Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível  (Lida 511153 vezes)

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #630 Online: 24 de Abril de 2009, 21:24 »
Realmente.
Depois dá uma olhada na versão Dark Menus (está dentro das opções personalizáveis de aparência).
Muito bacana também.

Não compreendi como achar os dark menus :(

Poderia detalhar? :)

System > Preferences > Appearance > Customize > Controls > New Wave Dark Menus

=)
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #631 Online: 24 de Abril de 2009, 21:30 »
Minhas impressões iniciais:

A velocidade do boot é algo impressionante;
Não gostei do wall padrão (o do Balanzan é muito mais bonito);
O tema padrão é praticamente igual (o New Wave é bacana);
Meu Firefox parou de rodar flash (tive que desinstalar e instalar novamente o plugin non-free);
Quem diabos mandou instalar o Amarok 2 (incrível como conseguiram destruir um super player);
Quem diabos mandou instalar essa nova versão do VLC (não acredito que não tem como ver a barra de status com um video em fullscreen);
Reconheceu a rede sem fio de um note instantaneamente;
Não reconheceu ou instalou a webcam do mesmo note;

Inicialmente, é isso... uma atualização boa, sem grandes adicionais perceptíveis, mas que graças a certos upgrades de alguns softwares (pelo menos, pra mim), foram negativos.

[]s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #632 Online: 24 de Abril de 2009, 22:14 »
Estou fazendo um duplo teste com o Jaunty. Ao contrário do meu note que foi instalado o Ubuntu 9.04 64bits do zero, estou atualizado o Ubuntu 8.10 para 9.04 32bits. Quero ver como vai comportar. Acho que deve dar tudo certo, pois utilizo apenas os repositórios oficiais do Ubuntu. O único não oficial é o da Sun para o VirtualBox. Ou seja, só o virtualizador que é instalado e não interfere em nada.

Como estou avaliando bem a viabilidade de utilizar a versão 64bits por padrão, ainda prefiro manter o meu desktop em 32bits até que eu "homologue" pra minha máquina.

Outras impressões que tive com o Ubuntu 9.04:

- O ícone de atualização que sempre aparecia na barra ao lado do relógio não aparece mais. Isso achei um ponto negativo, pois não se sabe quando o APT-GET está trabalhando e qual o tipo de atualização temos (crítica, atualização normal ou segurança);
- A estabilidade do sistema está de assustar. Não vejo estabilidade assim desde os Ubuntus 6.06 e 7.04;
- As contribuições para tradução que fiz foram aceitas!! hehe
- O New Wave definitivamente é meu tema padrão a partir de hoje hehehe
- Fiz um teste com o Java e funcionou nos sites que acessei;
- O áudio ainda precisa, como no 8.10, uma ajuste fino no alsa para poder desabilitar os alto falantes do meu note quando conecto um fone. Mas é nada demais.

Com isso, os únicos ajustes finos que preciso fazer é liberar o vídeo Intel X3100 para utilizar o Compiz e configurar a detecção automática dos recursos da placa de som HDA Intel/Realtek através do BIOS pelo Alsa (uma simples linha a ser adicionada em um arquivo de configuração do Alsa).

Editado: Li no Launchpad sobre as notificações de atualização do Jaunty. Na verdade houve uma alteração e que é melhor explicada neste link:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/update-notifier/+bug/332945

Resumindo, ao invés de notificar na barra, quando há atualização de segurança, o Update Manager é aberto automaticamente.
Para atualizações que não são de segurança, o Update Manager será aberto uma semana depois de uma semana.
Caso não tenha atualização, não abrirá.

Pessoalmente prefiro notificações... O pacote está disponível em http://packages.ubuntu.com/jaunty/update-notifier. Vou testar a instalação para ver se funciona normalmente.

Quanto ao Amarok 2, eu parei de utilizar o Amarok. O problema que essa nova versão se comportou muito mal no meu micro sobre o Gnome. Acho que no KDE 4 puro deve ser outra coisa...
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 22:30 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #633 Online: 24 de Abril de 2009, 23:46 »


"http://news.softpedia.com/news/Ubuntu-9-04-Alpha-2-Screenshot-Tour-100524.shtml "

Boa noite a todos,

Creio que seja interessante atualizar o link acima o qual encontra-se na primeira página deste tópico, pois está apontando para os "screenshots" do alpha 2.

Obrigado.

