Autor Tópico: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe  (Lida 64682 vezes)

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:01 »
Olá a todos,

recentemente, a Dell começou a oferecer no Brasil o

Inspiron Mini 9

então, fui correndo no site e pude constatar que:

1- Não vendem com Ubuntu;

2- Não vendem sem SO (isso não pude confirmar);

3- Não há previsão de venderem com Ubuntu;

Diferentemente, infelizmente, do que é ofertado nos EUA:

Inspiron Ubuntu Mini 9

Fui no telechat, e lá a atendente Denise Souza foi muito solícita e respondeu as dúvidas da melhor forma que pôde, todavia, deu para perceber que era preciso uma iniciativa de fora - da comunidade -, para convencerem os que detém o poder de decisão a [adotarem] oferecerem o Ubuntu como opção.

Desta forma, como sabemos que empresas precisam de um "incentivo" [leia-se lucro à vista], e como é interesse da Comunidade Ubuntu Brasil, por que não iniciamos (desculpem-me se já tem uma assim) uma campanha:

"Dell, eu quero Ubuntu!"

O email da atendente Denise está ae para uma campanha massiva de msg, identificando-se como potencial comprador do netbook com Ubuntu, só que enviar email - apenas - para ela não vai resolver.

Precisamos entrar em contato com alguém com poder de decisão dentro da Dell, mostrar a força de um potencial mercado consumidor, por isso minha sugestão é:

enviem também para o sr. Daniel Vargas, gerente de marteking, se não me engano, pessoa capaz de analisar uma demanda de mercado e viabilizar um possível atendimento a essa demanda.

Por que gastar tempo em uma campanha dessas? Entre outros motivos, posso citar:

1- a Dell tem reputação de fazer as coisas bem feitas, tanto que os PC's com Ubuntu nos EUA vão bem, obrigado;

2- não há, até agora, uma empresa no Brasil com um Linux bem configurado e estável, deixando um mercado órfão de [boas] opções;

3- talvez a Dell não olhe para essa iniciativa, sim é possível, mas, se houver uma grande adesão, outra empresa com visão correrá para atender essa demanda, ou seja, a iniciativa pode dar frutos, de um modo ou de outro.

Logo, de que modo ficará patente que uma empresa pode entender que investir em um note/netbook com Ubuntu será vantajoso, economicamente falando, já que os emails serão direcionados apenas à Dell?

Simples, meu caro Watson:

quem for enviar o email pode postar aqui, neste tópico, uma msg dizendo que enviou o email querendo Ubuntu, colocando seu nome/nick e UF (estado) para dar mais peso, mostrando que há, de fato, uma demanda reprimida por note/netbooks decentes com linux bem configurado (de preferência Ubuntu =o).

Posto abaixo uma sugestão de msg à Dell, nos emails informados:

"[Cidade], data tal de 2009.

Caro sr. Daniel Vargas,
Gerente da conceituada empresa Dell,

Entro formalmente em contato com o intuito de solicitar a disponibilização, à semelhança do que ocorre nos EUA, de notebooks e netbooks Dell com o sistema operacional Linux/Ubuntu já instalado e pré-configurado, colocando-me como potencial comprador caso tal solução seja implementada.

Deixo, inclusive, meu contato para uma possível pré-venda e posterior confirmação de compra.

Atenciosamente,

[seu nome]"

Ideia liberada sobre licença CC.
 :D

Wallace.
 ;)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 11:12 por wallysou »
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:02 »
eu quero Dell com ubuntu!

Wallysou, DF.
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:16 »
Eu só não participo pelo seguinte motivo:
O Dell Inspiron 9 é ultrapassado, vem com o Atom N270.
Prefiro muito mais o Asus Eeepc 1000he que vem com o N280.
E também pq num entendi direito comofas...
Vou relerl
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:20 »
Eu só não participo pelo seguinte motivo:
O Dell Inspiron 9 é ultrapassado, vem com o Atom N270.
Prefiro muito mais o Asus Eeepc 1000he que vem com o N280.
E também pq num entendi direito comofas...
Vou relerl

nos EUA não tem só o Inspiron 9 com Ubuntu, há outras opções.

todavia, seria um começo aqui no Br, entende?

how-to:

os nomes Denise e Daniel estão com os emails embutidos, é só passar o mouse em cima que verá, então copie a msg sugerida e envie para os emails, ou faça uma outra msg personalizada, dizendo que tem interesse em outro modelo mais potente, por exemplo.

