Autor Tópico: Partição sem espaço livre  (Lida 2859 vezes)

Offline Pasho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Partição sem espaço livre
« Online: 13 de Dezembro de 2009, 02:10 »
Boas
Queria mesmo instalar este SO no meu portátil HP antiguinho (AMD Turion64 1,6GHz 1GB RAM) mas acontece que quando vou instalar através do Live CD além de não me reconhecer o espaço livre em disco (80GB) diz-me que tenho vários windows instalados. Presumo que seja pelo facto de estes HP terem uma partição do disco com 6GB para recuperação do sistema. Ora aqui começam os problemas e não sei o que fazer. Pretendia fazer um dual boot com o Windows7 e o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)e até já formatei o disco mas será que alguém tem ou teve o mesmo problema ou sabe de alguma solução? Neste momento o meu SO é o XP SP3. Obrigado e cumprimentos

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2009, 10:06 »
O live cd roda?

Pra fazer dual boot primeiro instale o Seven, depois tente instalar o Karmic.
Talvez você tenha vários Windows instalados e não saiba (já aconteceu com um amigo meu), salve seus documentos em um DVD ou outro, formate o disco deixando uma partição para o Seven uns 20~25GB em NTFS, uns 6GB para o Karmic em ext3 ou ext4 e o resto como uma partição para seus documentos e que serão compartilhados entre os sistemas.

Só uma duvida, se essa partição para recuperação é para o XP e você quer instalar o Seven então essa partição não é mais necessária, correto?

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2009, 13:52 »
Uma pergunda o Win7 roda bem com esse processador e 1GB de RAM?
Acho que ñ vale a pena colocar o Win7.

O motivo de ter vários Win pode ser o fato de s ter rodado várias vezes aquela recuperação do sistema e ele vai criando vários windows.
Já a partição de recuperção do sistema deixe intacta.

Offline Pasho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2009, 16:11 »
Eu ainda não coloquei o win7, tenho o win XP SP3 instalado, mas existe uma versão reduzida do win7 (Tiny) de 700Mb que gostaria de instalar junto com o Ubuntu. Mas primeiro queria instalar o Karmic com o XP em dual boot. Se compensar este modo já nem instalo o win7. Assim sendo acho que vou formatar o disco todo e instalar o win7 e só depois o ubuntu, que acham?

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2009, 00:46 »
Se quer ter 2 wins acho que tem q ser na seguinte ordem: XP, Sevem e Ubuntu.
Mas o Ubuntu tem q esta antes da metade do disco. Já tive problemas com isso.

Offline Pasho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2009, 12:29 »
Não, eu expliquei-me mal!!! Sorry... O que eu quero mesmo é manter o XP, por agora, e testar o Ubuntu em dual boot pois parece-me ser menos pesado para o processador do meu portátil. Não queria prescindir da partição de recuperação do sistema em que vem o XP original e genuíno, isto no caso de alguma coisa correr mal. Se tudo correr bem, e o ubuntu der às mil maravilhas, isto é, se me entender com ele, então sim quero instalar o win7 versão reduzida (tiny) em vez do XP e ficar com 2 SO, o Karmic Koala e o Win7 em dual boot. A razão é simples, o XMBC apenas corre a aceleração por gráfica em linux e eu pretendo ver filmes .mkv na minha TV, e como o processador é lentinho (1,6GHz e 1GB RAM) então junto o útil ao agradável e beneficio do bom dos dois mundos. Mas acho que a única maneira é criando outra partição do disco com o espaço livre apenas para o Ubuntu. Qual acham que deve ser o tamanho indicado atendendo que tenho 80GB livres?
Cumpz

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:32 »
Olá desculpe a demora....
Qual o tamanho máximo de HD que vc tem e qnt vc tem usado?

Para vc ter uma ideia tem um PC aki em casa bem modesto e um HD de 80GB e tenho dualboot nele.
Mas para fazer dualboot no seu caso, vc precisa desfragmentar o disco pelo Windows, e fazer backups de deus arquivos. A instalação do Ubuntu deve ficar antes da metade do disco.

Me responda as perguntas acima e te ajudo a definir os tamanhos e uma forma de tirar um bom proveito.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Partição sem espaço livre
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2009, 09:03 »
provavelmente você vai ter que usar o gparted para redimencionar os discos e organizar a zorra que fica as partições etc....

verifica com o live cd quantas partições vc tem e qual o tamnho total do disco........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Pasho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil