Autor Tópico: Sem Synaptic e erro de actualização ( REABERTO )  (Lida 14330 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Sem Synaptic e erro de actualização ( REABERTO )
« Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:35 »
Ao fazer uma actualização talvez uma hora atrás recebi a mensagem

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.

Fiquei de imediato sem acesso ao Synaptic porque fui ver se havia pacotes quebrados a tentar resolver a situação

Executo sudo dpkg --configure -a    Obtenho isto A instalar initramfs-tools ( 0.85eubuntu39.3 ) ...
update-initramfs: deferring update (trigger activated)

Processing triggers fo rinitramfs-tools ...
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic

gzip: stdout: No space left on device
update-initramfs: failed for  /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic
dpkg: subprocesso post-installation script retornou erro do status de saída 1

Executei vários comandos e mais alguns que fui buscá-los aqui ao fórum, como
sudo dpkg --configure -f
sudo dpkg --reconfigure-initramfs-tools ...
sudo apt-get upgrate-initramfs-tools ...
sudo apt-get update-initramfs-tools ...
sudo apt-get install-initramfs-tools ...
sudo apt-get uninstall-initramfs-tools ...
sudo apt-get remove-initramfs-tools...
sudo apt-get force-remove-initramfs-tools...
Será possível que seja algum destes comandos mas haver falta, ou qualquer coisa a mais ?

Estes comandos todos tem respostas mas nenhuma delas confirma execução de resolução
Vou aguardar  uma ajuda desde já agradecendo-a

João Fernando Machado Mão de Ferro



« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 21:55 por JFMMão de Ferro »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:44 »
Acho que seu problema está aqui:
Citar
gzip: stdout: No space left on device

Dê o resultado do comando df
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2008, 19:57 »
Acho que seu problema está aqui:
Citar
gzip: stdout: No space left on device

Dê o resultado do comando df

Sistema de Ficheiros           blocos-1K          Utilizados      disponíveis        Use%    Montado
em
/dev/sda2                          14535616           600112           13202940          5%   /
varrun                                 1037616                  112          1037504            1%   /var/run
varlock                                1037616                      0          1037616            0%   /var/lock
undev                                  1037616                    64          1037552            1%    /dev
devshm                               1037616                    36          1037580            1%    /dev/shm
lrm                                       1037616              39788            997828            4%   /lib/modules/2. 6. 24
-22-generic/volatile
/dev/sda6                                62193              59828                      0         100%    /boot
/dev/sda3                        123403352             327968      116856224            1%    /home 
/dev/sda7                            3968468           2303328          1465136           62%    /usr
/dev/sda9                            3968468             939480          2828984           25%    /var
gvfs-fuse-daemon             14535616             600112        13202940            5%    /home/jfmmf/ .gvfs

Demorou um pouco tive que digitar linha a linha

JFM Mão de Ferro
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2009, 16:04 por JFMMão de Ferro »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:27 »
Sua partição /boot está lotada, o problema é esse. Não é comum separar o /boot do /
Apague algo desnecessário em /boot (como sudo).

Dica: para colocar o resultado num arquivo faça, por exemplo.
Código: [Selecionar]
df > resposta.txt
Cria um arquivo resposta.txt com o resultado do comando.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:45 »
Sua partição /boot está lotada, o problema é esse. Não é comum separar o /boot do /
Apague algo desnecessário em /boot (como sudo).

Dica: para colocar o resultado num arquivo faça, por exemplo.
Código: [Selecionar]
df > resposta.txt
Cria um arquivo resposta.txt com o resultado do comando.
Percebi que está cheio o BOOT mas exactamente que faço poderei pô-lo no / e para que serve o comando df > resposta.txt não faz nada

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:57 »
Percebi que está cheio o BOOT mas exactamente que faço poderei pô-lo no / e para que serve o comando df > resposta.txt não faz nada

Sinceramente não sei se dá.
O comando que passei cria um arquivo chamado "resposta.txt" com o resultado do comando "df" (pra você não ter que copiar linha a linha da próxima vez).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2008, 22:30 »
Percebi que está cheio o BOOT mas exactamente que faço poderei pô-lo no / e para que serve o comando df > resposta.txt não faz nada

Sinceramente não sei se dá.
O comando que passei cria um arquivo chamado "resposta.txt" com o resultado do comando "df" (pra você não ter que copiar linha a linha da próxima vez).
Só tenho a agradecer-lhe
Aonde vai parar o texto do comando ? não o  consigo encontrar

Agora um desabafo é frustante li algures que se particiona-se o disco assim assegurava futuras instalações de raiz sem perder nada, porque teria uma partição home para todo o trabalho e agora com meia duzia de actualizações fiquei pior do que estava já com trabalho feito, a máquiia estava ficando como eu queria e agora não tenho solução, ou então não faço mais actualizações, terei que estar constantemente a apagar coisas da HOME MAS O QUÊ isto é desesperante então temos que levar só a aprender a trabalhar com este sistema, sem tempo de fazer trabalho real, ou então estar sempre a principiar tudo, não consigo perceber como é que fica cheia se é uma partição do arranque, então para que serve a  HOME, +articionar em auto também não resulta ńão oferece segurança então como se deve fazer agora já não sei nada ainda menos do que quando principiei
Será que não tenho uma solução em total desespero, será que terei que reparticionar o discon nestes anos todos nunca tive um problema tão grave sem uma solução
JFM Mão de Ferro

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2008, 23:15 »
O colega tem mais de um Kernel instalado? Quantos?

