Autor Tópico: Sem Synaptic e erro de actualização ( REABERTO )  (Lida 14329 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:58 »
Acabei nem lendo tudo, mas acredito que você possa contornar o problema passando a não usar a partição do boot, usando apenas a partição raiz.

Para isso acredito que você tenha que (usando um LiveCD) copiar todo conteúdo da partição /dev/sda6 para o diretório /boot (que esta na sua partição raiz - /dev/sda2), e depois comentar (para testar primeiro, depois pode até deletar) a linha responsável pela montagem da partição do boot.

Se funcionar ainda fica lá a partição sem uso né. O ideal é limpar alguma coisa para poder dar o boot e excluir o que for mais antigo, sem alterar o particionamento.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:13 »
Pra começar apaga os arquivo com final .bak

Não cpnsigo a opção mover para o lixo está desactivada clico com o botão direito vou até permissões diz que não sou o dono pelo que não posso alterara estas permissões

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:32 »
Não cpnsigo a opção mover para o lixo está desactivada clico com o botão direito vou até permissões diz que não sou o dono pelo que não posso alterara estas permissões

Você pode mover para outra partição, para não perder nada, ou pode remover usando rm, mas no caso vai precisar usar o sudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:34 »
Ao fazer uma actualização talvez uma hora atrás recebi a mensagem

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.
Já experimentou digitar no terminal como root:
# dpkg --configure -a

Você colocou vários comandos que tentou mas esse que foi dito pelo próprio sistema você ainda não testou. Verifica aí se funciona o Synaptic após isso.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2008, 15:16 »
Ao fazer uma actualização talvez uma hora atrás recebi a mensagem

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.
Já experimentou digitar no terminal como root:
# dpkg --configure -a

Você colocou vários comandos que tentou mas esse que foi dito pelo próprio sistema você ainda não testou. Verifica aí se funciona o Synaptic após isso.

foi precisamente o 1º comando executado e deu-me a seguinte saída

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.

Fiquei de imediato sem acesso ao Synaptic porque fui ver se havia pacotes quebrados a tentar resolver a situação

Executo sudo dpkg --configure -a    Obtenho isto A instalar initramfs-tools ( 0.85eubuntu39.3 ) ...
update-initramfs: deferring update (trigger activated)

Processing triggers fo rinitramfs-tools ...
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic

gzip: stdout: No space left on device
update-initramfs: failed for  /boot/initrd.img-2.6.24-22-generic
dpkg: subprocesso post-installation script retornou erro do status de saída 1

Como vê sem synaptic sem poder apagar os Bak estou sem poder fazer nada
JFM Mão de Ferro

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2008, 15:20 »
Dê o comando:
Código: [Selecionar]
sudo rm /boot/*.bak
Depois de corrigir isso você pode tentar a solução do clcampos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2008, 16:07 »
Dê o comando:
Código: [Selecionar]
sudo rm /boot/*.bak
Depois de corrigir isso você pode tentar a solução do clcampos.


Muito obrigado

Julgo que a situação já está resolvida com o comando enviado sudo rm /boot/*.bak posicionei-me na directoria boot seguido de sudo dpkg --configure -a posicionado fora do boot, já tenho acesso ao Synaptic vou desinstalar o 2.6.24-16 eo 2.6.24-21 e tentar apagá-los do boot.

Já andava á procura de executar o comando sudo chmod 777 apareceu umas dicas a 26/07/2008 por clcampos e felipborges
Agora como faço para activar as  permissões

João Fernando Machado Mão de Ferro
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 16:09 por JFMMão de Ferro »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2008, 16:14 »
Não cpnsigo a opção mover para o lixo está desactivada clico com o botão direito vou até permissões diz que não sou o dono pelo que não posso alterara estas permissões

Você pode mover para outra partição, para não perder nada, ou pode remover usando rm, mas no caso vai precisar usar o sudo.

Bem esta informação vou precisar de ser mais passo a passo se quiser ter otrabalho de prestá-la porque não estou a entender o processo

JFM Mão de Ferro

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2008, 16:22 »
Tente dar boot por um Live-CD e vá até a pasta /boot. Acho melhor tentar manter o kernel com final 21. Depois você atualiza se necessário. Mova tudo que não faz referência a esse kernel para uma outra pasta como backup. Não sei se você sabe mexer no grub mas tem que alterar o arquivo /boot/grub/menu.lst retirando as informações dos outros kerneis (será que é assim que se escreve?) que você retirou. Após isso é só reiniciar e deve funcionar.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2008, 17:08 »
Vou aproveitar este tópico para fazer uma pergunta, e um problema noutra máquina que serviu para me iniciar no Linux Ubuntu
1º Nesta máquina fiz uma aceleração que tem estado estável embora precise ir melhorando os valores no sentido de ir baixando e ver o seu comportamento.