[ ]s

wally.
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:52 »
Interesse eu tenho, só num tenho $$.....
(tenho só 13 anos, não trabalho :P)
Estou juntando pra um netbook. E só pretendo gastar quando der para ser no mínimo um com Atom N280, que teve muitos avanços em relação ao N270.
E estou louquinho por EEE PC 1000he, que tem uma bateria que dura até 9,5HORAS!!!!!
Todavia já escrevi pedindo o Ubuntu a Dell. Acho que seria melhor pedirmos um Ubuntu Netbook Remix.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 19:07 »
O ideal seria quem realmente pretende comprar um Dell Inspiron Mini entrar em contato com a empresa, caso contrário, pode manchar a imagem da comunidade Ubuntu Brasil.

Imaginem a situação em que a Dell começa a vender o netbook com Ubuntu, mas não surgem os compradores, seria vergonhoso.

Além do mais, é muito fácil criar um pendrive de instalação do Ubuntu e substituir o Windows XP do Inspiron Mini

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:40 »
Sim, é fácil, porém lembre-se de que você paga pelo Windows XP que vem nele....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 09:05 »
A idéia da companha é boa, mas tem que se pensar numa forma de faze-la mais conhecida ( e não ficar restrita aqui ao fórum), afinal quando se compra um note ou um pc com o windows vc está pagando o preço embutido e é muito chato ter que apelar por esses meios para se conseguir minimizar o prejuízo.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 12:29 »
O ideal seria quem realmente pretende comprar um Dell Inspiron Mini entrar em contato com a empresa, caso contrário, pode manchar a imagem da comunidade Ubuntu Brasil.

Imaginem a situação em que a Dell começa a vender o netbook com Ubuntu, mas não surgem os compradores, seria vergonhoso.

Além do mais, é muito fácil criar um pendrive de instalação do Ubuntu e substituir o Windows XP do Inspiron Mini

sua ponderação é válida, sobre manchar a imagem da ComUbuntu-Br, todavia, acho q também é uma atitude defensiva e tímida, explico:

se pensarmos sempre assim, ficaremos restritos apenas ao q somos, mas eu penso q podemos, pelo menos, tentar mudar esse quadro, por quê não?

qtos usuários de Ubuntu deve haver no Brasil? 100.000, 500.000?

será q uma porcentagem mínima desses, digamos, 500.000 usuários não teria interesse em adquirir um note/net já configurado e com um cd/dvd de drivers homologados junto?

não seria melhor do q comprar um PC genérico com peças, às vezes, defasada ou de origem duvidosa, gerando dor-de-cabeça futura?

concordo também q essa campanha deverá ser replicada entre os diversos blogs de usuários de Ubuntu, no Planeta, pelo André Gondim, etc., pq eles podem dar mais visibilidade e propiciar um alcance maior dessa iniciativa.

está ae um grande desafio para a comunidade mostrar sua força: continuar no reduto já conquistado, mas acomodada, ou desafiar os limites e buscar influenciar de modo positivo um mercado que já deveria ter acordado para uma necessidade crescente?

eu tenho interesse em adquirir um note com Ubuntu, mas pagar por um com WVista não é encorajador, apenas para formatá-lo (e perder a garantia) ou usá-lo em dual-boot, com riscos de problemas, sem usar direito um ou outro, não obrigado.

comprar um note genérico que venha com um Linux alienígena, q fala um língua !@#$%&* (que ninguém entende), e com hardware duvidoso? ah, por favor, me poupe (e meu $$ também...).

quem quiser replicar a campanha a seu jeito, está autorizado, sob licença CreativeCommons =o).

Abs.
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 04:24 »
Dou todo apoio a fazer uma campanha dessas, apesar de pessoalmente eu não ter interesse nesse equipamento, mas vou acrescentar uma informação importante aqui...

Legalmente eles não podem te forçar a comprar o notebook e o SO juntos, isso é venda casada. Eu até sei que existem algumas controvérsias sobre o assunto, mas também sei que na nota fiscal da Dell ela discrimina separadamente o valor do equipamento do valor da licença do Ruindows, e depois de comprar, você pode pedir para cancelar a compra da licença. Nem sempre é fácil, mas se todos começarem a fazer isso a Dell vai começar a facilitar porque vai ficar mais barato para ela...

