Autor Tópico: live cd não é aceito e não sei fazer boot por usb [RESOLVIDO]  (Lida 5036 vezes)

Offline fatecano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
olá pessoal, tudo bem?

sou novato e estou tentando instalar o ubuntu 9.04 num dos pcs aqui.
não tenho muito conhecimento técnico e, por isso, vim pedir a ajuda de vocês.

é o seguinte:
1º) coloquei o pc para fazer o boot pelo cd, mas ele não o leu. sendo assim, coloquei para ler o cd na 1ª, 2ª e 3ª tentativa, mesmo assim iniciou o meu xp.
2º) o live cd tem uma opção para ajudar a fazer o boot, mas aparece uma mensagem de erro:
an error ocurred:
could not the required instalation files.
  >:(
achei curioso que, quando tento de novo, aparece uma mensagem que já tem uma cópia instalada e que precisa ser desinstalada para que eu possa fazer outra tentativa.

vou anotar alguns dados que consegui pegar durante a inicialização:
amibios (c) 2003 1/25/2005

mensagem que aparece após todas as tentativas de boot:
novel netware ready firmware v1.00 (940809)
sys 900/7076 pci adapter dos odi driver v1.14 (020416)

como disse anteriormente, não tenho muito conhecimento sobre o que significa tudo isso, mas anotei para ver se ajuda alguma coisa.
li outros tópicos no fórum, mas eram situações diferentes da minha.
de qualquer forma, tinha algo que me chamou a atenção: boot por usb.

como fazer isso se não aparece essa opção?
será que tenho que atualizar a minha bios?
  :-[

nunca atualizei uma bios.

obrigado a todos
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 06:39 por rcn »

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: live cd não é aceito e não sei fazer boot por usb
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2009, 09:27 »
1º tenha sempre o hábito de conferir o md5sum de qualquer distro Linux que vc baixe - http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5
2º sua pl. mãe deve ser configurada p/ dar boot via CD/DVD ou Usb; p/ isso veja no manual da sua pl. mãe qual é o modelo dela, a bios amibios que vc citou, ñ basta muito é apenas o software da bios da sua pl. mãe.
Se tiveres problema em saber qual mod. sua pl. mãe, procure um software p/ Windows chamado Everest, que ele faz um invetério de todo um PC.
Leia, tudo c/ atenção p/ ñ se complicar, ou peça a alguem mais experiente p/ configurar o boot de sua pl. mãe.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Tobimax

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2009, 10:38 »
Quando iniciar o computador fique aperntando Delete sem parar até que entre na janela de Setup
Lá vá em algo parecido como Advanced Settings
Altere utilizando Page Up ou a tecla "+" o First "alguma coisa" para CD-ROM e o Third "alguma coisa" para IDE-0
De exit e salve, quando reiniciar coloque o CD na bandeja rapidamente.

Se mesmo assim não conseguir dar boot pelo CD, faça o mesmo procedimento do Setup só que Altere o First "alguma coisa" para USB e tenta por USB.

Offline Rsrocha

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2009, 11:12 »
Caro amigo tente usar outro LiveCD com qualquer distribuição, para verificar se o problema é com o CD, quanto a Bios não deve ser problema, haja visto que esta apenas ordena a procura pelo "boot"(Neste seu caso é claro), e a Bios funciona como um elo nas configurações primárias da máquina em relação de vídeo, energia e dispositivos etc.(Mas não se assuste esta operação rarissímamente apresenta erros).

Offline fatecano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2009, 18:26 »
Quando iniciar o computador fique aperntando Delete sem parar até que entre na janela de Setup
Lá vá em algo parecido como Advanced Settings
Altere utilizando Page Up ou a tecla "+" o First "alguma coisa" para CD-ROM e o Third "alguma coisa" para IDE-0
De exit e salve, quando reiniciar coloque o CD na bandeja rapidamente.