No início do arranque recebo este quadro
                       Escala de frequência de CPU não é suportada
Não será capaz de alterar a frequência da sua máquina.  A sua máquina poderá estar mal configurada ou não possuir equipamento que suporte escala de frequência de CPU.

Suponho que isto seja só informação

O programa Sysinfo dá-me um valor de Frequência de CPU de 4750.001 Mhz isto está acima 500 Mhz o que já me fez induzir em erro de aceleração, porque será esta discrepância de leitura entre este valor e o do Setup da Bios que é 4.25 Ghz,             FSB 499 x multiplicador 8.5=4241.5

2º Agora o problema na outra máquina o arranque processa-se até ao fim, começa pelo ecrã com a barra progressiva e depois passa a dar uma série grande de blocos alguns de 4 linhas e por fim de 3 linhas a última linha linha é assim

fxusb/main.0:file not recognised : Input /output error
depois mais umas linhas de confirmação que julgo serem dos componentes, final do arranque e tudo a trabalhar

Julgo que foi a seguir á actualização do Kernel, consegui uma vez fazer um fsck e depois CTRL-D julgo que deve ter tido outro problema por isso ficou acessível, porque agora neste estado não aparece esta opção
a seguir consegui ir ao menu que se acessa com Esc. e fiz um recovery Kernel mode na nova versão
passei para a versão anterior pelo mesmo processo ficou na mesma
lembrei-me de ligar a PEN
Tinha esperança de poder ficar resolvido com uma actualização seguinte o que já aconteceu mas não resolveu
Haverá algum remédio para esta situação

Se o moderador entender que está mal colocada é só agir em conformidade
JFM Mão de Ferro

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2008, 19:25 »
Tente dar boot por um Live-CD e vá até a pasta /boot. Acho melhor tentar manter o kernel com final 21. Depois você atualiza se necessário. Mova tudo que não faz referência a esse kernel para uma outra pasta como backup. Não sei se você sabe mexer no grub mas tem que alterar o arquivo /boot/grub/menu.lst retirando as informações dos outros kerneis (será que é assim que se escreve?) que você retirou. Após isso é só reiniciar e deve funcionar.

Agradeço muito a sua colaboração neste momento tenho a situação resolvida com o comando dado pelo agente100gelo sudo rm /boot/*.bak, não me vou aventurar a mexer no Grub não sei fazê-lo
JFM Mão de Ferro

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:59 »

Agradeço muito a sua colaboração neste momento tenho a situação resolvida com o comando dado pelo agente100gelo sudo rm /boot/*.bak, não me vou aventurar a mexer no Grub não sei fazê-lo
JFM Mão de Ferro

JFM Mão de Ferro remover os arquivos .bak como disse o agente ajudou você, porem ainda deve estar com a partição bem cheia.

Acho mesmo que você deveria anotar as opções antigas do kernel instalado ai, abrir o synaptic, fazer uma pesquisa por elas, e mandar remover (eu marco a opção remoção completa) todos os pacotes instalados. Assim o GRUB é refeito sozinho, e provavelmente não terá problemas com ele, ao menos aqui eu sempre faço isso e nunca tive problemas.

Mas lembre-se de deixar a mais nova, se ela estiver ok.

Assim você terá uma boa folga ai.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 00:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:46 »

Agradeço muito a sua colaboração neste momento tenho a situação resolvida com o comando dado pelo agente100gelo sudo rm /boot/*.bak, não me vou aventurar a mexer no Grub não sei fazê-lo
JFM Mão de Ferro

JFM Mão de Ferro remover os arquivos .bak como disse o agente ajudou você, porem ainda deve estar com a partição bem cheia.

Acho mesmo que você deveria anotar as opções antigas do kernel instalado ai, abrir o synaptic, fazer uma pesquisa por elas, e mandar remover (eu marco a opção remoção completa) todos os pacotes instalados. Assim o GRUB é refeito sozinho, e provavelmente não terá problemas com ele, ao menos aqui eu sempre faço isso e nunca tive problemas.

Mas lembre-se de deixar a mais nova, se ela estiver ok.

Assim você terá uma boa folga ai.

