Autor Tópico: Ubuntu reiniciando constantemente.  (Lida 14398 vezes)

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Ubuntu reiniciando constantemente.
« Online: 11 de Julho de 2009, 20:01 »
Bem, estou colocando esse problema aqui no forum pois já pesquisei bastante, além de já ter tentando pedir ajuda no freenode, e mesmo assim não consegui resolver meu problema.  :-\

Seguinte, minha máquina é:

Asus P5V-VM Ultra
Intel core 2 Duo 4300
Memória RAM 2 GB DDR2
HD Samsung 500GB
Gforce 7100 GX

Sempre usei o Ubuntu nessa máquina, nunca teve o windows instalado.
Pois bem, eu já estava usando o Hardy desde o dia do lançamento, mas precisei atualizar pois uso a máquina para desenvolvimento e os pacotes do hardware já estavam ficando muito desatualizados para a minha necessidade, então coloquei o Jaunty (partição ext4 e 2GB de swap). Instalei e utilizei por alguns dias, fiz apenas as atualizações que o próprio gerenciador de atualizações indicou (incluindo uma atualização do kernel) e instalei alguns programas básicos, como players, módulos python que uso para desenvolvimento, etc. Primeiro começou com problema do som (mas esse problema parece ser geral), que consegui arrumar, e em seguida um problema estranho. Quando clicava no 'Home' no menu, ou apertava ALT¨+ F2 e tentava digitar qualquer diretório, abria o mplayer em vez do diretório, sendo que o mplayer indicava que não estava conseguido abrir aquele diretório. Esse erro não consegui arrumar, mas é o de menos. Dei toda essa descrição pois pode ter influenciado no problema que vou apresentar.

Pouco tempo depois de instalado o Jaunty, o pc começou a reiniciar sozinho, e a freqüência com que reiniciava foi aumentando ate chegar o ponto de eu mexer o mouse e ele reiniciar. Primeiramente pensei que pudesse ser o sistema instalado, então comecei a desabilitar tudo que era software para descobrir o que era. Mesmo assim não consegui. Resolvi colocar o live-cd (também fiz um teste com um live-pendrive) para reinstalar, mas para minha surpresa o pc também reiniciou. Para ter certeza de que não era problema de software coloquei um live-cd do Hardy e também reiniciou.

Partindo para o hardware. Testei tudo que foi componente, desliguei HD, drive de DVD, retirei botão de reset para ver se era mal contato, fiz teste de memória, limpei todo o hardware para ver se era poeira, troquei placa de video, troquei a fonte por outra mais potente, teste a placa mãe com outros periféricos para ver se era ela, mas não obtive nada de anormal. Pensei então novamente que deveria ser software mesmo. Então percebi que só reiniciava quando entrava no modo gráfico, se eu ficar no terminal o pc não reinicia e consigo fazer o que eu quiser. Isso tanto no live-cd como no sistema instalado no computador. Então resolvi acabar de vez com as dúvidas e instalei o windows, apagando assim o linux que estava no HD. A instalação ocorreu normal e agora estou usando ele. Não reinicia e não dá problema. Voltei a colocar o live-cd para instalar o ubuntu, mas continua reiniciando com alguns segundos mexendo no sistema. Pensei em ser problemas no CD, mas fiz o teste e passou normal, inclusive testei com mais de um CD de ISOs diferentes. Também pensei na possibilidade de ser problemas no gerenciamento de energia, então desabilitei no setup e dei um boot pelo cd com aquelas opções, como se faz pra notebook, mas mesmo assim continua reiniciando. Não sei mais o que fazer...  :-\

Vou testar outra distro para ver se consigo, mas preciso muito do Ubuntu, pois uso para desenvolvimento de um projeto para o Ubuntu.
Obrigado desde já.
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 21:54 por Smosher »

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2009, 21:48 »
Mediante tal diagnóstico só tenho duas possibilidades para te ajudar:

Software: tente instalar com ext3 (já vi usuários com problemas por causa do ext4).
Hardware: já verificou se a sua placa mãe não está com problema?

Apesar do Windows funcionar perfeitamente, teoricamente a placa mãe estaria descartada. Nesse caso pode ser alguma incompatibilidade de drivers. Pela minha experiência, quando o computador reinicia sozinho, provavelmente é super-aquecimento ou problemas com a energia (picos de energia, fornecimento insuficiente, etc). Cooler parando, conexões erradas, etc... Raramente é software, principalmente se for versão estável.

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2009, 03:34 »
Software: Rapaz, pensei nisso, a partição ext4 agora esta como ntfs com o windows e deletei a swap também como garantia. O problema agora é que não consigo nem reinstalar o ubuntu, porque o live-cd também reinicia.

Hardware: Sim, como disse acima, verifiquei a placa mãe também.
Pensei no problema de super-aquecimento, mas o processador não chega nem nos 45°C direito.
Problemas como conexões erradas acho improvável, pois apesar de ter desmontado e remontado verificando tudo, antes o ubuntu funcionava, ai como do nada ele para de funcionar por coisa conectada errada?
Picos de energia acho improvável também, pois testei em locais diferente com redes diferentes...
E finalmente compatibilidade com driver não faz sentido pois antes funcionava normal antes.

