Autor Tópico: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux  (Lida 9951 vezes)

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Online: 20 de Agosto de 2009, 17:17 »
A AMD anunciou o lançamento de duas novas versões de seus drivers de vídeo ATI Catalyst para sistemas Linux x86 e x86_64.

Notícia Completa aqui: http://info.abril.com.br/noticias/ti/ati-atualiza-divers-de-video-para-linux-19082009-22.shl


Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2009, 18:03 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2009, 12:52 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...

Boa notícia! Espero que eu consiga rodar o compiz na minha HD 3200, sem a lentidão pra ver vídeos.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2009, 17:03 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...


Cara você teria como me explicar os procedimentos para instalação desse driver???

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2009, 21:18 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...


Cara você teria como me explicar os procedimentos para instalação desse driver???

Tranquilo cara, primneiro você vai e baixa o instalador no site da ATI, eu baixei no site deles em Ingles porque no site brasileiro ainda estava o driver antigo, dai voce abre o terminal e vai até onde está o driver baixado, no meu caso eu baixei para o desktop mesmo, então você executa o comando:

sudo sh ./ati-driver-******    onde o ****** é o nome completo do driver que você baixou que pode variar de acordo com o seu linux 32 ou 64 bits.

Esse comando vai fazer rodar um script que vai abrir um instaladorzinho, selecione a opção Install driver.... e depois siga adiante, na proxima tela selecione Automatic e siga em diante até o final... Após o boot seja feliz!!!

Nesse link tem a documentação completa da própria ATI em inglês mostrando como instalar dessa forma e de outras se você desejar gerar o instalador de acordo com sua distro... https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/linux_cat94-inst.pdf

Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2009, 00:55 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...


Cara você teria como me explicar os procedimentos para instalação desse driver???

Tranquilo cara, primneiro você vai e baixa o instalador no site da ATI, eu baixei no site deles em Ingles porque no site brasileiro ainda estava o driver antigo, dai voce abre o terminal e vai até onde está o driver baixado, no meu caso eu baixei para o desktop mesmo, então você executa o comando:

sudo sh ./ati-driver-******    onde o ****** é o nome completo do driver que você baixou que pode variar de acordo com o seu linux 32 ou 64 bits.

Esse comando vai fazer rodar um script que vai abrir um instaladorzinho, selecione a opção Install driver.... e depois siga adiante, na proxima tela selecione Automatic e siga em diante até o final... Após o boot seja feliz!!!

Nesse link tem a documentação completa da própria ATI em inglês mostrando como instalar dessa forma e de outras se você desejar gerar o instalador de acordo com sua distro... https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/linux_cat94-inst.pdf



Sem palavras...
Brigadão.

Offline Evandro Abu Kamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu Jaunty
    • Ver perfil
    • Fórum Sistemas de Imformação PUC Minas
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2009, 11:14 »
Esse novo driver só funciona para as placas de vídeo mais novas, neh?!


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:23 »
O problema é que a ATI vai demorar pra perder a fama de má vontade com o Linux, a NVidia dá show em qq outra placa de vídeo no Linux.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:27 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...

Boa notícia! Espero que eu consiga rodar o compiz na minha HD 3200, sem a lentidão pra ver vídeos.
ANH?
Aqui eu rodo(rodava) Compiz no Jaunty sem problema algum na minha HD3200, mas ficava horrível se abrisse um vídeo.
Espero que isso tire mais proveito da potência dela.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2009, 21:41 »
Nossa muito bom esse driver novo, em minha HD 3450 resolveu o problema de lentidão e travamento de videos que eram insuportáveis.... Mas apenas um aviso ao pessoal, esse driver só está disponivel no site em linguá inglesa pois em portugues BR está o velho ainda...

Boa notícia! Espero que eu consiga rodar o compiz na minha HD 3200, sem a lentidão pra ver vídeos.
ANH?
Aqui eu rodo(rodava) Compiz no Jaunty sem problema algum na minha HD3200, mas ficava horrível se abrisse um vídeo.
Espero que isso tire mais proveito da potência dela.

Foi o que eu disse! No meu caso eu uso o Arch, e a versão 9.8 do catalyst, agora esta tudo ok.

Offline wendelvl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2009, 21:25 »
noooooooooooooooooooooossa!!!!!!!!!
como eu não jogo +, sem problemas, mas na hora de ativar o compiz e colocar pra assistir videos o problema me injuriava.....

amanha, vou instalar e ver o que acontece!!!!!!!

vamos ver se minha hd 3450 resolve funfar de vez no querido ubuntu!!!!!!!!!!!!!

uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! amanha de noite posto o resultado! XD
Viva o Ubuntu!!! :D

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2009, 23:47 »
Nunca mais compro ATI pra usar no linux, meu note com minha valente x1600 roda tudo perfeitamente no win 7 e não posso usar no ubuntu pq a AMD ficou de má vontade... Ah fala sério...
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: ATI atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2009, 21:32 »
Tava pensando comprar uma HD4830 devido ao preço e ao desempenho, mas vale a pena um 9600GT que é bem mais fraca, e cara em relação a ela só pelos drivers linux....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!