É um prazer ter esta assistência este cuidado a preocupação em prestar-nos  ajuda, pela minha parte estou-vos reconhecido
Realmente resolveu fiquei logo com acesso ao Synaptic o que já permitiu mais actualizações mas como disse e bem ainda está bem ocupada
Desta vez eu percebi a sua explicação e já fui ao synaptic marquei para remoção completa o 2.6.24-16 e 2.6.24-21 já fiz um arranque á máquina está trabalhando noermalmente
Só que ainda está no directório boot 5 ficheiros 2.6.24-21 System map Vmlinuz initrd-image generic config e abi, como não quero fazer nenhuma asneira pedia um esclarecimento como apagá-los

João Fernando Machado mão de Ferro

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2008, 16:31 »

Agradeço muito a sua colaboração neste momento tenho a situação resolvida com o comando dado pelo agente100gelo sudo rm /boot/*.bak, não me vou aventurar a mexer no Grub não sei fazê-lo
JFM Mão de Ferro

JFM Mão de Ferro remover os arquivos .bak como disse o agente ajudou você, porem ainda deve estar com a partição bem cheia.

Acho mesmo que você deveria anotar as opções antigas do kernel instalado ai, abrir o synaptic, fazer uma pesquisa por elas, e mandar remover (eu marco a opção remoção completa) todos os pacotes instalados. Assim o GRUB é refeito sozinho, e provavelmente não terá problemas com ele, ao menos aqui eu sempre faço isso e nunca tive problemas.

Mas lembre-se de deixar a mais nova, se ela estiver ok.

Assim você terá uma boa folga ai.

Já resolvi a retirada da directoria boot do 2.6.2.24-16 e 2.6.24-21, usei o sudo rm /boot/nome do ficheiro, digito um df e diz-me que tenho 28% disponíveis em boot, e agora só lá existe o 2.6.24-22, já fechei e liguei a máquina está tudo em conformidade
Vou dar como resolvido este problema embora tenha feito outra pergunta de um assunto diferente mas fica para outra vez.
Muito agradeço todo este trabalho desempenhado por todas estas pessoas dando o seu tempo e conhecimento

João Fernando Machado Mão de Ferro
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 17:35 por JFMMão de Ferro »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Sem Synaptic e erro de actualização
« Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2009, 13:36 »
Por ser uma situação no meu entender semelhante vou reabrir este tópico, se considerarem que não é correcto abrirei um novo
Caros colegas
A seguir a uma actualização costumo sempre selecionar Verificação e logo a seguir deu-me actualizar o acpi-support      assim o fiz e a  partir daqui nunca mais consegui actualizar dando logo a informação:
Ocorreu um erro

São fornecidos os seguintes detalhes:
E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.

Neste momento com este ficheiro já existem 6 actualizações

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg –configure -a' to correct the problem

sudo dpkg --config -a
A instalar initramfs-tools (0.85eubuntu39.3) ...
update  initramfs: deferring update (trigger activated)

Processing  triggers for  initramfs-tools ...
update  initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.24-23-generic

gzip: stdout: No space left on device
update  initramfs: failed for  /boot/initrd.img-2.6.24-23-generic
dpkg: subprocesso post-installation script retornou erro do status de saída 1

Conteudo do boot

Sistema de Ficheiros            blocos-        1K        Utilizados         disponíveis Use% Montado em

/dev/sda2                    14535616         584500        13218552        5% /

varrun                          1037616                100          1037516         1% /var/run

varlock                         1037616                    0          1037616         0% /var/lock

udev                             1037616                  68           1037548       1% /dev

devshm                         1037616                 12           1037604       1% /dev/shm

lrm                                1037616           39792            997824        4% /lib/modules/2.6.24-23-generic/volatile

/dev/sda6                         62193            56357                2625        96% /boot

/dev/sda3                 123403352          424348        116759844       1% /home

/dev/sda7                     3968468       2323268            1445196       62% /usr

/dev/sda9                     3968468          614788            3153676       17% /var

gvfs-fuse-daemon      14535616          584500         13218552       5% /home/jfmmf/.gvfs

/dev/sdb                           62996           49268              13728        79% /media/disk

Já segui as instruções dadas anteriormente para problema idêntico que tive aqui neste tópico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,43919.0.html

                                                           E
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41676.msg247501.html#msg247501

Não consigo resolver a situação

No grub encontro estes ficheiros

           menu.lst  -  com este conteúdo

# menu.lst - See: grub, info grub, update-grub
#            grub-install, grub-floppy,
#            grub-md5-crypt, /usr/share/doc/grub
#            and /usr/share/doc/grub-doc/.

