Quem puder desenvolver mais poderá ajudar. Só umas dicas rápidas:
Depende de qual "liberdade" você está falando.... Odeio a M$ e não usaria Windows SE PUDESSE.
Mas o Linux está LONGE, BEM LONGE, de ser o que dizem dele. Pode ser ótimo para quem tem pequena empresa, e usa basicamente planilha, editor de texto e internet e não quer ficar ilegal, ou pagar para o Sr. William Gates.
Não querer ficar ilegal já deveria ser um bom motivo, motivo suficiente, especialmente se o sujeito tem uma empresa. Se não tem dinheiro para comprar uma licença, com certeza não terá dinheiro para pagar todas as multas, caso seja pego pela ABES.
Mas por exemplo, no ambiente de desenvolvimento de software o Linux se transformou num pesadelo! Os trita e cinco milhões de sabores de Linux tornam simplesmente ridículo o processo de gerar uma versão de software. Você nunca pode ter certeza se o software irá ou não rodar numa determinada versão ou distribuição do Linux.
Não conheço nada de programação para Linux, mas (além do exagero tolo dos 35 milhões) penso que programas complexos, como Gimp e Blender, provam que o sujeito está, mais uma vez, errado. E os programas normalmente são apresentados em versões para as diversas distros.
Já instalei diversas distribuições de Linux (mais de 10) e tem algumas realmente boas, mas SEMPRE tive problemas de incompatibilidade de hardware.
Convencer as pessoas que problemas de incompatibilidade de hardware são culpa dos fabricantes, não do Linux é uma luta inglória. Há coisas também que não funcionam no rwindow$ a não ser com jeitinhos, mas, como a indústria toda faz controladores para rw, esses problemas são pouco conhecidos.
E o pior. Uso o Firefox no Windows como browser, mas aí você abre o internet banking do seu banco e .... surpresa.... Não roda!!!! Alguns recursos são específicos para IE!!!! Horrível, mas é assim que funciona!
Sim, e que culpa o Linux tem com isso? Que culpa temos se a m$ se tornou dona do mundo, impondo padrões próprios, que ferem as orientações da W3C? Que culpa o usuário tem se o incompetente programador do sítio do banco faz tudo só para o ieca? Isso não é culpa do Linux! A revolta dos usuários deveria ser contra a m$, por sua megalomania oligopólico-ditatorial!
Outra boa dica: se seu banco não funciona no Firefox, faça um levante contra o banco. Queixe-se a ele. Ameace trocar de banco. Faça valer seus direitos de consumidor e de cliente. Os bancos que eu uso funcionam perfeitamente no Firefox. Então, vem pra eles você também!
A mesma coisa com o MSN! É detestável, horrível, ridículo, mas se você ficar no ICQ não vai se comunicar com absolutamente ninguém!
Sim, e que culpa o Linux tem disso? Que culpa o Linux tem na quebra do ICQ?
Se o sujeito quer viver de carinhas engraçadas, de barulhinhos, de beijinhos que aparecem na tela, sim, ele precisa e merece o meceneca. Agora, se ele quer conversar com as pessoas, não importando se elas usam MSN, Jabber, ICQ, AIM e outros, se quer usar mais de uma identidade ao mesmo tempo, se quer um programa leve, sem frescuras, use o Gaim.
Esse cara aí arrolou os argumentos mais furados contra o Linux. Não são difíceis de rebater.
Abraços.