Offline Donkei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #634 Online: 24 de Abril de 2009, 23:46 »
Fiz um artigo um pouco extenso contendo a tradução das features (Wiki)do Ubuntu 9.04 RC.

http://www.felipeborges.net/?p=445


Irei fazer uma instalação do Ubuntu 9.04 Server e ver "qual é" da computação nas nuvens, e disponibilizar um "how to", ou algo do tipo.  ;)


Posso ajudar de alguma forma?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #635 Online: 25 de Abril de 2009, 04:33 »
Amigos, o novo sistema de notificações do Ubuntu precisa ser habilitado?

Ele precisa do Compiz ou roda apenas com o compositing do Metacity habilitado (meu caso)?

Pergunto porque instalei o RC, atualizei após o lançamento da versão final e não vi a cara dessas notificações "chiques" até agora.
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 04:38 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #636 Online: 25 de Abril de 2009, 07:01 »
Pelo que vi aqui, sem Compiz as novas notificações estão presentes, porém para aproveitar o máximo dos efeitos precisa do Compiz habilitado. Não vi como se comporta com o compositing do Metacity habilitado.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline neubert_bh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #637 Online: 25 de Abril de 2009, 08:30 »
Salve amigos, tudo na paz?
Sou novato no forum e também no universo Ubuntu. Atualmente eu estou usando a versão 8.10. E através das minhas pesquisas na net eu vi comentários sobre a versão 9.04. Estou muito interessado em instala-la. Mas gostaria que vocês me ajudassem com algumas dúvidas:

Como eu devo proceder para efetuar a instalação desta nova versão em um notebook com dualboot operando com o Windows, eu posso simplesmente atualizar a versão atual pela nova ou eu terei que formatar a partição atual.

Caso eu opte por formatar, existe algum risco da minha partição Windows deixar de funcionar?

Desde já obrigado amigos.....
Neubert Borges
Estudante de Desenvolvimento de Sistemas para Internet
Belo Horizonte - Minas Gerais

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #638 Online: 25 de Abril de 2009, 10:22 »
Fica a seu critério, atualizar diretamente do 8.10 ou fazer uma nova instalação, formatando a antiga. Não modificará nada em seu Windows.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #639 Online: 25 de Abril de 2009, 10:28 »
Salve amigos, tudo na paz?
Sou novato no forum e também no universo Ubuntu. Atualmente eu estou usando a versão 8.10. E através das minhas pesquisas na net eu vi comentários sobre a versão 9.04. Estou muito interessado em instala-la. Mas gostaria que vocês me ajudassem com algumas dúvidas:

Como eu devo proceder para efetuar a instalação desta nova versão em um notebook com dualboot operando com o Windows, eu posso simplesmente atualizar a versão atual pela nova ou eu terei que formatar a partição atual.

Caso eu opte por formatar, existe algum risco da minha partição Windows deixar de funcionar?

Desde já obrigado amigos.....

Se você tem o Windows vista, ele tem uma ferramenta para particionar o HD, acho que o nome é shrink (algo assim), veja:

http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

Antes desfragmente o disco para ter uma maior segurança.

E se não quiser ter nenhuma surpresa, faça ainda um backup de seus arquivos e programas mais importantes, agora eu nunca tive problemas com particionamento e perda de dados com o WinXP e o vista em dual-boot com o Linux.

Aí você escolhe quantas partições terá para o Linux, a forma mais tradicional são 3 partições, uma para a raiz (/) outra para a home (/home) e mais uma para a swap (+ ou - o dobro de sua ram ou de 1 GB para que tem de 1Gb em diante de ram).

Outra forma mais simples ainda de particionamento para o linux seria 2 partições, uma para a raiz (/) e outra swap com o dobro da ram para PC com ram até 1GB acima disso deixe em 1GB apenas.

===EDITADO===

Só agora vi que você já tem as partições feitas e usa o Ubuntu em dual-boot, então é mais fácil ainda, pois se quer instalar o novo Ubuntu do zero basta escolher no instalador dele na parte de particionamento a forma manual e aí vc formata as partições do linux (você deverá saber quais são elas).

Quanto a atualização, muitos a adotam e se dão bem com isso, mas particularmente acho que este método no Ubuntu ainda não é 100%, portanto vai depender do custo benefício aí para você, ou seja, se dará ou não mais trabalho instalar do zero, sendo melhor atualizar.
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 10:41 por alarcon »

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #640 Online: 25 de Abril de 2009, 10:49 »
Olá neubert_bh,

O meu conselho é formatar pois a instalação fica muito mais limpa e rapida!

