Autor Tópico: É necessário desfragmentar partições/discos no Ubuntu? [amador]{RESOLVIDO}  (Lida 7625 vezes)

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
Boas, como ainda eu sou iniciante no linux, tenho ainda esta dúvida, como diariamente é feito instalações/desistalações e mudanças de ficheiros para ficheiros. Pergunto se é necessário , algo do género fazer uma desfragmentação?
Se o é, então como se fará uma desfragmentação.

obrigado pela atenção
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 14:19 por GTamtM »

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: É necessário desfragmentar partições/discos no Ubuntu? [amador]
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2009, 15:30 »
Não há necessidade, nem se preocupe.
Usuário Linux- 449417

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 15:41 »
Porreiro, sabe como é o windows tem aquele prble,ma através de problema, não há nada melhro que este OpenSource ubuntu.

Obrigado epla a atenção

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2009, 16:29 »
Da uma procurada aqui no fórum que tem vários tópicos tratando desse assunto, alguns até explicando por que.

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2009, 19:06 »
"Pelo que já pesquisei parece que o linux não precisa desta ferramenta, pois o sistema de arquivos é mais evoluído que o do Windows em que estamos acostumados, em que precissamos de vários aplicativos para fazer a manutenção, uma das principais causas que deixa o Windows lento.
Por incrível que pareça, recentemente contactei o suporte do Windows Vista, em que comuniquei que o sistema estava muito lento, e não me deram a solução, simplesmente me disseram que quando o Vista estava instalado na máquina de fábrica era rápido, e ficou lento porque eu instalei programas nele.
E que o melhor a fazer era reinstalar o sistema ,e evitar instalar muitos programas.
Mas é claro que eu tenho que instalar programas na máquina, o sistema operacional é para auxiliar no desempenho dos programas, é auxiliar não é o principal, pois o foco sempre estará nos aplicativos e não no sistema em si.
Este é o grande problema da Microsoft, o sistema quer aparecer mais do que os programas.
E aí a cada três meses, voce tem que formatar e reinstalar tudo.
Esta resposta da Microsoft, que parece piada, me vez migrar para o Linux.
Infelizmente, ainda dependo de muitos programas do Windows que só rodam nele, mas ele já esta num segundo plano no meu micro, e no próximo passo vai para terceiro plano, e depois vai para a lixeira.
Com certeza alguma fragamentação fica no disco, mas segundo me informaram é mínima e não afeta o desempenho, e não é necessário desfragmentar, isto é um problema exclusivo do gerenciamento dos arquivos do Windows."

By Becker
{/http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41669.0.html/}

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2009, 02:28 »
... mas agora me surgiu uma dúvida, e se eu quiser desfragmentar uma partição do windows no Ubuntu?
A partição que uso o XP está em NTFS, e deixo nela meus arquivos pessoais (músicas, trabalhos, filmes, fotos, etc), e sempre que transfiro arquivos grandes do Ubuntu (ext3) para ela, dependendo do tamanho fragmenta.

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2009, 07:14 »
"Falando de desfragmentação, querendo aumentar o espaço para o Ubuntu, fiz várias vezes a desfragmentação no Windows, mas há alguns arquivos que teimam em ficar bem separados dos demais e, pra la da metade do disco. Resultado: não vai dar pra aumentar o linux e então acho que tenho duas opções: acabar com o Windows ou colocar um outro HD"

by' Nilda Lyons

"Tente usar o Acronis Suite, que deve resolver o problema.
É uma boa ferramenta para rodar dentro do próprio windows e criar as partições.
Foi o único jeito que encontrei de resolver o problema, mas é um saco."