Remova um dos antigos e terá espaço no /boot.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2008, 10:24 »
Percebi que está cheio o BOOT mas exactamente que faço poderei pô-lo no / e para que serve o comando df > resposta.txt não faz nada

Sinceramente não sei se dá.
O comando que passei cria um arquivo chamado "resposta.txt" com o resultado do comando "df" (pra você não ter que copiar linha a linha da próxima vez).
Só tenho a agradecer-lhe
Aonde vai parar o texto do comando ? não o  consigo encontrar

Agora um desabafo é frustante li algures que se particiona-se o disco assim assegurava futuras instalações de raiz sem perder nada, porque teria uma partição home para todo o trabalho e agora com meia duzia de actualizações fiquei pior do que estava já com trabalho feito, a máquiia estava ficando como eu queria e agora não tenho solução, ou então não faço mais actualizações, terei que estar constantemente a apagar coisas da HOME MAS O QUÊ isto é desesperante então temos que levar só a aprender a trabalhar com este sistema, sem tempo de fazer trabalho real, ou então estar sempre a principiar tudo, não consigo perceber como é que fica cheia se é uma partição do arranque, então para que serve a  HOME, +articionar em auto também não resulta ńão oferece segurança então como se deve fazer agora já não sei nada ainda menos do que quando principiei
Será que não tenho uma solução em total desespero, será que terei que reparticionar o discon nestes anos todos nunca tive um problema tão grave sem uma solução
JFM Mão de Ferro

Eu sempre deixo o /home separado. O conselho é válido. A forma que você fez de separar o /var  /usr  e /boot não.

De qualquer forma, siga o conselho do Pinduvoz. Apague alguns kernels antigos.
Alt+F2 e gksudo nautilus /boot e remova os mais antigos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2008, 10:47 »
Percebi que está cheio o BOOT mas exactamente que faço poderei pô-lo no / e para que serve o comando df > resposta.txt não faz nada

Sinceramente não sei se dá.
O comando que passei cria um arquivo chamado "resposta.txt" com o resultado do comando "df" (pra você não ter que copiar linha a linha da próxima vez).
Só tenho a agradecer-lhe

Aonde vai parar o texto do comando ? não o  consigo encontrar

Agora um desabafo é frustante li algures que se particiona-se o disco assim assegurava futuras instalações de raiz sem perder nada, porque teria uma partição home para todo o trabalho e agora com meia duzia de actualizações fiquei pior do que estava já com trabalho feito, a máquiia estava ficando como eu queria e agora não tenho solução, ou então não faço mais actualizações, terei que estar constantemente a apagar coisas da HOME MAS O QUÊ isto é desesperante então temos que levar só a aprender a trabalhar com este sistema, sem tempo de fazer trabalho real, ou então estar sempre a principiar tudo, não consigo perceber como é que fica cheia se é uma partição do arranque, então para que serve a  HOME, +articionar em auto também não resulta ńão oferece segurança então como se deve fazer agora já não sei nada ainda menos do que quando principiei
Será que não tenho uma solução em total desespero, será que terei que reparticionar o discon nestes anos todos nunca tive um problema tão grave sem uma solução
JFM Mão de Ferro

Eu sempre deixo o /home separado. O conselho é válido. A forma que você fez de separar o /var  /usr  e /boot não.

De qualquer forma, siga o conselho do Pinduvoz. Apague alguns kernels antigos.
Alt+F2 e gksudo nautilus /boot e remova os mais antigos.

Para si também os meus sinceros agradecimentos, quanto á disposição das Partições segui isto aqui em:
                                                      http://www.nabble.com/parti%C3%A7%C3%B5es-td12513542.html#a12519966

pelo menos julgo que segui  bem, se calhar percebi tudo mal

Obrigado
João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2008, 11:25 »
Você seguiu bem. O problema é que uma configuração restrita direcionada à servidores.
Eu partiria para algo mais básico com apenas "/" e "/home" separados.

