Eu acho que a história do Linux é identica à história do petróleo.... . Hoje em dia ja podiamos usar carros a electricidade, mas não usamos...porque "O império está montado".
Eu sou um utilizador do windows a tentar converter-me para Linux, e apesar de ter encontrado algumas complicações (ainda não sei instalar sozinho programas que estão fora dos repositórios
), fiquei espantado com a facilidade que o ubuntu tem de reconhecer hardware automaticamente, quando tenho ouvido por ai que o linux é sempre muito chato no reconhecimento de hardware.
Alias, quando formatei o computador e instalei o windows e o linux, no windows precisei de instalar uma data de coisas separadamente, enquanto o linux ja vinha com muitos programas para um utilizador padrão, estava prontinho para trabalhar!
É engraçado, que cada vez que volto ao windows até sinto uma leve repulsa, porque é um ambiente muito feio e quadrado, e nada agradável.
No entanto, a nível profissional, continuo infelizmente preso no windows (sou músico). Ja pesquizei alternativas a programas de música (rosegarden, ardour, muse, lmms), mas ainda não os testei...
Ha coisas que ainda faltam para o Linux ser o melhor Sistema Operativo à face da terra, mas já esteve mais longe. Alias, sinceramente vivo na esperança de daqui a uns 10 anos o mundo mudar definitivamente para linux, porque a nivel de qualidade-preço, não ha comparação, lol