Autor Tópico: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04  (Lida 13080 vezes)

Offline Leonora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Online: 25 de Novembro de 2009, 10:52 »
Olá! Estou abrindo esse tópico porque não vi outro que tratasse sobre o mesmo problema na versão LTS que é a que eu disponho para estudar no momento. Tentei pela versão 9.04 mas esse nem sequer reconheceu o modem modelo ZTE MF100 da VIVO e a versão do Koala deixa pra lá... Aviso: eu não sei programar em Linux, mas uma coisa eu sei, a diferença entre $ e #. A situação é a seguinte: o modem é reconhecido como driver, aparece a Logo da VIVO, mas não conecta. Se alguém puder me ajudar com uma "receita de bolo" eu fico imensamente grata, pois desejo fazer parte dessa frente de popularização do software livre e do Linux, mas enquanto para isso for exigindo de nós os "não iniciados" conhecimentos avançados de programação shell a coisa fica complicada... ??? no Windows... aff deixa pra lá...    ::) ;D

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2009, 11:17 »
@Leonora

Eu tenho esse modem (estou o usando agora no meu notebook com Vista x64), mas consegui instalá-lo no desktop de casa - Ubuntu Jaunty 9.04 - e no trabalho (mesma versão). Agora, realmente tem "macetes", o qual posso resumir:

0. Apague a sua conexão VIVO anteriormente configurado no network-manager (atenção isso vale para o Ubuntu 9.04, foi onde testei e deu certo - neste caso, botão direito no "applet" do nm do painel e clicar "editar conexões").

1. baixar no seguinte link: https://forge.betavine.net/frs/?group_id=12&release_id=247
   - ozerocdoff (versão 0.4.2)
   - usb-modemswitch (esse a versão 0.9.7)
   - vodafone-mobile-connect (versão 2.15)

2. Instale os pacotes baixados com o dpgk: sudo dpkg -i [pacotes baixados]

3. Certamente vai dar problemas de dependências; aí basta rodar o apt-get: sudo apt-get install -f

4. Reinicie o computador, inicie a sessão do GNOME, espete o modem e aguarde o "wizard" para configurar a conexão VIVO. Pronto, já estará disponível para uso.
5. Após tudo testado e funcionando, pode apagar o vodafone-mobile-connect: sudo apt-get remove vodafone-mobile-connect

Sorte,

Danpos.

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2009, 11:18 »
Ola notei que vc anda quebrando a kbca  ;D

tenta configurar pelo "Network Manager, e configura o Modem

sem estar plugado durante inicialização do sistema.


abs

J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2009, 11:23 »
Olá! Estou abrindo esse tópico porque não vi outro que tratasse sobre o mesmo problema na versão LTS que é a que eu disponho para estudar no momento. Tentei pela versão 9.04 mas esse nem sequer reconheceu o modem modelo ZTE MF100 da VIVO e a versão do Koala deixa pra lá... Aviso: eu não sei programar em Linux, mas uma coisa eu sei, a diferença entre $ e #. A situação é a seguinte: o modem é reconhecido como driver, aparece a Logo da VIVO, mas não conecta. Se alguém puder me ajudar com uma "receita de bolo" eu fico imensamente grata, pois desejo fazer parte dessa frente de popularização do software livre e do Linux, mas enquanto para isso for exigindo de nós os "não iniciados" conhecimentos avançados de programação shell a coisa fica complicada... ??? no Windows... aff deixa pra lá...    ::) ;D

De onde vc tirou que pra fazer alguma coisa em linux tem que saber programar??? Queria saber de onde nascem essas sandices.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Leonora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2009, 12:00 »
Me desculpa a ignorância amigo... mas eu não entendi nadica do que você disse aí ;D É que esqueci de dizer eu sou iniciante nivel 00 entende? Mas de qualquer forma obrigada pela atenção.

Offline leobarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2009, 13:04 »
Olá, eu escrevi no meu blog uma solução para esse caso. Seria o discador da Vodafone.
Mesmo sendo iniciante, no Ubuntu não é necessário uma bagagem de programação. Isso você conquista com o tempo.
Assim como no Win, o Ubuntu tem os arquivos executáveis que são os de extensão .deb. Basta clicar duas vezes em cima e instalar.
No meu blog os arquivos estão dessa forma.
O seu modem é reconhecido como pen-drive e não como modem e com a dica talvez resolva.
Tente se espelhar na dica para o seu modem da VIVO, pois o meu é dá Claro.
Segue o link: http://leo3g.blogspot.com/2009/08/vodafone-discador-for-linux.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2009, 16:33 »
Arquivos .deb executáveis????  ??? ??? ??? ???

