Campanha Não Açassine o Portuguêis!

Iniciado por Luiz Santos, 27 de Outubro de 2009, 22:21

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Santos

Senhores tenho reparado que muitos dos usuários deste importante fórum, têm cometido erros graves e bôbos no tocante ao uso de nossa língua mãe. Então por obséquio peço: não matem o Potuguês! Corrijam quaisquer erros que nossos colegas venham a cometer - mas façam isso numa boa falow brow!  ;D
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

clcampos

Ficar corrigindo os outros é chato Luiz, e nem todos entendem.

Sei que já existe um tópico desse aqui, que não atingiu seu objetivo.

O que acha de dedicar o seu a popularizar o uso de um dicionário para o Firefox?

Existem vários, vou citar dois que conheço:

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Tota

Este é o preço da Inclusão Digital, não é não?

No dia em que algum de vocês corrigirem uma questão da Fuvest vão verificar que os que escrevem errado aqui estão fazendo isto na forma culta da língua. :'(

[],s

fatecano

Pois é...

Eu também não gosto de ver esse tipo de coisa.
Uma vez levei até uma comida de rabo por me irritar com os dialetos da internet usados por aqui, pois sempre entendi que as regras diziam que esse tipo de linguagem não seria permitida.

Citar4. Este é um fórum em língua portuguesa. Todos os textos devem ser escritos de forma clara, logo, não são permitidas gírias e abreviações que atrapalhem a leitura dos demais.

Mas hoje até entendo que existem diferenças culturais.
Entendo, mas não gosto!

Realmente, seria extremamente chato ficar corrigindo os outros.

Por isso, nem vou mostrar as pérolas que já achei por aqui. (rsrs)
Vão ficar comigo mesmo!  ;)

Abraços

clebson

O problema não é a inclusão digital, o problema é exclusão escolar.

Leonardo C

Se alguém aqui no fórum me corrigir eu vou virar um troll louco e sanguinário.  :D

BrunoGom3s

Não é preciso escrever corretamente e bonito, simplesmente evitem usar gírias, pequenos erros de português estarão por vir, é natural. Eu muitas vezes por descuidos acabo errando, é normal. Acharia uma boa a equipe alterar os erros ou até reformular perguntas mal feitas.

Abraços.
Vivendo e aprendendo.

vinicius_aleao

Citação de: BrunoGom3s online 28 de Outubro de 2009, 01:53
Não é preciso escrever corretamente e bonito, simplesmente evitem usar gírias, pequenos erros de português estarão por vir, é natural. Eu muitas vezes por descuidos acabo errando, é normal. Acharia uma boa a equipe alterar os erros ou até reformular perguntas mal feitas.

Abraços.

Seria muito trabalho pra pouco resultado. E quanto a reformular perguntas, isso não dá certo; não podemos ter a petulância de adivinhar a intenção do outro, no caso de ele não ter sido suficientemente claro. Ademais, seria tão ou mais chato que corrigir.

luiscarlos

Muitos escrevem errado por realmente não saber o certo, apesar do Firefox ter um corretor ortográfico... ;D
Muitas vezes os responsáveis por isso são Orkut, Messenger, Twitter...
[]'s

clcampos

Citação de: vinicius_aleao online 28 de Outubro de 2009, 02:40
Seria muito trabalho pra pouco resultado. E quanto a reformular perguntas, isso não dá certo; não podemos ter a petulância de adivinhar a intenção do outro, no caso de ele não ter sido suficientemente claro. Ademais, seria tão ou mais chato que corrigir.

+1 vinicius_aleao

Hoje editamos mensagens nos seguintes casos:

• Imagens acima do permitido: Editamos deixando apenas o link, mesmo assim enviamos MP e aguardamos um tempo para que o próprio usuário o faça. Optamos por editar porque a outra opção é trancar.
  • Quando trancamos tópicos com links "indevidos" (pirataria, sexo e etc) editamos tirando o link

E para ser franco não lembro de outro motivo agora.

Acho que devemos ter muito cuidado mesmo em relação a corrigir os outros, ou mesmo tentar adivinhar aquilo que o usuário quer (editando seus tópicos). Existem pessoas que tem acesso a bom ensino e não se preocupam, e até escrevem de propósito errado (estes eu abomino), porém existem muitos outros casos que podemos (e devemos) eximir as pessoas de culpa, pois são muitos os fatores que contribuem para isso.

Então ainda acho que o uso de ferramentas adequadas (como os dicionários) podem ajudar mais que a correção. Eu sou filho de professora, sofri e estudei muito, e mesmo assim vivo errando, e o add-on do dicionário Vero instalado no firefox é meu melhor amigo!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Tota

Citação de: BrunoGom3s online 28 de Outubro de 2009, 01:53
Acharia uma boa a equipe alterar os erros ou até reformular perguntas mal feitas.

