pois é amigo.. ja reinstalei o pulseaudio.. e nada.. nao consigo capturar som nem no microfone embutido nem no microfone do headphone..
coincidencia, os ubuntus tambem tem problema com meu driver de video, é sempre uma novela pra arrumar..
o pior é que eu olho as configurações de som e lá esta tudo ok, habilitado, funcionando.. o skype nao acusa erro de problema na captura de som como acusava antes, deveria estar funcionando mas nao esta.. vou ver os sites que voce me passou e ver no que dá..
voce acredita mesmo que o ubuntu 9.04 traz a solução deste problema?
se alguem souber de mais alguma coisa.. poste ae please
Não exatamente o Ubuntu 9.04, mas sim o novo kernel 2.6.28 que já esta com atualizações e correções necessárias para que o alsa funcione corretamente com estes chips de som HDA, como descrito lá nos links que passei. O problema é recompilar o kernel, que da muita dor de cabeça com compatibilidade com o repositórios oficiais...
O problema do Ubuntu 9.04 que é ainda alpha e neste estagio dá ainda mais dores de cabeça e tem um monte de erros e coisas para fazer ainda...
Por enquanto não tenho opção, pois o microfone ta uma b..... para gravar e por isto estou ainda usando em dual boot o rwindows onde tanto o som de entrada quanto saída ta muito bom e a versão do skype ta muito mais avançada e completa, principalmente na parte de vídeo pela webcam.
E soda mesmo que estas empresas ainda não de o devido respeito e prioridade para os usuários que usam o Linux, tanto a própria empresa do skype quanto os fabricantes de hardware que não liberam as informações necessárias para a construção de bons drivers de seus produtos.
Sei que tem muitos interesses no mundo dos negócios, mas são estas pequenas coisas que deixam os usuários comuns com receio de usar o Linux e ficam falando sem saber que o Linux não é bom e difícil e tal... como já ouvi isto... infelizmente já é considerado como básico a instalação além do sistema operacional e navegador de Internet, o msn e skype, bem como um bom editor de textos e planilha. Isto já é o minimo de hoje em dia para algo ser aceito.
ps. já passei horas e horas tentando tudo que é combinação possível no alsamixer sem obter um bom resultado e um som claro no microfone interno, apesar de que a saída de som nos alto-falantes ta muito bom.
ps.2 nos artigos que passei diz que o microfone externo funciona, mas nunca testei e nem vou testar, pois seria ridículo andar com um netbook com um microfone com fio pendurado nele!!!! Ai já não seria um ultra portátil móvel !!!