Autor Tópico: É possível a mesma pasta home para dois sistemas? [Resolvido]  (Lida 3486 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
É possível a mesma pasta home para dois sistemas? [Resolvido]
« Online: 24 de Setembro de 2009, 22:09 »
Queria instalar no meu PC o Ubuntu e o Kubuntu em partições diferentes e numa terceira partição colocar uma pasta /home que seria comum para os dois SO's. Isso é possível?

Abraços
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 15:58 por cadubts »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 22:19 »
Se os dois ubuntu's (u/k) forem versões idênticas (ubuntu 9.04 e kubuntu 9.04 por exemplo) pode usar até o mesmo usuário.

Caso use distros diferentes, ou versões diferentes de uma mesma distro o recomendado é usar a mesmo /home, mas usuário diferentes, pois versões diferentes de programas iguais (exemplo: ooffice 3.0 em um e 2.0 em outro) podem causar alguma instabilidade e alguns problemas.

Neste segundo caso você pode configurar diretórios comuns para salvar/compartilhar arquivos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:56 »
clcampos

Me interessei por isto, mas fiquei com dúvidas:

Citar
Se os dois ubuntu's (u/k) forem versões idênticas (ubuntu 9.04 e kubuntu 9.04 por exemplo) pode usar até o mesmo usuário.

Caso use distros diferentes, ou versões diferentes de uma mesma distro o recomendado é usar a mesmo /home, mas usuário diferentes, pois versões diferentes de programas iguais (exemplo: ooffice 3.0 em um e 2.0 em outro) podem causar alguma instabilidade e alguns problemas.

e quando ocorrer a atualização dos sistemas, claro que isso vai ser um de cada vez, ou seja atualiza o Ubu e depois o Kubu, não pode dar algum conflito, isso falando em se usar as versões identicas?

??

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 08:37 »
Diante da resposta me surgiu uma nova dúvida:

Tenho no meu PC a pasta /home em uma partição separada. Quando for atualizar o Sistema para 9.10 não haverá conflito, pois na instalação do novo sistema não vou formatar a partição com a /home apenas a partição do SO? Ou durante a instalação o sistema sobrepõe os arquivos e pastas pessoais dos programas novos na /home?

Obrigado
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 08:39 por cadubts »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:03 »
Diante da resposta me surgiu uma nova dúvida:

Tenho no meu PC a pasta /home em uma partição separada. Quando for atualizar o Sistema para 9.10 não haverá conflito, pois na instalação do novo sistema não vou formatar a partição com a /home apenas a partição do SO? Ou durante a instalação o sistema sobrepõe os arquivos e pastas pessoais dos programas novos na /home?

Obrigado

Fazendo uma atualização você não corre o menor risco de perder seus arquivos, já que apenas os pacotes são atualizados, e estão em uma partição separada.

Já em uma nova instalação, durante o reparticionamento, você deve ter cuidado de criar o ponto de montagem para sua /home apenas desmarcando a opção de formatação. Assim também nada será perdido.

Como sua /home já possui arquivos de configuração (.nautilus, .mozilla, e etc) pode ser, e em ambos os casos (atualização e formatação), que alguma aplicação venha a ter algum comportamento problemático, e nesses casos excluir/renomear seu diretório de configuração já deve solucionar o problema.

O interessante ai é que mesmo com esse risco vale a pena manter uma partição separada para o diretório /home, pois além de ter seus arquivos mais resguardados, na grande maioria das vezes seu sistema (e aplicações instaladas) estarão com suas configurações desde o princípio.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:07 »
clcampos

Me interessei por isto, mas fiquei com dúvidas:

Citar
Se os dois ubuntu's (u/k) forem versões idênticas (ubuntu 9.04 e kubuntu 9.04 por exemplo) pode usar até o mesmo usuário.

Caso use distros diferentes, ou versões diferentes de uma mesma distro o recomendado é usar a mesmo /home, mas usuário diferentes, pois versões diferentes de programas iguais (exemplo: ooffice 3.0 em um e 2.0 em outro) podem causar alguma instabilidade e alguns problemas.

e quando ocorrer a atualização dos sistemas, claro que isso vai ser um de cada vez, ou seja atualiza o Ubu e depois o Kubu, não pode dar algum conflito, isso falando em se usar as versões identicas?

??

Não existe a possibilidade da atualização de uma distro afetar, ou trazer conflito, para a outra, visto que estão totalmente separadas. Então usando versões idênticas, ou não, não vejo como algum conflito possa acontecer.

O que poderia ocorrer apenas seria dificuldades para visualizar a outra distro, caso algum kernel seja instalado e o menu do grub seja refeito, mesmo assim é um erro fácil de acertar, e algo ainda difícil de acontecer, caso não tenha acontecido já durante a instalação da segunda distro - que é quem vai ser responsável por controlar o boot.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:29 »
Queria instalar no meu PC o Ubuntu e o Kubuntu em partições diferentes e numa terceira partição colocar uma pasta /home que seria comum para os dois SO's. Isso é possível?

Abraços

Não sei o propósito disto, ter o mesmo SO em duplicata e apenas a parte grafica distinta.

Se for apenas isto, instale o KDE pelo synaptic e no logon escolha a interface grafica desejada.

sigua este link => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56005.msg318486.html#msg318486

apenas, que para instalar troque o uninstall por install



[],s

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:48 »
Pessoal obrigado pelas resposta.

