Boas!
Por incrível que pareça acabei por conseguir instalar o ubuntu sem querer.
Comecei por fazer o teste à integridade do cd como foi sugerido pelo
agente100gelo e o resultado foi o esperado, tudo ok.
Numa segunda tentativa desactivei os drivers da placa gráfica e ao tentar instalar o ubuntu acabou por acontecer novamente os bloqueios.
Terceira tentativa: Tentei instalar os drivers mais recentes para a gráfica, sem sucesso, dava um erro qualquer. (não sei o motivo porque sempre instalei e correu sempre tudo bem, hoje teimou em dar erro)
Quarta tentativa: Instalar o ubuntu com os gráficos em modo de segurança, bloqueou.
Quarta tentativa versões 1;2;3 e por aí fora: Tentei adicionar mais outros comandos que vi por aqui no fórum à linha de boot, bloqueava ou reiniciava.
Começou a aparecer um erro no windows xp de qualquer driver IRQL e era obrigado a fazer reset, tentei formatar e fazer instalação nova, resultado, aparecia o mesmo erro enquanto procedia à instalação e era obrigado a fazer reset.
Quinta tentativa: Fazer instalação nova, desta vez com w. vista, consegui formatar e instalar alguns ficheiros até aparecer novamente o ecrân azul com o dito erro. Resultado, fiquei sem sistema operativo no pc e sem possibilidade de instalar, visto que dava aquele erro.
Comecei a ficar preocupado com a situação... Lá tive que recorrer a um livecd de emergência que aqui tenho repleto de ferramentas para ver se conseguia desvendar algo de errado, não descobri nada após fazer vários testes.
Sexta tentativa: Sem qualquer esperança resolvi colocar o cd do ubuntu 9.04 e instalar, resultado, funcionou sem problemas e aqui estou eu
Agora vamos ver como ele se porta, já deu aqui uns erros de não encontrar pacotes de idiomas mas agora tenho tempo para ir pesquisando as soluções no fórum, caso apareça algo mais complicado lá tenho que recorrer à vossa sabedoria.
Um muito obrigado a quem me tentou ajudar.
Tópico alterado.