Autor Tópico: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi  (Lida 46510 vezes)

Offline leandromelosurf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Online: 28 de Novembro de 2009, 09:48 »
O problema do ubuntu 9.10 é que ele nao monta a imagem do modem assim ele nao funega a parada kkk
meu tim é um huawei e eu crio a rede no  assistente 3g mas ele nao reconhece ! alguem sabe a soluçao ? nao adinta falar volta pro xp ou para 9.04 !

meu modem é huawei modelo e220 , mudei o dns para open dns 208.67.222.222, 208.67.220.220
 eu acho que o problema pode ser no usb por que consegui conectar 2 veses !


« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, 17:08 por leandromelosurf »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2009, 11:58 »
Seu tópico está um tanto vago, sem o modelo do modem fica difícil, abre um terminal e dê o comando lsusb e posta o resultado aqui.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2009, 17:20 »
Seu tópico está um tanto vago, sem o modelo do modem fica difícil, abre um terminal e dê o comando lsusb e posta o resultado aqui.

Vago? Eu diria criptico...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 07:28 »
Dá uma lida neste tutorial do morimoto :

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/

depois retorna!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 23:58 »
Bom, também estou com problemas para conectar TIM Web usando o Modem Onda MSA405HS. A versão do Ubuntu que tenho é a 9.10 de 64 bits. O problema é o seguinte: o Ubuntu 9.10 não reconhece o modem. Criei a nova conexão utilizando as ferramentas de gerenciamento de conexão (que é muito fácil). Mas nada do Ubuntu reconhecer o modem. Já li vários tópicos sobre esse assunto, mas a solução depende do "wvdial" e do "modeswitch". O Ubuntu 9.10 64 bits não aceita a instalação desses programas. Uma sugestão dada foi a de atualizar as bibliotecas do Ubuntu. Mas sem conectar a internet eu não consigo fazer os procedimentos. Há um programa chamado Smartconnect3g. Há também o discador Open3g. Ambos dependem do wvdial e só rodam em 64 bits. Ou seja: estou no mato sem cachorro. Devo desistir do Ubuntu 9.10 ou ainda há esperanças?

Detalhe: tenho certeza que na hora em que o Ubuntu 9.10 64 bits reconhecer o modem eu consigo a conexão. Por isso acho que esse é o problema.

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2009, 00:14 »
Só uma observação: o Smartconnect 3g e o Open3G NÃO rodam em 64 bits puro (precisam de uma biblioteca para interpretar e 32 bits para 64 bits).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2009, 00:17 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mmsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi [resolvido para o modem Onda MSA405HS]
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2009, 01:35 »
Já estava desistindo de usar o Ubuntu 9.10 64 bits. De repente, consigo conectar a internet usando o modem Onda MSA405HS. Ufa! A primeira coisa que fiz, então, foi responder a esse tópico para tentar a ajudar a quem estava desesperado como eu.

Primeiro, vamos entender como as coisas funcionam. Depois, vamos aos procedimentos. Isso é importante porque se você tiver um outro tipo de modem você terá que descobrir os códigos de ativação do modem. Explico mais a frente.

1o. Passo: Entendendo o problema

O Ubuntu 9.10 não reconhece modems USB 3G como modems, mas como pen drives. O que você terá que fazer é dizer ao Ubuntu para reconhecer o dispositivo USB como modem - o que é muito simples.

2o. Passo: Conectando utilizando a rede GPRS

Os procedimentos são os seguintes:

Conecte seu modem na porta USB e espere acender mudar a luz do modem da cor vermelha para a cor azul ou verde. Então abra o terminal e digite:

lsusb

O resultado é uma relação com os dispositivos por tipo e por fabricante. Se você usar o modem Onda MSA405HS verá que há uma linha com o seguinte resultado:

Bus XXX Device XXX: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A.

Isso quer dizer que os dispositivos Onda (fabricante 19d2) são reconhecidos quando conectados ao Ubuntu 9.1 como sendo o produto 2000 (pen drives).

Precisamos dizer ao Ubuntu que ele deve reconhecer esse disposito não como sendo 2000, mas como sendo 0037 (modem GPRS). Para tanto, é só digitar as linhas abaixo:

sudo modprobe -r option
sudo modprobe -r usbserial
sudo modprobe -r vendor=0x19d2 product=0037
 
Se você digitar 'lsusb' novamente verá que nada foi alterado. Então faça o seguinte:

* Vá em Locais -> Computador e clique sobre modem (CD virtual) com o botão direito e esolha a opção "remover com segurança". Se der uma mensagem de erro, peça para "desmontar" a unidade. Em seguida, desconecte o modem.

* Conecte o modem e aguarde a luz ficar azul. Então, digite "lsusb". O resultado deve ser:

Bus XXX Device XXX: ID 19d2:0037 ONDA Communication S.p.A.

* Vá, então, em Sistema -> Preferências -> Conexões de rede -> Banda Larga Móvel. Siga as instruções até o fim.

* Finalmente, acione o Miniaplicativo Gerenciador de Redes (no canto superior direito do Ubuntu 9.1 -  é o mesmo ícone que indica redes sem fio disponíveis - e veja as conexões disponíveis). É só clicar sobre a conexão de Banda larga Móvel disponível e conectar.

3o. Passo: Conectando utilizando a rede HSDPA/UMTS - 3G

É exatamente idêntico ao segundo passo, exceto por um pequeno detalhe. Você deve substituir o código do produto 0037 por 0057. Assim, ao conectar o modem no computador, você deve abrir o terminal e digitar:

sudo modprobe -r option
sudo modprobe -r usbserial
sudo modprobe -r vendor=0x19d2 product=0057

Desconecte e conecte o modem (como descrito no 2o. passo) e digite 'lsusb'. Uma das linhas do resultado terá a seguinte informação:

Bus XXX Device XXX: ID 19d2:0057 ONDA Communication S.p.A.

O resto, é igual ao descrito no 2o. passo.

Para quem precisar utilizar modem de outros fabricantes, o trabalho vai ser identificar o código do fabricante e os códigos dos produtos.

Há um inconveniente nessa solução: você terá que executar estes procedimentos todas as vezes que ligar o computador.

Abraço a todos e espero ter ajudado.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2009, 07:21 »
Olá , caro mmsantos,lá vai, quando vc diz que o modem se conecta em GPRS ( 2 G ) é um pouco diferente o processo, nesses modems da onda a escolha do tipo de conexão tem de ser feita no rwindows, através do software que vem com o modem, em configurações de rede escolha preferência por banda larga,se vc deixar somente em banda larga quando o sinal váriar e ficar no 2G vc irá desconectar.

Quanto ao Bus XXX Device XXX: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A ( ID 19d2:2000 é a identificação do chipset utilizado pela ONDA , vc abre um terminal e plugla o modem , quando executa o comando lsusb aparece está saída, nesse momento  o sistema reconheceu o modem como unidade de disco, após o sistema mudar a unidade de disco para modem 3g vai aparecer a saída : Bus XXX Device XXX: ID 19d2:0037 ONDA Communication S.p.A. ( no caso do seu modem ID 19d2:0037 )
vários modems da ONDA utilizam esse mesmo processo, eu uso o onda 501hs só muda a saída para ID 19d2:0001 , a saída que cita ID 19d2:0057 para mudar para 3g na realidade é do modem AIKO83d da vivo, e existe uma maneira para não ter que executar todos os comando que vc citou ao reiniciar o micro dá uma olhada neste link:

http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8147

Neste link reuni vários tutos deste fórum e do Big que participo.

Quanto a mudança do tipo de conexão do modem,a única solução de achei por enquanto foi na versão alpha 2 do BIG LINUX, que estou testando, mas ainda tem vários bugs, no ubuntu ainda não achei nada parecido.

Acho que essas informações serão úteis para sua correta configuração do modelo de seu modem.!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline leandromelosurf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:22 »
desculpa a demora gente e obrigado pela ajuda ! dei uma lida no link acima de morimoto e esta de parabenx ! só nao consegui fazer os prcedimentos porque quando ia editar o /etc o ubuntu diz que nao tenho permissao ! mas sou o admin ! ?

leandro@leandro:~$ lsusb

Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Bus 002 Device 004: ID 12d1:1003 Huawei Technologies Co., Ltd. E220 HSDPA Modem / E270 HSDPA/HSUPA Modem

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root

valeu

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2009, 15:09 »
Aproveitando o tópico, gostaria de saber se vale a pena ter o Tim Web.  ;)
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline leandromelosurf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2009, 15:14 »
sim vale muiito apena , eu usava no ubuntu 9.04 e era perfeito , agora  to com esse pau do 9.10 ! ainda nao consegui instalar meu tim nele heheh devagar agente chega !

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2009, 15:34 »
sim vale muiito apena , eu usava no ubuntu 9.04 e era perfeito , agora  to com esse pau do 9.10 ! ainda nao consegui instalar meu tim nele heheh devagar agente chega !

E a velocidade? Moro em Vila Isabel no Rio de Janeiro - perto de onde caiu o helicoptero... ;D
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline leandromelosurf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2009, 17:00 »
ai sei nao , da uma olhada no cobertura do sinal do site da tim ok

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2009, 18:13 »
ai sei nao , da uma olhada no cobertura do sinal do site da tim ok

ok tudo bem. Mas em sua região, a velocidade é boa? A cobertura 3g é parcial ou total? Qual é o seu plano?
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado