Autor Tópico: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu  (Lida 15140 vezes)

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Online: 14 de Junho de 2009, 17:03 »
Boa tarde a todos, venho trazer para vocês um instalador automático do driver Smartlink para o Ubuntu 32 bits, conforme citei nos tópicos:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.1080.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48619.0.html

Ele instala:

- driver Smart Link
- discador (wvdial)
- interface de discagem (gnome-ppp)
- driver que evita o carregamento do modem como hardmodem (ungrab-winmodem)
- biblioteca libasound2-dev (necessária para o funcionamento do modem)
- script em auto-load responsável por erguer porta /dev/slamr0 no boot
- sl-modem-daemon (responsável por carregar módulos e a porta /dev/ttySL0)

Entre esses passos, diversas correções são feitas nos pacotes. Por exemplo:

- modprobe é orientado quanto ao carregamento do ungrab-winmodem
... e criação do /dev/slamr0 quando no carregamento do módulo slamr
- correção do /etc/init.d/sl-modem-daemon (reconhecimento de ALSA)
... pois o script original não funciona em sistemas que não estejam em en_US
- correção do /etc/init.d/sl-modem-daemon (forçar auto-carregamento do modem)
- atalho no desktop que executa diretamente o /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
- configuração dos arquivos /etc/default/sl-modem-daemon e $HOME/.wvdial.conf
... com escolha manual do país, números de conexão do iG de todo o Brasil,
... seletor de linha tom/pulso, seletor de string, seletor de linha externa, etc...

Estão incluídos também os seguintes pacotes necessários
(constantes do Live CD do Ubuntu):

- gcc
- gcc-defaults
- patch
- dpkg-dev
- build-essential

Além dos pacotes adicionados por mera conveniência:

- ndiswrapper
- ndisgtk
- pptp

Testado no Jaunty Jackalope (9.04) recém-instalado, funcionou redondinho (estou postando dele)! ;)

Talvez funcione em versões anteriores, apesar das bibliotecas serem embutidas em .deb, pois o driver é compilado para a versão do seu kernel durante a instalação. Por favor relatem caso funcionar. Se não funcionar, postem os logs (fica gravado na pasta do instalador).

Links para download:
http://rapidshare.com/files/244553815/smartlink-v9.04a-i386.tar.gz (versão full)
http://rapidshare.com/files/244550530/smartlink-v9.04a-i386-small.tar.gz (versão small)

Esclarecendo: a versão small tem 3.15 MB e a full tem 11.12 MB. ;D
A diferença entre elas é que a versão small vai exigir alguns pacotes contidos no Live CD (ou Live Pen) do Ubuntu.

Guia de instalação em 5 passos

1- salve o arquivo .tar.gz na sua home (Menu Locais > Pasta Pessoal) e descompacte-o (botão direito do mouse > Extrair aqui)

será criada uma pasta chamada smartlink-v9.04a-i386 (ou smartlink-v9.04a-i386-small)

1b - (somente para quem baixou o small) - copie a pasta pool do Live CD (ou Live Pen) para dentro da pasta smartlink-v9.04a-i386-small *

2- abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal), digite: sudo su e informe sua senha

3- digite cd smartlink-v9.04a-i386 (ou cd smartlink-v9.04a-i386-small se for o caso)

4- digite chmod +x install-smartlink.sh e em seguida ./install-smartlink.sh

5- siga as instruções na tela ATENTAMENTE

* se preferir, execute o instalador com os parâmetros ./install-smartlink.sh source /dev/cdrom
trocando /dev/cdrom pelo diretório onde esteja montado o Live CD ou Live PEN
obs: só funciona se não houver espaços em branco no caminho (ex: /dev/Ubuntu 9.04 não funciona)

Não esqueça de reportar seus sucessos aqui :D

Obrigado ao Alarcon Fernandes pelo script base e pelos links fornecidos! :-*

Estou providenciando o script para o Ubuntu 64 bits. 8)

Abraços,
Renato Frota
« Última modificação: 14 de Junho de 2009, 19:04 por RenatoMN »

Offline cjdbatista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2009, 23:15 »
Boa noite, gostaria de saber se preciso desinstalar os drivers já instalados do modem.

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2009, 00:22 »
Se você instalou através do pacote do alarcon, não precisa. Se fez a instalação manual, deve ter o sl-modem-daemon instalado para que o instalador descarregue os drivers através dele.

Se você fez a instalação manual do driver e não instalou o sl-modem-daemon, instale-o abrindo o .deb diretamente na pasta sl-modem-daemon do meu instalador e, em seguida, execute o instalador conforme as instruções.

Obs: se o seu modem está funcionando normalmente com o pacote do alarcon, não há porque re-instalar, o driver em si é o mesmo, o que muda são alguns "adicionais" (como a lista de números do iG) e correções de possíveis problemas, como a não ativação automática do modem no boot ou o não reconhecimento correto do modem (com relação ao suporte ALSA).

alarcon

  • Visitante
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 17:01 »
É isso aí, quem tem modem suportado pelo driver smartlink pode se dar ao luxo de ter um amplo suporte aqui no fórum, pois o mesmo tem vários tópicos que tratam sobre isso, quer seja os meus, que seja o do ximbar (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49609.0.html), esse aqui ou outro qualquer aqui do fórum.

RenatoMN só vi o seu pacote small e percebi sua preocupação de cobrir todos os casos, mas uma coisa que vi eu recomendo cuidado, não é critica não, mas eu particularmente não gosto muito de alterar as permissões de arquivos do sistema, faço isso o menos possível e só de forma manual (na grande maioria dos casos) quando vejo que os usuários não foram felizes com o script e só depois de tentar várias coisas é que mostro alguns passos do tipo de acrescentar o usuário do grupo dip, alterar certa permissão do pppd e etc. Falo isso por que percebi que vc alterou certas permissões, algumas até nem sei por que, pois pelo menos aqui, no caso do /usr/sbin/pppd já era root:dip por padrão (não havia alterado nada neste pppd, mas não uso conexão discada e portanto não sei se aí é diferente a permissão deste arquivo pppd). Eu não altero as permissões dos arquivos pap-secrets e chap-secrets, por exemplo.

Já que estamos falando de conexão discada, portanto uma conexão muito lenta, tente só trabalhar com a versão small que tem tamanho reduzido assim facilita para aqueles que não podem conectar numa banda larga e baixar seu pacote mais robusto.

Valeu aí o esforço! ;)

Agora usuários de conexão discada via driver smartlink, vocês não têm do que reclamar! ;D

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2009, 00:25 »
Olá, alarcon

eu achei importante fazer as alterações, pois tive a oportunidade de testar em mais de um sistema e vi que, sem certas alterações, alguns não funcionavam sem reiniciar o modem após o início do sistema (ele era visto como ativo pelo gnome-ppp mas travava na discagem - às vezes até conectava, mas o início do pppd gerava um erro e por isso a conexão não obtinha IP/DNS). Além disso, creio que as alterações feitas não trazem risco, e vou destacar o que você citou (levando em consideração o que eu pensei quanto aos arquivos no momento de escrever o instalador):

- acrescentar o usuário do grupo dip:

Os grupos dip, dialout e uucp são, historicamente, grupos responsáveis pela autorização de acesso a dispositivos de comunicação em geral no mundo unix. Outros drivers, mesmo os trazidos em pacotes .deb, se encarregam de adicionar o usuário que está instalando-o ao grupo que tem acesso ao dispositivo.

- alterar a permissão do pppd (e adicionar ao grupo dip):

O pppd é o executável responsável por fazer a "tradução" dos dados trocados pelo modem. Outros fazem suas vezes, como o pon. Independente do programa a ser utilizado, é importante que o usuário que esteja fazendo uma conexão tenha plenos poderes, se não de todo o sistema (root ou outro superusuário) ao menos ao próprio aplicativo encarregado de fazê-lo. Se o pppd já não vem por padrão como pertencente ao grupo dip, o script o faz. Não verifiquei outras versões do Ubuntu então apenas me preveni de eventuais problemas, caso não venha, assim como acontece de o wvdial não vir mais por padrão, etc.

A permisão 4755 faz com que: todos os usuários possam acessá-lo/executá-lo, mas somente o root possa alterá-lo. Não posso limitar o pppd a um grupo pois há sistemas que usam o dialout ou outros grupos. Se eu o mantivesse como 4750 (sem acesso pelos usuários que não fossem do mesmo grupo do arquivo - que eu alterei para dip), poderia causar conflitos com posteriores drivers/instaladores utilizados pelo usuários que presumissem justamente isso: que o arquivo já é pertencente a determinado grupo e, por isso, não conseguissem acessá-lo.

