Estou fazendo um duplo teste com o Jaunty. Ao contrário do meu note que foi instalado o Ubuntu 9.04 64bits do zero, estou atualizado o Ubuntu 8.10 para 9.04 32bits. Quero ver como vai comportar. Acho que deve dar tudo certo, pois utilizo apenas os repositórios oficiais do Ubuntu. O único não oficial é o da Sun para o VirtualBox. Ou seja, só o virtualizador que é instalado e não interfere em nada.
Como estou avaliando bem a viabilidade de utilizar a versão 64bits por padrão, ainda prefiro manter o meu desktop em 32bits até que eu "homologue" pra minha máquina.
Outras impressões que tive com o Ubuntu 9.04:
- O ícone de atualização que sempre aparecia na barra ao lado do relógio não aparece mais. Isso achei um ponto negativo, pois não se sabe quando o APT-GET está trabalhando e qual o tipo de atualização temos (crítica, atualização normal ou segurança);
- A estabilidade do sistema está de assustar. Não vejo estabilidade assim desde os Ubuntus 6.06 e 7.04;
- As contribuições para tradução que fiz foram aceitas!! hehe
- O New Wave definitivamente é meu tema padrão a partir de hoje hehehe
- Fiz um teste com o Java e funcionou nos sites que acessei;
- O áudio ainda precisa, como no 8.10, uma ajuste fino no alsa para poder desabilitar os alto falantes do meu note quando conecto um fone. Mas é nada demais.
Com isso, os únicos ajustes finos que preciso fazer é liberar o vídeo Intel X3100 para utilizar o Compiz e configurar a detecção automática dos recursos da placa de som HDA Intel/Realtek através do BIOS pelo Alsa (uma simples linha a ser adicionada em um arquivo de configuração do Alsa).
Editado: Li no Launchpad sobre as notificações de atualização do Jaunty. Na verdade houve uma alteração e que é melhor explicada neste link:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/update-notifier/+bug/332945Resumindo, ao invés de notificar na barra, quando há atualização de segurança, o Update Manager é aberto automaticamente.
Para atualizações que não são de segurança, o Update Manager será aberto uma semana depois de uma semana.
Caso não tenha atualização, não abrirá.
Pessoalmente prefiro notificações... O pacote está disponível em
http://packages.ubuntu.com/jaunty/update-notifier. Vou testar a instalação para ver se funciona normalmente.
Quanto ao Amarok 2, eu parei de utilizar o Amarok. O problema que essa nova versão se comportou muito mal no meu micro sobre o Gnome. Acho que no KDE 4 puro deve ser outra coisa...