O problema a ser resolvido é o porquê de o live-cd reiniciar, tanto o live-cd do Hardy, como o do 8.10 como o do Jaunty.
Pensei em ser o drive de DVD, mas também testei por pendrive-live. =/
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 10:44 por Smosher »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2009, 11:57 »
Bom, sugiro então vc baixar outro ISO e gravar com uma velocidade mais baixa, apesar q certa vez tive um problema parecido com o seu, na época usava windows, bastava entrar na internet q o pc reiniciava, ai fui lá e passei uma "borracha" no pente de memória e voltou ao normal.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2009, 12:08 »
Já fiz as duas tentativas, inclusive de um 'live-pendrive'.  :-\

Offline Mero_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Slack, Because It Works! Keep It Simple, Stupid..
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2009, 12:30 »
Citar
Então percebi que só reiniciava quando entrava no modo gráfico, se eu ficar no terminal o pc não reinicia e consigo fazer o que eu quiser. Isso tanto no live-cd como no sistema instalado no computador.
Acho que vc já descobriu onde está o problema, Hardware ou não, o problema parece estar só no vídeo. Tentou um xorgconfig por terminal? Pra configurar via xorgconfig tem q ter em mãos as especificações do monitor (Fabricandnte, Frequência Vertical/Horizontal, etc) e da placa de vídeo (Frabricante, Memória, etc.).
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2009, 12:34 »
Mero, vou fazer isso hoje mesmo.

EDIT: Só uma dúvida, tenho vários live-cd e live-pendrive disponíveis. Tem algum jeito de eu faze-los iniciar sem o modo gráfico? Porque toda vez que dou o boot eles iniciam o gnome junto.
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 12:37 por Smosher »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2009, 12:41 »
Vc testou outra distribuição live-cd tbm ? realmente pode ser a placa de vídeo
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2009, 12:54 »
Eu sugiro que vc baixe o cd de instalação Alternate CD do Ubuntu 9.04, ele é um instalador via texto ao estilo do Debian mas, antes de instalar, vá na bios da sua máquina e aumente (se for on board) a quantidade de RAM da placa de vídeo e, se for possível, ativar o Frame Buffer da placa-mãe.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2009, 14:30 »
Ainda não testei reconfigurar como o Mero disse, mas vou responder logo as outras perguntas.

Vc testou outra distribuição live-cd tbm ? realmente pode ser a placa de vídeo
Ainda não testei outra distribuição, baixei o DVD do Fedora para testar.

Eu sugiro que vc baixe o cd de instalação Alternate CD do Ubuntu 9.04, ele é um instalador via texto ao estilo do Debian mas, antes de instalar, vá na bios da sua máquina e aumente (se for on board) a quantidade de RAM da placa de vídeo e, se for possível, ativar o Frame Buffer da placa-mãe.
Realmente, não pensei nisso, vou baixar o alternate agora. Quanto a placa de video, é um GForce 7100GX com 512Mb de memória, testei tanto com ela como com a onboard e os problema foi o mesmo, por isso descartei essa possivilidade.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2009, 16:31 »
Cara, bota um galho de arruda aí na sua máquina pq isso é macumba, heheheh...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2009, 18:10 »
Pois é, estou começando a achar isso também.
Não tem condições, deve ter alguém observando tudo e me sacaneando.

Offline Mero_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Slack, Because It Works! Keep It Simple, Stupid..
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2009, 19:24 »
 Smosher é uma boa idéia baixar o Alternate CD como o velox256 disse, outra idéia interessante (e talvez mais efetiva) vem do asghan:
Citar
Vc testou outra distribuição live-cd tbm ?

 Tenta dar boot por um Live de outra distro, de preferência um Knoppix, então bastaria copiar o /etc/X11/xorg.conf. Provavelmente as partes que se referem ao Monitor, Device e Driver vão estar perfeitamente configuradas, servindo pra vc configurar (ou colar por cima mesmo depois da instalação, via PenDrive) o do Ubuntu manualmente depois (ou não) de um xorgconfig.

 Boa sorte.
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 19:35 por Mero_ »
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2009, 20:36 »
Bem, cometi um erro no que disse acima, pensei que havia testado o Hardy, mas me enganei era outro CD do 8.10.
Coloquei o live-cd do Hardy e não reiniciou, instalei o sistema e estou usando ele sem problemas neste momento.
Fiz o upgrade para o 8.10 pela internet utilizando o gerenciador de atualização, mas como previa, quando dei o boot depois do upgrade o computador começou a reiniciar depois de um tempo.
Tem alguma coisa errada entre essas duas últimas versões e a minha máquina.  :-\
Alguém tem idéia do que possa ser ou como posso resolver meu problema?

Mesmo com esse resultado meu problema não foi resolvido, pois preciso do Jaunty. =/
Instalei ele em outras máquinas e foi normalmente.
Alguém sabe dizer se esse Kernel novo tem problemas com minha placa mãe (asus p5v-vm)?
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 01:51 por Smosher »

Offline Smosher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
  • Texto Pessoal
    • Ver perfil
Re: Ubuntu reiniciando constantemente.
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2009, 18:04 »
Testei agora com o Fedora 11 e também reiniciou. =/
Acho já não sei mais o que pode ser. Kernel incompatível com minha placa?  ???