Mas aí no caso, não ferimos a sua liberdade de expressão ? Acredito que o forum não deve fazer isto.

fatecano

CitarO problema não é a inclusão digital, o problema é exclusão escolar.

CitarMuitos escrevem errado por realmente não saber o certo, apesar do Firefox ter um corretor ortográfico...  ;D

CitarExistem pessoas que tem acesso a bom ensino e não se preocupam, ...

Sei que não posso servir de exemplo para ninguém, mas meu pai só tem a 8ª série e minha mãe não estudou.
Semprei morei em favelas, inclusive, até mesmo em barraco de madeira e áreas de risco.
Estudei nas piores escolas mas, como sempre achei que não poderia ficar jogando a culpa nisso, preferi fazer um certo esforço para conseguir bolsas de estudos para pequenos cursos. Com o tempo, consegui bolsas maiores, como essa ai da minha foto.

Só para constar, eu vendia balas e entregava panfletos nas casas a partir dos 9 anos.
E a exatamente dois anos, ainda frequentava filas para cestas básicas e leite de ONG's.

Hoje eu tenho uma bolsa financeira para estudar e ainda faço estágio na própria faculdade, lembrando que consegui passar num vestibular público!

Sabem por que estou contando tudo isso?
Porque essa história de falar que não sabe escrever porque não teve acesso a estudo é balela.

Estuda quem quer!
Quem procura!
 ;)

Citarsimplesmente evitem usar gírias, pequenos erros de português estarão por vir, é natural.

Essa colocação foi perfeita!

clcampos

O fato de "vencermos" (ou melhorarmos) não faz de nós melhores que os outros, nem nos dá o direito de julgá-los, ainda mais julgá-los!

Não passei aperto como você rcn, mas meu Pai terminou o segundo grau quando eu já estava bem mais velho, e demorou quase 30 anos para terminar a casa dele.

Sempre estudei em escola pública, e consegui terminar uma faculdade (particular e paga por mim mesmo, já que minha família não tinha condições de bancar minha ida a BH para tentar vestibular na pública), mas nada disso me da o direito de achar que todos devem ser assim também.

Primeiro somos todos diferentes uns dos outros (ainda bem!), segundo a vida de cada um o leva a trilhar caminhos diferentes.

Eu já respondi pessoas com descaso, ou ironia, por conta da forma como escreveram, mas não me vanglorio disto, eu tenho é vergonha.

Acho que se a pessoa conseguir escrever de forma que todos nós possamos entendê-la já é uma vitória, e quem se acha muito acima dela (seja por méritos próprios ou por berço) deve se sentir grato e ajudá-la da melhor forma possível.

Peço desculpas por (mais uma vez) expor minhas ideias de forma até dura, mas espero que entendam meu ponto de vista.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

fatecano

CitarO fato de "vencermos" (ou melhorarmos) não faz de nós melhores que os outros, nem nos dá o direito de julgá-los, ainda mais julgá-los!

Ops!! Na realidade, essa não era bem a minha intenção.
Não penso em julgar ninguém, pois querer vencer na vida é apenas uma opção de cada um.

Não me importo nem um pouco com essa opção dos outros e também não tenho o menor interesse de ficar julgando ninguém.
O que não gosto é quando as pessoas ficam achando "desculpas", quando na realidade, não se passa de desinteresse.

CitarPeço desculpas por (mais uma vez) expor minhas ideias de forma até dura, mas espero que entendam meu ponto de vista.

Não estou preocupado se você tem idéias contrárias às minhas ou se são duras ou não.
Por mim tanto faz sua opinião!
O fórum é aberto mesmo.  ;)

Mas acho que estamos fugindo um pouco do foco do assunto.

Irei repetir os pontos altos da minha opinião, para não precisar mais responder esse tópico:

• a grande maioria das pessoas escrevem errado por puro desinteresse;
  • CitarNão é preciso escrever corretamente e bonito, simplesmente evitem usar gírias, pequenos erros de português estarão por vir, é natural.
  • quando o caso for diferenças culturais, então não há o que discutir.

Abraçoooos

vinicius_aleao

Não acho que a maioria escreva errado por desinteresse. E também não saio por aí dizendo que vencer na vida é força de vontade, porque não é. Há muita gente por aí que tentou de todas as formas e não conseguiu. O seu caso, rcn, de vencer a despeito do contexto desfavorável, é de uma minoria. Além disso, se você joga toda a responsabilidade para o indivíduo, onde fica a obrigação do estado? Quem foi que disse que a "culpa" do insucesso é pessoal? É com essa estória de "eu sou brasileiro e não desisto nunca" que o estado joga a responsabilidade pro cidadão e vai se eximindo da responsabilidade de provedor, que é seu dever. Pago imposto pra ver as coisas funcionarem, e não pra o estado dizer que a responsabilidade é minha.

Enfim, não é uma crítica exatamente, é mais um desabafo.  ;)