Autor Tópico: Instalar ubuntu 9.04 [Resolvido]  (Lida 2603 vezes)

Offline Formatado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalar ubuntu 9.04 [Resolvido]
« Online: 01 de Junho de 2009, 13:04 »
Boas a todos!

Como podem reparar pelo assunto do post sou totalmente um zero à esquerda no que toca a sistemas linux.

Li alguma informação sobre o assunto e pelo que me apercebi o melhor sistema será o ubuntu, pelo que gostaria imenso de trocar o meu windows pelo referido sistema.

O único linux que utilizei até hoje foi o caixa mágica e isso aconteceu à coisa de uns dois/três anos atrás, mas também não o tive muito tempo instalado por não me entender muito bem com ele.
Na altura fiz a instalação num portátil acer e foi tão simples como a instalação de um windows.

Passado todo este tempo resolvi tentar novamente o mundo linux e como referi em cima a minha escolha recaiu no ubuntu, mas desta vez para o pc normal.
Fiz o pedido do cd ubuntu desktop 9.04 à canonical, após chegar tentei logo experimentar sem instalar e aí começaram os problemas, ora reinicia ora bloqueia.
Durante este último mês de todas as vezes que tentei só consegui umas duas vezes ter acesso ao live cd.

Pois bem, voltando ao assunto, vim aqui ao fórum pesquisar sobre esses problemas de bloquear e reiniciar e deparei-me com vários posts de ajuda na qual prontamente guardei as páginas para as imprimir e poder visualizar essa mesma ajuda enquanto procedia à instalação do ubuntu.

Acontece que mesmo com todas essas ajudas continuo sem conseguir instalar ou utilizar o live cd.

Ele tanto bloqueia na barra inicial de leitura, barra de leitura completa, ecrân preto, ecrân deformado todo às cores, quando aparece o ponteiro do rato, depois de dar a musica de entrada do sistema, com o papel de fundo e mesmo com o sistema já totalmente aberto (ambiente de trabalho) e de todas as vezes tenho que fazer reset pois nada funciona.

Já tentei instalar com todas as opções do F6 marcadas excepto a que diz "só software livre", já tentei com as opções uma de cada vez marcadas, já tentei só com o remover do "quiet splash--" na linha do boot, já tentei sem o "quiet splash--" e com todas as restantes do F6 marcadas, já tentei sem o "quiet splash--" e as opções do F6 marcadas uma de cada vez e por fim também tentei adicionar no final do "quiet splash--" as opções noapic, nolapic, acpi=off, irqpoll, lapic e pci=routeirq (sem as virgulas e com espaço entre elas claro).
Resultado, continua a travar ou reiniciar na mesma.

Agradeço a alguém que me possa dar mais algumas dicas ou mesmo mais alguns links para dar uma vista de olhos e retirar alguma informação útil.

O meu pc:
AMD Athlon 2800+, 1024 ddr 400 pc 3200, assus a7n8x2.0 deluxe, 120 gb HD, gráfica ATI Radeon 9600.

Vou estar fora do pc e só volto logo à noite, peço desculpa pelo tamanho do post, mas como poderão compreender, o registo no fórum foi mesmo o último recurso.

Obrigado.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 15:56 por Formatado »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ajuda para instalar ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2009, 13:11 »
Por mais que tenha recebido o CD oficial, você já tentaste a opção "Testar CD" (ou algo parecido, não lembro)?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ajuda para instalar ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2009, 14:37 »
Ola formatado, bem vindo ao forum antes de mais nada e preciso reformular o assunto do topico, pedidos de ajuda sao vetados pelas regras de utilização do forum, estou falando pois os adm irao trancar.

Quanto ao problema essa placa usa chiset nvidia nforce2, eu tenho uma placa de video igual a sua radeon e funciona perfeitamente, usei o envy para instalar o driver de video.

Pode ser alguma coisa na bois que esteja mal configurada talvez, tenta uma versao mais antiga do ubuntu para testar se vc tem insternet boa faz o download de uns live cd e testa. nao e porque o ubuntu nao rodou legal que vc nao vai usaro linux ne?

abraço e tomara que vc consiga.   
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Formatado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2009, 21:12 »
Muito obrigado pelas respostas.