- alterar permissões dos arquivos pap-secrets e chap-secrets: estes arquivos são encarregados de manter as senhas de conexão aos provedores. O wvdial adiciona nele as senhas antes de chamá-lo, ao final da discagem (diretamente ou via gnome-ppp), para fazer a autenticação. Protegendo os arquivos com a permissão 0660, limito o acesso a esses arquivos pelo grupo dip, ao qual eu atribuo o arquivo. Se eu não fizesse assim, na alteração da senha do usuário (no provedor de internet), poderiam ocorrer problemas, pois nem a antiga e nem a nova senha funcionariam (uma por não ser mais a senha correta, frente ao provedor, e outra por ser ignorada pelo pppd, pois o usuário não teria permissão para alterar o /etc/ppp/pap-secrets antes da autenticação ser feita, o que levaria o pppd a continuar se autenticando com a antiga ou gerando um erro de execução). Dando o acesso ao grupo dip, quando o discador gnome-ppp for chamado por um membro do grupo dip, a senha pode ser alterada diretamente no campo "senha" do discador e o arquivo refletirá a alteração, sem maiores complicações. Como o arquivo só é acessível pelos membros do grupo dip, se alguém está nele é porque pretende-se que ele seja capaz de efetuar uma conexão.

Mas a questão que você levantou é interessante... e você tem sua razão em questionar: usuários do grupo dip podem ler o arquivo pap-secrets obtendo senha de outros, já que ficam todas no mesmo lugar. Entretanto, creio que este arquivo já vem atribuído a um dos grupos de discagem, pois do contrário, somente o root poderia efetuar discagens através do pppd (e, consequentemente, do wvdial e do gnome-ppp). Se alguém puder confirmar isto num sistema recém-instalado antes que eu tenha a oportunidade de testar por conta própria, eu agradeço. Se for constatado que estes arquivos não são, por padrão, de um destes grupos, vou adicionar ao script a opção de não dar acesso ao grupo dip e gravar a senha diretamente nos arquivos pap-secrets e chap-secrets, assim como o seu script faz (posto aqui amanhã).

Além disso, ressalto que apesar de que dispositivos de comunicação são normalmente atribuídos ao grupo uucp somente em sistemas baseados em RPM (CentOS, Red Hat, Fedora, etc), enquanto em sistemas Debian são atribuídos ao grupo dialout, isto aconteceu no meu notebook*, que tem um modem SiS (chipset 630), por isso resolvi adicionar o usuário também ao grupo uucp. Mal, não faz. Se faz bem, também não sei afirmar com certeza. Talvez seja psicológico, pois não tive muito tempo para testar depois que fiz esta alteração aqui no meu sistema, mas nas poucas conexões que fiz nos últimos 3 dias, tenho a impressão de que ficou mais estável, mesmo usando a string padrão (na verdade, a conexão não caiu nenhuma vez, mesmo depois de desconectar manualmente e reconectar usando o sl-modem-daemon para reativação - o que ainda é necessário, no caso do meu modem - chegando a ficar 6 horas conectado direto), o que só acontecia quando eu conectava chamando o discador com sudo (ou executando-o como root).

*Isto eu verifiquei numa das consultas ao arquivo /var/log/messages, onde li Jun 15 22:27:30 renato-laptop pppd[3525]: Connect: ppp0 <--> /dev/pts/0 e, então, verificando o dispositivo com ls -lh /dev/pts, obtive crw-rw-rw- 1 root   uucp 136, 0 2009-06-15 22:27 0, ou seja, vi que /dev/pts/0 é pertencente ao usuário root, grupo uccp.

De qualquer forma, saliento que todas as alterações feitas no sistemas são exibidas no terminal durante a execução do instalador. Antes de implementar as barras de progresso do zenity, até mesmo os processos do dpkg e as compilações do make(gcc) eram exibidas por inteiro (e não somente as mensagens de alerta/erro) - então se alguém souber como fazer para a saída continuar aparecendo, seria de grande valia.

