Autor Tópico: Ubuntu Para varedura de virus?  (Lida 10889 vezes)

Offline julioagro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu Para varedura de virus?
« Online: 19 de Maio de 2009, 19:33 »
Ola galera sou  novo no forum e também novo usuario do ubuntu!!
Primeiramente queria dizer o pq da instalacao do ubuntu..Instalei  com o  ideal de usa-lo somente como um sistema pra varedura de pendrive>instalei  ele numa maquina virtual dentro do  meu  windows vista 32bits...Quando  instalei achei  q era somente colocar o pendrive no pc q e abri-lo pelo ubuntu q na hora seria identificado  o  virus..e pelo q andei  pesquisando  nao  é bem assim..Entao  ai  vai  a duvida de um iniciante..Como faco para procurar por virus em pendrives e particoes do win vista?de preferencia em pendrives..Obrigado

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2009, 19:39 »
O Ubuntu não existe para tirar virus. O Ubuntu é emune aos virus, isso sim!

Agora, se quer ter o Ubuntu só para isso, que acho errado  :D, precisa de instalar um anti-virus no Ubuntu, que apenas serve para procurar virus do Windows, que em nada afectam o Ubuntu.

Procure pelo anti-virus AVG para Ubuntu que encontrará facilmente...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2009, 22:46 »
O Ubuntu não existe para tirar virus. O Ubuntu é emune aos virus, isso sim!

Agora, se quer ter o Ubuntu só para isso, que acho errado  :D, precisa de instalar um anti-virus no Ubuntu, que apenas serve para procurar virus do Windows, que em nada afectam o Ubuntu.

Procure pelo anti-virus AVG para Ubuntu que encontrará facilmente...

Concordo inteiramente - Ubuntu não é antivirus para W$!...  ;D ;D Para isso existem os AV próprios para ele, assim como programas específicos para remover vírus de pendrives. Sugiro que instale o Ubuntu em dual-boot e o experimente: a não ser para joguinhos, nunca mais vai precisar do outro!... Ah, e nem vai se lembrar mais que existem vírus...  ;) :D :D

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2009, 23:01 »
O Ubuntu não existe para tirar virus. O Ubuntu é emune aos virus, isso sim!

Agora, se quer ter o Ubuntu só para isso, que acho errado  :D, precisa de instalar um anti-virus no Ubuntu, que apenas serve para procurar virus do Windows, que em nada afectam o Ubuntu.

Procure pelo anti-virus AVG para Ubuntu que encontrará facilmente...

Concordo inteiramente - Ubuntu não é antivirus para W$!...  ;D ;D Para isso existem os AV próprios para ele, assim como programas específicos para remover vírus de pendrives. Sugiro que instale o Ubuntu em dual-boot e o experimente: a não ser para joguinhos, nunca mais vai precisar do outro!... Ah, e nem vai se lembrar mais que existem vírus...  ;) :D :D

VB5




Discordo em termos.

Eu presto manutençao em micros (99,9% destes com Windows), a maioria dos problemas são todos relacionados a virus. E nos casos que aparentam solucionáveis somente com formatação eu simplesmente coloco um liveCD do Ubuntu, instalo 1 ou dois antivirus e consigo deixar a máquina inteirinha novamente (exceto pelo pelo próprio Windows, mas este é opção de meus clientes.)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2009, 23:36 »
Discordo em termos.

Eu presto manutençao em micros (99,9% destes com Windows), a maioria dos problemas são todos relacionados a virus. E nos casos que aparentam solucionáveis somente com formatação eu simplesmente coloco um liveCD do Ubuntu, instalo 1 ou dois antivirus e consigo deixar a máquina inteirinha novamente (exceto pelo pelo próprio Windows, mas este é opção de meus clientes.)

Felix,
é, acho que não me expressei bem. Quis dizer que no Linux ele não terá problemas com virus; no Windows, há um monte de bons AV disponíveis. Concordo com você inteiramente, minha rede no trabalho é quase toda Windows e é só vírus todo dia. Mas nos setores que usam Linux, nunca, é claro... Só achei que considerar o Linux apenas um AV, não um sistema operacional, foi quase engraçado...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2009, 23:40 »
Discordo em termos.

Eu presto manutençao em micros (99,9% destes com Windows), a maioria dos problemas são todos relacionados a virus. E nos casos que aparentam solucionáveis somente com formatação eu simplesmente coloco um liveCD do Ubuntu, instalo 1 ou dois antivirus e consigo deixar a máquina inteirinha novamente (exceto pelo pelo próprio Windows, mas este é opção de meus clientes.)

Felix,
é, acho que não me expressei bem. Quis dizer que no Linux ele não terá problemas com virus; no Windows, há um monte de bons AV disponíveis. Concordo com você inteiramente, minha rede no trabalho é quase toda Windows e é só vírus todo dia. Mas nos setores que usam Linux, nunca, é claro... Só achei que considerar o Linux apenas um AV, não um sistema operacional, foi quase engraçado...