É só buscar no Google que dá para achar vários casos de pessoas que fizeram isso, por exemplo:

http://mistura.wordpress.com/2008/09/09/reembolso-do-windows-vista/

[]s!

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 10:51 »
Se a Conectiva não tivesse sumido do mapa após a compra pela Mandrake, acho que teríamos muitos equipamentos com Linux bem configurados e de qualidade no mercado. Já viram as distribuições utilizadas pelos equipamentos? São simplesmente horrorosos e com péssima qualidade. Muitos, inclusive, são de pessoas interesseiras que querem apenas enriquecer com a oportunidade do programa do Governo Federal. Já vi computadores com Fedora comuflado (muito mal camuflado, diga-se de passagem) e versões antigas, como Fedora 4 (pasmem!). Já vi notebooks com Linux que tentam imitar interface do Windows, o que pra mim fere o consumidor que compra achando que é uma coisa, mas é outra, e, principalmente, destroem completamente a imagem do Linux.

Dá pra notar que empresas não possuem o mínimo cuidado de personalizar a imagem de instalação do Linux pra ela. Um exemplo prático: O Ubuntu permite instalação OEM. Alguém aqui no fórum já testou este tipo de instalação? É simplesmente espetacular! Após a instalação, é criado um usuário Live temporário. Com este usuário você pode personalizar inteiramente sua imagem, instalar seus programas, codecs, plugins, papel de parede, personalizar o diretório Skel (coisa corriqueira que qualquer estudo para o nível 1 da LPI aborda)... Após realizar este procedimento, é só clicar em um ícone no desktop criado pelo Ubuntu para lacrar a máquina a la sysprep do Windows. Depois é só clonar a máquina. Algum fabricante já viu o potencial de algo simples, mas poderoso como isto?

Acho que muito neguinho ganancioso atrapalhou e queimou o filme do Windows no Brasil. Veja como Casas Bahia faz diversas programas de micros e notebooks e frisa bastante que é micro/notebook com Windows. Por quê disso? Será que é cliente que ficou P da vida de comprar um equipamento com Linux totalmente cag...? Não tenha dúvida que sim.

Se empresas sérias como Dell e HP, reconhecidas mundialmente por sempre embutir qualidade em tudo que fazem (não tenham dúvida disso), o Linux poderia emplacar no Brasil e sim ser uma alternativa viável e barata ao Windows. Eu pagaria um pouco mais caro para ter essa qualidade garantida de uma distribuição bem feita e suportada.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 14:39 »
Se empresas sérias como Dell e HP, reconhecidas mundialmente por sempre embutir qualidade em tudo que fazem (não tenham dúvida disso), o Linux poderia emplacar no Brasil e sim ser uma alternativa viável e barata ao Windows. Eu pagaria um pouco mais caro para ter essa qualidade garantida de uma distribuição bem feita e suportada.

Pior que nos EUA a Dell vende computadores com Ubuntu pre-instalado... Não sei porque aqui eles não fazem isso.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 15:21 »
Se empresas sérias como Dell e HP, reconhecidas mundialmente por sempre embutir qualidade em tudo que fazem (não tenham dúvida disso), o Linux poderia emplacar no Brasil e sim ser uma alternativa viável e barata ao Windows. Eu pagaria um pouco mais caro para ter essa qualidade garantida de uma distribuição bem feita e suportada.

Pior que nos EUA a Dell vende computadores com Ubuntu pre-instalado... Não sei porque aqui eles não fazem isso.

simplesmente pq *ainda* não viram motivos para fazerem isso.

e esta campanha é justamente para se dar o *motivo* q eles precisam para mudarem essa política.

por falar nisso, hj recebi um email com anúncio dos novos EEEPc's:

pelos mesmos 1.399,00 é possível ter um netbook com HD de 80GB e tela de 10', com o linux pré-instalado, todavia, não sei ao certo qual é (Xandros?).

[ ]s
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2009, 13:43 »
Wallysou,

Já enviei meu e-mail para o Sr. Daniel Vargas após ler seu tópico!

Tô nessa!

Karoaux

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Campanha: "Dell, eu quero Ubuntu!" - Participe
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2009, 15:48 »
Ontem conversei no chat com um atendente, muito solicito também. Mas ele me disse que nada podia fazer a respeito do sistema operacional, pedi que ele anotasse a reclamação/sugestão e garantiu que anotou.

Quero muito um notebook da Dell... poxa vida, mas eles tao atrapalhando!