Atenciosamente,
Renato

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2009, 00:08 »
2 coisitas:

primeira: se você precisa do instalador para 64 bits e está esperando, manifeste-se. estou com o tempo curto, por isso ainda não fiz, não é minha prioridade. mas se você precisa, é só avisar que eu me apresso aqui.

segunda: atualizei o kernel de 2.6.28-11-generic para 2.6.28-13-generic aqui e está funcionando normalmente, não foi preciso recompilar :)

caso você atualize o kernel e o modem deixe de funcionar, basta executar o instalador novamente, selecionando somente a opção Instalar Smartlink Driver

;)

-editando-

Notei que o slmodemd, que antes estava sendo executado da forma padrão (/dev/slamr0), agora está sendo iniciado em modo ALSA (--alsa modem:1), pois o módulo do modem falha no carregamento do sistema (modprobe slamr retorna 0 e não carrega o driver smartlink), devido a incompatibilidade entre o módulo slamr.ko e o kernel em uso.

Aproveitei para dar uma olhada no sl-modem-daemon quanto ao reconhecimento de suporte ALSA e encontrei mais problemas que não tinha percebido antes (inclusive um teste tão bobo que o erro chega a ser ridículo... e que me parece ser o motivo de muitos que usaram o pacote do alarcon terem precisado do script de ativação, reiniciar o modem logo no início do sistema ou até mesmo casos de insucesso). Vou liberar uma versão corrigida logo, provavelmente hoje mesmo (terça-feira).

Att;
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 03:12 por RenatoMN »

Offline helton / Ubuntu 9.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2009, 02:23 »
Olá, usei esse isntalador automatico, mas algo deu errado, alguem sabe explicar?

Logo de conecção:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DP17001000
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Tue Jul 14 01:56:04 2009

Em outras tentativas o meu pc travou, quando pedia pra reiniciar entrava numa tela escura, podendo digitar "comandos", mas nao acontecia nada, o jeito foi reiniciar a força. Já tentei de todas formas, até procurei ajuda no tópico "internet discada no ubuntu 9.04", infelizmente ainda nao consegui tal conexao discada, embora que no windows consigo de boa.


alarcon

  • Visitante
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2009, 08:58 »
Olá, usei esse isntalador automatico, mas algo deu errado, alguem sabe explicar?

Logo de conecção:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DP17001000
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Tue Jul 14 01:56:04 2009

Em outras tentativas o meu pc travou, quando pedia pra reiniciar entrava numa tela escura, podendo digitar "comandos", mas nao acontecia nada, o jeito foi reiniciar a força. Já tentei de todas formas, até procurei ajuda no tópico "internet discada no ubuntu 9.04", infelizmente ainda nao consegui tal conexao discada, embora que no windows consigo de boa.



No discador gnome-ppp nas suas configurações > aba Opções, a opção verificar portadora está marcada ou desmarcada?

Se tiver marcada tente com ela desmarcada e vice-versa.

Offline _ZERO_CALL_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2009, 16:04 »
RenatoMN, acabei de postar minha duvida no link do Alarcon, mais como o assunto tem a ver com o que vc tah falando, vou postar aki também... quem sabe alguém possa me ajudar...


Salve galera, o topico eh bem extenso e não consegui ler tudo mais consegui pegar bastante coisa... Sou iniciante em Linux e gostaria de uma ajuda aih...

Tenho um ADM 64 e instalei esse o Ubuntu 9.04 (Acredito que seja automatico neh?! O SO 32 ou 64 eh instalado de acordo com meu processador). Meu modem é um SmartLink e junto com ele veio um driver (CD) que diz ser para o Debian (logo imaginei que naum teria problemas para instalar).

Bom, como eu vi que tinha que instalar o Gnome-ppp eu optei por instalar o modem-arquivos-v22.tar.gz. Toda instalação foi sussa, soh no final de deu uma mensagem pra setar o modem como default pois a placa de rede estava ativa.
Aih eu fui tentar usar o Gnome-ppp, ele abre mais quando eu clico em conectar ele faz como se estive discando mais naum disca nada... fica ali eternamente até eu cancelar...

Bom, será isso por causa do naum suporte à 64bits?
Se precisarem de mais alguma informação me deem um toke que eu executo a noite e posto aki, estou no trampo agora...