Deu certo apagar alguns kernels?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2008, 11:32 »
Amigo agente 100gelo já lhe fiz duas mensagens e continuam  aperderem-se não sei o que se passa por isso estou tentando ver se sem  ser pela opção citar esta chega

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2008, 12:23 »
Desculpe-me por esta demora querer parecer falta de atenção para com a colaboração que me tem sido prestada, primeiro há as diferenças horárias, estou nos Açores segundo já respondi duas vezes pela opção citar, por qualquer razão tudo se perdeu, e também o tempo de digitação de tudo agora em triplicado,  acontece tudo de uma vez só por isso venho por aqui pela opção responder

Por não conseguir fazer dir com opção de texto no BOOT vou passar tudo o que lá existe á unha pela terceira vez

abi-2.6.24-16-generic                                                    412,7 Kb documento em texto simples
abi-2.6.24-21-generic                                                    412,9 Kb documento em texto simples
abi-2.6.24-22-generic                                                    412,9 Kb documento em texto simples

config-2.6.24-16-generic                                               78,1 Kb documento em texto simples
config-2.6.24-21-generic                                               78,2 Kb documento em texto simples
config-2.6.24-22-generic                                               78,2 Kb documento em texto simples

initrd.img-2.6.24-16-generic                                           7,5 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-16-generic.bak                                    7,0 Mb cópia de segurança
initrd.img-2.6.24-21-generic                                           7,2 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-21-generic.bak                                    7,2 Mb cópia de segurança
initrd.img-2.6.24-22-generic                                           7,2 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-22-generic.bak                                    7,2 Mb cópia de segurança

memtest86+.bin                                                            100,8 Kb desconhecido

System map-2.6.24-16-generic                                    878,8 Kb documento em texto simples
System map-2.6.24-21-generic                                    884,4 Kb documento em texto simples
System map-2.6.24-22-generic                                    884,4 Kb documento em texto simples

Como continuo sem o synaptic que era muito mais fácil estou sem saber como fazer a desinstalação e depois apagar com aquelas confusões de nomes no boot eu sei que os mais antigos são 0 16 e 21 mas exactamente o quê e como afim de não haver mais nenhum problema peço encarecidamente um pouco mais do seu tempo, o meu muito obrigado pela sua colaboração

João Fernando Machado Mão de Ferro

vmlinuz-2.6.24-16-generic                                            1,8 Mb desconhecido
vmlinuz-2.6.24-21-generic                                            1,8 Mb desconhecido
vmlinuz-2.6.24-22-generic                                            1,8 Mb desconhecido

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2008, 12:34 »
Desculpe-me por esta demora querer parecer falta de atenção para com a colaboração que me tem sido prestada, primeiro há as diferenças horárias, estou nos Açores segundo já respondi duas vezes pela opção citar, por qualquer razão tudo se perdeu, e também o tempo de digitação de tudo agora em triplicado,  acontece tudo de uma vez só por isso venho por aqui pela opção responder

Por não conseguir fazer dir com opção de texto no BOOT vou passar tudo o que lá existe á unha pela terceira vez

abi-2.6.24-16-generic                                                    412,7 Kb documento em texto simples
abi-2.6.24-21-generic                                                    412,9 Kb documento em texto simples
abi-2.6.24-22-generic                                                    412,9 Kb documento em texto simples

config-2.6.24-16-generic                                               78,1 Kb documento em texto simples
config-2.6.24-21-generic                                               78,2 Kb documento em texto simples
config-2.6.24-22-generic                                               78,2 Kb documento em texto simples

initrd.img-2.6.24-16-generic                                           7,5 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-16-generic.bak                                    7,0 Mb cópia de segurança
initrd.img-2.6.24-21-generic                                           7,2 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-21-generic.bak                                    7,2 Mb cópia de segurança
initrd.img-2.6.24-22-generic                                           7,2 Mb Gzip archive
initrd.img-2.6.24-22-generic.bak                                    7,2 Mb cópia de segurança

memtest86+.bin                                                            100,8 Kb desconhecido

System map-2.6.24-16-generic                                    878,8 Kb documento em texto simples
System map-2.6.24-21-generic                                    884,4 Kb documento em texto simples
System map-2.6.24-22-generic                                    884,4 Kb documento em texto simples

Como continuo sem o synaptic que era muito mais fácil estou sem saber como fazer a desinstalação e depois apagar com aquelas confusões de nomes no boot eu sei que os mais antigos são 0 16 e 21 mas exactamente o quê e como afim de não haver mais nenhum problema peço encarecidamente um pouco mais do seu tempo, o meu muito obrigado pela sua colaboração

João Fernando Machado Mão de Ferro

vmlinuz-2.6.24-16-generic                                            1,8 Mb desconhecido
vmlinuz-2.6.24-21-generic                                            1,8 Mb desconhecido
vmlinuz-2.6.24-22-generic                                            1,8 Mb desconhecido
O cântaro depois de ir á fonte muita vez acaba por se quebrar assim está ficando a minha mensagem
os VMLINUZ fazem parte da lista

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2008, 12:38 »
Pra começar apaga os arquivo com final .bak
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson