Autor Tópico: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi  (Lida 46560 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2009, 00:15 »
Quem sabe alguém me ajuda

Estou com um modem 3G Houawei da TIM, que ganhei da empresa

Uso o KK.

Criei uma conexão TIM diretamente pelo gerenciador de conexões (Editar Conexões, Banda Larga Móvel) e escolhi o TIM. Depois, conectei o modem e exclui o ícone da área de trabalho (interromper, como li em um tuto). Perfeito! Conectou e a luz do modem deu sinal de conectato. Porém, ao tentar acessar as páginas da net no navegador, bem como baixar e-mail's (uso o evolution) é como se o modem não estivesse conectado, pois nem o navegador, nem o cliente de e-mail encontram conexão.

Tentei usar também o tutorial do Morimoto para habilitar o modem, mas o diagnóstico foi o mesmo (dá a impressão que está conectado, porém a internet não funciona).

Alguém tem uma idéia de como ajudar?

Grato.

Eu tenho notado que minhas conexões 3G estão com o mesmo comportamento. Percebi que isso ocorre pq o gateway default não está sendo setado.

O que faço é executar o comando "ifconfig" e ver o endereço IP e a máscara de sub-rede. Depois calculo que o gateway default será o primeiro endereço da faixa de rede, e monto um comando "sudo route add -net default gw endereço-do-gateway", e via de regra funciona.

PS: A conexão 3G de vocês também cria uma interface "usb0"???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2009, 01:45 »
zekkerj

tentei fazer o que você me recomendou, mas não sei se fiz errado, ou se não está funcionando mesmo. Veja abaixo o resultado do ifconf na minha máquina, com o modem conectado

Citar
ruben@ruben-laptop:~$ ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:16:d3:9c:53:b8 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:272 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:272 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:16460 (16.4 KB) TX bytes:16460 (16.4 KB)

ppp0      Link encap:Protocolo Ponto-a-Ponto 
          inet end.: 189.117.65.127  P-a-P:10.64.64.64  Masc:255.255.255.255
          UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:13 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:3
          RX bytes:234 (234.0 B) TX bytes:249 (249.0 B)

ruben@ruben-laptop:~$ sudo route add -net default gw 189.117.65.127

mesmo assim não funcionou  :(
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2009, 09:16 »
Pra essa conexão, tente fazer "route add -net default dev ppp0" ou "route add -net default gw 10.64.64.64".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2010, 22:17 »
zekkerj

Ainda assim não rolou  :-[ De qualquer forma valeu a intenção. INfelizmente não consigo usar o 3G no Linux.
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #34 Online: 03 de Janeiro de 2010, 01:08 »
Será que seu problema é diferente do meu, então? Executa o comando "route -n" numa conexão nova (sem executar os outros comandos) e posta aqui, por favor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #35 Online: 05 de Janeiro de 2010, 14:51 »
Tenho 3G da Vivo - Modem Huawei - E156B e só de plugar na USB ele reconheceu o Modem e conectou.

Geralmente esses da Huawei ñ tem problema com conexão. Fiz Teste no 9.4 e 9.10 tanto no Ubuntu como no Xubuntu.

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #36 Online: 06 de Janeiro de 2010, 18:59 »
Tente isso :


Primeiro, abra o Terminal (Aplicativos>Acessórios>Terminal). Digite o seguinte código:

sudo gedit /etc/ppp/options

Após colocar a senha de root (Administrador) será aberto o arquivo "options" no programa gedit (similar ao notepad do Windows).

Agora tome cuidado para não apagar nada deste arquivo, apenas adicione os códigos que colocarei abaixo em negrito; antes da última linha deste arquivo, na qual deve estar escrito algo do tipo "# ---<End of File>---" (este símbolo "#" quer dizer comentar, e é importante não apagar nenhum destes símbolos para evitar de dar problema, este arquivo esta cheio deste símbolo, mas tem partes que ele não possui este símbolo e é para deixar do jeito que esta, para evitar incompatibilidades).

connect-delay 1000
ipcp-max-configure 40
ipcp-max-failure 40


Salve o arquivo e faça a conexão com a internet.


Se não conectar de primeiro, reinicialize o computador e tente novamente, é provável que venha a conectar. Eu utilizo o modem TIM WEB Huawei E226 e funciona bem.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline GaBa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2010, 19:33 »
Alguem conseguiu usar o zte mf645 no ubuntu 9.10?

Offline RCLages

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
    • Perfil no Facebook
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #38 Online: 10 de Abril de 2010, 13:02 »
Amigos/as, bom dia  ;)

Tenho usado sem problemas o modem Vivo 3G ZTE MF100 com conexão razoável aqui em Palhoça/SC onde resido (nem Oi Velox 1Mb chega nessas bandas). Faço a conexão pelo ícone do NetworkManager após ejetar o ZTEMODEM apresentado no desktop. Mas sei que o software ZMC que vem no pendrive da Vivo também rola legal, indicando bem quando estamos em 2G ou 3G, além de mostrar contador de bytes transferidos e sinalizar recebimento de SMS quando ultrapasso o limite de download e assim a Vivo reduz minha banda. O lance é que usava o ZMC num Ubuntu 9.10 32bits e lá a instalação foi tranquila. Agora estou usando um notebook Amazon PC Tablet Core 2 Duo com Ubuntu 9.10 64bits e tenho encontrado um probleminha que tem me irritado, pois quando chamo o ZMC retorna a mensagem:

Código: [Selecionar]
# ZMC
./ZMC: error while loading shared libraries: libqt-mt.so.3: cannot open shared object file: No such file or directory
#

Instalei o pacote libqt3-mt  [Qt GUI Library (Threaded runtime version), Version 3] que tem a lib reclamada, mas mesmo assim o problema persiste. Já li em fóruns[1] do Qt para alterar o arquivo /etc/ld.so.conf e executar /sbin/ldconfig. Mesmo assim o problema permanece presente no ZMC.