Putz, pelo menos a Leonora tinha a desculpa de ser nivel 00...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline leobarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2010, 21:48 »
Arquivos executáveis são aqueles onde você pode clicar uma vez ou duas vezes e executar o programa. Diferentemente dos arquivos .sh ou .tar que são os compactados.
Qual seria o nome certo então?

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2010, 22:08 »
caro leobarros, só um lembrete no linux as coisas são um pouco diferente do janelas, os arquivos executáveis no linux são os .elf ( binários ) estou estudando seu  funcionamento, mas a frente coloco o que aprendi , o .sh é na realide um shell comand  ou shell script, e eles necessitam ter permissão de executável para podermos utilizá-los, a forma de utilizá-los é a seguinte:

./ nome do arquivo.sh ou

sh nome do arquivo.sh

para dar a permissão de executável abra em um terminal como root o seu gerenciador de arquivos vá onde o arquivos estiver locado, clique com o botão direito em cima do mesmo vá em propriedades > permissões > marque que o mesmo é executável.

ou pelo terminal por linha de comando : sudo chmod +x nome do arquivo.sh

mas vale lembrar tome cuidado com o comando root, alterações erradar no sistema podem dar pt. qualquer dúvida retorna.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2010, 22:39 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2010, 22:38 »
Ih, fedeu geral agora  :D

Qual é a extensão dos arquivos executáveis do Linux??? nenhuma!!!

O que faz um arquivo ser executável é a permissão de execução dada a ele. A extensão é apenas uma indicação do conteúdo do arquivo.

Nada impede que vc tenha um arquivo com a extensão ".txt", e ele ser um executável do tipo ELF.

Ah, sobre os arquivos ".tar", eles não são compactados, eles são "coleções de arquivos" (não achei descrição melhor). Compactados, são os ".zip", ".rar", ".gz", ".bz2", ".Z", etc.


Aliás, do que que a gente estava falando mesmo ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2010, 23:05 »
zekkerj, acho que o mundo linux nos permite aprender e ensinar, se coloquei alguma informação errada ficarei grato que me corrijam,

agora ficar ironizando , e sem dúvida uma forma de afastar os iniciantes no linux.! >:( >:( >:(
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline leobarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2010, 12:01 »
É esse ar de sabidão que torna o Linux mais distantes de outros usuários, pois sempre verão que Linux é para nerd ou para quem tem muito conhecimento em informática. Digo que a própria autora do tópico pensou nisso dizendo "Sou nível 00", então não joguem pedras em mim.
Temos que ajudar os companheiros sem olhar à quem.
A várias maneiras de mostrar que sabe sobre um tópico.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2010, 13:17 »
Ah, galera, fala sério que vocês se ofendem por pouca coisa igual a isso.  :P

Sou capaz de coisas muito piores, se querem saber. ::)

Mas vocês estavam trabalhando com conceitos errados, é preciso corrigir, antes que vire mito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rato la

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:32 »
aqui, nao é por nada nao...mais se os os usuarios ai pudessem para de se ironizar entre si e se focar no assunto do post seria bom....pois eu ja passei pelo memso problema que a Leonora e nao obtive sucesso com o modem mf622, hoje uso o ubuntu 9.10 e consigo conectar normalmente.....entao deixa pra la se é ou nao executavel, pois pelo que sei linux trabalha é com pacotes(o que nao entendo direito pra falar ao certo) mais pra quem nao conhece pode se dizer que é executavel que o resultado da no mesmo.....

e Leonora, aconselho voce a buscar o ubuntu 9.10, pois com ele acho que voce tera menos problema com seu modem......

mais se for continuar na sua busca....a primeira coisa que deve fazer é abrir um shell(o famoso dos do ruindows) e dar um lsusb......se uma das linhas estiver assim:

Bus 001 Device 002: ID 19d2:2000

voce tera que fazer o sistema enxergar o seu modem, vai ter que fazer ele ver ele assim com lsusb

Bus 001 Device 002: ID 19d2:0031

para isso...deixo um link aki memso no ubuntu forum

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56679.0.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:46 »
rato la, eu também tenho um modem que se identifica com esse código "19d2:2000" (Onda MSA405HS), e percebi que o reconhecimento dele é muito mais fácil nas máquinas que não têm o programa "usb_modeswitch" instalado.

O problema é que há vários modems diferentes que se identificam da mesma forma, o "usb_modeswitch" não tem como saber qual deles é, e acabam tratando todo mundo do mesmo jeito [e a maioria, do jeito errado].
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D