## default num
# Set the default entry to the entry number NUM. Numbering starts from 0, and
# the entry number 0 is the default if the command is not used.
#
# You can specify 'saved' instead of a number. In this case, the default entry
# is the entry saved with the command 'savedefault'.
# WARNING: If you are using dmraid do not use 'savedefault' or your
# array will desync and will not let you boot your system.
default      0

## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout      4

## hiddenmenu
# Hides the menu by default (press ESC to see the menu)
hiddenmenu

# Pretty colours
color cyan/blue white/blue

## password ['--md5'] passwd
# If used in the first section of a menu file, disable all interactive editing
# control (menu entry editor and command-line)  and entries protected by the
# command 'lock'
# e.g. password topsecret
## password --md5 $1$gLhU0/$aW78kHK1QfV3P2b2znUoe/
# password topsecret

#
# examples
#
# title      Windows 95/98/NT/2000
# root      (hd0,0)
# makeactive
# chainloader   +1
#
# title      Linux
# root      (hd0,1)
# kernel   /vmlinuz root=/dev/hda2 ro
#

#
# Put static boot stanzas before and/or after AUTOMAGIC KERNEL LIST

### BEGIN AUTOMAGIC KERNELS LIST
## lines between the AUTOMAGIC KERNELS LIST markers will be modified
## by the debian update-grub script except for the default options below

## DO NOT UNCOMMENT THEM, Just edit them to your needs

## ## Start Default Options ##
## default kernel options
## default kernel options for automagic boot options
## If you want special options for specific kernels use kopt_x_y_z
## where x.y.z is kernel version. Minor versions can be omitted.
## e.g. kopt=root=/dev/hda1 ro
##      kopt_2_6_8=root=/dev/hdc1 ro
##      kopt_2_6_8_2_686=root=/dev/hdc2 ro
# kopt=root=UUID=b84ba06c-998d-4638-b843-55b764ccf82d ro

## Setup crashdump menu entries
## e.g. crashdump=1
# crashdump=0

## default grub root device
## e.g. groot=(hd0,0)
# groot=(hd0,5)

## should update-grub create alternative automagic boot options
## e.g. alternative=true
##      alternative=false
# alternative=true

## should update-grub lock alternative automagic boot options
## e.g. lockalternative=true
##      lockalternative=false
# lockalternative=false

## additional options to use with the default boot option, but not with the
## alternatives
## e.g. defoptions=vga=791 resume=/dev/hda5
# defoptions=locale=pt_PT splash vga=769

## should update-grub lock old automagic boot options
## e.g. lockold=false
##      lockold=true
# lockold=false

## Xen hypervisor options to use with the default Xen boot option
# xenhopt=

## Xen Linux kernel options to use with the default Xen boot option
# xenkopt=console=tty0

## altoption boot targets option
## multiple altoptions lines are allowed
## e.g. altoptions=(extra menu suffix) extra boot options
##      altoptions=(recovery) single
# altoptions=(recovery mode) single

## controls how many kernels should be put into the menu.lst
## only counts the first occurence of a kernel, not the
## alternative kernel options
## e.g. howmany=all
##      howmany=7
# howmany=all

## should update-grub create memtest86 boot option
## e.g. memtest86=true
##      memtest86=false
# memtest86=true

## should update-grub adjust the value of the default booted system
## can be true or false
# updatedefaultentry=false

## should update-grub add savedefault to the default options
## can be true or false
# savedefault=false

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu 8.04.1, kernel 2.6.24-23-generic
root      (hd0,5)
kernel      /vmlinuz-2.6.24-23-generic root=UUID=b84ba06c-998d-4638-b843-55b764ccf82d ro locale=pt_PT splash vga=769
initrd      /initrd.img-2.6.24-23-generic
quiet

title      Ubuntu 8.04.1, kernel 2.6.24-23-generic (recovery mode)
root      (hd0,5)
kernel      /vmlinuz-2.6.24-23-generic root=UUID=b84ba06c-998d-4638-b843-55b764ccf82d ro single
initrd      /initrd.img-2.6.24-23-generic

title      Ubuntu 8.04.1, memtest86+
root      (hd0,5)
kernel      /memtest86+.bin
quiet

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST


Estes dois últimos pelo que tenho aprendido neste fórum julgo que não estão activos

menu.lst.backup     por ser backup

menu.lst~                por ser cópia de segurança

Agradeço mais uma das vossas preciosas ajudas

JFM Mão de Ferro
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 21:52 por JFMMão de Ferro »