Esse cara programa em qual linguagem? VB? C#?
Pô, o Linux tem ótimas ferramentas de programação. Para quem programa Java, tem o NetBeans 5.0, que ficou ótimo para programação visual. Para Delphi, tem o Kylix e o Lazarus, ambos visuais. Até pra porcaria de .net tem! Veja o Mono Developer, que está parecendo muito bom!!
Quanto ao número de distribuições, concordo em parte com o mané.
Na minha cabeça é meio absurdo que eu tenha duas distribuições, com os mesmos pacotes e bibliotecas, e ter um programa que roda em uma e não roda na outra. Simplesmente é uma coisa que não entra na minha cabeça...
Mas concordo com o agente100gelo: se o ambiente é corporativo, não tem motivo nenhum pra ele usar várias versões diferentes!
Veja o próprio exemplo do mané: ele testa os softwares em rWinNT 4, rWin 2000 e rWin 2003. Por que isso? Por que provavelmente a empresa não tem grana pra atualizar todos os servidores de uma vez!
No caso do Linux, ele não tem essa desculpa! Simplesmente atualiza tudo!
Que as ferramentas de programação da M$ são boas, ninguém pode negar. Mas nós temos ferramentas tão boas quanto!
Só estamos meio fraquinhos em ferramentas para BD e análise, mas vamos melhorar...