Se mesmo assim não conseguir dar boot pelo CD, faça o mesmo procedimento do Setup só que Altere o First "alguma coisa" para USB e tenta por USB.

então, a minha tela do setup identifica cada um dos dois hds que eu uso, assim como o meu leitor de cd/dvd.
coloquei TODOS os boots pelo cd, mas deixei habilitado a opção de tentar outro boot caso alguma coisa dê errado.
não aparece nenhuma opção para usb.

Caro amigo tente usar outro LiveCD com qualquer distribuição, para verificar se o problema é com o CD.

vou tentar verificar a sugestão do colega acima, de usar o md5 (se bem que não to entendendo mto isso... hehehe), caso não dê certo, irei tentar outra distribuição.

a propósito, irei baixar esse everest pra fazer o tal do inventário do meu pc.
mesmo que consiga resolver o meu problema sem fazer boot por usb, agora fiquei curioso pra ver como funciona.  :P

obs.: nunca me senti tão a vontade pra tirar dúvidas na minha vida.
achei esse fórum mto bacana!
usuários de línux são unidos... bem prestativos ... valeuuu!!!!  :D

« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 18:31 por rcn »

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2009, 23:32 »
rcn,

como esse CD foi gravado? é preciso queimar diretamente a imagem .ISO no CD, senão não dá boot.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline GuidjeLeGamba

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2009, 00:42 »
rcn,
Boa noite. Esta informação é relacionada a placa de rede:

novel netware ready firmeware v1.00 (940809)
sys 900/7076 pci adapter dos odi driver v1.14 (020416)

Nada de mais, provavelmente na tua BIOS está definido o boot pela rede como uma das opções (provavelmente 3ª ou 4ª) e deve ser por esse motivo que a mensagem aparece todas as vezes. Agora, se existe essa opção de boot pela rede, é possível que haja opção de boot por dispositivos usb. Para instalar (ou rodar) distribuições Linux a partir de dispositivos usb, sugiro o Unebootin -- http://unetbootin.sourceforge.net/

Um abraço!!

Offline tonyl_jp

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2009, 05:43 »
Pelo que visto não é problema de saber configurar a bios, isso vc consegue fazer.
Se caso não tiver outra distro na mão experimente o próprio Windows se tiver, veja se ele dá o boot normal pelo cd.
Caso ele consiga, provavelmente e problema ou na mídia (CD) ou a imagem da distro que vc baixou ou mesmo a forma  como vc gravou, sempre tente gravar uma distro na velocidade mais baixa que seu driver de CDR suportar.

Wilton Kikkawa

Offline fatecano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2009, 21:13 »
conforme falei na última mensagem, tentei primeiro conferir o md5sum da distribuição que eu baixei.
porém, notei o enorme vacilo que fiz, que foi de esquecer de que o meu winrar estava configurado para ler o arquivo iso.
na minha cabeça, o arquivo era para vir como iso mas veio zipado.  ;D
pra completar a besteira, abri o meu gravador e copiei o que eu vi dentro do arquivo "zipado".
deve ter alguma coisa "escondida" e eu não vi... hehehe...  ;D

um amigo sugeriu que eu usasse um programinha bem bacana pra gravar o cd, que foi o poweriso.
como não consegui entender como usar o md5sum e estou com um pouquinho de pressa, aproveitei que eu ainda tinha a imagem no meu pc e gravei diretamente por ele.

dessa vez, o pc fez o boot pelo cd!!!

comecei a instalar o ubuntu e acabei me enrolando em algumas coisas que eu já tinha lido, mas enfim... acontece... rsrs

o fato é que chegou numa parte da instalação e surgiu uma mensagem que o meu hd está velho ou então houve algum problema no cd.
até cheguei a usar um pouquinho o pc, mas falava que eu tinha pouca memória e que ele teria que fechar algumas coisas.
cheguei até mesmo a consultar o fórum por ele!

durante a instalação (e não gravação, conforme eu havia escrito), tirei o hd que estava o windows, pois fiquei um pouco inseguro de perder meus arquivos.
após "instalado", não consegui mais fazer o boot por esse cd.
no momento, estou no meu outro pc baixando novamente a imagem.
essa já é a 4ª tentativa, pois nas outras o download caiu.  >:(
estou pensando em instalar um gerenciador de downloads para isso.  :-\

por conta de tudo o que aconteceu, acho que o meu problema está no download e/ou gravação do cd.
não vai ter jeito, tenho que aprender como usar o md5sum!