By' Becker

{fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41669.0.html }

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2009, 09:22 »
"Pelo que já pesquisei parece que o linux não precisa desta ferramenta, pois o sistema de arquivos é mais evoluído que o do Windows em que estamos acostumados, em que precissamos de vários aplicativos para fazer a manutenção, uma das principais causas que deixa o Windows lento.
Por incrível que pareça, recentemente contactei o suporte do Windows Vista, em que comuniquei que o sistema estava muito lento, e não me deram a solução, simplesmente me disseram que quando o Vista estava instalado na máquina de fábrica era rápido, e ficou lento porque eu instalei programas nele.
E que o melhor a fazer era reinstalar o sistema ,e evitar instalar muitos programas.
Mas é claro que eu tenho que instalar programas na máquina, o sistema operacional é para auxiliar no desempenho dos programas, é auxiliar não é o principal, pois o foco sempre estará nos aplicativos e não no sistema em si.
Este é o grande problema da Microsoft, o sistema quer aparecer mais do que os programas.
E aí a cada três meses, voce tem que formatar e reinstalar tudo.
Esta resposta da Microsoft, que parece piada, me vez migrar para o Linux.
Infelizmente, ainda dependo de muitos programas do Windows que só rodam nele, mas ele já esta num segundo plano no meu micro, e no próximo passo vai para terceiro plano, e depois vai para a lixeira.
Com certeza alguma fragamentação fica no disco, mas segundo me informaram é mínima e não afeta o desempenho, e não é necessário desfragmentar, isto é um problema exclusivo do gerenciamento dos arquivos do Windows."

By Becker
{/http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41669.0.html/}

A duplinha Windows Vista + Norton querem o notebook meu aqui só para eles. Eles não querem que eu use: Ele veio instalado de fábrica, os dois programas criaram vida, e automaticamente, disseram: "Carlos, esse notebook é nosso, é de propriedade do Windows Vista e do Norton. deixa que usemos sozinhos 900 mega de memória e contente-se com 100. Se quiseres abrir um CAD nele, um programa de processamento qualquer, rale-se, pois a máquina é nossa, ou compre mais 1 giga de memória... Ah! E somos inteligentes, que sabemos quando a máquina tem mais RAM, e daí, vamos pegar mais uns 500 mega ainda dessa memória que comprares!, vais ficar com uns 600 e dê-se por contente!"

Nos fatos disso, toquei fora o Vista, e deixei o Ubuntu.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2009, 11:15 »
A duplinha Windows Vista + Norton querem o notebook meu aqui só para eles. Eles não querem que eu use: Ele veio instalado de fábrica, os dois programas criaram vida, e automaticamente, disseram: "Carlos, esse notebook é nosso, é de propriedade do Windows Vista e do Norton. deixa que usemos sozinhos 900 mega de memória e contente-se com 100. Se quiseres abrir um CAD nele, um programa de processamento qualquer, rale-se, pois a máquina é nossa, ou compre mais 1 giga de memória... Ah! E somos inteligentes, que sabemos quando a máquina tem mais RAM, e daí, vamos pegar mais uns 500 mega ainda dessa memória que comprares!, vais ficar com uns 600 e dê-se por contente!"

Sr. carlosaluisio
Não me está fazer entender, que o Sr. quer dizer com isso? Explique-se...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O meu computador:
Pentium4 3.0GHz [monocore]
3.0Gb RAM
ATi Radeon 9200pro 256mb
e em comparação com o windows xp, tenho muito mais desempenho e de ram apenas consome ao máximo por volta de 15%
e o Ubuntu consegue ter uma grande estabilidade com a utilização de memória no CPU enquanto no windows requeria muito mais acabando por sofrer interrompções ir abaixo.
Então e funcionilidades no ubuntu são mais simples e rápidas de usufruir.
E sem menor dúvida foi mesmo bom ter mudado para o OpenSource.

De volta a desfragmentação pelo que tenho vindo a ler aqui no fórum parece que no Linux tem um bom e espectacular sistema de ficheiros que não necessita tanto assim de haver desfragmenção, pelo que, no windows já necessito e às veses até é uma obrigação de o fazer.

