Autor Tópico: Rede Windows com uma maquina Ubuntu  (Lida 10682 vezes)

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Online: 01 de Agosto de 2009, 17:36 »
Ola.
Aqui em casa tenho 2 maquinas com windows xp e um notebook com Ubuntu (instalado com wubi) , um roteador dlink 524 e um modem dlink 500g.
Todos navegam na internet normalmente. Os problemas que quero resolver sao:

1) no notebook com Ubuntu aparece a rede windows mas nao consigo "ver" os outros 2 computadores com windows. simplesmente nao abre nada.
2) um dos computadores com windows tem uma impressora compartilhada na rede. como faço para "instalar" e imprimir nesta impressora a partir da maquina com ubuntu?

eu consigo acessar da maquina ubuntu os discos compartilhados das duas outras maquinas, mas apenas qdo abro o firefox e digito smb://192.168.0.173/D (onde D é o nome do compartilhamento). Nao consigo, como no windows, acessar outra maquina usando o nome da maquina.

Instalei o samba, li alguns tutoriais mas nao consegui sequer fazer mudancas dentro do smb.conf pq diz que eu nao tenho permissão.

se puder ajudar eu agradeço.

# acvereza #
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 17:37 por acvereza »
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2009, 21:58 »
acvereza,

tenho uma situação bastante similar e nenhum desses problemas. Todas as máquinas estão no grupo de trabalho "CASA" e esta rede aparece junto com a rede "WINDOWS" no menu LOCAIS. Cada máquina tem pelo menos uma pasta compartilhada, e pode ser acessada pelo nome.

Sobre a impressora, compartilhe-a no Windows; nas máquinas Ubuntu, acrescente-a como impressora de rede seguindo o processo normal ( geralmente forneccer o IP da máquina onde está ligada e o nome da impressora).

Sobre editar o smb.conf, preceda o comando gedit com 'sudo', depois forneça sua senha normal (a do usuário criado na instalação):

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/share/samba/smb.conf

OBS: estou usando o Jaunty (9.04).

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:47 »
aqui o rede windows tbm está no grupo chamado CASA. as duas maquinas tem pastas compartilhadas e as duas impressoras estão ligadas via USB a uma das maquinas e devidamente compartilhadas. as maquinas com windows acessam uma a outra.
qdo clico em locais > rede > rede windows aparece o icone do grupo CASA. mas quando clico nele aparece "nao foi possivel  montar a localização. falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor"
mas se eu abro o firefox e digito smb://xxx.xxx.xxx/D  (onde xxx.xxx.xxx é o ip da maquina com windows) aparecem os discos compartilhados (mas nao aparecem as impressoras)

sobre a impressora: entrei em Sistema > Administração > Impressão > Servidor > Nova Impressora >impressora de rede > Windows Printer via Samba
informei o nome da maquina \\nome\nome_impressora. tenho a sensação que instala, mas qdo vou imprimir nada acontece. os trabalhos de impressão ficam na fila...

com relacao a editar o arquivo sbm.conf eu ja consegui. instalei o samba seguindo um tutorial em ingles que encontrei no link http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605
apos seguir todos os passos, nas maquinas com windows consigo mapear unidades de rede no servidor ubuntu  :D. para quem tem apenas uma semana de ubuntu, foi um grande passo (pelo menos eu acho que foi!)

nao sei exatamente o que é Jaunty (9.04)... mas acho que ja veio com a versao do ubuntu que eu instalei. como verifico se está ok?

resumindo: ainda nao acesso as pastas compartilhadas nas maquinas windows (exceto via firefox) nem consigo imprimir :'(
obrigado pela força!
# acvereza #
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 23:53 por acvereza »
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 00:09 »
O começo de algo novo é sempre duro... ;D apanhei um bocado, me lembro, e ainda tomo uns trancos!... Mas vamos ver:

Citar
"nao foi possivel  montar a localização. falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor"
Isto significa que a máquina a ser acessada não tem pastas compartilhadas, pelo menos para a ação tentada (escrever nelas, p.ex.).