Desde jah obrigado.
§§§ _ZERO_CALL_ §§§

"O inteligente conserta, o sábio previne!".

Offline rd7l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2009, 11:25 »
Oi pessoal!

Gostaria de perguntar se este procedimento vai funcionar para meu modem, que segue descrição dele no link a seguir:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49952.msg291328.html#msg291328

Tenho um cd do Ubuntu 32 bits aqui, mas instalei o 64 bits. Se vocês disserem que é necessário posso até instalar o 32bits mas eu não gostaria, pois não tenho acesso a banda larga e fazer novamente todas as atualizações do 32bits seria penoso!

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2009, 14:10 »
Recebi por mensagem privada:

        Já faz praticamente duas semanas que venho tentando conectar à internet com o Ubuntu e nada de sucessos. Mas agora isso se tornou possível graças a você e ao seu guia de instalação em 5 passos para modens SmartLink. Tenho conversado bastante com o Alarcon e ele vinha me dando umas dicas. Cheguei pegar um pacote que ele criou, mas também não obtive resultados positivos. Mas agora que encontrei esse guia que você criou o meu problema está preticamente resolvido. O único problema que tenho agora é que quando conecto na internet e tento entrar no site do yahoo abre uma página do IG onde tem o discador dele p/ download e falando que o número do IG mudou. Acretido que isto esteja ocorrendo porque eu segui a opção de conectar pelo IG no seu guia de instalação.
       Cheguei alterar a configuração dos arquivos "pap-secrets" e "chap-secrets" retirando o meu endereço de e-mail do IG e substituindo pelo do Yahoo para ver se resolvia esse problema. Alterei também no discador (Gnome-ppp) o número do IG pelo do Yahoo. Mas mesmo assim persiste aquela bendita página do Ig abrindo no meu navegador. Como faço para resolver isso?  
      Mais algumas perguntas:
      
      P1: Quando inicio o Ubuntu consigo detectar o meu modem quando clico em detectar no Gnome-ppp. Mas tem vezes que após ter conectado e desconectado da internet e clico no Gnome para detectar o modem ele não reconhece. É normal isso? Qual é a explicação?

      P2: Você poderia indicar as alterações que você fez tanto nos arquivos de instalação dos drivers como no do sistema para fazer o modem funcionar? Isso se não te der muito trabalho, mas faz um esforço porque eu havia tentado de tudo e não conseguia fazer o Gnome-ppp detectar o modem.

    Agora para encerrar a única coisa que posso fazer é agradecer novamente sua colaboração, pois eu estava quase desistindo. Obrigado por tudo, parabéns pelo guia de instalação. Ele realmente funciona.

Olá, Erick. Muito obrigado por relatar seu sucesso com o pacote.

P1: isto ocorre com certa frequência em modens com determinados chipsets (em grande maioria, modens SIS). Por isso a existência do "Reativar modem" na área de trabalho. Basta abri-lo e informar sua senha de usuário, que o módulo do modem é recarregado no kernel. Infelizmente, RESOLVER eu não sei (eu não manjo NADA de C++, meu negócio é PHP e MySQL, e tem que entender BASTANTE para modificar os arquivos .c e .h que geram o slamr para resolver o problema do SIS sem comprometer os outros tantos chipsets que o driver suporta).

O que eu sei dizer é que você sofre MUITO menos usando o modo ALSA. É realmente muito mais raro ocorrer este "sumiço" do modem neste modo. Além disso, às vezes o modem deixa de responder ao descarregamento do slamr e o "Reativar modem" fica travado, exigindo o reinício da máquina. Já no modo alsa, isso parou de ocorrer, no meu caso. Eu já modifiquei o instalador para tratar o modo ALSA como preferencial, quando o modem reporta suporte à este modo (o meu, não reporta o suporte no início do sistema, mas carregando o módulo atiixp ele passa a reportar, então incluí a opção de carregar o modo alsa forçadamente sem perguntar pelo suporte ao modem primeiro) e vou postá-lo em aqui muito em breve.

P2: quase tudo do que eu modifiquei você pode encontrar abrindo a minha página de usuário (clique no meu nome) e depois no link "visualizar mensagens deste usuário". Eu falei bastante sobre o assunto nos tópicos do alarcon, em diversas páginas. Além disso, aqui mesmo neste tópico no meu breve bate-papo com o alarcon eu também citei as principais mudanças que fiz no instalador.

