Alyscom você ainda é novo por aqui. Só existem muitas distros porque existem muitas ideias diferentes, é querer demais que uma distro só agrade a todos.
Com o tempo você vai ver que esse assunto vive sendo ressucitado aqui, mas no mundo open source é algo difícil (diria impossível) de acontecer.
Este é um ambiente feito na diversidade, onde ganha frutos com ela. Existem muitas distros? Sim, concordo que existe, mas as menores irão acabar com o tempo, prevalecendo aquelas mais sólidas e conhecidas.
Além do que linux não é windows, não tem isso de impor uma coisa, dizer que tem que funcionar assim, e se rumarem para esse caminho muitos dos antigos participantes/usuários/colaboradores iriam migrar para outro lugar, criando novamente desvios, lembre-se que o código é livre, e eles tem a liberdade disso.
Além do que não tem como juntar tudo de melhor em uma só distribuição. Como ela será? Leve para máquinas antigas? Com mais recursos para máquinas novas? Com a interface gráfica que o usuário gosta? Não sei não, a instalação/configuração de algo tão complexo vai ser um retrocesso em relação as instalações de hoje em dia.
Quanto aos desenvolvedores, bem, isso de ter muitas distros ser um problema para mim é balela. Basta criar pacotes para os principais instaladores (.rpm, .deb....) e deixar os fontes para serem compilados por aqueles que usam esquemas de pouca representatividade. Opera é assim (de oferecer pacotes para mais de um tipo de pacote), e outros softwares também.
O que deseja é uma utopia, vai por mim, é uma discussão até legal, mas bastante repetitiva, sempre com os mesmos prós e contras. Isso é quase igual a discussão sobre religião/futebol, algo totalmente improdutivo.
[]'s
Cristiano