Na verdade queria testar o Kubuntu. Tenho ele instalado no Ubuntu (kubuntu-desktop) e estou testando. Só queria ter instalado o Kubuntu limpo, ou seja, sem estar dentro do Ubuntu. Ao mesmo tempo não queria ficar sem o Ubuntu por isso falei da possibilidade de ter os dois em partições separadas com a mesma home.

Mas acho que estou mudando de idéia e vou fazer uma pergunta:

Como já disse tenho o Ubuntu 9.04 instalado em uma partição e a /home em outra. Se ao ser lançada a versão 9.10 eu instalar o Kubuntu e manter a /home do Ubuntu sem formatar usando ela pro Kubuntu tem problema? E se depois eu quiser voltar pro Ubuntu, dá conflito?

Não quero nunca mais formatar minha partição home, por isso estou buscando esclarecimentos.

Abraços

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:34 »
Citar
Na verdade queria testar o Kubuntu. Tenho ele instalado no Ubuntu (kubuntu-desktop) e estou testando. Só queria ter instalado o Kubuntu limpo, ou seja, sem estar dentro do Ubuntu. Ao mesmo tempo não queria ficar sem o Ubuntu por isso falei da possibilidade de ter os dois em partições separadas com a mesma home.

Ja pensou na hipótese de virtualizar o Kubuntu ou qualquer outro SO via virtualbox ?

Ele vai ficar limpo, e voce pode compartilhar uma pasta sem comprometer sua /home

[],s

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:02 »
Ja pensou na hipótese de virtualizar o Kubuntu ou qualquer outro SO via virtualbox ?

Ele vai ficar limpo, e voce pode compartilhar uma pasta sem comprometer sua /home

[],s

Pode até facilitar, posso tentar. Mas e a minha dúvida anterior:

Citação de: cadubts
Como já disse tenho o Ubuntu 9.04 instalado em uma partição e a /home em outra. Se ao ser lançada a versão 9.10 eu instalar o Kubuntu e manter a /home do Ubuntu sem formatar usando ela pro Kubuntu tem problema? E se depois eu quiser voltar pro Ubuntu, dá conflito?

Não quero nunca mais formatar minha partição home, por isso estou buscando esclarecimentos.

Obrigado

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:32 »
em minhas instalações do ubuntu, sempre faco o seguinte:

deixo o /home  na mesma partição do sistema.

crio duas partições extras, uma para arquivos pessoais e outra para multimídia. em todas as instalações as monto com o mesmo nome, isso facilita muito.

dentro das /home de cada instalação crio um link para as pastas q quero dentro deles (mp3, trabalho, download, etc) também crio bookmarks para as mais utilizadas.

faco isso pq nao gosto de misturar os arquivos de configuração e cache do ubuntu com os meus arquivos pessoais, acho q assim fico mais independente do sistema.
; Linux is almost there!

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:50 »
Olá yzarc.

Quando separei minha /home em outra partição minha primeira intenção era fazer como você fez, ou seja, criar uma partição para arquivos pessoais. Mas fiquei com medo de errar. Fui até muito ajudado no tópico que criei. Minha dúvida era como permitir que essa partição de dados pessoais fosse montada automaticamente pra todos usuários (aqui em casa tem três: eu, minha esposa e meu filho) sem pedir senha, com todas as permissões. O galactus me deu uma excelente explicação mas fiquei com medo

Acho que vou tomar coragem e tentar na próxima atualização (9.10). Se puder me dar uma dica agradeço. OBS: meu HD esta formatado em ext4.

Obrigado

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:15 »
basta adicionar umas linhas no arquivo /etc/fstab , quando chegar a hora o pessoal te da uma mão.
; Linux is almost there!

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: É possível a mesma pasta home para dois sistemas?
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:57 »
Diante da resposta me surgiu uma nova dúvida:

Tenho no meu PC a pasta /home em uma partição separada. Quando for atualizar o Sistema para 9.10 não haverá conflito, pois na instalação do novo sistema não vou formatar a partição com a /home apenas a partição do SO? Ou durante a instalação o sistema sobrepõe os arquivos e pastas pessoais dos programas novos na /home?

Obrigado

Fazendo uma atualização você não corre o menor risco de perder seus arquivos, já que apenas os pacotes são atualizados, e estão em uma partição separada.

Já em uma nova instalação, durante o reparticionamento, você deve ter cuidado de criar o ponto de montagem para sua /home apenas desmarcando a opção de formatação. Assim também nada será perdido.

Como sua /home já possui arquivos de configuração (.nautilus, .mozilla, e etc) pode ser, e em ambos os casos (atualização e formatação), que alguma aplicação venha a ter algum comportamento problemático, e nesses casos excluir/renomear seu diretório de configuração já deve solucionar o problema.

O interessante ai é que mesmo com esse risco vale a pena manter uma partição separada para o diretório /home, pois além de ter seus arquivos mais resguardados, na grande maioria das vezes seu sistema (e aplicações instaladas) estarão com suas configurações desde o princípio.

[]'s

Cristiano

Apesar de ter falado ao yzarc que tenho uma grande vontade de ter uma partição para meus arquivos pessoais, cheguei a conclusão de que vou manter como está, ou seja,  a /home em outra partição, pois como disse nosso grande amigo Cristiano, além dos arquivos manterei minhas configurações pessoais desde o princípio.

Quanto a minha primeira idéia de ter o kubuntu e o Ubuntu um em cada partição e a /home em comum, vai ficar em "stand by". Quem sabe um dia.

Obrigado a todos.