Autor Tópico: [RESOLVIDO]servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)  (Lida 7338 vezes)

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Olá pessoal, da qui a alguns meses vou trocar de computador e o meu computador antigo vai ficar de servidor de arquivos e servidor de internet(cabo e wireless) aqui em casa. O mesmo possui 2 placa de rede cabo(1 onboard 10/100 e 1 offboard 100/1000). Pretendo usar a onboard para conectar ao modem que não exige tanta velocidade e a offboard para fazer a saida para as outras máquinas. Porém quero também que ele forneça internet wireless em casa. Como posso fazer isso, desejo que ambos estejá na mesma rede seja por cabo ou por wireless. Não vou usar proxy pq complica uso ter que ficar configurando pretendo usar modo roteamento mesmo porém com uma boa administração(poder setar ip fixo, bloquar mac da placa, controle de banda para cada maquina).

É possivel fazer isso?
Que programa que consegue fazer isso?
Sobre wireless quero um sinal de qualidade qual melhor forma de fazer isso?Uma placa wireless consegue atingir umaboa distancia(é uma casa de 3 andades)?

Obrigado
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 00:23 por vinles »

Offline Chakal.tec.info

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2010, 09:01 »
Bom dia amigo,
deixe me ver primeiro se consegui entender, você vai montar em sua maquina um server. de arquivos (SAMBA) e um server de paginas (APACHE). porém você vai deixar esta maquina para servidor de roteador wireless, então sua rede ficaria ( MODEM > SERVER > ESTAÇÃO ). Você possui hoje ip fixo pelo seu provedor?

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:05 »
sim pretendo usar ele para essas coisas, o servidor de arquivo e facil de fazer tem vários artigos na internet.

So não sei especificamente como fazer essa parte de roteamento wireless e cabo pelo servidor.

Pretendo usar ele para isso para downloads em geral sabe, eu quero parar de ter que deixar máquinas ligadas para fazer downloads, a intenção e manter servidor pra essa coisas, a casa tem 4 máquinas é poca coisa por isso q vai ser um servidor que vai fazer tantas coisas.

A internet é adsl(são paulo - telefonica - speedy)o ip é dinâmico mas raramente muda.

Sobre o apache vai ter também porem isso é o de menos ok vai ficar rodando o apache mais vai ser só para os meu projetos web da facul usando no-ip.

a minha dúvida e como fazer essa parte de distribuição de internet.

Como citei em uma das placa entra o cabo do modem(vou por ele em mobo bridge) a intenção e que o linux autentique login e senha do provedor e depois faça uma saida de internet pela outra placa de rede que tem no pc e também uma saida wireless.

ilustração:



ou seja quero saber como rotear internet que chega pelo adsl para rede cabo e wireless sendo ambos fazendo parte da mesma rede.

Quero poder ter controle da rede, da banda, de quem está acessando a rede.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:59 »
O roteamento é simples, basta vc ativá-lo ("echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward").

Fica faltando só um script de firewall que assuma as duas redes separadas (cabeada e wireless)

Agora, estou preocupado com o funcionamneo dessa parte de wireless que vc está tentando fazer.

Vc tem um Access Point aí, né? Pq não é toda placa wireless que funciona como AP, e sem um AP vc só vai conseguir conexões Ad-Hoc...

E, se tem o AP, caímos em outra questão: a menos que vc realmente queira usar as redes wireless e cabeada separadas, vc poderia ligar o AP ao switch da rede local, e usar tudo como se fosse uma rede só...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

junniox

  • Visitante
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2010, 15:33 »
Boas...
Não seria mais interessante vc adquirir um roteador wireless...
Você ligaria o modem no roteador e ele se encarregaria de distribuir a rede (por cabo e sem fio) para sua casa, sem contar que um roteador wireless pode trabalhar como access point e uma placa de rede ligada à um computador geralmente trabalha em modo Ad-Hoc (que permite somente um cliente conectado). Além disso, o roteador já tem imbutido os recursos de firewall, filtro por MAC address, etc...
A questão a ser levada em consideração é a antena do roteador que geralmente não é muito potente, o sinal poderá chegar fraco no terceiro andar, mas existem antenas indoor com um ganho razoável que podem ser compradas separadamente ao router para "amplificar" o sinal wireless..