Quanto ao risco, se escolher o modo manual, aquando da escolha das partições, não há qualquer risco! Você apenas escolhe as partições a formatar e não acontece nada que não tenha seleccionado, por isso não risco nenhum.

Abraço.

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #641 Online: 25 de Abril de 2009, 11:06 »
Galera, existe alguma forma de atualizar da versão 8.10 para a 9.04 usando apenas linha de comando, sem o modo gráfico?

update-manager -d -c

=]

Pois, então... esse comando chama o gerenciador gráfico para a atualização. E se eu quiser fazer essa operação remotamente via ssh, ou em um servidor, onde não há ambiente gráfico nenhum?
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #642 Online: 25 de Abril de 2009, 12:26 »
Galera, esse negocio de "instalação limpa" é coisa de Windows. A atualização de uma versão para outra é só uma atualização normal de pacotes.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #643 Online: 25 de Abril de 2009, 13:14 »
Galera, esse negocio de "instalação limpa" é coisa de Windows. A atualização de uma versão para outra é só uma atualização normal de pacotes.

Discordo de você em parte, pois para distribuições linux com filosofia Rolling Release é só uma atualização normal e não é preciso mais que isso, agora o Ubuntu é outra filosofia e portanto mais complexo o sistema de atualização que funciona até razoavelmente bem, principalmente para quem só usa repositórios oficiais, mas não é 100%. Conheço várias pessoas que vinham só atualizado e com o tempo o sistema foi ficando pesado e ao fazer uma instalação limpa, foi outra estória, além do que acho que deixa muito lixo no sistema.

Nota: O conceito de Rolling Release faz com que o usuário tenha seu sistema sempre atualizado já que novas versões dos pacotes são providas diariamente. Desta forma, independente de qual snapshot (imagem) o usuário utilizou para instalar o sistema (seja ela a mais recente ou uma mais antiga), o sistema estará sempre atualizado.

Offline tomazjpacrt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #644 Online: 25 de Abril de 2009, 13:17 »
Senhores bom dia,
Ontem ví na internet a notícia sobre o lançamento da versão Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível e imediatamente comecei a realizar a atualização do meu sistema, que ocorreu sem nenhum problema exceto a demora em baixar os pacotes. Anteriormente usava  a versão Intrepid Ibex 8.10 e já gostava bastante, passarei a usar esta agora e também estou pensando em instalar o Slackware 12.2 para testes e avaliações, por enquanto o Ubuntu está me agradando bastante, já usei outras distribuições como a Conectiva, Suse, Mandrake etc, apesar deste histórico confesso que não sou expert, quando preciso configurar algo mais difícil, claro que recorro a internet e me viro bem, segue abaixo um resumo da minha máquina:
 


Código do Modelo - AMZL100T58425L4 Linha - Notebook Amazon PC Smart
Modelo - L100
Fabricante - Amazom PC
Descrição do Produto - Intel® Core™ 2 Duo T5800
2.0GHz, 4GB, HD250GB, DVDRW,
LINUX, Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final atualizado ontem.
Processador - Intel® Core™ 2 Duo T5800
Clock - 2.0Ghz
Cache - 2Mb
Barramento - 800Mhz
HD - 250GB SATA
Memória RAM - 4GB DDR-II
Tamanho da tela - 14.1” WXGA
Gravador e leitor de DVD/CD
Chipset - SIS M672 + SIS 968
Placa de Som / Marca - AZALIA, 3D STEREO SOUND SYSTEM
Velocidade do Wireless - 802.11 B/G
Rede LAN (Velocidade) - 10/100
Manual em Português
Certificado de Garantia
Microfone Integrado
Cds de instalação - Sistema Operacional / Drivers de Instalação
Teclado Português - ABNT
Mouse - TOUCHPAD 2 BOTOES
Voltagem - 100-240V
USB - 3 portas USB 2.0
Entradas e Saidas - 1 Entrada de Microfone, 1 Saida de audio, 1 Saida SPDIF, Saida VGA 15 pinos, PCI Express (54mm), Entrada DC, RJ-45
Webcam 1.3 MPIXEL
Leitor de Cartão - 3-in-1 card reader para cartao SD/MMC/MS*
Segurança - Kensington Lock e Senha na BIOS
Itens Inclusos - Manual, Drivers, Bateria, AC Adapter, e Cabos.
Cor - Preto