Autor Tópico: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)  (Lida 84267 vezes)

Offline andrelba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2009, 19:49 »
alguem sabe o que faço: eu já tinha instalado o windows 7 em um hd sata com 3 particoes + aquela de 100mb. depois instalei o ubuntu 9.10 em um hd ide. só que na hora que ele inicializa o grub, o ubuntu funciona beleza, mas o windows 7 nao inicializa, aparece a seguinte mensagem: erro: no such device.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2009, 23:53 »
alguem sabe o que faço: eu já tinha instalado o windows 7 em um hd sata com 3 particoes + aquela de 100mb. depois instalei o ubuntu 9.10 em um hd ide. só que na hora que ele inicializa o grub, o ubuntu funciona beleza, mas o windows 7 nao inicializa, aparece a seguinte mensagem: erro: no such device.

Já usou os comandos que eu indiquei nesse tópico?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Gutovookrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2009, 11:31 »
Uso um netbook e coloquei num pendrive através do unetbootin o Ubuntu 9.10.

Funcionou bem o Live, e resolvi instalar. Joguei ele por cima do Kubuntu 8.04 que eu tinha instalado. Minha máquina tinha o grub antigo instalado.

O Ubuntu instalou o grub2, e reconhece o windows ok. O problema é o seguinte, quando o computador dá o boot no grub, as únicas opções são memtest e Windows. Não aparece nenhuma opção pra entrar no próprio Ubuntu, como se não o reconhecesse.

E quando executo os comandos do primeiro post desse tópico, a entrada Windows é retirada e só sobram os memtest.


EDIT:
Parece que descobri o erro, mas nao sei resolver.
Ao tentar fazer update-grub, o sistema nao encontra a lista de particoes.

Citar
root@ubuntu:/# update-grub
Generating grub.cfg ...
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
grep: /proc/mounts: No such file or directory
Cannot find list of partitions!
done

E o resultado 'e que agora s'o aparece o memtest no grub.

« Última modificação: 05 de Novembro de 2009, 12:44 por Gutovookrj »

Offline Gutovookrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:38 »
Desculpa o post duplo, mas é só pra dizer que resolvi.
Descobri que por uma razão desconhecida, o Ubuntu não instalou o kernel (arquivo vmlinuz-2.16.31-14-generic ). Eu estava procurando por ele pra colocá-lo manualmente nos customs do grub e não achei na pasta /boot nem em nenhum outro local da partição.

Aí baixei o pacote com a imagem do kernel e instalei. O grub passou a reconhecer OK, colocou automaticamente as entradas pro Karmic e pro recovery e aqui estou ;)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2009, 18:45 »
Desculpa o post duplo, mas é só pra dizer que resolvi.
Descobri que por uma razão desconhecida, o Ubuntu não instalou o kernel (arquivo vmlinuz-2.16.31-14-generic ). Eu estava procurando por ele pra colocá-lo manualmente nos customs do grub e não achei na pasta /boot nem em nenhum outro local da partição.

Aí baixei o pacote com a imagem do kernel e instalei. O grub passou a reconhecer OK, colocou automaticamente as entradas pro Karmic e pro recovery e aqui estou ;)

 ??? Muito estranho isso, realmente estranho demais  ???
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Gutovookrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2009, 20:07 »
Desculpa o post duplo, mas é só pra dizer que resolvi.
Descobri que por uma razão desconhecida, o Ubuntu não instalou o kernel (arquivo vmlinuz-2.16.31-14-generic ). Eu estava procurando por ele pra colocá-lo manualmente nos customs do grub e não achei na pasta /boot nem em nenhum outro local da partição.

Aí baixei o pacote com a imagem do kernel e instalei. O grub passou a reconhecer OK, colocou automaticamente as entradas pro Karmic e pro recovery e aqui estou ;)

 ??? Muito estranho isso, realmente estranho demais  ???

Também achei. Nunca tinha visto nada parecido.