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2009, 11:28 »

Sr. carlosaluisio
Não me está fazer entender, que o Sr. quer dizer com isso? Explique-se...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O meu computador:
Pentium4 3.0GHz [monocore]
3.0Gb RAM
ATi Radeon 9200pro 256mb
e em comparação com o windows xp, tenho muito mais desempenho e de ram apenas consome ao máximo por volta de 15%
e o Ubuntu consegue ter uma grande estabilidade com a utilização de memória no CPU enquanto no windows requeria muito mais acabando por sofrer interrompções ir abaixo.
Então e funcionilidades no ubuntu são mais simples e rápidas de usufruir.
E sem menor dúvida foi mesmo bom ter mudado para o OpenSource.

De volta a desfragmentação pelo que tenho vindo a ler aqui no fórum parece que no Linux tem um bom e espectacular sistema de ficheiros que não necessita tanto assim de haver desfragmenção, pelo que, no windows já necessito e às veses até é uma obrigação de o fazer.

o que eu quis dizer é que vista+ norton sao devoradores de memoria e processamento
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2009, 12:45 »
Ah correcto, pois o windows vista é visto como 2º Millenium.
Até o Windows 7 está melhor. Mas juro que o Windows Não alcansa quanto o desempenho em ubuntu é muito mais superior.

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2009, 13:58 »
"Falando de desfragmentação, querendo aumentar o espaço para o Ubuntu, fiz várias vezes a desfragmentação no Windows, mas há alguns arquivos que teimam em ficar bem separados dos demais e, pra la da metade do disco. Resultado: não vai dar pra aumentar o linux e então acho que tenho duas opções: acabar com o Windows ou colocar um outro HD"

by' Nilda Lyons

By' Becker

Por um acaso ontem redimensionei a partição / do Ubuntu, usei o livecd do 8.04, com o GParted, nem desfragmentei, tenho um HD de 40Gb com 10Gb ext3 (/), 800Mb swap e o resto em NTFS para guardar filmes, o GParted copiou o conteúdo para a "direita", moveu a swap e depois expandiu a partição do Ubuntu para 14Gb, resultado: tudo perfeito e sem demorar.
Na minha opinião o GParterd é o melhor particionador de HD que já conheci!

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2009, 14:02 »
o que eu quis dizer é que vista+ norton sao devoradores de memoria e processamento

Rodar o Vista em um pc com 1Gb de ram é coisa pra gente corajosa!! Mesmo com placa de vídeo  :P

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2009, 16:55 »

by' Nilda Lyons

By' Becker

Por um acaso ontem redimensionei a partição / do Ubuntu, usei o livecd do 8.04, com o GParted, nem desfragmentei, tenho um HD de 40Gb com 10Gb ext3 (/), 800Mb swap e o resto em NTFS para guardar filmes, o GParted copiou o conteúdo para a "direita", moveu a swap e depois expandiu a partição do Ubuntu para 14Gb, resultado: tudo perfeito e sem demorar.
Na minha opinião o GParterd é o melhor particionador de HD que já conheci!

Bem nesse caso, eu utilizaria PartitionMagic, pois faria a mesma coisa, mas só no windows.
Esse Gparted é uma aplicação para ubuntu? Se é, é uma boa dica, pois quero acabar com a raça do Windows.

site oficial Gparted: http://gparted.sourceforge.net/

Offline GTamtM

• Usuário Ubuntu
  • *
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
« Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2009, 16:59 »

Rodar o Vista em um pc com 1Gb de ram é coisa pra gente corajosa!! Mesmo com placa de vídeo  :P

É facil ter o WinVista apenas com 1gb de ram, pois eu utilizo todos os dias e não tenho problemas em esse aspecto, como sou estudante em programação e gestão. E as maquinas que usufruimos são Windows 2000 e Windows Vista, pois que tenho que utilizar o portatil se não , não vou a lado nenhum. xD

Obrigado a todos que me ajudaram nas minhas dúvidas e aos conselhos me indicados.

Cumprimentos. GT'