VB5

Sem contar de que instalar o Linux em uma máquina virtual do Windows para tal propósito perde todo o sentido, pois penso que uma vez que o programa que rode a máquina virtual esteja infectado, digamos que praticamente o 'linux esteja infectado também'.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2009, 23:51 »
 Nesse caso, o mais apropriado para o amigo julioagro caso ele não queira aderir ao Ubuntu seria rodar um liveCD de uma distro que já tenha o antivirus por padrão no CD, montar as partições e.. mandar ver! Agora, será que existe tal distro?


Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2009, 23:57 »
Nesse caso, o mais apropriado para o amigo julioagro caso ele não queira aderir ao Ubuntu seria rodar um liveCD de uma distro que já tenha o antivirus por padrão no CD, montar as partições e.. mandar ver! Agora, será que existe tal distro?

Como eu disse, eu uso o LiveCD do Ubuntu mesmo, mesmo sendo liveCD há a opção de instalar software nele (obviamente se o micro for reiniciado por qualquer motivo, o software tem que ser instalado novamente).

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2009, 06:04 »
Então seria uma boa criar uma "versão" do Ubuntu com os antivirus instalados, pq vai que no lugar não tenha acesso a net?? Vai que ele mesmo não tenha acesso a net no momento?

Cria-se o livecd com tudo instalado e tudo blz.

Recomendo a leitura desse tópico para isso: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29003.0.html

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2009, 08:11 »
Então seria uma boa criar uma "versão" do Ubuntu com os antivirus instalados, pq vai que no lugar não tenha acesso a net?? Vai que ele mesmo não tenha acesso a net no momento?

Cria-se o livecd com tudo instalado e tudo blz.

Recomendo a leitura desse tópico para isso: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29003.0.html

É complicado, porque neste caso o acesso a internet é essencial para sempre ter as últimas do antivirus. Um dos principais que eu uso é o Avira que tem atualiazações muito frequentes.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2009, 08:55 »
Eu uso esse mesmo recurso nas minhas manutenções, tenho o Ubuntu completão com dois AVs remasterizado no Remastersys e que já me salvou de muito "format c:/q" chato, hehehehe... E também acho que usar o Ubuntu dentro de uma máquina virtual pra varrer Windows é um despropósito, acho que é a mesma coisa que um marido corno pedir pro amante da mulher tomar conta dela, hehehehe...

Em vez de máquina virtual (que inclusive rouba recursos da máquina), acho que o chefia deveria instalar o Ubuntu mesmo, deixando a máquina em dual boot, mas cada um no seu quadrado...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline julioagro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2009, 09:27 »
É galera essa ideia minha nao foi das melhores nao mas olhando  alguns topico fiquei interessado  neste aqui http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/  ...e em relacao a dual boot nao  pesa  a maquina minha nao? tenho  um atlhon x2 4600+ ..mobo asus m3a78...hd4850...2x2gb corsair dominator ..hds 160gb e 80gb......outra alguem sabe um topico  explicando com fazer dual boot com ubuntu 7,0 com vista ?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2009, 12:38 »
É galera essa ideia minha nao foi das melhores nao mas olhando  alguns topico fiquei interessado  neste aqui http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/  ...e em relacao a dual boot nao  pesa  a maquina minha nao? tenho  um atlhon x2 4600+ ..mobo asus m3a78...hd4850...2x2gb corsair dominator ..hds 160gb e 80gb......outra alguem sabe um topico  explicando com fazer dual boot com ubuntu 7,0 com vista ?

Dual boot é 100x melhor que máquina virtual. Máquina virtual é um programa que roda dentro de um SO que já está consumindo memória, digamos que você tenha 1 Gb de memória em seu micro (exemplo fictício, pois vi sua configuração), é necessário reservar certa quantia desta memória para a máquina virtual, digamos uns 256 Mb, então o seu SO nativo que está rodando a máquina virtual terá essa quantia de memória subtraída dele, enquanto que em dual boot ambos os SO tiram proveito de toda a memória que você tem.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2009, 12:59 »
Pô, 7.0? Coloca o 8.10 ou o 9.04, escolha a versão de 64 bits pq vc tem 4GB de RAM, dá uma olhada aqui:

http://sidserra.phpnet.us/


É galera essa ideia minha nao foi das melhores nao mas olhando  alguns topico fiquei interessado  neste aqui http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/  ...e em relacao a dual boot nao  pesa  a maquina minha nao? tenho  um atlhon x2 4600+ ..mobo asus m3a78...hd4850...2x2gb corsair dominator ..hds 160gb e 80gb......outra alguem sabe um topico  explicando com fazer dual boot com ubuntu 7,0 com vista ?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline julioagro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Para varedura de virus?
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2009, 15:23 »