A iso estava boa (fiz md5sum e sha1sum e bateram), a instalação correu razoavelmente bem, tive que forçar umount no /cdrom, pasta onde o sistema montou automaticamente meu "Live Pendrive", antes do particionamento, mas fora isso, correu bem. E levei um dia inteiro pra perceber que o vmlinuz não estava lá quando resolvi colocar entrada manual  ;D

Então o grub2 nem teve culpa de nada, se realmente não tinha kernel, não tinha entrada pra colocar.
Mas agora tá tudo ok.

Valeu pelo tutorial, Nossile. A parte da montagem do sistema e do chroot foi essencial pra eu resolver esse problema do kernel (eu nunca precisei acessar o sistema como root pelo Live antes disso)

Offline vitortechno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Conhecimento, passe adiante.
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:30 »
fala pessoal, alguem sabe uma forma de retornar o grub2 do karmic koala para versão default, fui alterar algumas coisas aqui e a imagem que eu tinha colocado no fundo sumiu, fica atrás de uma tela ja tentei configurar de tudo quanto foi jeito e não obtive resultado, se alguem souber posta ae.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2009, 15:56 »
Eu instalei pelo wubi e perdi o boot sábado qdo instalei umas atualizações para o grub. Como recupero agora?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2009, 16:38 »
fala pessoal, alguem sabe uma forma de retornar o grub2 do karmic koala para versão default, fui alterar algumas coisas aqui e a imagem que eu tinha colocado no fundo sumiu, fica atrás de uma tela ja tentei configurar de tudo quanto foi jeito e não obtive resultado, se alguem souber posta ae.

Reinstala o pacote "grub-pc"
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2009, 16:39 »
Eu instalei pelo wubi e perdi o boot sábado qdo instalei umas atualizações para o grub. Como recupero agora?

Sinceramente não sei se esse tutorial é aplicável a instalações do wubi.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #25 Online: 09 de Novembro de 2009, 16:41 »
Eu instalei pelo wubi e perdi o boot sábado qdo instalei umas atualizações para o grub. Como recupero agora?

Sinceramente não sei se esse tutorial é aplicável a instalações do wubi.
Não se aplica, testei agora a pouco. Diz q não tem diretório "/" montado pra atualizar o grub. Será q tem algum jeito?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #26 Online: 09 de Novembro de 2009, 17:33 »

Não se aplica, testei agora a pouco. Diz q não tem diretório "/" montado pra atualizar o grub. Será q tem algum jeito?

Hum... quando você deu o comando "sudo mount /dev/sda1 /mnt" (sda1 sendo a partição onde o ubuntu está instalado) qual foi a mensagem recebida?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #27 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:03 »

Não se aplica, testei agora a pouco. Diz q não tem diretório "/" montado pra atualizar o grub. Será q tem algum jeito?

Hum... quando você deu o comando "sudo mount /dev/sda1 /mnt" (sda1 sendo a partição onde o ubuntu está instalado) qual foi a mensagem recebida?
Montou normal, mas qdo executei o grub-update não deu certo pq dizia não achar o diretótio "/".

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #28 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:19 »

Montou normal, mas qdo executei o grub-update não deu certo pq dizia não achar o diretótio "/".
Fiquei curioso com a situação e consultei o nosso amigo Google. Descobri que as instalações a partir do Wubi (que cada vez mais acho que deveria ser descontinuado) não iniciam a partir do Grub, e sim do gerenciador de boot do próprio Windows (NTLoader). [facepalm]

Tambem encontrei a informação que caso o Ubuntu não carregue deve se usar o comando chkdsk /r a partir do Windows na partição onde o Ubuntu está instalado.

Mas aconselho a esquecer esse Wubi e passar para um instalação de verdade.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #29 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:28 »
Só para acrescentar uma informação. Após fazer update "manual" do menu do grub para reconhecer o windows, acabei recebendo uma atualização do grub que me perguntou se queria manter ou substituir os arquivos de configuração. Eu mandei substituir mesmo sendo alertado que poderia dar problema. E para minha surpresa o grub se atualizou e corrigiu os problemas do menu. Fica ai a dica.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity