Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível  (Lida 686213 vezes)

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1275 Online: 12 de Novembro de 2009, 00:10 »
Consegui contornar a situação referente à conversão de vídeos. Usando o winff Converti o arquivo .flv para .ogg depois disso usei o conversor de som do ubuntu na aba multimídia e converti de .ogg para mp3. Finalmente consegui!   :D

Offline jader_justino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1276 Online: 12 de Novembro de 2009, 04:52 »
Ola. estou tendo um probleminha aqui, estou tentando instalar esta nova versão (9.10).
Estou tentando rodar em RAID 0 (bem que ele so me dá uma opsão Serial ATA RAID nvidia_fiafadah () - 320.1GB Linux device-mapper (striped), não da pra instalar só em um hd). No inicio da instalação tudo normal, mais no final, ele avisa que não consegue instalar o grub.
Na etapa 7 em avançado
Onde eu devo colocar este grub? ???

(hd0)
/dev/mapper/nvidia_fiafadah
/dev/mapper/nvidia_fiafadah5
/dev/mapper/nvidia_fiafadah6
/dev/mapper/nvidia_fiafadah1

Só tenho 2 hd satas minha configuração esta qui em baixo
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 18:25 por jader_justino »
Asus M2N-X - 1 GB DDR2 800   - AMD 4000+ (duo core 2100)   2 HD de 160 GB   -   Geforce 7100 GS - CD - DVD -  Ubuntu 11.01

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1277 Online: 12 de Novembro de 2009, 14:08 »
No karmic tem umas coisas meio estranhas.
A proteção de tela insiste em agir, mesmo eu desabilitando tudo.
Antes quando espetava um pendrive, o script que tenho funcionava só com um clique, agora ele não detecta mais, e também na pasta o pendrive mesmo depois de desmontado, se mantinha ali caso fosse ativa-lo de novo posteriormente, agora ele some, igual no windows.

Mas o que mais tá me incomodando é a proteção de tela que insiste em funcionar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline nubiojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1278 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:18 »
dois pequenos problemas:

Instalei a versao alfa 6 e estou com dois problemas:

Um é relativo a confirugação do Grub2, depois de uma pesquisa no google percebi que o arquivo de cofiguração mudou, não é mais o "menu.list" e sim o grub.cfg (salvo engano). Tentei confiturar este arquivo, com os parametros que sou acostumado a usar, (tempo antes do boot, distro padrão etc), aparece a mensagem: "Não foi possivel salvar" - voce está tentando salvar um arquivo em disco somente de leitura, por favor verifique se voce digitou a localização corretamente e tente de novo" - Isso acontece mesmo eu tendo aberto o arquivo como root.

Dois - O segundo problema é relativo a resolução do monitor. Eu utilizo uma placa nvidia Geforce 7600, já reconhecida e instalada pelogerenciador de drivers. Mas no utilitario de configuração da nvidia (nvidia-setting) não consta a resolução que eu costumo usar. (1280x720). Abri o arquivo xorg.conf, mas lá não consta resolução nenhuma????

Alguem pode me ajudar?

Eu também tive o mesmo problema no Ubuntu 9.1, pesquisei pela comunidade e vi que muitas pessoas também estavam esse problema. Fui pesquisando, pegando uma informação alí e outra aqui, até conseguir solucionar o problema da resolução dos monitores, que era ocasionado pela instalação do driver da nvidia. Onde a configuração do vídeo, ao ser instalado o driver, ficava limitado a algumas resoluções que não correspondiam à desejada pelos usuários.
Então eu um passo-a-passo para tentar facilitar a vida de mais algumas pessoas. Aí está:

1. O primeiro passo consiste em instalar o driver da placa de vídeo. Para isso utilize o
"drivers de hardware":

   Sistema ==> administração ==> drivers de hardware

2. O segundo esta pautado na criação do arquivo de configuração xorg.conf, pois nesta versão
esse aquivo não é criado automaticamente. Para essa tarefa chamamos o nvidia-xconfig com o seguinte comando:

   sudo nvidia-xconfig

3. E o terceiro na edição do xorg.conf segundo o modelo de seu monitor. Para isso tenha em mãos a
frequência de vídeo(dotrase), de varredura horizontal, e vertical do respectivo monitor. Você
poderá encontrá-las através do suporte ou site do fabricante. Agora é só digitar no terminal:

   sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Encontre essa parte do xorg.conf(os valores que estão abaixo apresentam alguma diferença, mas servem
plenamente de modelo):

   Section "Monitor"
          Identifier     "Monitor0"
      VendorName     "Philips"
      ModelName      "105s6"
      HorizSync       30.0 - 54.0
      VertRefresh     50.0 - 120.0
      Option         "DPMS"
   EndSection
   
Substitua os valores encontrados em HorizSync e VertRefresh pelas frequências horizontais e verticais, respectivamente,
do seu monitor. Mantenha os pontos seguidos da frequência. Salve o arquivo e reinicie o computador.

4. A terceira etapa vem só para que as configurações sejam mantidas. Agora, depois de reiniciado o gnome, vá em "vídeo":

   sistema ==> preferências ==> vídeo

A seguinte mensagem será exibida:

   "Parece que o drive de vídeo não suporta a extensão
   para usar essa ferramenta. Você quer usar o drive
   de vídeo do fabricante no lugar?"

Clique em "Não". Agora é só colocar a resolução desejada e a frequência de vídeo do seu monitor. E nunca clique
em "Detectar Monitores".

Obs.: se seu monitor não suporta a resolução que você escolheu a tela ficará preta. Não se preocupe, é só
apertar o "enter" antes de 30s que a resolução antiga voltará.

Nota: para aqueles que tiveram algum problema com a segunta etapa ao utilizar o nvidia-xconfig, basta você mesmo criar
o xorg.conf e seguir adiante nas etapas. O modelo do xorg está aqui, é só coloca-lo na pasta /etc/X11:

# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder63)  Thu Jun 25 18:57:07 PDT 2009

Section "ServerLayout"
    Identifier     "Layout0"
    Screen      0  "Screen0"
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "auto"
    Option         "Device" "/dev/psaux"
    Option         "Emulate3Buttons" "no"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier     "Monitor0"
    VendorName     "Philips"
    ModelName      "105s6"
    HorizSync       30.0 - 54.0
    VertRefresh     50.0 - 120.0
    Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Screen0"
    Device         "Device0"
    Monitor        "Monitor0"
    DefaultDepth    24
    SubSection     "Display"
        Depth       24
        Modes      "1600x1200" "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
    EndSubSection

Espero que isso ajude a todos que estão com esse problema.
   
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 23:28 por nubiojr »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1279 Online: 13 de Novembro de 2009, 09:27 »
Estou a quase 1 semana c/ o karmic koala no desktop, e devo frisar que ñ é a mesma perfomance do notebook, como descrevo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg331577.html#msg331577
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58196.msg330223.html#msg330223

O caso do lm-sensors foi resolvido - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59009.msg333468.html#msg333468
A webcam tem horas que funciona e outras ñ.
Feliz o temido pulse áudio tá deixando tudo funcionar e c/ muita qualidade, som e microfone, é bem verdade que no boot pelo liveCD, ñ tive som, mas bastou uns ajustes p/ resolver o problema. Até o Skype tá funcionando pelo pulse áudio.

O problema ainda está no grub2 beta, presumo.
Já tive 4 kernel panic que ñ me deixou inicializar o Ubuntu 9.10, inclusive 2x por crash por conta do Firefox.
Já relatei tal problema ao https://launchpad.net/ubuntu - e estou no aguardo de solução e também procurando soluções.

também aqui continuo notando problemas qto a extensões do Firefox, tanto p/ add qto p/ atualizar.
Inclusive esse Firefox tá cada dia mais pesadinho, hein...

O resto tá legal, só mesmo o que me aflige mais é o tal do kernel panic.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline allanaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1280 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:39 »
O sistema foi atualizado de 9.04 para 9.10. Desde então tenho sofrido, meu firefox direto fecha sozinho, principalmente em sites que carregam java, q é o caso do banco do brasil. O Kopete, Pidgin e outros deixaram de funcionar, não conectam mais no MSN. Será que isso se deve a atualização, ao invés de instalar o 9.10 com uma partição limpa?

Estou pensando em formatar de novo, o que acham? Gostaria de saber qual o tamanho ideal para deixar para swap 1 e se devo criar o swap2? Em suma, qual a forma correta para configurar as partiçoes.


Meu note eh 2.0 core 2 duo, 2 gb de memoria, toshiba...hd de 250 gb

E também tem o google gadget que utilizo muito. O mesmo funcionava perfeitamente no 9.04, agora deixou de funcionar, depois de muito remover, baixar de outro site e tentar, etc... acabou funcionando...mas tenho que abri-lo uma 3 vezes para ficar estavel, pois quase SEMPRE (99%) ele fecha sozinho sem antes de exibir (em loading)...aí depois de umas três tentativas, ele funciona!

:( helppp :)

Obrigado!!!!!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 15:50 por allanaguiar »

Offline Membro(00)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1281 Online: 13 de Novembro de 2009, 21:50 »
Nautilus trava ou não mostra o conteúdo, o Open Office não permite editar apresentações já prontas, o flash e o java andaram dando problema que parece ter sido resolvido por atualizações posteriores. Janelas que não fecham, só reiniciando. Muitos voltaram para versão anterior.

lcnrj

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1282 Online: 13 de Novembro de 2009, 23:19 »
 Com relação ao novo Grub, vcs gostaram? Como colocar uma senha nele para barrar caso alguém aperte a tecla c?

Offline Gui_Flux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1283 Online: 14 de Novembro de 2009, 00:10 »
Ouvi falar em algum lugar que o Lucid vai usar o GNOME 3. Provavelmente é só um rumor já que não tem nada na página do GNOME sobre uma nova versão, mas eu tenho grandes expectativas para o 10.04. Já o Karmic foi um salto incrível! Sério, estou usando desde o beta e faz uma semana que eu não entro no Windows em nenhuma máquina, ficou muito bom!
Não creio que usará o Gnome 3. A versão 10.04 é LTS, ou seja, é feita pra ser estável, mais estável que as outras. O Gnome 3 ainda é uma incógnita no uso em grandes proporções de usuários.
Corrijam-me se tiver errado, mas a versão Lucid Lynx será "conservadora" e deixarão as novidades mais notáveis e as mudanças mais drásticas para o 10.10.

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1284 Online: 14 de Novembro de 2009, 09:26 »
gnome 3 ficou pra setembro 2010
; Linux is almost there!

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1285 Online: 15 de Novembro de 2009, 08:10 »
Pessoal,

ontem a noite surtei com os estalos. Então parti para os fóruns gringos e encontrei a solução definitiva para meu notebook da assinatura (que é chato pra lá, se funfou aqui deve funfar em qualquer outro). Segundo o site, o problema é mais frequente em notes e pcs com placa de áudio HDA, onde o Karmic tem um gerenciador de energia que as desliga automaticamente. Por isso os estalos. A minha é Nvidia e após reiniciar o karmic os estalos deram adeus.

Vamos ao trabalho:

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

isso te levará a editar esse arquivo. Procure a última linha:

options snd-hda-intel power_save=10 power_save_controller=N

Comente ela. Pronto, desabilitamos o gerenciamente de energia. Reinicie e veja se funciou e postem aqui se funcionou, ok?

Espero ter contribuído pra galera.

fonte: http://www.kwlug.org/node/686

[]'s,
Peterson
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 11:04 por PetersonGV »

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1286 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:44 »
olah!! :)
Citação de: PetersonGV
Comente ela. Pronto, desabilitamos o gerenciamente de energia. Reinicie e veja se funciou e postem aqui se funcionou, ok?
não entendi ???
"comente" quer dizer apague??? poderia ser mais especifico? "sem girias"?
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1287 Online: 16 de Novembro de 2009, 00:57 »
olah!! :)
Citação de: PetersonGV
Comente ela. Pronto, desabilitamos o gerenciamente de energia. Reinicie e veja se funciou e postem aqui se funcionou, ok?
não entendi ???
"comente" quer dizer apague??? poderia ser mais especifico? "sem girias"?

Comentar significa adicionar um "#" antes da linha, esse sinal indica ao sistema que aquela linha deve ser desconsiderada pois é um comentário.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1288 Online: 16 de Novembro de 2009, 01:31 »
vlw Nossile!! ;)
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #1289 Online: 16 de Novembro de 2009, 11:04 »
Desculpe Alyscom, mancada minha. Eu me esqueço que tem pessoas aqui no fórum que ainda não estão habituados com as gírias e jargões do sistema. Falha minha, na próxima tomo mais cuidado e vlw pelo toque.

Mas e aí, está funcionando a dica? Recebi resposta de outro tópico sobre isso onde funcionou. A patroa já estava quase migrando pro XP de vez por causa dos estalos. Aí que eu fui correr atrás kkkkkk. Homem quando acomoda é dose, só mulher pra fazer o cara trabalhar.

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite