Autor Tópico: Configuração rede - Ubuntu 9.04  (Lida 11275 vezes)

Offline andunno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Online: 15 de Junho de 2009, 15:44 »
Boa tarde pessoal.
Acabei de instalar o Ubuntu 9.04 porém estou tendo um problema na configuração da rede.

Se eu configurar a rede através do networkmanager (ícone de terminal que fica próximo ao relógio) o mesmo não configura, por exemplo, o meu default gateway.

Se eu configurar a rede através do '/etc/network/interfaces' tudo funciona normalmente.

Alguém já passou por esse problema?

Offline davisouzarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2009, 15:17 »
Rapaz, eu não cheguei a mexer no etc/network/interfaces, mas acho que estou com um problema que tem a mesma origem do seu. Eu explico:

Tenho um desktop com Ubuntu ligado a internet através de um minimodem 3G, e o desktop está ligado a um roteador wifi externo.

Configurei a rede direitinho, usando os comandos de iptables e masquerade, para compartilhar a internet 3G na minha rede caseira. Só tem um problema: quando eu habilito a rede com fio no network manager, o Ubuntu não consegue mais acessar a internet, mesmo que o 3G esteja ligado e conectado! É só eu apagar a configuração da rede com fio do network manager, que o acesso a internet retorna como mágica!

Por tudo que pesquisei, parece que isso acontece porque quando eu habilito a rede caseira no network manager, a mesma passa a ser "default gateway", e por isso o Ubuntu não consegue mais acessar a internet - pois ao invés de tentar acessar a internet através da conexão 3G, tenta acessar pela rede caseira!

Ou seja: para resolver isso, precisaria configurar a conexão 3G como sendo "default gateway", mas não consigo fazer isso pelo network manager.

Não sei se é exatamente o mesmo caso, mas me parece que sim. Vou tentar mexer no etc/network/interfaces, mas se alguém tiver alguma outra solução mais elegante, via network manager, também estou interessado em ouvir.

[]'s

Gigabyte G31M-S2L | C2D E7200 @ 3.4GHz by HyperTX2 | ECS 9600GT @ 40oC by Accelero | 2x1Gb Kingston DDR2-800 *Orthos Primed*
Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat >>> GREEN AMBIANCE <<<

Offline marcofarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2009, 15:26 »
Boa Tarde Companheiros da Nobre Nobre informática.

E ai vcs ja conseguiram a solução do problema?
Estou com o mesmo problema. Para achar as máquinas na minha rede eu coloquei a rota no NetworkManager e funcionou que é uma blz, porém, no meu caso, eu tenho outra faixa de ip e com a configuração no NetworkManager ele tira o gateway padrão da máquina e a mesma fica perdidinha. E detalhe eu coloco o default gateway no NetworkManager mas ele não funca. Verfico no arquivo texto do Network e está lá gravado o gateway padrão, mas não funciona. Estou resolvendo colocando IP fixo no network/interfaces, mas não era isso que eu queria, se alguém tem a solução por favor coloque aqui no forum. Deus abençoe....

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2009, 23:00 »
Pessoal,

fiquemos com o simples... quem tem o micro ligado diretamente a um modem de banda larga ou a um roteador pode deixar a configuraçào em DHCP ( o modem ou roteador fornece todos os dados necessários) diretamente na parte gráfica. Basta clicar no ícone do painel superior > Editar conexões, marcar a desejada, escolher Editar >Configuraçõe IPv4). Em geral não há necessidade de ir mais longe.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline semax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2009, 10:42 »
Tenho 4 pcs em rede. Um com o win vista, dois com o xp. Instalei o ubuntu 9 em um pc. Consigo navegar na internet (roteada) normalmente. Consigo ver as outras maquinas da rede mas nao consigo acesso as pastas compartilhadas. Nao sei o que fazer.

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2009, 21:00 »
Tenho 4 pcs em rede. Um com o win vista, dois com o xp. Instalei o ubuntu 9 em um pc. Consigo navegar na internet (roteada) normalmente. Consigo ver as outras maquinas da rede mas nao consigo acesso as pastas compartilhadas. Nao sei o que fazer.

Pode ser seu firewall que esteja bloqueando a conexão,de uma olhada.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2009, 23:45 »
Tenho 4 pcs em rede. Um com o win vista, dois com o xp. Instalei o ubuntu 9 em um pc. Consigo navegar na internet (roteada) normalmente. Consigo ver as outras maquinas da rede mas nao consigo acesso as pastas compartilhadas. Nao sei o que fazer.

