faixa branca em seu primeiro dia de treinamento. Sendo assim, peço a vocês mentores graduados, que me passem o processo detalhado.

Desde já agradeço,
MarcosdeSouza®
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 12:58 por MARCOSdeSOUZA® »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tutorial conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:12 »
Posso fazer uma sugestão? Muda o título, pq eu vim aqui pensando que vc tinha escrito um tutorial, não que vc precisa de ajuda pra criar uma conexão discada.

Algo como "Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10?" fica legal. ;)

Ah! Se puder nos dar informações como a saída dos comandos "lspci" e "lsusb", ou o modelo do seu modem, já ganha tempo também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Auxílio para criação de conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:35 »
Obrigado zekkerj pelo conselho, já editei a mensagem, alterando o título e adicionando a informação do meu modem.

Um abração,
MarcosdeSouza®

Offline akenaton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Auxílio para criação de conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2010, 15:32 »
Conecte o cabo da rede discada no computador e reinicia o Ubuntu com o cabo conectado. Talvez ele reconheca a rede automaticamente, só precisando editar algumas pequenas configurações,  como senha...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Auxílio para criação de conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2010, 15:35 »
Conecte o cabo da rede discada no computador e reinicia o Ubuntu com o cabo conectado. Talvez ele reconheca a rede automaticamente, só precisando editar algumas pequenas configurações,  como senha...
Não há um cabo de rede nesse caso, e sim um cabo de telefone.

Citar
Em tempo, informo que meu modem é o Motorola SM56, conforme consultado via terminal:
"Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)"
Se ele aparece já é boa notícia, tem uns que nem aparecem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Auxílio para criação de conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2010, 22:20 »
Instalei os programas necessários, agora a minha dúvida é sobre a configuração.
Há duas opções de entrada de dados:
1. Através do caminho (Sistema-Administração-Rede), acesso configurações de rede, porém na janela tipo de conexão não abre nenhuma opção para selecionar.
2. Selecionando (Aplicativos-Internet-Gnome PPP), na janela de setup, o programa não detecta o modem.
Ao clicar em conectar no Gnome PPP, aparece a seguinte mensagem: "Não é possível abrir o modem". Sendo que na consulta efetuada no terminal, o modem é reconhecido.

Desde já agradeço,
MarcosdeSouza®

Offline Nem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalei os programas necessários, agora a minha dúvida é sobre a configuração."
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2010, 19:05 »
tbm sou novo no ubuntu!!!

que programa foi este ki vc istalou

manda o linkin pra mim

toh dsisperado tentado conectar.


obigado.

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2010, 21:14 »
Nem, eu instalei os seguintes pacotes, conforme abaixo:

gnome-ppp
http://packages.ubuntu.com/karmic/net/gnome-ppp

wvdial
http://packages.ubuntu.com/karmic/wvdial

libuniconf4.6
http://packages.ubuntu.com/karmic/libuniconf4.6

libwvstreams4.6-base
http://packages.ubuntu.com/karmic/libwvstreams4.6-base

libwvstreams4.6-extras
http://packages.ubuntu.com/karmic/libwvstreams4.6-extras

Porém, depois de pesquisar um pouco mais na rede, acredito que necessitarei de outros pacotes.

Enfim, ainda na luta para a resolução da questão.

Abraço e boa sorte irmão.

MarcosdeSouza®

alarcon

  • Visitante
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2010, 12:02 »
Nem, eu instalei os seguintes pacotes, conforme abaixo:

gnome-ppp
http://packages.ubuntu.com/karmic/net/gnome-ppp

wvdial
http://packages.ubuntu.com/karmic/wvdial

libuniconf4.6
http://packages.ubuntu.com/karmic/libuniconf4.6

libwvstreams4.6-base
http://packages.ubuntu.com/karmic/libwvstreams4.6-base

libwvstreams4.6-extras
http://packages.ubuntu.com/karmic/libwvstreams4.6-extras

Porém, depois de pesquisar um pouco mais na rede, acredito que necessitarei de outros pacotes.

Enfim, ainda na luta para a resolução da questão.

Abraço e boa sorte irmão.

MarcosdeSouza®

Você instalou apenas o discador gnome-ppp e suas dependências, mas para fazer funcionar você ainda tem de instalar o driver controlador do seu modem.