[]'s

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2010, 15:51 »
Quero usar tudo como uma rede único, cabo e wireless como uma rede única. Dei uma olhada nos access point pelo que li ele consegue fazer uma rede cabo virar wireless. se isso for possivel está tudo certo eu compraria um access point para por no meio da casa(segundo andar).

Só fico com uma dúvida como funcional esses access point? eu tenho controle total da rede wireless? senha, bloquear mac essas coisas?

É possivel administrar os usuários da rede seja cabo ou wireless?

Se eu coloca-se um cabo indo pra cada andar e cada andar um access point ficaria melhor o sinal? e o mais importante continuariam na mesma rede?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2010, 19:42 »
Quero usar tudo como uma rede único, cabo e wireless como uma rede única. Dei uma olhada nos access point pelo que li ele consegue fazer uma rede cabo virar wireless. se isso for possivel está tudo certo eu compraria um access point para por no meio da casa(segundo andar).

Ah, beleza. É só pegar um AP e espetar no switch, com um cabo de comprimento adequado vc coloca ele num lugar favorável de sua casa.

Citar
Só fico com uma dúvida como funcional esses access point? eu tenho controle total da rede wireless? senha, bloquear mac essas coisas?
Sim, controle total.

Um AP é um equipamento que controla uma rede wireless (senha, criptografia, bloqueio de MAC, etc.). Normalmente ele vem com uma porta ethernet que vc usa pra ligá-lo à sua rede cabeada. Eles podem também ser integrados com um switch de 4 portas, simplificando a instalação.

Podem também ser integrados com um roteador, sendo então chamados de "roteador wireless". Boa parte dos equipamentos que vc vê por aí são roteadores wireless. Mas eles continuam sendo APs, então vc pode usar um roteador wireless usando só a função de AP dele.

Citar
É possivel administrar os usuários da rede seja cabo ou wireless?
A parte de cabo eu não vou te garantir que possa ser gerenciada no AP. Até pq, a menos que vc use só o AP, abrindo mão do switch e do PC de controle, vão ter partes da rede que não vão passar por ele.

Citar
Se eu coloca-se um cabo indo pra cada andar e cada andar um access point ficaria melhor o sinal? e o mais importante continuariam na mesma rede?
Sim e sim. Mas antes de comprar os equipamentos, faça um teste, pra ver se só um ou dois APs não dão conta do recado. Ou sua casa é tão grande assim?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2010, 21:21 »
Segue uma imagem como é a casa:



Eu queria colocar apenas um access point só que não sei como vai ficar a qualidade do sinal até o momento o que eu quero e ter uma conexão boa nos quartos e no terreo só que não sei se um único access point ficaria bom. Talvez eu podia comprar um bom access point e colocar uma antena mais potente nele ver como fica porém teria que ser um access point com umas 3 antenas eu creio para poder posicionar uma na vertical e uma na horizontal para obter sinal nos outros andares.

O que você sugere?

Outras dúvidas sobre o AP.

O AP é um roteador? Tipo o gateway da rede cabo e wireless vai ser a mesma ou é diferente? A função do ap é meio que transformar os acessos wireless em um acesso a cabo, meio que uma emulação? Em caso de colocar vários AP na casa vai aparecer como redes diferentes ou iguais?

Sobre o controle dos acessos por cabo creio q eu posso ter controle certo? Ouvi falar de IPTABLE que permite rotear internet criar regras e ter boa administração da rede correto? existe alguma outra(só uma coisa esquece proxy, não gosto acho lento)?

Alguma sugestão de marca e/ou modelo de access point com boa administração?

e por fim Muito obrigado a todos que responderam está me ajudando muito.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 23:46 por vinles »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2010, 22:49 »
Segue uma imagem como é a casa:
Qual é a metragem da casa (m²)?

Citar
O que você sugere?
O ideal é vc testar antes de comprar...

Citar
O AP é um roteador?
Não. Mas o roteador wireless também é um AP.

Citar
Tipo o gateway da rede cabo e wireless vai ser a mesma ou é diferente?
Se vc usar um AP tradicional, wireless e cabo vão ser uma rede só, mesma faixa de IPs, mesma máscara, mesmo gateway.