Quanto à página do iG, isso é coisa dos servidores deles... muitos números locais (que não os de prefixo 4003, 4004 e 1700) ainda reportam problemas na identificação do número de conexão e te orientam a baixar o discador, acusando que o número é antigo. De qualquer forma, dê uma olhada nos números de conexão, pode ser que da criação do módulo pra cá sua cidade tenha recebido um novo número, o que solucionaria o problema de imediato. De qualquer forma, se você abrir uma nova guia e acessar o endereço que deseja, usualmente funcionará logo na primeira tentativa, pois o iG só te redireciona uma vez.

Quanto à cair no iG mesmo quando se conecta por outro provedor, é por conta do seu navegador que cacheou as páginas como sendo um direcionamento para o iG na primeira vez que você as acessou. Se este for o caso, mesmo abrindo uma nova guia você não conseguirá navegar. Experimente usar ctrl+shift+del, caso use o Firefox, para limpar qualquer resquício de dados armazenados e tudo deve voltar ao normal.

---

Olá, usei esse isntalador automatico, mas algo deu errado, alguem sabe explicar?

Logo de conecção:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DP17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DP17001000
--> Timed out while dialing.  Trying again.
[... reduzido ...]
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Tue Jul 14 01:56:04 2009

Em outras tentativas o meu pc travou, quando pedia pra reiniciar entrava numa tela escura, podendo digitar "comandos", mas nao acontecia nada, o jeito foi reiniciar a força. Já tentei de todas formas, até procurei ajuda no tópico "internet discada no ubuntu 9.04", infelizmente ainda nao consegui tal conexao discada, embora que no windows consigo de boa.


Olá,

esta linha ATM1L3DP17001000 condiz a uma discagem em modo PULSO, com som ALTO. Tente variações, mudando para o modo TOM e baixando o volume de retorno ou desligando-o. Aguarde também o novo pacote que vou lançar, ele te dará a opção de usar o modo ALSA como padrão, o que reduz bastante os travamentos para alguns chipsets SIS e VIA.

---

RenatoMN, acabei de postar minha duvida no link do Alarcon, mais como o assunto tem a ver com o que vc tah falando, vou postar aki também... quem sabe alguém possa me ajudar...


Salve galera, o topico eh bem extenso e não consegui ler tudo mais consegui pegar bastante coisa... Sou iniciante em Linux e gostaria de uma ajuda aih...

Tenho um ADM 64 e instalei esse o Ubuntu 9.04 (Acredito que seja automatico neh?! O SO 32 ou 64 eh instalado de acordo com meu processador). Meu modem é um SmartLink e junto com ele veio um driver (CD) que diz ser para o Debian (logo imaginei que naum teria problemas para instalar).

Bom, como eu vi que tinha que instalar o Gnome-ppp eu optei por instalar o modem-arquivos-v22.tar.gz. Toda instalação foi sussa, soh no final de deu uma mensagem pra setar o modem como default pois a placa de rede estava ativa.
Aih eu fui tentar usar o Gnome-ppp, ele abre mais quando eu clico em conectar ele faz como se estive discando mais naum disca nada... fica ali eternamente até eu cancelar...

Bom, será isso por causa do naum suporte à 64bits?
Se precisarem de mais alguma informação me deem um toke que eu executo a noite e posto aki, estou no trampo agora...

Desde jah obrigado.

Olá,

Como eu li no tópico do alarcon, você identificou o seu sistema como sendo o 32 bits, mesmo, mas não acompanhei a resolução. Caso ainda não tenha resolvido, experimente clicar no botão Registro da janela de conexão e cole o log de discagem aqui para eu analisar.

---

Oi pessoal!

Gostaria de perguntar se este procedimento vai funcionar para meu modem, que segue descrição dele no link a seguir:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49952.msg291328.html#msg291328

Tenho um cd do Ubuntu 32 bits aqui, mas instalei o 64 bits. Se vocês disserem que é necessário posso até instalar o 32bits mas eu não gostaria, pois não tenho acesso a banda larga e fazer novamente todas as atualizações do 32bits seria penoso!

Olá,

como o alarcon te respondeu, seu modem deve ser utilizado em modo ALSA para que conecte com sucesso. Estou terminando o script para 64 bits e devo postar em breve, com os mesmos recursos que comentei acima para o 32 bits (identificação automática do modo alsa, e início forçado, no caso de falha na detecção). Meu pacote, assim como o do alarcon, já contém o necessário para funcionar com ALSA, mas o sl-modem-daemon que deveria ser o facilitador aqui, é quem mais tem atrapalhado. Muitos testes foram feitos de forma que apenas sistemas totalmente em inglês reportariam o suporte a ALSA.

Só uma dúvida: porque você usa o kppp? Eu também estava bem familiriazado com ele no Big Linux, mas o Gnome-PPP parece funcionar tão bem quanto ele e utiliza a interface e bibliotecas nativas do Gnome, sendo bem mais leve para rodar no Ubuntu.

Abraços a todos e até logo.
Renato Frota
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 14:29 por RenatoMN »

Offline rd7l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2009, 15:54 »
Olá!

Hoje já utilizo o Gnome-PPP (na época do "post" utilizava o kppp pois o conhecia de quando eu utilizava o Conectiva 6.0).

Uma coisa que não entendi: Eu estou utilizando meu modem em modo ALSA? Este é o modo correto ou devo mudar para Pulse (exitem vários Pulse nas minhas configurações de áudio)?

Segue log do Gonome-PPP. Informo que consigo discar, consigo escutar o ruido do modem (pela extensão do telefone), mas alguns segundo depois a conexão termina e o modem não conecta. Já tentei alterar várias configurações do Gnome-PPP.


Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATX3 ATX3 OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 OK
--> Modem initialized. --> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier. ATM1L3DT17003131
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Sat Jul 25 15:43:50 2009

Aguardo ansioso o driver 64bits!


Obrigado!
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 15:58 por rd7l »

Offline rd7l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2009, 10:29 »
Instalei e atualizei o Ubuntu 32 bits. Também instalei o driver fornecido neste tópico. Consegui fazer o modem discar e até produzir aquele ruido característico do modem quando esta conectando; mas logo em seguinda o discador se encerra sem conectar à internet.

Segue os logs do gnome-ppp e do instalador automático.


Gravando em ./smartlink-v9.04a-200909071000.log
------------------------------------------
Stopping possible modules to avoid crashes
------------------------------------------
--------------------------
Installing: libasound2-dev
--------------------------
--------------------------
Done: libasound2-dev
--------------------------
--------------------------
Installing ungrab-winmodem
--------------------------
make: *** /lib/modules/2.6.28-11-generic/build: Arquivo ou diretório inexistente.  Pare.
make: ** [all] Erro 2
make: *** /lib/modules/2.6.28-11-generic/build: Arquivo ou diretório inexistente.  Pare.
make: ** [all] Erro 2
---------------------
Done: ungrab-winmodem
---------------------
-----------------
Installing wvdial
-----------------
and dependencies: libxplc, libwvstreams, libuniconf
---------------------------------------------------
 
/etc/wvdial.conf already exists -- not probing your modem.
  (Run wvdialconf manually if you want to re-detect your modem.)
 