Para o caso do Motorola SM56 o driver usado é o driver smartlink, entretanto a última versão deste driver (slmodem-2.9.11-20090222.tar.gz datada de 22/02/2009 como pode observar no nome do driver), pelo que vários usuários de conexão discada/Ubuntu 9.10 32bits informaram, não está funcionando nesta versão, somente nas anteriores .


Se mesmo assim vc quiser tentar usar este driver para ver se vc tem mais sorte, veja isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg339882.html#msg339882

entretanto já adianto que outros usuários com este mesmo tipo de modem que você e o Ubuntu 9.10 32bits não obtiveram sucesso.


A única solução no momento é monitorar o site:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/

para ver se é lançado um novo driver que funcione no Karmic Koala ou regredir a versão do Ubuntu (caso não possa usar outro tipo de conexão que não a discada), vendo isso aqui:

Se você usa outra versão do Ubuntu que não a 9.10 veja aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

o link dos lugares que contém o que é necessário fazer o modem motorola sm56 funcionar nas versões mais antigas do Ubuntu (que tem de ser 32bits e não 64bits ok).
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 12:07 por alarcon »

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2010, 17:42 »
Alarcon, eu já tinha baixado o driver do modem, somente não informei, porque o Nem não disse qual o modem que ele utiliza e fiquei receoso de induzir ele ao erro, caso o modem dele não seja igual ao meu.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de tirar umas dúvidas contigo, se possível.

1.O Motorola SM56 data fax modem é um softmodem(winmodem)?

2.O Ubuntu não reconhece esse modem com o driver próprio da Motorola, somente com o smartlink? Essa minha dúvida se dá pelo fato de antes de ter instalado o drive smartlink, o modem é reconhecido pelo sistema através de consulta via terminal(lspci), conforme abaixo:

00:00.0 Host bridge: ATI Technologies Inc Radeon Xpress 200 Host Bridge (rev 01)
00:01.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:12.0 SATA controller: ATI Technologies Inc SB600 Non-Raid-5 SATA
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI0)
00:13.1 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI1)
00:13.2 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI2)
00:13.3 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI3)
00:13.4 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB (OHCI4)
00:13.5 USB Controller: ATI Technologies Inc SB600 USB Controller (EHCI)
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc SBx00 SMBus Controller (rev 13)
00:14.1 IDE interface: ATI Technologies Inc SB600 IDE
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc SBx00 Azalia (Intel HDA)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc SB600 PCI to LPC Bridge
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc SBx00 PCI to PCI Bridge
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RC410 [Radeon Xpress 200]
02:02.0 Multimedia controller: Philips Semiconductors SAA7131/SAA7133/SAA7135 Video Broadcast Decoder (rev d1)
02:03.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
02:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)


Porém, na janela Setup gnome ppp, quando clicava em detectar, o modem não era reconhecido.
Após instalar o drive smartlink, ele é reconhecido como:

Dispositivo
/dev/ttySLO
Tipo
Modem Analógico
Velocidade
460800

No mesmo setup, na aba opções, no item conexão, selecionei ignorar sequências de terminal(modo burro).

Quando tento me conectar, não há nenhum sinal sonoro de tentativa de conexão e quando consulto o registro, abre a janela Connection Log com a seguinte informação:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
NO CARRIER
ERROR
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Thu Jan 28 17:09:24 2010


Desde já agradeço,
MarcosdeSouza®

alarcon

  • Visitante
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2010, 18:44 »
sim seu modem é um softmodem (ou winmodem como alguns chamam). No linux, como não há suporte dos fabricantes, a comunidade cria (na maioria dos casos) driver para os modems discados. O driver Smartlink é capaz de fornecer suporte para uma grande quantidade de tipos de softmodems (já contei mais de 30 se não me falha a memória), por isso ele é uma espécie de coringa quando não se sabe qual driver usar, uma boa tentativa seria começando pelo driver smartlink.

O motorola sm56 passou a ter suporte no driver smartlink somente a alguns anos, antes usava um driver que não lembro quem fornecia e só servia para versões bem antigas do linux. Nem é todos os modem motorola que tem suporte no driver smartlink, mas somente o que tem ID 1057:3052 e para saber se o seu é esse basta no terminal digitar:

lspci -d 1057:3052

se retornar a informação do tipo:

02:03.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

é por que a ID do seu modem motorola é essa mesma aí já comentada.