Citar
mas se eu abro o firefox e digito smb://xxx.xxx.xxx/D  (onde xxx.xxx.xxx é o ip da maquina com windows) aparecem os discos compartilhados (mas nao aparecem as impressoras)

As impressoras estão no W$, que fica no disco C:\. Tire o '/D' do final e tente de novo. E esse comando é para o Nautilus, não para o FireFox ( embora talvez funcione nele, não posso testar agora).

Citar
nao sei exatamente o que é Jaunty (9.04)... mas acho que ja veio com a versao do ubuntu que eu instalei. como verifico se está ok?

'Jaunty' é o nome da última versão disponível, a 9.04. Para ver qual tem instalada, abra o Terminal e digite:

Código: [Selecionar]
cat /etc/lsb-release

VB5







Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:52 »
Citar
Isto significa que a máquina a ser acessada não tem pastas compartilhadas, pelo menos para a ação tentada (escrever nelas, p.ex.).
os disco C:\ e D:\ estão compartilhados. de uma maquina windows consigo acessar aos discos C: e D: da outra.

Citar
As impressoras estão no W$, que fica no disco C:\. Tire o '/D' do final e tente de novo. E esse comando é para o Nautilus, não para o FireFox ( embora talvez funcione nele, não posso testar agora)
o comando funcionou no Nautilus e no FireFox. se tiro o /D mostra toda a maquina (C e D) mas nao localizei W$

Citar
aunty' é o nome da última versão disponível, a 9.04. Para ver qual tem instalada, abra o Terminal e digite:
executei o comando no terminal e o resultado foi:
cat /etc/lsb-release
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=9.04
DISTRIB_CODENAME=jaunty
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 9.04"

« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 23:01 por acvereza »
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:23 »
os disco C:\ e D:\ estão compartilhados. de uma maquina windows consigo acessar aos discos C: e D: da outra.
Não aconselho compartilhar discos inteiros, somentes pastas - é mais seguro, mesmo em redes domésticas; se alguém obtiver acesso à rede, não poderá ter acesso ao sistema. Faça o compartilhamento dessas pastas permitir leitura e escrita.

Citar
o comando funcionou no Nautilus e no FireFox. se tiro o /D mostra toda a maquina (C e D) mas nao localizei W$
Veja acima. Quanto a W$, desculpe - é só uma piada para dizer 'Windows'...  ;D Afinal, tem que pagar por ele, não?... ;)

Citar
executei o comando no terminal e o resultado foi:
cat /etc/lsb-release
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=9.04
DISTRIB_CODENAME=jaunty
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 9.04"


Sim, você está usando a última versão.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:52 »
Depois de ler a sua resposta anterior, fui na maquina windows e compartilhei uma pasta, mesmo assim tudo continua igual: nao consigo via smb acessar a maquina windows pelo nome dela; nao consigo via rede windows > casa localizar os computadores com windows e tbm nao consigo "acessar" as impressoras compartilhadas

as pastas e discos que estao compartilhados estao todos com permissão de leitura e gravacao.

eu entendo bastante de windows (nao sou "leigo", sou profissional de informatica...) mas leigo em ubuntu/linux.
cheguei a achar que o problema seria os firewall que tenho instalado nas maquinas windows (o proprio firewall do windows e mais um). desabilitei os firewall e mesmo assim nao deu certo.

dei uma boa risada com o W$!

# acvereza #
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 23:59 por acvereza »
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:21 »
Citar
cheguei a achar que o problema seria os firewall que tenho instalado nas maquinas windows (o proprio firewall do windows e mais um). desabilitei os firewall e mesmo assim nao deu certo.

Costumo não usar mais de um firewall ou antivirus por máquina, já que a chance de interferência mútua é muito grande. Algum firewall na máquina Ubuntu?