------------
Done: wvdial
------------
--------------------
Installing gnome-ppp
--------------------
---------------
Done: gnome-ppp
---------------
----------------
Installing Slink
----------------
--------------------------
Installing sl-modem-daemon
--------------------------
O usuário `Slmodemd' já existe. Saindo.
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... none found.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.
------------------------------------
Done: sl-modem-daemon ... proceeding
------------------------------------
kernel-ver.c:9:30: error: linux/utsrelease.h: Arquivo ou diretório inexistente
kernel-ver.c: In function ‘main’:
kernel-ver.c:14: error: ‘UTS_RELEASE’ undeclared (first use in this function)
kernel-ver.c:14: error: (Each undeclared identifier is reported only once
kernel-ver.c:14: error: for each function it appears in.)
make[1]: ** [kernel-ver] Erro 1
make: ** [drivers] Erro 2
kernel-ver.c:9:30: error: linux/utsrelease.h: Arquivo ou diretório inexistente
kernel-ver.c: In function ‘main’:
kernel-ver.c:14: error: ‘UTS_RELEASE’ undeclared (first use in this function)
kernel-ver.c:14: error: (Each undeclared identifier is reported only once
kernel-ver.c:14: error: for each function it appears in.)
make[1]: ** [kernel-ver] Erro 1
make: ** [drivers] Erro 2
----------------------------
Done: slmodemd, slamr, slusb
----------------------------
modem_main.c: In function ‘setup_stream’:
modem_main.c:429: warning: ‘snd_pcm_sw_params_set_xfer_align’ is deprecated (declared at /usr/include/alsa/pcm.h:1115)
modem_test.c: In function ‘modem_test_start’:
modem_test.c:110: warning: ignoring return value of ‘write’, declared with attribute warn_unused_result
------------------
ALSA Support added
------------------
-----------
Done: Slink
-----------
--------------------------------
Configuring WvDial and Gnome-PPP
--------------------------------
-------------------------------------------
Ethernet Interface Found.
Use: sudo route add default ppp0
in case you have problems while navigating.
-------------------------------------------
-----------------------------------
Linux username selected: rodrigo
-----------------------------------
------------------------------------------------------------------------------
/home/rodrigo/.wvdial.conf BACKUP TO /home/rodrigo/.wvdial.conf.200909071002
------------------------------------------------------------------------------
--------------------------
Dial Number: 17003131
--------------------------
---------------------
Dial String: ATM1L1DT
---------------------
------------------------------------------------
Init2 String: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
------------------------------------------------
--------------------------
ISP User: rd7l@oi.com.br
--------------------------
---------------
ISP Pass: *****
---------------
----------------------------------------------------
Configuration saved: /home/rodrigo/.wvdial.conf
----------------------------------------------------
Adicionando usuário rodrigo ao grupo dip
Adicionando usuário rodrigo ao grupo dialout
Adicionando usuário rodrigo ao grupo uucp
------------------------------
rodrigo added to group 'dip'
------------------------------
-------------------------------------------------
/usr/sbin/pppd ownership changed: root:dip
/etc/ppp/pap-secrets ownership changed: root:dip
/etc/ppp/chap-secrets ownership changed: root:dip
-------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------
/usr/sbin/pppd permission changed: 4755 (-rwsr-xr-x)
/etc/ppp/pap-secrets permission changed: 0660 (-rw-rw----)
/etc/ppp/chap-secrets permission changed: 0660 (-rw-rw----)
-----------------------------------------------------------
----------------------------------------------------
/home/rodrigo/.wvdial.conf chown to rodrigo
----------------------------------------------------
---------------------
[Re]starting slmodemd
---------------------
-------
Finish!
-------


------------//----------

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATX3
ATX3
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM0L0DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM0L0DT17003131
NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Mon Sep  7 10:19:12 2009


Obrigado!

Offline rd7l

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2009, 00:21 »
No Ubuntu 9.10 o modem "dial-up" funcionou, bastando ir em Sistema>Administração>Driver de hardware e, consequentemente, instalando o pacote "sl-modem-daemon_2.9.11~20080817-3ubuntu3_i386.deb".

Porém o áudio do computador pára de funcionar. A hardware de som desaparece das configurações de áudio e apenas aparece uma tal "Saída Falsa".

Alguém saberia me dizer se isto tem solução, ou seja, usar o modem discado e ao mesmo tempo habilitar o áudio do notebook?


Obrigado!

Offline alecao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalador Automático do Modem Smartlink para Ubuntu
« Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2009, 01:45 »
No Ubuntu 9.10 o modem "dial-up" funcionou, bastando ir em Sistema>Administração>Driver de hardware e, consequentemente, instalando o pacote "sl-modem-daemon_2.9.11~20080817-3ubuntu3_i386.deb".

Porém o áudio do computador pára de funcionar. A hardware de som desaparece das configurações de áudio e apenas aparece uma tal "Saída Falsa".

Alguém saberia me dizer se isto tem solução, ou seja, usar o modem discado e ao mesmo tempo habilitar o áudio do notebook?


Obrigado!

Também estou tendo o mesmo problema no 9.10, o áudio para de funcionar direito se o modem está ativado.
Alguém teve esse problema no 9.04 ou modem e audio funcionam ao mesmo tempo nessa versão?
Se alguém conseguir resolver por favor avise!!
Abs
Alexandre