O comando lspci lista todos os componentes PCI presentes no seu sistema (assim como o comando lsusb lista todos os componentes USB do seu sistema), muitos acham que com essa listagem ele já estará funcionando, mas em muitos casos é necessário instalar um driver controlador para o funcionamento do hardware em específico e o modem (winmodme) é um deles.

O grande problema do driver smartlink para esta versão de kernel do Ubuntu 9.10 é esse erro:

Citar
NO CARRIER
ERROR

embora se tente todas as possibilidades, ainda permanece com esse erro, indicando ser um bug do driver para a versão do kernel em uso no Ubuntu 9.10.

Offline MARCOSdeSOUZA®

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2010, 19:59 »
Alarcon, conforme informado por você, consultei no terminal e o meu modem tem ID 1057:3052.

Vou ficar monitorando o link abaixo, até que seja lançada uma nova versão do driver smartlink.

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/

Gostaria de agradecer a atenção e a paciência que me foi dispensada.

Muito obrigado,
MarcosdeSouza®

Offline adelinodecampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:00 »
Já fiz minhas as expectativas do Marcos. Fiquei, literalmente, uns 30 dias tentando instalar internet discada no Ubuntu 9.10, Kernel 2.6.31-14.
Fiz uso, além da placa citada por ele, de uma Smartlink SL2800. Perdi a conta de quantas vezes meu sistema travou nesse periodo de tentativas e desisti, por enquanto, de ser um usuário Linux. Adorei o Ubuntu 9.10. Foi a minha primeira experiência no mundo do "Software Livre". A culpa evidentemente não é da comunidade, diga-se de passagem, uma comunidade privilegiada. Li inúmeros artigos, tutoriais a respeito. A culpa é dos fabricantes que não disponibilizam drivers para Linux.
Tiro meu chapéu a alguns membros, especialmente ao Alarcon,  o qual aprendi a admirar. Fico de "queixo caido", tenho inveja até (no bom sentido evidentemente) dos trabalhos postados por ele.
Contudo, há diversas razões que fazem um usuário a utilizar uma net discada e não uma banda larga, como por exemplo, o custo, a disponibilidade técnica a frequência de uso e etc.
Enfim, concluí que Linux e Internet discada (através de softmodens) são como água e azeite. Dificilmente o resultado é satistafório. Mas pelo conhecimento adquirido, valeu a pena!
 

Offline _Vinny_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • phpBB Portugal
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #13 Online: 01 de MAR?O de 2010, 17:28 »
Olá todos,

A algum tempo tento usar linux, comecei com o Fedora, mas não tive sucesso, e ano passado pedi um CD do Ubuntu e hoje ele chegou =D
Mas dentre tudo, a principal dificuldade é a conexão discada... Não saco muito de linux e as mensagens acima são bem confusas, infelizmente não consegui processar tudo...
Eu ainda vou instalar o Ubuntu, porém já sou familiarido com este processo, tendo como unico obstaculo a internet discada, como configurar, o que preciso baixar, o que preciso alterar. Já li muita coisa na internet mas nunca deu certo no Fedora. Tenho o modem Motorola SM56 Data Fax Modem.

Não criei outro topico pq se trata da mesma duvida. Espero que alguem consiga me ajudar.

Obrigado desde já =D
phpBB Portugal  | Suporte phpBB

Suportes de qualidade!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como criar conexão discada no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
« Resposta #14 Online: 01 de MAR?O de 2010, 18:00 »
Olá todos,

A algum tempo tento usar linux, comecei com o Fedora, mas não tive sucesso, e ano passado pedi um CD do Ubuntu e hoje ele chegou =D
Mas dentre tudo, a principal dificuldade é a conexão discada... Não saco muito de linux e as mensagens acima são bem confusas, infelizmente não consegui processar tudo...
Eu ainda vou instalar o Ubuntu, porém já sou familiarido com este processo, tendo como unico obstaculo a internet discada, como configurar, o que preciso baixar, o que preciso alterar. Já li muita coisa na internet mas nunca deu certo no Fedora. Tenho o modem Motorola SM56 Data Fax Modem.

Não criei outro topico pq se trata da mesma duvida. Espero que alguem consiga me ajudar.

Obrigado desde já =D

Ola _Vinny_

Seja bem vindo ao forum.

Começe se ajudando. Faça uma pesquisa aqui no forum por seu modem e pesquise nos tópicos e tutoriais do usuário alarcon.

Existem inumeros tópicos ensinando a configurar seu modem motorola sm56 aqui no fórum.

Bons estudos