vou pesquisar alguma coisa no fórum a respeito do tal do md5sum, mas se alguém puder me dar uma força, agradeço com antecedência... hehehe....  ;D

rodrigo

« Última modificação: 26 de Maio de 2009, 01:12 por rcn »

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2009, 21:44 »
Rodrigo, siga o wiki oficial já recomendado p/ md5sum - http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5
Qto a baixar - site oficial - http://www.ubuntu.com/getubuntu/download (*)
Qto a gravar - siga esse wiki oficial - http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5

(*) No Windows use um gerenciador de downloads, lá eu usava (uso) o Flashget.
Depois confira o md5sum, p/ depois gravar a imagem do liveCD do Ubuntu.

também recomendo as leituras das postilas indicadas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294452.html#new - bem como as FAQ desse fórum.
Estude antes de fazer algo que lhe traga problemas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2009, 23:26 »
porém, notei o enorme vacilo que fiz, que foi de esquecer de que o meu winrar estava configurado para ler o arquivo iso.

Isso é muito comum... talvez o erro mais típico das instalações. Por isso perguntei sobre a forma de gravação.

o fato é que chegou numa parte da instalação e surgiu uma mensagem que o meu hd está velho ou então houve algum problema no cd.

Exatamente qual mensagem?...

durante a gravação, eu tirei o hd que estava o windows, pois fiquei um pouco inseguro de perder meus arquivos.
após "instalado", não consegui mais fazer o boot por esse cd.

Você deixou desligado o HD em que estava o W$ não durante a gravação (seria impossível) mas durante a instalação do Ubuntu. Com isso, o 'Grub' ( o gerenciador de boot) foi instalado no HD em que está o Ubuntu, e obviamente não reconhece agora a presença do W$.
Eu concordo inteiramente com o colega rjbgbo: leia com *muita* atenção os tópicos indicados por ele antes de continuar, para não ter mais problemas. Depois disso, e depois de ter um CD corretamente gravado, sugiro que remova totalmente essa instalação mal sucedida, ligue ambos os HDs e a refaça. Antes, porém, siga o velho conselho: FAÇA BACKUP DE SUA PARTIÇÃO WINDOWS, para o caso de algo dar errado!...

Quanto à questão da memória, o Ubuntu precisa de pelo menos 512 MB de RAM para funcionar bem.

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline fatecano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2009, 08:14 »
beleza.

vou estudar melhor antes de continuar.
eu estava estudando sim, mas o tempo estava me apertando um pouco.
agora vou dar uma relaxada nisso.
o importante é fazer o negócio funcionar direito!

hoje a noite eu faço mais uma parte.

valeu pelo apoio!
já virei usuário ubuntu!  :D

Offline fatecano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
consegui instalar, porém....
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2009, 21:44 »
agora consegui instalar o sistema.
foi bem tranquilo dessa vez.
nem consigo entender porque eu estava enrolando tanto pra conferir o md5, pois ele é muito fácil de usar.

preferi seguir a mesma linha de raciocínio que eu estava seguindo e mantive o hd que está o windows desligado.
após instalado, liguei esse hd e fiz o boot por ele.
o windows funcionou normalmente.
não instalei nada que gerencie o boot.
fiz isso no braço mesmo.
se bem que pretendo deixar esse negócio mais prático!

alterando a ordem do boot, o ubuntu ligou e funcionou até o momento que deu uma piscada aqui na luz do meu apartamento.
realmente, temos esse problema aqui e eu ainda não tomei vergonha na cara pra comprar um no break.
no momento, estava baixando alguma atualização ou plugin (não prestei atenção nisso, pois estava tudo ocorrendo muito bem).  :-[

booom... mas isso já é uma outra questão!
como a questão do boot já foi resolvida, considero esse tópico como encerrado.

abrirei outro para a outra dúvida e com citação a esse.
obrigado a todos que participaram.

« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 06:38 por rcn »