Passa um htop para eu dar uma olhada??
Na minha máquina o indexador de arquivos estava acabando com a performance e aí tem algo diferente rodando??
O jogo
Quadrapassel é um jogo padrão do Gnome que fica no menu
Aplicativos >
Jogos. Não é nenhum jogo instalado por mim e que requeira muito do sistema, pelo menos eu acho, pois ele é aquele jogo de
Tetris.
Quando falei em abrir de maneira lenta como se tivesse pouca memória Ram ou estivesse usando muito o processador é só o modo como o aplicativo se apresenta, mas a memória ram aqui não passa de 10% (tenho 2GB de Ram) o o processador também não sai de 10% de uso.
Pensei até que fosse algum conflito entre o compiz e o jogo, mas desabilitando o compiz, tudo continua da mesma forma, então me parece um bug do jogo e por isso quis comprovar com os colegas ou então pode ser algum conflito com placas de vídeo Intel.
===Editado===
Outra coisa que acabei de notar aqui no Ubuntu 10.04 é a demora naquela verificação dos sistemas ext3 e ext4 (é o que uso) que ocorre de tempos e tempos no boot (gostava muito do reiserfs que não tinha isso). Até 70% de verificação vai muito rápido daí em diante demora. Sei que posso cancelar, mas na versão anterior ia muito rápido esta verificação.
Não sei se o Virtualbox tem alguma coisa haver nesta demora, pois tenho um Windows XP virtualizado aqui e talvez esta demora quando se chega a 70% seja por que está verificando este arquivo do virtualbox, mas no Ubuntu 9.10 isso não ocorria e lá tinha o windows xp virtualizado no virtualbox também.