Citar
A função do ap é meio que transformar os acessos wireless em um acesso a cabo, meio que uma emulação?
A função do AP é trabalhar como base para o funcionamento de várias estações wireless.
Ele também atua como ponte entre a parte cabeada da rede e a parte wireless.

Citar
Em caso de colocar vários AP na casa vai aparecer como redes diferentes ou iguais?
Se você quiser, pode fazer aparecer como sendo a mesma rede. Aliás, quando vc faz isso, não aparece como sendo "a mesma rede", aparece como se só houvesse um AP. Pra isso, basta usar os mesmos parâmetros (SSID, tipo de criptografia, senha), e usar canais que não se sobreponham (e.g. 1, 6 e 11).

Citar
Sobre o controle dos acessos por cabo creio q eu posso ter controle certo? Ouvi falar de IPTABLE que permite rotear internet criar regras e ter boa administração da rede correto? existe alguma outra(só uma coisa esquece proxy, não gosto acho lento)?
Você pode controlar qualquer coisa que passe por tua máquina.

Quanto ao proxy, se vc acha lento é pq ainda não viu um bem configurado... ;)

Citar
Alguma sugestão de marca e/ou modelo de access point com boa administração?
Eu gosto dos TP-Link. Evite o DLink G700AP, que é a mesma coisa que o DI-524, sem a função de roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2010, 16:40 »
bom estou entre esses 2 modelos da AP ROUTER que parecem ser muito bom

WAP354 e o WR254

http://www.aprouter.com.br/wireless_content/aprouter_wr254_access_point_wireless_router.html

http://www.aprouter.com.br/wireless_content/aprouter_wap354_access_point_wireless_router.html

o que vocês acham?

edit: Uma das coisa que ouvi falar é que o padrão 802.11a e melhor pq tem menos equipamentos funcionando nessa frequencia, eu tenho em casa um telefone sem fio que opera a 2.4 que é a frequencia do 802.11b. estou pensando em pegar o WAP354 por ele suportar padrão 802.11a?

Se alguem tiver alguma sugestão de outra marca por favor falem estou vendo esses pelas funcionalidades.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2010, 18:12 por vinles »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2010, 18:57 »
A frequência de 5.2GHz, usada pelo padrão 802.11a, não é livre, ela exige registro na ANATEL. Por isso o padrão A não se difundiu...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2010, 22:48 »
Estranho lá fala q ele opera na frequência 5.8ghz também é só com licença da anatel?

zekkerj vc poderia me mandar um link de alguns access point da tp-link com funcionalidades de controle de mac/ip e banda?

Novamente, muito obrigado pela força que vc ta dando.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2010, 00:25 »
Rapaz, podia jurar que tinha visto controle de QoS no meu TP-Link. Mas não tem não... então só vai ter controle de MAC/ip neles.

Talvez vc deva ver os Linksys, que são tidos como os melhores, mas também são mais caros.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline vinles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2010, 21:04 »
bom resolvi escolher esse AP: http://www.aprouter.com.br/wireless_content/aprouter_wr254_access_point_wireless_router.html

Minha duvida agora é sobre a capacidade de atender ambos andares, como está a imagem que postei quero atender andar onde está o access point creio q esse é o menor dos problemas e o terreo.

Cada andar tem 18 x 4 metros.

Levando em consideração que ele vai no meio do corredor e a antena omini tem uma pequena angulação vertical provavelmente  o ponto cego seria o andar de baixo localizado em baixo do access point?

o melhor seria um repetidor mesmo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor arquivos + servidor de internet(cabo e wireless)
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2010, 22:25 »
18x4... um AP mediano vai transmitir com facilidade a uns 30m, dependendo dos obstáculos.

Se vc não tiver grandes objetos metálicos como escadas espirais, espelhos de parede [a camada reflexiva do espelho é metálica], etc., talvez vc não precise do segundo AP.

Pq não faz uma rede básica, e fica tipo um mês testando? Daí, vc vai poder avaliar se realmente há necessidade do segundo AP, ou se só colocando uma antena mais forte (supondo que seu aparelho aceite a troca) já resolve.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D