Qual sua versão od Ubuntu? Se for a 8.10, sugiro mudar para a 9.04 - tive vários problemas de rede com a primeira, que sumiram com a mudança para a 9.04.

VB5



Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:26 »
eu consigo acessar da maquina ubuntu os discos compartilhados das duas outras maquinas, mas apenas qdo abro o firefox e digito smb://192.168.0.173/D (onde D é o nome do compartilhamento). Nao consigo, como no windows, acessar outra maquina usando o nome da maquina.


Nunca tentei, mas não sabia que o Firefox tem/tinha suporte a samba, sempre uso o Nautilus para trabalhar desta forma e funciona normalmente, nunca me preocupei com grupos, pois trabalho muito com micros de clientes e acesso meus compartilhamentos em meu próprio micro sem problema algum (mas sempre busco por IP na verdade)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:34 »
Citar
Nunca tentei, mas não sabia que o Firefox tem/tinha suporte a samba

Nem eu, me surpreendi... mas tem mesmo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2009, 22:50 »
Citar
Algum firewall na máquina Ubuntu?
Nehum firewall na maquina Ubuntu. Firewall apenas nas maquinas windows

Citar
Se for a 8.10, sugiro mudar para a 9.04
Versão 9.04 do Ubuntu. Alias foi a 1a e unica que instalei.

Nao me importo de continuar acessando as maquinas windows usando o IP delas. Minga "bronca" é não conseguir imprimir nas impressoras que estão ligadas a uma das maquinas com Windows....

# acvereza #
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2009, 23:10 »
Citar
Firewall apenas nas maquinas windows

Se você acessa essas máquinas via IP, não deve ser isso ( mas verifique, mesmo assim: pode ser que a porta não esteja liberada). O mais provável é que haja algum erro na especificação das impressoras no Ubuntu. Vá em Sistema>Administração>Impressão, escolha instalar uma impressora de rede; selecione "Windows Printer via Samba". Na caixa de texto ao alto, coloque o IP da máquina à qual a impressora está conectada,seguido do nome da impressora ( use aquele dado pelo Windows), separados por uma barra normal (/). Se a impressora for encontrada, você verá um aviso a respeito. Se for solicitada uma autenticação, forneça o user e senha de um usuário registrado no Windows dessa máquina.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2009, 11:36 »
Citar
( mas verifique, mesmo assim: pode ser que a porta não esteja liberada)
Nao sei como liberar e tbm nao sei ver se a porta padrão está ou não liberada

Citar
"Windows Printer via Samba"
Fiz isso que vc disse e deu certo!!!  ;D. Consegui imprimir. Mas ainda estou "bolado" por não conseguir acessar as maquinas com W$ pelo nome delas! Isso não me impede de trabalhar, mas sabe como é: eu quero conseguir isso....
# acvereza #

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2009, 00:00 »
Citar
Mas ainda estou "bolado" por não conseguir acessar as maquinas com W$ pelo nome delas! Isso não me impede de trabalhar, mas sabe como é: eu quero conseguir isso....

O problema deve estar nas máquinas Windows; aqui, se acesso pelo IP, também consigo sem problemas pelo nome. Não será o caso de maiúsculas/minúsculas?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline acvereza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Rede Windows com uma maquina Ubuntu
« Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2009, 18:12 »
Citar
Não será o caso de maiúsculas/minúsculas?

Infelizmente não. Cuidei para digitar o nome da maquina exatamente como ela aparece no w$, respeitando maiúsclas e minúsculas e mesmo assim não dá certo.
Citar
O problema deve estar nas máquinas Windows
O que poderia estar errado nas maquinas W$? Afinal, de uma delas eu acesso a outra e vice versa! Delas acesso o servidor ubuntu (inclusive consigo mapear unidades de rede).
« Última modificação: 09 de Agosto de 2009, 18:43 por acvereza »
# acvereza #