[1]http://lists.trolltech.com/qt-interest/2002-01/thread00665-0.html                           

Alguém já passou por isso ou teria alguma dica  ???

Desde já obrigadão pela Força (que Ela esteja com vocês)  8)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #39 Online: 10 de Abril de 2010, 19:41 »
Provavelmente o programa está procurando a versão de 32 bits da biblioteca.

Use o programa getlibs pra instalar essa biblioteca.
http://frozenfox.freehostia.com/cappy/getlibs-all.deb

Salve esse arquivo em sua máquina, depois abra-o num gerenciador de arquivos e dê um clique duplo para instalá-lo. Pode também usar o comando "sudo dpkg -i getlibs-all.deb" pra isso.

Depois de instalado, o comando "getlibs -p libqt3-mt" deve baixar e instalar a biblioteca apropriada.
[OBS: Não tenho certeza se o comando do getlibs precisa ou não ser executado com o sudo, pra ganhar privilégio de administração em sua máquina]
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline veloso.hugo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2010, 07:24 »
Oi Galera sou novo usuário do Ubuntu uso o 9.04 depois de apanhar muito intalei o vivo 3g o mf 100 mas o discador dele não abre não sei pq. e tbm as vezes ele reconhece e já conecta mas pra navegar é sufoco. não consigo abrir nada, ah já ia esquecendo no final da intalação atrevés do comanado "# sh installer.sh" ele deu um erro como se etivesse faltando um arquivo alguém pode me ajudar.

Offline lfstamez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #41 Online: 11 de Maio de 2010, 14:27 »
Olá , caro mmsantos,lá vai, quando vc diz que o modem se conecta em GPRS ( 2 G ) é um pouco diferente o processo, nesses modems da onda a escolha do tipo de conexão tem de ser feita no rwindows, através do software que vem com o modem, em configurações de rede escolha preferência por banda larga,se vc deixar somente em banda larga quando o sinal váriar e ficar no 2G vc irá desconectar.

Quanto ao Bus XXX Device XXX: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A ( ID 19d2:2000 é a identificação do chipset utilizado pela ONDA , vc abre um terminal e plugla o modem , quando executa o comando lsusb aparece está saída, nesse momento  o sistema reconheceu o modem como unidade de disco, após o sistema mudar a unidade de disco para modem 3g vai aparecer a saída : Bus XXX Device XXX: ID 19d2:0037 ONDA Communication S.p.A. ( no caso do seu modem ID 19d2:0037 )
vários modems da ONDA utilizam esse mesmo processo, eu uso o onda 501hs só muda a saída para ID 19d2:0001 , a saída que cita ID 19d2:0057 para mudar para 3g na realidade é do modem AIKO83d da vivo, e existe uma maneira para não ter que executar todos os comando que vc citou ao reiniciar o micro dá uma olhada neste link:

http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8147

Neste link reuni vários tutos deste fórum e do Big que participo.

Quanto a mudança do tipo de conexão do modem,a única solução de achei por enquanto foi na versão alpha 2 do BIG LINUX, que estou testando, mas ainda tem vários bugs, no ubuntu ainda não achei nada parecido.

Acho que essas informações serão úteis para sua correta configuração do modelo de seu modem.!

ola , sou iniciante porem super adorador de ubuntu, tenho um grande problema pq vcs falarm muito de outros modens e das outras operadoras e nao falar do HUAWEI E 226 e do Oi 3G ou do Oi dados 3G ( o q tenho e conecto neste modem trankilo no rwindows)
gostaria de ajuda e resposta o mais rapido possivel. grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #42 Online: 11 de Maio de 2010, 14:38 »
lfstamez, tem trocentos tópicos sobre teu modem... se vc usar a busca, vai achar resultados mais rápido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline evertonwallas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu 10.04 LL - REDES/INTERNET ADSL & 3G
    • Ver perfil
Re: 3g no ubuntu 9.10 tim vivo oi
« Resposta #43 Online: 14 de Maio de 2010, 04:27 »
Olha, eu tive muitos - e frise-se o "muitos" - problemas com modens 3G no Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Eu ficava oscilando entre Windows e Ubuntu em função deste problema. Tipicamente: conexão lenta, não conectava, o modem ora era reconhecido, ora não era reconhecido, enfim, uma infinidade de problemas. Depois que atualizei o Ubuntu para a versão 10.04 - o modem agora é reconhecido pelo Kernel -, meus problemas reduziram-se a zero. Agora, não consigo mais instalar o programinha do discador da Vivo/Oi/Tim/Claro, mas basta eu espetar o modem, aguardar um minuto e estou conectado à internet pelo Network Manager do Ubuntu. Bastando, obviamente, ter um nível razoável de sinal (10%) e ter pré-configurado a conexão para banda larga móvel no Network Manager.
E. Wallas
Éverton Wallas