"Pelo que já pesquisei parece que o linux não precisa desta ferramenta, pois o sistema de arquivos é mais evoluído que o do Windows em que estamos acostumados, em que precissamos de vários aplicativos para fazer a manutenção, uma das principais causas que deixa o Windows lento.
Por incrível que pareça, recentemente contactei o suporte do Windows Vista, em que comuniquei que o sistema estava muito lento, e não me deram a solução, simplesmente me disseram que quando o Vista estava instalado na máquina de fábrica era rápido, e ficou lento porque eu instalei programas nele.
E que o melhor a fazer era reinstalar o sistema ,e evitar instalar muitos programas.
Mas é claro que eu tenho que instalar programas na máquina, o sistema operacional é para auxiliar no desempenho dos programas, é auxiliar não é o principal, pois o foco sempre estará nos aplicativos e não no sistema em si.
Este é o grande problema da Microsoft, o sistema quer aparecer mais do que os programas.
E aí a cada três meses, voce tem que formatar e reinstalar tudo.
Esta resposta da Microsoft, que parece piada, me vez migrar para o Linux.
Infelizmente, ainda dependo de muitos programas do Windows que só rodam nele, mas ele já esta num segundo plano no meu micro, e no próximo passo vai para terceiro plano, e depois vai para a lixeira.
Com certeza alguma fragamentação fica no disco, mas segundo me informaram é mínima e não afeta o desempenho, e não é necessário desfragmentar, isto é um problema exclusivo do gerenciamento dos arquivos do Windows."
By Becker
{/http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41669.0.html/}