Por mais que tenha recebido o CD oficial, você já tentaste a opção "Testar CD" (ou algo parecido, não lembro)?

Eu realmente não fiz o teste ao cd, até porque tive acesso por 2/3 vezes sem qualquer problema, logo excluí essa opção, mas é um caso a experimentar.

Ola formatado, bem vindo ao forum antes de mais nada e preciso reformular o assunto do topico, pedidos de ajuda sao vetados pelas regras de utilização do forum, estou falando pois os adm irao trancar.  

Pois, não foi a minha intenção infringir qualquer regra, pensei que fosse aplicada somente a tópicos contendo só no assunto essas palavras, como se costuma ver por todos os fóruns infelizmente. Titulo alterado.

Quanto ao problema essa placa usa chiset nvidia nforce2, eu tenho uma placa de video igual a sua radeon e funciona perfeitamente, usei o envy para instalar o driver de video.

Ainda não pesquisei sobre o envy, vou fazê-lo, mas suponho que seja para instalar os drivers depois do SO instalado, não?, é que eu não tenho acesso ao SO, bloqueia antes.

Pode ser alguma coisa na bois que esteja mal configurada talvez, tenta uma versao mais antiga do ubuntu para testar se vc tem insternet boa faz o download de uns live cd e testa. nao e porque o ubuntu nao rodou legal que vc nao vai usaro linux ne?
abraço e tomara que vc consiga.   

A bios está actualizada com a versão mais recente, mas mesmo com a anterior não dava e sempre instalou qualquer windows sem problema, também li por aí que pode resolver qualquer coisa ao desactivar o Num Lock na bios, vou experimentar também.
Se não tiver sorte vou testar então uma versão anterior.

Offline Formatado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2009, 15:21 »
Boas!

Por incrível que pareça acabei por conseguir instalar o ubuntu sem querer.

Comecei por fazer o teste à integridade do cd como foi sugerido pelo agente100gelo e o resultado foi o esperado, tudo ok.

Numa segunda tentativa desactivei os drivers da placa gráfica e ao tentar instalar o ubuntu acabou por acontecer novamente os bloqueios.

Terceira tentativa: Tentei instalar os drivers mais recentes para a gráfica, sem sucesso, dava um erro qualquer. (não sei o motivo porque sempre instalei e correu sempre tudo bem, hoje teimou em dar erro)

Quarta tentativa: Instalar o ubuntu com os gráficos em modo de segurança, bloqueou.
Quarta tentativa versões 1;2;3 e por aí fora: Tentei adicionar mais outros comandos que vi por aqui no fórum à linha de boot, bloqueava ou reiniciava.

Começou a aparecer um erro no windows xp de qualquer driver IRQL e era obrigado a fazer reset, tentei formatar e fazer instalação nova, resultado, aparecia o mesmo erro enquanto procedia à instalação e era obrigado a fazer reset.

Quinta tentativa: Fazer instalação nova, desta vez com w. vista, consegui formatar e instalar alguns ficheiros até aparecer novamente o ecrân azul com o dito erro. Resultado, fiquei sem sistema operativo no pc e sem possibilidade de instalar, visto que dava aquele erro.

Comecei a ficar preocupado com a situação... Lá tive que recorrer a um livecd de emergência que aqui tenho repleto de ferramentas para ver se conseguia desvendar algo de errado, não descobri nada após fazer vários testes.

Sexta tentativa: Sem qualquer esperança resolvi colocar o cd do ubuntu 9.04 e instalar, resultado, funcionou sem problemas e aqui estou eu  :D

Agora vamos ver como ele se porta, já deu aqui uns erros de não encontrar pacotes de idiomas mas agora tenho tempo para ir pesquisando as soluções no fórum, caso apareça algo mais complicado lá tenho que recorrer à vossa sabedoria.

Um muito obrigado a quem me tentou ajudar.

Tópico alterado.

« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 15:56 por Formatado »