Autor Tópico: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04  (Lida 13079 vezes)

Offline rato la

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2010, 18:56 »
mais nao é o usb_modeswicth que faz essa identificaçao, faz a desmotangem da unidade de disco, depois a montagem do modem....se nao for ele, qual aplicativo faria tal processo.....nunca vi nenhum tutorial para esses modens que nao use o usb_modeswicth...

att...wagner

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:54 »
não, não é... mas é ele que tenta adivinhar qual dos vários modems que se identificam como "19d2:2000" é o seu, e acaba fazendo bobagem, na maioria das vezes.

Depois que vc identifica corretamente o seu modem e configura o usb_modeswitch pra identificá-lo, tudo funciona às mil maravilhas.

----------------------

Voltando ao caso da Lenora... ela falou de um "discador", e vi em outro tópico alguém falando sobre um "ícone da Vivo". Será que a Vivo está com algum procedimento automatizado pra instalação?  Seria bom os "viventes" comentarem um pouco sobre isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rato la

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2010, 13:59 »
nao sei se é isso no caso da Leonora, mais no meu caso quando aparece esse icone (do meu caso da claro) é porque meu modem ainda é visto como unidade de disco, e nao como modem........seria preciso que a Leonora postasse aqui o resultado de um lsusb pra ver se é isso mesmo que esta acontecendo la, mais acho que o modem dela nem mesmo foi montado como modem......


Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2010, 13:37 »
nao sei se é isso no caso da Leonora, mais no meu caso quando aparece esse icone (do meu caso da claro) é porque meu modem ainda é visto como unidade de disco, e nao como modem........seria preciso que a Leonora postasse aqui o resultado de um lsusb pra ver se é isso mesmo que esta acontecendo la, mais acho que o modem dela nem mesmo foi montado como modem......



É isso mesmo, o problema está no network manager e não no usb_modeswitch, essa ID 19d2:2000 se apresenta nos modems da ONDA , temos modelos da TIM, VIVO , CLARO, neste link que postei em outro fórum, juntei informações deste fórum e do outro e mais alguns;

http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8147

Nele mostro a ID de vários modelos , Leonora veja se seu modelo está entre eles.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2010, 13:52 »
Me desculpe pois eu acho esse modem da ZTE um lixo pois ele nao quer funcionar no Linux eu acho melhor o modem da huawei pois eu ja vi funcionando no Linux eu recomendaria ligar do seu celular Vivo para *8486 ou de qualquer outro telefone para 1058 e questionar sobre o ocorrido

Offline rato la

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2010, 00:18 »
nao é bem assim Vincent, concordo com voce que o modem Huawei é mais facil de ser configurado, amis tenho um ZTE MF622 e ele funciona bem aqui no meu Ubuntu 9.10.....esse ultimo relesase do ubuntu saiu com suporte nativo a maioria desses modens.......talvez seu modem precise só ser configurado...........

deixo aqui uma dica...veja se seu modem foi detectado como modem com lsusb (o link que o dtomadon deixo tem muitos exemplos de modens la...compare com os seus.....mais se estiver como Bus 005 Device 003: ID 19d2:0001 ainda é unidade de disco) e baixe um discador chamado open3g....é em linha de comando, no entanto é bem estavel......quando o  network manager "da pau" eu uso o open3g......

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:41 »
Citar
É isso mesmo, o problema está no network manager e não no usb_modeswitch
Veja só, dtomadon, o que eu observei foi que o usb_modeswitch, da forma como é configurado durante a instalação, tenta converter todos os modems que se identificam como 19d2:2000 no modem "ZTE MF620/Onda MH600HS".

Isso é feito no arquivo "/etc/udev/rules.d/usb_modeswitch.rules", por volta da linha 185.
Código: [Selecionar]
########################################################
# ZTE MF620 (aka "Onda MH600HS")
#
# Probably works with DetachStorageOnly too
#
# Contributor: Flávio Moringa
# only for reference
# MessageEndpoint=0x04
# Vendor:Product id = 0x19d2:0x2000
SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idVendor}=="19d2", SYSFS{idProduct}=="2000", RUN+="/usr/sbin/usb_modeswitch --default-vendor 0x19d2 --default-product 0x2000 --message-content 55534243123456780000000000000600000000000000000000000000000000"

Se essa linha é desativada e o serviço dbus reiniciado, meu modem passa a ser reconhecido normalmente como CDROM, ao ser plugado. Fiz esse teste em 3 máquinas com o Kubuntu 9.10 64 bits.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2010, 11:52 »
Ok pessoal eu digitei no konsole $lsusb, a distribuição que eu uso é o Kurumin versão 7.0 ou seja o Linux Kurumin 7 e o modem ZTE MF626 o resultado do comando $lsusb foi

Bus 005 Device 002: ID 19d2:2000
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

O meu computador
Placa mãe ECS K7S5A Pro
CPU AMD Athloon XP 1100 Mhz
512 Mb RAM
Placa de rede SIS 900
Placa de som SIS 7012

Se puderem encontrar alguma solução do problema que não sou o único que tenho postem aqui nesta seção

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2010, 19:10 »
A solução pro seu problema é usar uma distribuição que não seja obsoleta. Já tem 3 anos que o Kurumin 7 foi descontinuado!...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

kellynh

  • Visitante
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2010, 22:39 »
Aff amigo.

Eu tenho um tutorial muito mais facil.
Todos esse tutos q te enviaram eu jah tentei e consegui
Mas esse aqui é muito mais pratico.

Esses ai nem sequer icone do vivo 3G vão te dar.

Eu uso o modem  ZTE mf 100 da vivo e te aconselho esse tutorial: http://blog.cidandrade.pro.br/tecnologia/3g-da-vivo-no-ubuntu-e-facil/

Uso muito pouco o terminal.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #25 Online: 31 de Janeiro de 2010, 23:38 »
Aff amigo.

Eu tenho um tutorial muito mais facil.
Todos esse tutos q te enviaram eu jah tentei e consegui
Mas esse aqui é muito mais pratico.

Esses ai nem sequer icone do vivo 3G vão te dar.

Eu uso o modem  ZTE mf 100 da vivo e te aconselho esse tutorial: http://blog.cidandrade.pro.br/tecnologia/3g-da-vivo-no-ubuntu-e-facil/

Uso muito pouco o terminal.

O meu é mais fácil ainda: basta instalar (ou rodar em modo live) o Ubuntu 10.4 alfa 02. É plugar e usar. ;)

Danpos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 00:50 »
O meu é mais fácil ainda: basta instalar (ou rodar em modo live) o Ubuntu 10.4 alfa 02. É plugar e usar. ;)

Danpos.

Danpos, qual a versão do NM que está vindo no Lucid?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 01:05 »
@zekkerj

Boa pergunta.  ??? Eu instalei esta no Eeepc da minha filha (surf 4g com 2GB de RAM - faz diferença  ;D) e rodei em modo live (USB) no Aspire One de minha esposa (1,5 GB de RAM - eu mesmo instalei e deu um p*** trabalho, mas faz diferença), mas não reparei nisso. Eu vou dar uma olhada e logo posto aqui, OK? ;)

Danpos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:12 »
Danpos, se te ajudar...

apt-cache policy network-manager

...

Leonora, vc tem alguma novidade???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Modem 3G VIVO no Ubuntu 8.04
« Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 18:43 »
Danpos, se te ajudar...

apt-cache policy network-manager

...

Leonora, vc tem alguma novidade???

OK, o resultado do comando acima é a versão 0.8~rc2-0ubuntu1 para o network-manager no 10.4 (pendrive com persistência).

Danpos.