Pode ser seu firewall que esteja bloqueando a conexão,de uma olhada.

Bem possivel... qual, ou quais máquinas não conseguem o acesso?

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline slatanic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 09:46 »
Aproveitando o tópico...sou novo no mundo do linux e ubuntu. Como vou começar a fazer um curso no Senac,resolvi instalar e ver no que vai dar...Instalei em casa e foi tudo a mil maravilhas, porem instalei no serviço na minha maq e não consigo navegar. Aqui é Windows Server 2003 com AD, porem temos uma conexão que passa direto por ele, usando apenas um roteador e switch. Coloquei como Automatico e não conectava nada. Se coloco um ip fixo, com gateway do roteador ele conecta porem não navega. Achei estranho pois no Ruindows ele conecta normalmente. Alguem tem alguma idéia? Vlw.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2009, 10:33 »
Aproveitando o tópico...sou novo no mundo do linux e ubuntu. Como vou começar a fazer um curso no Senac,resolvi instalar e ver no que vai dar...Instalei em casa e foi tudo a mil maravilhas, porem instalei no serviço na minha maq e não consigo navegar. Aqui é Windows Server 2003 com AD, porem temos uma conexão que passa direto por ele, usando apenas um roteador e switch. Coloquei como Automatico e não conectava nada. Se coloco um ip fixo, com gateway do roteador ele conecta porem não navega. Achei estranho pois no Ruindows ele conecta normalmente. Alguem tem alguma idéia? Vlw.

Colocou também as informações de DNS?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline slatanic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2009, 10:43 »
ele na realidade não pinga nada. dá como conectado porem não consigo conectar nem o roteador. o mais estranho é que em outra maq com o livecd ele foi normal. pau de driver talvez? falando nisso, em ferramentas de rede ele me dá como 169.xxx.x.x o que no caso seria um ip de erro. vou rodar agora com o livecd nele e ver no q vai dar. e vendo na outra maq ela pegou o ip de uma das impressoras de rede, melhor trocar antes q alguem venha me dizer q não consegue imprimir... ;D

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2009, 11:00 »
Ae brother slatanic,se vc conecto primeiro e depois conf. exclua esta rede e crie outra sem conectar com todos os dados ip, mascara de rede, gateway, configurações IPv4 e servidores DNS.

se não resolver,depois de tentar se conectar na sua rede tente se conectar em outra rede é claro nao ira dar certo...

agora marque a sua conexão e veja se deu certo. ;)

Offline slatanic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2009, 11:01 »
ok, não deu certo. porem pelo jeito o problema é com a propria placa de rede e uma configuração usando dualboot. Vou testar e ver no q vai dar e depois volto para o post. O link em q vi o problema:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=538448


Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2009, 11:11 »
ok, não deu certo. porem pelo jeito o problema é com a propria placa de rede e uma configuração usando dualboot. Vou testar e ver no q vai dar e depois volto para o post. O link em q vi o problema:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=538448



Pode até ser a sua placa agora o dual boot acho dificil,porque tenho dual aqui com Ubuntu e Vista (por pouco tempo) e funfa sem problemas...

eu mesmo já tive este problema quando formatei e resolvi do modo que lhe falei no poste anterior.
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 11:13 por Raptor Tricolor »

Offline slatanic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2009, 11:52 »
ok, não deu certo. porem pelo jeito o problema é com a propria placa de rede e uma configuração usando dualboot. Vou testar e ver no q vai dar e depois volto para o post. O link em q vi o problema:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=538448



Pode até ser a sua placa agora o dual boot acho dificil,porque tenho dual aqui com Ubuntu e Vista (por pouco tempo) e funfa sem problemas...

eu mesmo já tive este problema quando formatei e resolvi do modo que lhe falei no poste anterior.

Ok, por incrivel que pareça o problema realmente é da placa de rede e algum bug estranho. Primeiramente desabilitei a opção de modo de espera nas configurações do Ruindows e continuou o mesmo problema. ai passei para o pŕoximo q eles descrevem no topico em questão: ligar a maq com o ubuntu, esperar 15 segs e conectar o cabo e tcharam, conectado. parece q tem a ver com a versão kernell. vou dar uma atualizada e volto aki de novo.

Offline slatanic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração rede - Ubuntu 9.04
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2009, 13:52 »
Soluçao final. Deu certo. Depois de ter desabilitado a opção de desligar a placa de rede no Ruindows agora tá normal. Seria uma boa pedido dar uma traduzida básica no texto e colocar no forum, pois o erro é com o modelo da placa de rede, não por acaso uma das mais vendidas.